[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Nibelung em 24 Jul 2010, 18:00

Ataque Natural Aprimorado não consta no TRPG, e amuleto dos punhos poderosos ia remover o amuleto da saúde, e reduzir a CA dele em 3 pontos, e reduzir em 60 PVs, deixando ele muito frágil pra se manter no corpo a corpo.

Ele ainda teria diversas magias que poderia usar pra se beneficiar (velocidade, reflexos, nublar, etc), mas mantive a build mais básica e focada no lado conjurador justamente pra mostrar que a forma de dragão per si não torna o feiticeiro um porradeiro-mor. Se você focar a build nisso (o que seria meio imbecil, porque antes do nivel 20 você não tem nada que beneficie ir pra corpo a corpo), ela fica excelente.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor AKImeru em 24 Jul 2010, 18:05

Compare o guerreiro do Nibelung com Jin, feito pelo Phil.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 25 Jul 2010, 00:05

Oda Nobunaga escreveu:É o que eu sempre digo: Se é para criar uma variante do d20 que pode ser alterada pelo seu grupo como Cassaruman diz, deixe de ser mocorongo e baixe gratuitamente o SRD em portugues e faça você mesmo as alterações.

Oda, já é a segunda vez que tu me ofende com esse tipo de declaração. Sou "mocorongo" porque comprei o TRPG, é isso?
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor louc0 em 25 Jul 2010, 00:56

Cara, por conhecer o Oda há alguns anos já, posso dizer que esse é o jeitão dele. Não é uma ofensa dirigida a ti, garanto.
Pensa no Oda como um vô resmungão e preocupe-se com os argumentos apresentados aqui. Está sendo bacana discutir contigo.
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Mensagempor Dinobot em 25 Jul 2010, 01:17

Relaxa Matheus, pro Oda todo mundo é mocorongo.
Entrem em http://www.facebook.com/hora13 e acompanhem os episódios do programa Hora 13, apresentado por esse idiota que vos fala.

Contem Minha história aos que perguntarem. Contem toda a verdade, tanto os atos vergonhosos quanto os louváveis. Que eu seja julgado de acordo.

O resto... É silêncio...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Dinobot

Twitter: http://www.twitter.com/thiagocolas

Mensagempor AKImeru em 25 Jul 2010, 03:08

Matheus Borges Ziderich escreveu:
Oda Nobunaga escreveu:É o que eu sempre digo: Se é para criar uma variante do d20 que pode ser alterada pelo seu grupo como Cassaruman diz, deixe de ser mocorongo e baixe gratuitamente o SRD em portugues e faça você mesmo as alterações.

Oda, já é a segunda vez que tu me ofende com esse tipo de declaração. Sou "mocorongo" porque comprei o TRPG, é isso?

Eu uso "mocorongo" para descrever tudo inclusive a mim mesmo.

E não, você não é mocorongo porque comprou o TRPG, é "mocorongo" por comprar qualquer "evolução" da terceira edição quando você poderia gastar alguns minutos pegando coisas do SRD e jogar em sua mesa.

Se TRPG (Ou Pathfinder também) se propõe a continuar com a linha porém não checam problemas básicos e apenas dão mais coisas as classes sem muito cuidado, acredito que até mesmo um jogador casual e uma tarde vendo o SRD pode fazer melhor...Para seu próprio grupo.

E olha que Pathfinder teve um playtest de quase um ano inteiro.

E um OFF: Você se ofendeu porque quis da ultima vez, você trouxe 4e na discussão e eu falei que o seu argumento estava "errado" porém não deveríamos discutir a 4e nesse tópico. Em nenhum momento eu quis ofender você.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 25 Jul 2010, 05:11

Cara, eu não te conheço. E acho ofensivo que qualquer pessoa que eu não conheça se diriga a mim por "mocorongo". Não te dei essa liberdade, então evite. Você pode não ter a intenção, mas é exatamente isso o que está fazendo.

Voltando ao tópico.....

Cara, nenhuma SRD substitui o valor qualquer livro básico d20. As SRD são uns blocos de texto gigantes, só sobre regras. Qualquer livro básico (TRPG ou outro) é um produto muito melhor acabado, com textos, ilustrações e material de background que te passa o clima de jogo. Eu tenho três iniciantes na minha campanha atual, então é muito mais fácil pra eles "entrar no clima" com o livro básico do que com a SRD.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor oculto em 25 Jul 2010, 06:25

MODERAÇÃO: Último aviso para qualquer um neste tópico. Vamos evitar o uso de qualquer adjetivo pejorativo, por mais simples ou mundano que seja, para nos dirigir a demais membros do fórum. Na próxima ocorrência o usuário será advertido.
Imagem
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online

Twitter: @jca_godoy

Mensagempor crudebuster em 25 Jul 2010, 07:45

Será que não vai aparecer nem um fanboyzinho pra defender essas vergonhas do Tormenta?

Bom, sistema quebrado, cenário zoneado... Tudo bem, o público brasileiro na maioria não é munchkin hipercombador, isso facilita muito pra qualquer coisa que você crie aqui, mas no final o que resta pra se dizer que vale a pena nessa coisa?

Matheus, eu acho que estou entendendo o que você quer dizer, mas o pessoal está explicando que Tormenta tá mais pra empadão de frango mal desfiado, muito salgado e cheio de caroços, e você está dizendo que Tormenta é um kibe recheado de catupiry e é bom justamente por causa dos pedaços de cebola que você mastiga sem saber...

E, por acaso, a última vez que fui ofendido me chamaram de fofinho. Mocorongo é bobagem, fique assim não. O Oda é gente fina. A moderação deve estar com medo de aparecer um outro Luminus aqui falando doideiras e impropérios à granel.
Imagem
crudebuster

Twitter: http://twitter.com/crudinho

Mensagempor shin_spiegel em 25 Jul 2010, 09:36

Minha visão a respeito.
Claro que qualquer pessoa pode discordar facilmente.

Primeiro,
O Tormenta RPG, é simplemente um "Livro do Jogador" enxuto e pouco acabado, sem playtest e com muitas falhas como podem ser vistas e encontrada, como o pessoal tem feito aqui no fórum.

Segundo,
Porque não fazer na GSL?
É tão mais simples aceitar que o D&D 4e ficaria melhor para o Tormenta, e que eles gostaram de muita coisa que existe no D&D 4e, (e não existe a desculpa que isso já era do Star War Saga, ou no Pathfinder, se está aplicado no D&D 4e, é parte do D&D 4e).

Vejo isso pois:
Raças mais poderoas (sendo considerada Ajuste +2),
Classes sem "Níveis em Branco", ou seja ganhando um "Poder" todo nível,
Perícias com Bônus Fixo, e não Pontos,
Talentos a cada 2 níveis,
Aumento de Atributos a cada dois níveis (tá certo, na 4e é a cada quatro níveis, mas se ganha dois pontos ¬¬)
Etc...

Porque não fazem?
Porque assim, somente a Jambô ganha dinheiro, e não se precisa de outros livros como o Livro do Jogador, Guia do Mestre ou Manual dos Monstros.
E o Trio Tormenta quer ganhar dinheiro também!

Novamente, minha visão a respeito.
shin_spiegel

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 25 Jul 2010, 10:36

Salve, shin.

Cara, o TRPG não está prum LdJ enxuto e mal acabado. Ele tem bem mais material de jogo que o LdJ, sendo até mais difícil você "tirar Tormenta" do livro para usar num jogo em outro cenário. E acho que boa parte da galera comentou sem olhar o livro básico, usando o D&D como base. Eu tenho o livro aqui e senti bem menos desequilíbrio entre as classes, por exemplo, do que foi comentado até agora.

E, não, Tormenta não ficaria melhor na 4E. Na época em que a 4E estava em desenvolvimento os próprios autores começaram a preparar terreno (como introduzir uma nova raça que poderiam ser equivalente aos Eladrin) para essa possibilidade. Mas a primeira GSL era amarrada demais e a nova não mudou muita coisa. As semelhanças mecânicas não justificam: a maior parte das raças ainda mantém um redutor de características, o que a 4E não tem. O próprio Livro do Jogador cortou classes como o feiticeiro, bardo e druida e essas classes estão bem enraizadas no cenário. Tem uma diferença muita grande aí, o cenário teria que passar por uma reformulação complexa e ficaria bastante descaracterizado.

E como curiosidade: Na RPGCon foi comentado que a intenção inicial era fazer um livro compatível com Pathfinder. Mas seria um esforço gigantesco, então a Jambô preferiu criar seu próprio jogo. E eu acredito que seja uma decisão acertada, já que o cenário passa a contar com seu próprio livro básico e mais identidade: os materiaís de outras mídias serão coerentes com o jogo agora (não acontecia quando você compara com a 3.5); a linha vai passar a contar com bestiários menores que o Livro dos Monstros, pesando bem menos no bolso; não há a necessidade de outros livros, já que o TRPG já cotém tudo pra jogar. Em suma, é um produto da própria editora e sobre o qual ela tem total controle, o que facilita muito mais em trabalhar em cima dele.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Smaug em 25 Jul 2010, 10:40

Cara, nenhuma SRD substitui o valor qualquer livro básico d20. As SRD são uns blocos de texto gigantes, só sobre regras. Qualquer livro básico (TRPG ou outro) é um produto muito melhor acabado, com textos, ilustrações e material de background que te passa o clima de jogo. Eu tenho três iniciantes na minha campanha atual, então é muito mais fácil pra eles "entrar no clima" com o livro básico do que com a SRD.

Pegue o SRD que vem em um arquivo de Word, entre no google imagens e salve aquelas que vc acha que traz um clima para o jogo, distribua elas conforme a necessidade pelo arquivo usando o botão inserir imagens. E outra, existe uma cacetada de jogadores que "entram no clima" usando aquele livro feio pra burro de GURPS, então não consigo ver problema em se usar um arquivo de word para se jogar, ainda mais considerando que vc vai fazer alterações, aproveita reune os amigos e preencha "os textos e ilustrações" com material do seu grupo (o background do guerreiro do grupo, as ilustrações que o jogador do ranger fica fazendo durante as seções).
Por fim, livro básico por livro básico, os 3 livros de 3.5 me pareceram uma pedida bem melhor pra se "entrar no clima"...

E, não, Tormenta não ficaria melhor na 4E. Na época em que a 4E estava em desenvolvimento os próprios autores começaram a preparar terreno (como introduzir uma nova raça que poderiam ser equivalente aos Eladrin) para essa possibilidade. Mas a primeira GSL era amarrada demais e a nova não mudou muita coisa. As semelhanças mecânicas não justificam: a maior parte das raças ainda mantém um redutor de características, o que a 4E não tem. O próprio Livro do Jogador cortou classes como o feiticeiro, bardo e druida e essas classes estão bem enraizadas no cenário. Tem uma diferença muita grande aí, o cenário teria que passar por uma reformulação complexa e ficaria bastante descaracterizado.

Ei estou adaptando e jogando reinos de ferro na 4e, que os autores deram a mesma desculpa... e surpresa funciona que eh uma maravilha!
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Kear em 25 Jul 2010, 10:48

Matheus Borges Ziderich escreveu:Cara, o TRPG não está prum LdJ enxuto e mal acabado. Ele tem bem mais material de jogo que o LdJ, sendo até mais difícil você "tirar Tormenta" do livro para usar num jogo em outro cenário. E acho que boa parte da galera comentou sem olhar o livro básico, usando o D&D como base. Eu tenho o livro aqui e senti bem menos desequilíbrio entre as classes, por exemplo, do que foi comentado até agora.

Lumine mostrou o desequilibrio claro no sistema improvisando builds completamente broken em questão de poucos minutos; todo mundo aqui criticou o sistema citando fatores e dizendo "X é desequilibrado porque Y".

Você sempre chega aqui e "Ah porque o livro ficou muito melhor e mais equilibrado e eu não me senti prejudicado".

Que tal se você começasse a dar exemplos de porque que o material presente em TRPG é realmente equilibrado?
Kear

Mensagempor GoldGreatWyrm em 25 Jul 2010, 10:53

a maior parte das raças ainda mantém um redutor de características, o que a 4E não tem.

Ah... não.

O próprio Livro do Jogador cortou classes como o feiticeiro, bardo e druida e essas classes estão bem enraizadas no cenário.

E que saíram no livro do jogador II, que já havia sido lançado antes do TRPG... sem contar o Insider, que, mesmo em Inglês, já tinha as mudanças bem antes.
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Lumine Miyavi em 25 Jul 2010, 10:56

E acho que boa parte da galera comentou sem olhar o livro básico, usando o D&D como base. Eu tenho o livro aqui e senti bem menos desequilíbrio entre as classes, por exemplo, do que foi comentado até agora.

Imagem

Oi Matheus. É o Phill da caravana. ;D

E, não, Tormenta não ficaria melhor na 4E. Na época em que a 4E estava em desenvolvimento os próprios autores começaram a preparar terreno (como introduzir uma nova raça que poderiam ser equivalente aos Eladrin) para essa possibilidade. Mas a primeira GSL era amarrada demais e a nova não mudou muita coisa. As semelhanças mecânicas não justificam: a maior parte das raças ainda mantém um redutor de características, o que a 4E não tem.

São coisas de magnitude diferentes, Matheus. Muita das coisas que TRPG utiliza do SAGA são, em sua grande maioria coisas que a quarta edição TAMBÉM usa de SAGA. Se tivessem sido feito antes do lançamento da 4e, não teria problema, mas como foi feito depois (e bem depois, alias) fica um gosto estranho na boca de plágio.

Pode até ter sido inspirado no SAGA, mas não foi o primeiro e coincidentemente, são quase todas as mesmas coisas que a quarta edição também utilizou.

Sobre redutor de características, é como que uma pessoa falar que dois carros são iguais, e você responder que a diferença é o assento do motorista. Um mero redutor de habilidades como decisão mecânica deliberada é mais manter a tradição, uma vaca sagrada de design por mero gosto pessoal dos autores do que justificar "dar sabor" ao cenário.

Os -mesmos- argumentos do Sexteto são os -mesmos- usados para o desaparecimento dos redutores na 4e, só que do lado oposto.

Além de que, como já foi postado aqui, muito dos "sabor AD&D" que é explicado como decisão de design não bate com o próprio AD&D; eu ainda tenho os livros físicos E os arquivos digitais liberados pela WoTC anos atrás; existem regras claras e concisas para criação de itens mágicos disponíveis a qualquer conjurador, além dos métodos fantástico e prático que eu já postei aqui anteriormente.

Há uma defesa de valores inventados, de uma 'nostalgia saudosista' que não bate com a realidade. Esse é um dos pontos que eu discordo veemente das decisões de design; ainda mais porque a geração de RPGistas atuais não tem mais acesso ou conhecimento disponível sobre as versões antigas de D&D (a menos que tenha contato com alguém da geração anterior) e acreditará que sim, é da forma que eles dizem... E não é.

O próprio Livro do Jogador cortou classes como o feiticeiro, bardo e druida e essas classes estão bem enraizadas no cenário. Tem uma diferença muita grande aí, o cenário teria que passar por uma reformulação complexa e ficaria bastante descaracterizado.

Olha, os Feiticeiros surgiram "do nada" na criação da 3.X, assim como os minotauros e o deus Tauron... Acho que uma das piores explicações até hoje, alias, é a Divina Serpente ter sido uma deusa, mas na verdade não era.

Lembre-se: na primeira edição, JÁ existiam os reinos dos Deuses... então ou o Tauron se tranvestia ou... sei lá. Mudou de seckso.

O próprio Livro do Jogador cortou classes como o feiticeiro, bardo e druida e essas classes estão bem enraizadas no cenário.

Mas todas já estão presente, novamente. :3

(...) pesando bem menos no bolso; não há a necessidade de outros livros, já que o TRPG já cotém tudo pra jogar.

Discordo veemente. Ele possui poucos monstros, não explica nada sobre a Tormenta, possui uma única cidade (Malpetrim), não fala sobre as organizações e personagens mais influentes / importantes do cenário e deixa boa parte do material pros livros anteriores (ou subsequentes).

Ele serve, no máximo, como uma amostra grátis de Arton. Fora que parte da organização do livro é bizarra, e faz falta um índice remissivo no final.

Editado: Fora que um livro de tiragem grande, sem ser completamente colorido, sem ter necessidade de pagar licença, sim, tá bem caro pra 80 reais.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários