Matheus Borges Ziderich escreveu:Eu vou concordar com o Lune e o Advogado de Regras. Acho que também que oa parte do que a galera aqui tem contra Tormenta vem de picuinhas adversas contra o Trio ou o Cassaro. Eu me inscrevi aqui na curiosidade, pra ver como era o clima e pra mim tem uma animosidade aí contra o cara que coloca a galera automoticamente contra Tormenta.
É porque o cenário tem muito do Cassaro. É impossível distinguir ele de seu criador quando boa parte das explicações para as coisas imbecis que ocorrem ("E ENTÃO, DO NADA, MINOTAUROS QUE TEM ESCRAVAS SEXUAIS HABITAM O RESTO DO MAPA.") podem ser conectadas a como ele quer apenas socar tudo o que ele acha legal e fingir que tem um cenário de rpg e não diversas máterias da dragão brasil desconexas coladas em um livro.
Seguido por:
Esse problema é repetido tanto pelo cenário inteiro que o mocorongo do Cassaro precisa vir com desculpas do tipo "TORMENTA É O QUE VOCÊ QUISER QUE SEJA" por que no final do dia Tormenta é um bando de idéias desconexas cuspidas pelo trio e encadernadas. Não há os elementos que fazem cenários memoráveis ou interessantes como culturas interessantes plausives dentro de seus contextos, personagens interessantes, aventuras instigantes (HERP DERP DERROTEM ARSENAL EM UM ROBO GIGANTE HURR DURR LABIRINTO DENTRO DE UMA ESTATUA GIGANTE)...Enfim, falta o que faz cenários como Eberron e até mesmo a criação de Exalted serem interessantes: As ferramentas para aventuras, os conceitos trabalhando juntos, culturas se encontrando, cenários de fantasia criando vida.
As pessoas aqui não gostam do estilo Cassaro de se fazer RPG porque as pessoas acham o estilo ruim. Não o Cassaro. Alguns (Como eu) não gostam dele por sua atitude mas isso são outros quinhentos. Ao em vez de buscar desculpas defensivas, por que não argumenta o que gosta de tormenta? Eu aprendi minha lição bem no começo do tópico, é impossível você convencer fãs de tormenta dos problemas críticos de seu cenário, então eu proponho algo. Me mostre o que você gosta dele, e vamos discutir isso como cavalheiros inteligentes, não?
Eu vejo que Tormenta foge bastante da estética e temática comum dos cenários de jogo que tem por aí, mas não é necessariamente negativo.
Me explique como. Eu vejo Samurais, Cowboys e cavaleiros coexistindo por nenhum motivo. E essa idéia não é nem original, já foi usada na decada de oitenta em GURPS e RIFTS
E com poucas exceções, não vejo nenhum material ou aspecto do cenário que não esteja no mínimo num patamar de qualidade regular.
Quer que eu liste para você eles?
Posso começar com algo que você não tem como discordar ou defender, falando essa afirmação aqui:
"Tormenta reutiliza ilustrações e texto em diversos livros diferentes."
Por exemplo, Holy Avenger d20 tem quase 0 de material novo, boa parte dele sendo várias máterias da dragão brasil em forma de livro.
A primeira publicação de Tormenta d20 sofre desse mal também, com várias passagens suas sendo copi coladas do primeiro livro de Tormenta que era compatível com 3d&t.
E há muito tempo o cenário recebeu novos autores além do Trio, o que diversifica bastante.
Enquanto eu concordo que diversificação é algo bom, apenas quando é algo bem pensado. Nenhuma ideia que o Caldela publicou seja de Tormenta ou qualquer outra coisa possa passar por "Não-risivel". Esse forúm se lotou de "memes" quando ele me escreveu sobre Tex Scorpion Mako, a clériga da vida cafetina e magos drogados.
Peguem o novo TRPG e chequem. Não tem muito material nacional naquele nível de qualidade, e estou me referindo a TODOS os aspectos. Só a qualidade da revisão já bate de longe a Devir.
Na realidade todos os rpgs lançados após Tormenta tem um nível de qualidade maior. Cronicas da Sétima Lua se preocupa em criar um mundo de fantasia plausivel em seu contexto por exemplo. Mítica explora elementos do oriente com respeito e referencias inteligentes a cultura pop de lá. Vikings tem um sistema sólido e um livro com ilustrações muito bonitas.
Eu recomendo você procurar por esses livros. Estão muito baratos, você acha por ai por menos de dez reais. E eu te garanto que você vai se divertir muito - e dar dinheiro a desenvolvedores que ouçam oferecer qualidade a um mercado que RPG que acha os contos de Caldela interessantes.
================================================
Meu amigo houve um mal entendido.
Você acha que nós não lemos todos os livros de Tormenta de um jeito ou de outro? No meu aniversário, um membro do forum me enviou Holy Avneger d20 apenas para me irritar, mas eu li mesmo assim. Só temos o direito de criticar o que nós lemos.
Se você deseja defender Tormenta, peço que use de bons argumentos. Tudo o que você fez até agora foi falar que "Tormenta é legal e mudou muito" quando tudo o que nos foi apresentado é mais do mesmo agora em um sistema de regras escrito pelo pessoal por trás de Tormenta.
Você -sabe- que Cassaro e companhia são conhecidos por mal saberem as regras de D&D e nos dar em cada livro PEROLAS de regras mal escritas ou apenas mal pensadas, não? (podemos argumentar o fluff de Tormenta até amanhã, contudo coisas como "Acuidade com Arco" falam por si só.)
O motivo desse forum ser tão vocal a Tormenta é que no fundo, nós queremos um RPG brasileiro que seja bom, interessante e barato. Você não estava aqui quando Vikings e Mítica foram lançados, mas nós criticamos duramente vários aspectos do livro, eu mesmo conversei com um dos editores de Mítica e trocamos ótimas ideias.
Nós não somos negativos porque apenas degostamos de algo, e sim porque no fundo desejamos que as coisas atinjam seus potenciais. Tormenta nunca teve um potencial porque mal é um cenário de RPG. Já se foi descutido exaustivamente as grandes falhas do cenário nesse tópico, dos reinos, aos deuses, as regras, aos personagens. A coisa estava tão braba que nós mal conseguimos debater uma solução para tornar tormenta mais interessante.
Minhas andanças no site da Jambo apenas me levaram a fãs que ao mesmo tempo que levavam a sério demais Tormenta, usavam a defesa de "Ah eu não levo isso a sério."
O que nos leva de novo a Cassaro e seus fãs. Cassaro tem um jeito muito dele de escrever ficção, mundos e aventuras. Nós não gostamos dele. Por conseqüência, não gostamos de Tormenta. Isto não é algo pessoal.
E eu peço a você, se discorda de mim, faça como eu cite, mostre exemplos que suportam suas idéias. Acha tormenta conciso? Nos diga o porque, mostre algo do livro que talvez não tenhamos pego. A Spell é aberta para todo tipo de pensamento. Censurar um porque você acha que temos "picuinhas" é tão ruim quanto alguém te censurar por gostar de um sistema/cenário que não é popular aqui.