Moderador: Moderadores

Darin escreveu:Era sobre o q?
Luminus escreveu:Points of Light não é um cenário, e sim um conceito aplicável a qualquer cenário.

Mirallatos,
Entretenimento, ao contrário do que você pensa, não é grana. É divertimento, é relaxar, é deixar o lado bacana da vida aparecer na nossa frente. As empresas pensam na grana, os clientes pensam no seu proveito próprio. Eu sou um cliente, não uma empresa. Eu não vou aceitar com bons olhos que algo cancelado há 12 anos seja relançado "do nada", e não vou fazê-lo calado.
E, eu não sei se você percebeu, mas o que eu venho dizendo aqui é justamente que aquela época morreu, acabou, e agora vivemos outra. E é justamente por isso que precisamos de outros cenários, de outras ideias, pois vivemos outro contexto.
E eu li 4.0D&D, joguei, mestrei, e não me agrada. Mas, olhe só, de 2007 para cá, eu marquei e trabalhei na organização de TODOS os eventos abertos aqui em BH que eu pude, TODOS os Game Days, TODOS os DIA D RPG, além de outros por conta própria, muitas vezes sozinho. Então, eu não estou aqui para sabotar, desmerecer, ou mesmo fazer a minha opinião prevalecer ante a outras: eu estou apenas dizendo que as coisas deveriam ser melhores, os fregueses (NÓS) deveriam ser tratados com mais respeito, com material original e com algo com o qual o público DE HOJE se identifique.
Quantas imagens reutilizadas nos livros da 4.0?
Quantas versões de "Temple of Elemental Evil" teremos de ver?
Até quando esperar antes de eles relancem Blackmoor?
A minha questão não é "mimimi eles vão acabar com um cenário ótimo", mas sim "mimimi eles não fazem nada de novo". Então, se quer reclamar do meu posicionamento, pelo menos critique o que eu estou dizendo, e não o que você acha que eu estou dizendo.
A minha questão não é "mimimi eles vão acabar com um cenário ótimo", mas sim "mimimi eles não fazem nada de novo". Então, se quer reclamar do meu posicionamento, pelo menos critique o que eu estou dizendo, e não o que você acha que eu estou dizendo

Defina como quiser. É justamente o que melhor se encaixa na edição.
Advogado escreveu:Curioso como isso lembra tanto o debate entre torcedores de diferentes times de Futebol, não?
Advogado escreveu:Convenhamos que não foi apenas a análise de qualidade que ocorreu naquele tópico, e sim, dezenas de mensagens do tipo "Tormenta é ruim por que eu gosto de outros cenários". Vide a discussão entre Lune e Oda sobre Niele e uma personagem de Slayer.
Advogado escreveu:Vamos lá: Os cenários de RPG que mais fizeram sucesso na TSR Era foram os completamente medíocres Forgotten Realms e as novels de Dragonlance, enquanto Planescape e Birthright foram praticamente relegados ao esquecimento, salvo cultos de fãs dedicados. ( E não, eu não quero iniciar uma discussão quanto a isso, aos fãs de FR, eu lembro que eu devo ser um dos maiores fãs desse cenário nesse fórum )
E também existem regionalismos em RPG, mas são mais sutis ( vide a arte, basicamente Caucasiana, mesmo em livros de RPG inspirados no "Mundo Real" ). E a influência familiar é basicamente trocada pela Influência de Amigos/DMs.
Luminus escreveu:Perceba que seu discurso começou com algo como "esse material está caindo no esquecimento", e agora está uma coisa mais "isso poderia estar dando mais dinheiro". Porque a gente sabe que fanboys divulgam o que gostam, então não é exatamente um culto secreto...
Luminus escreveu:Nananinanã: é constatação de fato. Não vi nenhum cenário de AD&D ser revisto para a 3,0/3,5/4,0D&D com uma caracterização superior, e não apenas como algo feito pela e para a grana. E é exatamente por isso que eu acredito que cada edição deveria ter seu cenário próprio, e deixar o passado lá no passado, para servir apenas como referência. Novas ideias requerem novos contextos, sabe?
Luminus escreveu:Não, não... a WotC, da parte dela, está fazendo o que deve fazer. Agora, não é porque estão vendendo que eu tenho de comprar, entende?
E, sendo o "cenário velho" apenas palavras/ilustrações em um texto já concluído, revisado, comercializado e cancelado, falho em ver os benefícios dos quais ele venha a usufruir. Afinal de contas, ele não ficará mais rico, e sim os detentores de seus direitos.
Luminus escreveu:Cara, veja bem: eu nunca joguei em Dark Sun, eu apenas conheço a literatura do cenário, especialmente porque lia na net durante os anos em que não joguei RPG. E, sinceramente, não tem nada a ver com a 4.0D&D. Mas, esperemos para ver, porque esse tipo de coisa só se finaliza com o livro em mãos ou, melhor, ao alcance dos olhos. Não defendo ou repudio a republicação do Dark Sun por ser um dos fãs abnegados do cenário. Se você pensa o cotrário, paciência.
Luminus escreveu:Cara, então vamos lá: qual é essa vantagem? Qual é o ponto que não está contido em Dark Sun, cujo acréscimo ocorrerá na nova edição? Aproveite e me diga o que é que foi acrescentado à Forgotten Realms, Greyhawk, Ravenloft e outros cenários republicados pela WotC ou por outra editora autorizada por ela. O que é que foi assim, acrescentado, e que tornou o cenário tããããão melhor do que ele era?
Luminus escreveu:Estar morto é ser abandonado por seus fãs. Depois que seus fãs vão embora, qualquer produto morre, porque já era a sua base consumidora. Enquanto houver um portal ativo de Ravenloft na 'net, ele não morreu.

Porque nada tem a ver uma com a outra. O fato de eu desenterrar um cenário esquecido e começar a criar coisas pra ele dificilmente fara com que se possa considerar aquilo como vivo se mais uma meia dúzia inventar de jogá-lo. Se levar isso em consideração da maneira que diz, então podemos considerar até Seres do Inferno como algo vivo, porque com certeza deve ter algum grupo de tr00s satânicos por aí que o comprou e esteja jogando algo nele.
Já responderam Forgotten Realms. E eu aposto que Eberron 4.0 será superior a 3.0/3.5.
Já lhe mostrei os benefícios: propaganda, cenário em voga, maior popularização de conceito, novidades que possam ser aproveitadas em conceitos antigos, etc, etc. Mesmo que seu interesse pelo material novo seja nulo, a tendência é de que o próprio material antigo retome o movimento, porque é bem provável que os que não conheçam nada do cenário antigo possam se interessar pelos seus conceitos dele através do cenário novo, e aí procurar mais material do antigo.
De bom, vai ser o fato que o cenário voltará a ser visto pela população e quem sabe, dê ânimo para novas mesas de AD&D ou para utilizar o cenário antigo no sistema novo ou em outro sistemas.
Se você acha qu enão tem nada a ver é sua visão quanto a isso. Mas a minha indignação é como pode considerar que isso será prejudicial ao cenário velho, porque simplesmente não faz sentido a não ser a "matar" a sua paixão.
Se ele for ruim, será achincalhado pela crítica e dependendo, pode ser que seja esquecido (embora nem tudo que é ruim não faça sucesso). Mas você mesmo se indignou com o anúncio da ressucitação do cenário como pôde ser visto nesse tópico e do qual eu já coloquei a minha opinião sobre o assunto do quão bobo é tal indignação. Independente de ser bom ou ruim, pior a situação de Dark Sun antigo não vai ficar. Pelo contrário, a tendência é melhorar independente da obra prima ou do lixo que soltem no ano que vem.
Colocá-lo nos holofotes. Tendo o nome estampado na capa de algo novo, é maior o interesse das pessoas a procurarem mais coisas sobre o cenário. O objetivo de um cenário e de um RPG é ser jogado não? Porque mais mestres irão querer mais idéias sobre Dark Sun. Você sinceramente acha que os mestres da nova edição de Dark Sun não irão procurar os antigos livros para terem novas idéias no jogo? E com isso, pode até se tornar um novo fã do cenário?
Acha mesmo que se um mestre comprar o novo Dark Sun, ele vai se focar apenas no livro atual e não irá procurar saber detalhes obscuros, curiosidades, dúvidas? E procurando material antigo, ele possa até gostar mais do cenário e achar o atual uma porcaria? Ou o contrário?
Acha que eu como mestre de Ravenloft 3.0 não procurei o Domains of Dread? Fiquei só nos básicos da edição? E pelos detalhes obscuros do livro, acabei gostando ainda mais do cenário e quero até adquirir um Domains of Dread. Ou será que sou o único que fica só preso ao que é lançado na atualidade?
Independente disso, é fato que a procura pelo material antigo vai aumentar.
Isso é só romantismo da sua parte. A quantidade de novos jogadores é muito menor do que Forgotten e Eberron com apoio maciço da empresa que o criou, com propagandas e material oficial sendo escrito. Haverá uma renovação muito maior com o passar dos anos. Enquanto os jogadores dos cenários velhos vão morrendo e a renovação será muito menor.
É algo básico de qualquer produto sem lançamento. A medida que o tempo vai passando, menos pessoas vão jogando cenários e sistemas antigos e sem suporte, e isso infelizmente independe muito de sua qualidade.
Que é 1 cenário. Em meio a 4 revisados. Iei.

Somos dois. Torço para que fiquem beeeem longe da 4.0!

E é isso. Eu encerro minha participação nesse tópico. Eu simplesmente não sei mais que tipo de RPGista eu sou. Eu simplesmente não deveria existir.

E o Allef tocou num ponto interessante: o que ocorreu com Al-Qadim na 3,0/3,5D&D? Ainda foi considerado como parte de FR? Ou virou outro cenário de campanha? Deixo a pergunta aos interessados, eu já não tenho nada a alcançar aqui.
Uma pessoa que torce pra que não façam coisas novas, que de maneira NENHUMA pode piorar a situação do cenário
Voltar para Sistemas e Cenários
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes