[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Elven Paladin em 06 Fev 2010, 22:19

Sim o feat ao sabor do destino é um dos mais over criados.

Vejamos: +15 na CA, +10 no Ataque e Dano, +10 em Atributos, +4 em Resistências, não ajuda em nada a superar DR alguma, não tem DR alguma, nenhuma habilidade curativa, nenhum benefício além de coisas "brutas".

Over? Esse talento é ainda pior que Vow of Poverty.

Tem o falso pregador q ppode simplesmente ignorar os preceitos do deus dele sem receber punição e advinha não tem pré-requisito. Sim um clérigo do deus da guerra q vira pacifista, um clérigo da paz estuprador e qualquer coisa q sua mente possa conseguir e vc não tem q seguir as obrigações e restrições do deus.

Eu não vejo muito problema com isso, levando em conta que a maioria das restrições dos deuses de Tormenta são bizarras e que é uma CdP incomum; E eu tenho simpatia com o Gray Guard, do Complete Scoundrel, que é um Paladino que pode usar Smite contra qualquer um e deixar alguns votos de Paladino de lado.

Eles fizeram o voto de pobreza muito melhor

É preciso estar bêbado para ver isso.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Skar em 06 Fev 2010, 22:48

Vejamos: +15 na CA, +10 no Ataque e Dano, +10 em Atributos, +4 em Resistências, não ajuda em nada a superar DR alguma, não tem DR alguma, nenhuma habilidade curativa, nenhum benefício além de coisas "brutas".

Num cenário onde segundo os autores tem poucos itens mágicos. O feat é bom e não tem nenhum pré-requisito. Quanto a DR nada impede q ele tenha armas de prata ou qualquer outro material ou que use aguma magia pra permitir passar pela DR.
Voto de pobreza vc perde dois feats para consegui-lo, precisa ser bom para ter o feat. Só isso já eixa o feat bem seletivo vc não acha?

Eu não vejo muito problema com isso, levando em conta que a maioria das restrições dos deuses de Tormenta são bizarras e que é uma CdP incomum; E eu tenho simpatia com o Gray Guard, do Complete Scoundrel, que é um Paladino que pode usar Smite contra qualquer um e deixar alguns votos de Paladino de lado.

Sim pelas obrigações serem tão bizarras são parte do que faz os clérigos diferentes, pelo menos é isso q os autores defendem. Ao se criar um classe q simplesmente ignorar tudo isso sem pré-requisitos é no mínimo estranho.
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor Sr. Pichu em 06 Fev 2010, 23:13

evero...
lembro que em Tormento o nível de itens mágicos era meio pareado com AD&D, então uma espada mágica +1 era bem rara

e veja bem...
ele ainda pode acumular os recursos, coisa que o voto de pobreza não permitia
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Corvo da Tempestade em 06 Fev 2010, 23:45

Só não endenti o que a descrição do talento tem a ver com os bonus.

Somente pela descrição, parece que eles queriam colocar um talento "Jack Sparrow" (ou seja, uma hora o personagem este bem em outra está F****).

(tambem não endeti o porque do "carisma 13" como pre-requisito: não seria melhor um alinhamento caótico???)
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Elven Paladin em 07 Fev 2010, 02:21

Num cenário onde segundo os autores tem poucos itens mágicos. O feat é bom e não tem nenhum pré-requisito...

evero...
lembro que em Tormento o nível de itens mágicos era meio pareado com AD&D, então uma espada mágica +1 era bem rara

Eu não li muito sobre Tormenta, mas até onde eu saiba, isso só será aplicado na "Nova Versão de d20", e até lá Tormenta ainda é adepta da quantidade usual de ítens mágicos. Ergo, esse argumento perde valor perante as regras.

Quanto a DR nada impede q ele tenha armas de prata ou qualquer outro material ou que use aguma magia pra permitir passar pela DR.

Ainda existe DR do tipo /Mágica/Épica/Alinhamento, que são superadas basicamente por meio de encantos em armas e são prevalentes por todos os níveis e apenas a RD de Prata e Adamantina seriam superadas por alguém que tenha esse talento. E quanto ao uso de magias, Voto de Pobreza permite o mesmo.

Voto de pobreza vc perde dois feats para consegui-lo, precisa ser bom para ter o feat. Só isso já eixa o feat bem seletivo vc não acha?

O gasto de talento se torna nulo, pois Voto de Pobreza recompensa o personagem com mais talentos exaltados. E quanto ao requisito de alinhamento, ele é em parte relevante, mas exigir Carisma 13 no caso do Ao Sabor de Destino é tão chato quanto, afinal são poucas classes que colocariam esse valor em tal atributo.

Sim pelas obrigações serem tão bizarras são parte do que faz os clérigos diferentes, pelo menos é isso q os autores defendem. Ao se criar um classe q simplesmente ignorar tudo isso sem pré-requisitos é no mínimo estranho.

Eu não li tal livro, mas levando em conta que tratas sobre Piratas e Pistoleiros, também deve lidar com heróis do tipo Scoundrel, ou seja, Cretinos e companhia. E para Clérigos, o que é mais "Scoundrel" do que um que só presta um "lip service" para sua divindade, como Frei Tuck de Robin Hood ou Padre Bernard, de George and the Dragon?
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Corvo da Tempestade em 07 Fev 2010, 09:17

mas exigir Carisma 13 no caso do Ao Sabor de Destino é tão chato quanto, afinal são poucas classes que colocariam esse valor em tal atributo.

Que tal um paladino?...melhor...que tal um paladino de Khalmyr? que tem como restição não usar itens mágicos. :dança:
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Lumine Miyavi em 07 Fev 2010, 10:06

Eu não li muito sobre Tormenta, mas até onde eu saiba, isso só será aplicado na "Nova Versão de d20", e até lá Tormenta ainda é adepta da quantidade usual de ítens mágicos. Ergo, esse argumento perde valor perante as regras.

...leia. <3

Cassaro escreveu:Por que menos itens? Todo jogador experiente de D&D já ouviu falar do “efeito árvore de natal”. Em níveis médios e altos, um personagem totalmente sem itens mágicos é considerado 25% mais fraco que outro com itens normais para seu nível.

E não basta que sejam quaisquer itens — mas sim itens bem escolhidos, que aumentem bônus de ataque, dano, CA, resistências e habilidades principais de forma uniforme. Então, um guerreiro de 10º nível que gastou todas as suas 49.000 PO com botas de teletransporte ainda estará em desvantagem, em relação a outro que variou suas compras.

Ou seja, itens mágicos podem criar desequilíbrio. Tormenta RPG ainda terá itens, mas em importância reduzida — porque suas raças serão inerentemente mais fortes, sem que isso seja afetado por obtenção (ou não) de itens.

Então, por que não sumir com os itens? Essa seria uma opção. O cenário importado Midnight quase não tem itens mágicos, um personagem pode chegar a 20o nível sem nunca conseguir nenhum. Seria fácil encontrar uma razão qualquer para acabar com todos os itens de Tormenta, ou reduzir drasticamente sua incidência: como sugeriu o usuário Matheus Hernandes, o recente esforço de guerra contra Arsenal (e a própria pilhagem perpetrada pelo clérigo ao longo dos últimos anos) serviria de pretexto para acabar com grande parte dos itens.

Fonte anterior ao lançamento de Piratas e Pistoleiros

Adoro a falácias e generalizações começo do post dele. "Todo mundo sabe".

Heh!
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Sr. Pichu em 07 Fev 2010, 13:19

faltou esse ponto aqui explicitando o posicionamento:
Marcelo Cassaro escreveu:Afinal, onde diz que Arton tem menos itens? Tormenta 1ª edição (DB 50), página 71, coluna lateral: “Em Arton, itens mágicos são mais raros que na maioria dos mundos de AD&D.”

Arton é rico em energia mágica, por influência da Deusa da Magia — que tem posição muito elevada no Panteão. Isso favorece o surgimento de conjuradores e seres mágicos — mas não “tecnologia mágica”. Em Eberron, as cobiçadas dragonshards caem do céu e servem para fabricar itens em escala industrial; Arton não tem nenhum “material mágico” parecido.
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Lorde da Dança em 07 Fev 2010, 13:45

Uma coisa eu aprendi: um texto dizendo que itens magicos ou magia é rara não ajuda em muito.
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

Mensagempor Smaug em 07 Fev 2010, 13:55

Principalmente quando cada NPC do mundo tem um item mágico pelo menos... mesmo que ele seja um pseudo-ladrão ou barda elfa de niveis baixos...
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Deicide em 07 Fev 2010, 13:59

Qualquer cenário 3.5 que fale em "poucos itens mágicos" sem mudanças profundas nas regras estará mentindo.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 07 Fev 2010, 14:02

Tormenta está mentindo, Cassaro anda prometendo manter a compatibilidade com o cenário antigo.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Lumine Miyavi em 07 Fev 2010, 14:02

Então eu apresento Tormenta pra vocês.

@Smaug: Eles são npcs, não precisam seguir as regras pra jogadores.
@Deicide: Sabemos disso. Agora, eles sabem?
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Elven Paladin em 07 Fev 2010, 14:11

...leia. <3

Certo, essa é a posição do autor do cenário, mas como são feitas as fichas de NPCs do Cenário? Há algum trecho em um livro d20 que explicite mecanicamente tal posição? Por que para fins de regras, não interessa muito o que o autor pensa sobre o cenário se ele não explicita mecanicamente como esse posicionamento está no jogo. Por exemplo, a relativa abundância de conjuradores em Forgotten Realms é refletida na maior facilidade em encontrá-los no jogo ( está no FRCS, página 297 ). Em Eberron, a existência maior de magias de baixos níveis é refletida com a prevalência de Magewrights ( Classe de NPC criada para o cenário ) e Adepts. E para refletir a raridade das classes de jogadores e de níveis altos, você praticamente não encontra um NPC humanóide de nível 15 ou mais. E em Tormenta, o que ocorre para implementar isso?

Que tal um paladino?...melhor...que tal um paladino de Khalmyr? que tem como restição não usar itens mágicos.

Pobre coitado. Estaria completamente ferrado. Personagens sem capacidade conjuradora decente são os que mais sofrem se não podem contar com ítens mágicos. E até onde eu saiba, a restrição dos seguidores de Khalmyr só vale para ítens originados de magias arcanas - o que não é um problema, já que ítens mágicos não tem "tipo de magia". :b

Qualquer cenário 3.5 que fale em "poucos itens mágicos" sem mudanças profundas nas regras estará mentindo.

Parece que ele não está mentindo, ao menos no "Novo Tormenta", onde as raças básicas terão poderes equivalentes a LA +2. O que para mim, é só um paliativo pequeno.

Elven Paladin

Mensagempor Deicide em 07 Fev 2010, 14:27

Advogado de Regras escreveu:

Parece que ele não está mentindo, ao menos no "Novo Tormenta", onde as raças básicas terão poderes equivalentes a LA +2. O que para mim, é só um paliativo pequeno.

Se for só isso que farão, vai fracassar. Feio.

No mínimo, para fazer D&D sem itens mágicos, precisa de um bônus de defesa que suba com o nível, similar ao bônus de ataque. Sem isso, personagens nível alto acertam quase sempre (o que é +13 no ataque contra CA 19 ou 21? E isso já começa a acontecer lá pelo nível 10... quando chega no 15, você tem +18 no ataque contra CA 21...)

Isso é o mínimo; itens mágicos em D&D também servem para compensar o fato de que personagens ganham poucos pontos de atributos ao evoluir, têm poucas opções para ajustar resistências e CA, etc. É preciso pensar em tudo isso quando tenta-se tornar os itens "opcionais".

Por fim, enquanto houver itens "+X em habilidade Y", eles serão indispensáveis ou, no mínimo, altamente procurados. Um personagem com espada +3 tem uma vantagem enorme sobre personagens sem armadura ou escudo mágico; para equilibrar os desafios, o mestre tem que começar a usar monstros, pois se usar NPCs, estes terão de ter itens mágicos, que por sua vez serão tomados pelos personagens após derrotar o inimigo, o que por sua vez exigirá inimigos com itens melhores, criando um círculo vicioso.

Isso tudo vem de experiência. Quando jogava Warcraft RPG, decidi que na campanha itens mágicos seriam raríssimos, todos eles sendo únicos em nome, aparência e funcionalidade. No nível 12, os personagens tinham apenas um item mágico em média. O problema que é tanto PJs como NPCs se acertavam sem dificuldades, e sempre que eu queria um NPC mais forte, tinha o problema de ter de dar a ele itens que eu tinha certeza que os jogadores pegariam para eles...
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários