O primeiro cenário da história

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: O primeiro cenário da história

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 23 Nov 2010, 18:21

Verossimilhança é sinônimo de lógica interna.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Armitage em 23 Nov 2010, 19:01

_Virtual_Adept_ escreveu:Verossimilhança é sinônimo de lógica interna.

Mas a verossimilhança é interna à obra

Em literatura sim (ex: Kafka). Mas acho que não no contexto que estamos falando. Senão o tal negro de armadura samurai, chamado Pierre Bogdanóvski, carregando uma espada celta com um escudo de hoplita seria verossímil, quando não é. Mas ele é "internamente lógico" a Sigil.

Ex: quando alguem diz "Tekumel é verossímil" é porque vê nele aspectos muito parecidos com a vida real. Sua parte linguistica parece se basear em teorias reais, as línguagens parecem ser linguagens mesmo - com vocábulos, gramática, concordância, e tudo mais. O mesmo vale pra Kingdoms of Kalamar e os aspectos que o Madruga citou.

Em contrapartida Dark Sun, Planescape e Ravenloft não têm nada de verossímil, a meu ver - mas ainda assim possuem SIM lógica interna.

Ou seja, na análise de cenários de rpg, acho que verossimilhança não é interna à obra como em literatura. O "parecer real" aí é referente à nossa realidade. De outra forma todo cenário será verossimil, se analisado sob a ótica de um personagem inserido neste.

Mas eu posso estar redondamente enganado, e falado um monte de besteiras. Aliás, já nem sei o que estou falando. :bwaha:

Editado: melhorei o raciocínio.
Editado pela última vez por Armitage em 23 Nov 2010, 19:12, em um total de 1 vez.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor Léderon em 23 Nov 2010, 19:11

O problema é usar elementos tão gritantes e disparatados de culturas reais, que todo mundo conhece muito bem por estereótipos, pôr tudo junto e achar que ninguém vai levantar a sobrancelha.

Por isso tento nunca basear cenários em "pseudo-culturas". Só pego um eixo, se precisar, e desfacelo ele até parecer uma coisa original. Ou morro tentando. XD
Léderon
Coordenador da seção de Arte

Twitter: lederon

Mensagempor Armitage em 23 Nov 2010, 19:16

Léderon escreveu:O problema é usar elementos tão gritantes e disparatados de culturas reais, que todo mundo conhece muito bem por estereótipos, pôr tudo junto e achar que ninguém vai levantar a sobrancelha.

Por isso tento nunca basear cenários em "pseudo-culturas".

Sim, esse é o Forgotten Realms way, que eu detesto com todas as forças. Mas ele tem uma vantagem: é de fácil assimilação.

Diferente de Tekumel onde você precisa "estudar" o cenário pra jogar, e inclusive aprender um idioma alienígena. E aí a learning-curve fica tão alta, que e o cenário fica mais interessante de se ler do que jogar. :b
Editado pela última vez por Armitage em 23 Nov 2010, 19:21, em um total de 2 vezes.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor AKImeru em 23 Nov 2010, 19:18

Em SIgil, existem portais para diferentes lugares. Ver o Samurai Russo não é tão dificil de se imaginar.

Na Criação em Exalted. As coisas são assim porque são legais. Não há nada de deconstrutivo. São apenas coisas legais.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Lanzi em 23 Nov 2010, 19:20

Cara. Eu adorei este cenário.

Para os que disseram que ele é clichê e injogável. Eu gostaria de saber porquê.

Astecas caçando armas a laser em dungeons não soa mais ridículo do que raças malucas matando raças malucas atrás de itens malucos em quests sem sentido.

Até porque é só questão de acostumar-se com o "ridículo".
Lanzi

Mensagempor AKImeru em 23 Nov 2010, 19:22

Vocês podem falar o que quiser, mas injogavel?

O cenário é basicamente a premissa de 0D&D enrolada em conteudo de fluff. É bem jogavel.
AKImeru

Mensagempor Léderon em 23 Nov 2010, 19:26

Silva escreveu:Sim, esse é o Forgotten Realms way, que eu detesto com todas as forças. Mas ele tem uma vantagem: é de fácil assimilação.

Não, FR não tem samurais franco-russos com escudos gregos e espadas irlandesas. Eu tava me referindo a esse tipo de mistura escalafobética.

Diferente de Tekumel onde você precisa "estudar" o cenário pra jogar, e inclusive aprender um idioma alienígena. E aí a learning-curve fica tão alta, que e o cenário fica mais interessante de se ler do que jogar. :b

Ok, isso não torna o cenário injogável, mas impraticável se seguido à risca.
Léderon
Coordenador da seção de Arte

Twitter: lederon

Mensagempor Lanzi em 23 Nov 2010, 19:38

Diferente de Tekumel onde você precisa "estudar" o cenário pra jogar, e inclusive aprender um idioma alienígena. E aí a learning-curve fica tão alta, que e o cenário fica mais interessante de se ler do que jogar.

Não sei quanto a vocês, mas isso me deixa muito mais empolgado.
Lanzi

Mensagempor AKImeru em 23 Nov 2010, 19:39

Não é como se eu pudesse ignorar o idioma não?

Não?
AKImeru

Mensagempor Youkai X em 23 Nov 2010, 19:41

Vou ler o cenário até o fim de semana pra postar o que achei do tal cenário.
Youkai X

Mensagempor Agnelo em 23 Nov 2010, 19:55

Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Youkai X em 23 Nov 2010, 20:51

Eu sempre disse que o cenário parecia bem interessante, mas não que era jogável ou bem apresentado (e não é jogável ou bem apresentado).
Youkai X

Mensagempor Lord_Metatron em 23 Nov 2010, 22:54

Sobre Exalted:

Sim, nós associamos imediatamente palavras como Sakura, ou títulos floreados como Mestre do Lótus da Montanha da Aurora à indivíduos baixinhos, de pele rbanca, cabelos negros lisos e olhinhos puxados. Na Criação, essa associação não existe. Os branquelos de olhos puxados e cabelo lambido vêm do Oeste, e usam uma estrutura linguística mais próximo do Galego Português, ou então um Japonês bem esquisito, cheio de sotaque.

Esse é o ponto. Sim, você associou a loira a uma língua mais germânica e a espadas retas. Normal no nosso mundo. No deles, não tem nada a ver uma coisa com a outra. Agora, se aparecesse um nativo do Sul, com uma cultura mais semelhante oas árabes (Grosso modo) manejando uma katana, você poderia começar a achar estranho. Porque aí sim seria um atentado contra o mundo deles.

Sem falar em numerosos outros elementos, como o Creation-Defining Parlance, o fato de a Criação ser "globalizada" e o fato de que tropes como "Because It's Magic" e "Because the Gods Said So" são parte elementar do cenário. A proposta inicial do cenário é essa, pegar tropes e clichês rpgísticos, e leva-los ao extremo, ou subverte-los, ou ainda desconstrui-los. Exalted nunca deve ser visto como um cenário que tenta ser verossímil, no sentido de proximidade com nossa realidade. Muito pelo contrário.

Claro, ultimamente tem um problema muito grande, de os fãs começarem a levar Exalted a sério demais, querendo compara-lo a um Tekumel, por exemplo, quando a proposta é justamente o inverso.

Enfim.
All will be Well
Imagem
Lord_Metatron

Mensagempor Lumine Miyavi em 23 Nov 2010, 22:58

Agora, se aparecesse um nativo do Sul, com uma cultura mais semelhante oas árabes (Grosso modo) manejando uma katana, você poderia começar a achar estranho.

Ou poderia ser o Agnelo. :hum:

Editado: Alternativamente...

viewtopic.php?f=9&t=6845
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários