Não quero me estender muito, porque já dei a mensagem que queria dar, minha opnião ficou clara. A única coisa que disseram que teve um valor argumentativo interessante foi uma que o Mirallatos falou, que é sobre o espaço do core ser mais para regras porque tem que ser.
Agora, chamar minha opnião de infantil? Dizer que meus argumentos não têm embasamento? Se me perguntam o que eu não gostei e depois falam que isso é gosto... é óbvio que é questão de gosto. Meu gosto não é nenhuma lei a ser seguida, até porque se fosse ninguém jogaria a terceira edição de D&D. Perguntaram o que não gosto e eu disse. E parte do que não gosto é que as regras estão mais "video-game", como alguns diriam, o que explicando melhor significa que soam muito mais artificiais para mim.
E por fim... eu leio tudo o que posso do cenário rpgista por aí. Cenários que chegam, jogos e etc. Estou acompanhando as notícias de D&D traduzidas em diferentes sites, e as em inglês que postam aqui. Até onde eu saiba não deixei passar uma. Portanto eu não estou falando do que não sei e não acompanho, não precisam falar disso.
A minha impressão continua a mesma. A minha impressão é que os jogadores continuarão falando de seus personagens em estatísticas e combos de regra (o que já tem na terceira edição) mas que os jogadores novatos serão ainda mais levados a pensar a assim. Quando falo em foco em regras não é só espaço em texto... para mim a terceira edição já teve muito foco em regras, de forma negativa, quando falo que a nova terá ainda mais é que cada vez mais esses combos serão importantes, esses detalhes de regras e etc. Vide os builds que apresentaram agora.
Aliais, porque sempre que eu debato sobre D&D chega uma hora que falam que é meu gosto para encerrar o assunto? É óbvio que é minha opnião e gosto, tudo o que eu disse no começo do tópico e agora. E minha opnião com base sim no que eu vi eles falando de regras. Se é questão de gosto, eu nem entendo a revolta de vocês com os meus posts, ou até mesmo o porque estamos debatendo. É como se estivessemos debatendo o porque eu não gosto da terceira edição aqui. A quarta edição é bem a cara de D&D, eu sei disso, e enfatiza mais do mesmo, como o Oda disse. Será que isso não dá nenhuma pista a vocês porque eu estou desgostando mais da quarta que da terceira? Mais do mesmo, de um sistema que eu odeio?
Ou debatemos de boa os meus "achismos", porque minha opnião, por mais que eu baseie no que eu vejo, é minha interpretação do que eu vejo(e eu acho muito pretensioso considerarem a interpretação de vocês a correta e chamar o que eu digo de vazio e sem noção, ao invés de simplesmente aceitarem que é uma outra forma de olhar um mesmo assunto), ou não debatemos nada, sob a ótica que cada um tem sua opnião. Eles falam que vão dar mais espaço para isso, fazer mais aquilo... vocês se focaram nesse ponto das previews. Eu fui mais subjetivo, olhei as regras(várias que não gostei) como um todo e como eles se referem a classes por meios mecânicos, combos e etc e dei uma outra interpretação do mesmo texto.
Se quiserem continuar rebatendo minha opnião, ok, eu vou continuar re-explicando ela quantas vezes me questionarem. Mas desde o começo essa é minha opnião... não aponto como verdade absoluta nem tiro, desculpem o termo, do rabo. Para mim essas minhas previsões da quarta edição serão iguais as minhas previsões da terceira edição: todas foram como eu estava pensando. Quando a terceira foi anunciada, tudo que critiquei e achei que ia vir para piorar veio. Se o que eu acho ruim é o que vocês gostam, então não há motivos para essa fúria toda, o jogo será bem ao estilo de vocês.
Mas eu continuo me vendo no direito de falar o que acho dele. Se gostam dessa superficialidade e foco em regras, é gosto, se acham que o que chamo de superficial ou foco não é isso que eu chamo, ok, é o gosto de vocês. Afinal, têm de lembrar que muito do que eu critico da quarta são falhas que já tem na terceira, só estão piorando. Falhas para mim, bons elementos para vocês
E aonde o debate está levando?
Volto a falar uma coisa que eu disse antes. Que os fãs de D&D, quanto mais eu observo, mais parecem fanboys. Não estou querendo ofender ninguém, mas a agressividade em rebater a opnião contrária, em todos os tópicos que ela ocorre em relação ao D&D, é incrível, eu não posso deixar de notar. Por exemplo, eu peguei os mesmos textos de vocês, só interpretei por outro foco, e já começam a exclamar que não li nada, que não entendo, que isso, que aquilo...
Só pesso que sejam um pouco mais moderados e pensem mais abertamente. Antes de assumirem que a opnião de vocês é a que está correta, parem, respirem fundo e lembrem que as pessoas pensam de forma diferente. Não há necessidade de cruxificar alguém só porque a pessoa interpretou algo diferente ou tem outra opnião.