[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Corvo da Tempestade em 25 Jul 2010, 11:01

Ele tem bem mais material de jogo que o LdJ, sendo até mais difícil você "tirar Tormenta" do livro para usar num jogo em outro cenário.

Então porque tem descrições de raças que não existem em Arthon como 1/2 elfo e Gnomo? a intenção deles é fazer um...err...err... novo livro básico pra D20.

Sinceramente, echo que Tormenta ficaria muito melhor na 4ª edição. Os principais motivos são os NPC's com poderes únicos (praticamente todo o Holy Avenger, era composto de personagens com poderes únicos) e é mais fácil fazer um combate épico.

...pesando bem menos no bolso...

R$ 80,00 não é..."pesar bem menos no bolso".

Em suma, é um produto da própria editora e sobre o qual ela tem total controle, o que facilita muito mais em trabalhar em cima dele.

Mas que manteve um termo, que os própios autores acham errado por causa da "retrocompatibilidade"...
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 25 Jul 2010, 11:42

Smaug: Todo esse trabalho de coletar imagens, montar um arquivo com a SRD e imprimir ia sair MUITO MAIS que $80,00. Mais fácil eu trabalhar e comprar o livro. E ainda sobra troco.
E cara, se os autores de RdF, Tormenta, Pathfinder e uma outra porção de cenários preferem uma alternativa a usar a 4E, então com certeza o problema tá com a 4E. Você pode ignorar a GSL pra fazer suas próprias regras em casa, mas e quando você vai lançar esse material no mercado?

Kear: Cê tá certo. Vou tirar um tempo pra listar esses exemplos. Aguarde pra essa semana.

G.G.Wyrm: Cara, o LdJ2 não existia na época em que a 4E foi lançada. O Insider só é acessível em língua inglesa. Cê lançaria um jogo que dependesse tanto assim de um outro jogo? Ou lançaria seu próprio produto?

Lumine: Cara, eu sei que você tem o livro. Eu disse boa parte, não todo mundo. E mesmo assim seu Jin dos Ventos tinha um erro, acumulando bônus que não se acumulam.
Cara, as características fazem parte das raças: Um dos motivos pras vantagens raciais ganharem um "up" é pra que as diferenças ficassem bem claras. Não é "mero gosto pessoal dos autores", faz parte da ambientação: Os feiticeiros e Tauron, por exemplo, não surgiram do nada; Tauron foi muitíssimo bem explicado e antes de existir o primeiro Tormenta D20, já se trabalha com esse conceito em material 3D&T, que foi o sistema dos dois primeiros livros básicos.
O livro já vem com o suficiente pra jogar, dá perfeitamente pra jogar com aquele livro ali com o conteúdo presente. Mas concordo contigo que poderia haver mais, senti falta de um capítulo do tipo "Aventurando-se" (como no LdJ3.5) e uma descrição da Tormenta.
E sobre o lance de AD&D: Foi erro meu, eu disse uma algo que na verdade er auma idéia minha, mas não bate com o que está no livro. Já que tu tem o livro também leia aquele quadro com as explicações sobre itens mágicos, que você vai entender por que essa raridade é coerete com o cenário e também não é uma declaração errada sobre AD&D.

Corvo: São $80 do "Tormentão" contra pelo menos $280 do conjunto básico de livros básicos de D&D (tanto 3.5 ou 4E).
Meio-elfo e Gnomos existem ,sim, em Arton. Só que nunca foram raças com grande importância: Gnomos são oriundos de outros planos e Meio-Elfos nunca foram importantes.
E os autores não acham a retrocompatibilidade errado: foi uma decisão pra não tornar inúteis os suplementos da antiga linha. Você pode pegar esses livros e utilizá-los com o novo básico quase sem adaptações.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor GoldGreatWyrm em 25 Jul 2010, 11:56

Ziderich: fazer um sistema inteiro por causa de 3 classes? Preferiria sim, usar a 4e e deixar uma nota para os leitores que as 3 classes já estão vindo :b
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Corvo da Tempestade em 25 Jul 2010, 11:58

Correção: Existe um é somente um gnomo em Arthon (se é pra pra fazer um persoangem de outro plano, faço com o 3.5...já que o Trpg é completamente compatível com ele..certo) e eu me lembro de ter lido em algum lugar que os 1/2 elfos não existem ou...da própria resenha do .20
Gnomos não existem em Arton, tendo de aparecer de outros mundos, elfos e meio-elfos agora não tem diferenciação mecânica

São $80 do "Tormentão" contra pelo menos $280 do conjunto básico de livros básicos de D&D (tanto 3.5 ou 4E).

Sim...eu concordo que a 4ª edição seja mais cara...mas se é pra economizar, porque não seguir a ideia da casa(Jambo) e fazer que nem MM que é a METADE do preço do Trpg (e tem que gastar com coisas como pagamento de licensas). Convenhamos que, pro público mediano, R$80,00 é caro.

Ziderich: fazer um sistema inteiro por causa de 3 classes? Preferiria sim, usar a 4e e deixar uma nota para os leitores que as 3 classes já estão vindo

3? não 2, pois o feiticieiro, tirando aqueles rubros se não me engano, não tem importância nenhuma na história de Arthon.
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 25 Jul 2010, 12:01

Aí seria uma senhora picaretagem:" Aí galera, aguardem até não sei quando e gastem mais $80 pra ter o material completo. E Tormenta tem duas classes exclusivas (Samurai e Swashbuckler) que simplesmente teriam que mudar de descrição caso a Wizars publique sua própria versão destas classes.

Corvo: Feiticeiros tem sim importância na história de Arton. Vectorius e Talude começaram como feiticeiros, Raven Blackmoon é uma feiticeira importante no cenário e a própria Deusa da Magia é uma feiticeira.
E M&M foi publicado por apenas $40 após uma negociação com a Green Ronin, para que o livro fosse mais adequado ao mercado brasileiro. Para tanto eles precisaram publicar o livro em PB e com capa mole. Cê acha que a Wizards ia aceitar que D&D fosse publicado nesses termos aqui no Brasil?
Editado pela última vez por Matheus Borges Ziderich em 25 Jul 2010, 12:06, em um total de 1 vez.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Hikaru em 25 Jul 2010, 12:04

Eu falaria pra eles fazerem um assinatura conjunta do D&D Insider, e baixar a ultima atualização e vc vai ter um MONTE de coisas de D&D 4e por um preço bem camarada. Alem de ser um mãos na roda na hora de fazer as fichas.
Alem do mais, os textos da 4e são relativamentes simples, então qualquer pessoa com um conhecimento medio de inglês e um dicionario do lado consegue entender e traduzir pros outros colegas.

Editado: Matheus os Trio Tormenta (agora sexteto), vive fazendo isso tambem, ou você nunca percebeu?
Editado pela última vez por Hikaru em 25 Jul 2010, 12:07, em um total de 1 vez.
ImagemImagemImagemImagemImagem
Hikaru

Mensagempor GoldGreatWyrm em 25 Jul 2010, 12:06

Samurai= guerreiro.

Swashbuckler= ladino.

E o Livro do Jogador 1 e 2 não estão R$80,00... e pagam licença, tem capa dura e todas as páginas coloridas :b
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Corvo da Tempestade em 25 Jul 2010, 12:07

Aí seria uma senhora picaretagem:" Aí galera, aguardem até não sei quando e gastem mais $80 pra ter o material completo. E Tormenta tem duas classes exclusivas (Samurai e Swashbuckler) que simplesmente teriam que mudar de descrição caso a Wizars publique sua própria versão destas classes.

Tá neste ponto sou obrigado a condordar...Se eles não querem, não se deve ter a "migração forçada" pra quarta edição. Mas ainda questiono o porque de criar um novo sistema, afinal 3.5 está funcionando muito bem(apesar dos problemas) e é acessível pela internet (e pra quem não tem acesso a ela, creio que que se possa imprimir e publicar o SRD na íntegra) Alé do que eles poderiam "gastar" as páginas que foram ocupadas com regras com explicações sobre o mundo e ideias de aventura e, possivelmente, o livreo seria mais barato.
Corvo da Tempestade

Mensagempor Deicide em 25 Jul 2010, 12:09

Eu entendo perfeitamente as razões da Jambô e do trio em lançarem este livro, e até apoio.

Por mais que se diga que qualquer um pode baixar o SRD, ter um produto no mercado significa que mais pessoas terão acesso a ele do que teriam baixando SRD na 'net.

Não adianta criticar a Jambô nesse ponto. A edição 3.5 do D&D não é mais produzida no Brasil; o público brasileiro não tem acesso ao Pathfinder; e já que vai lançar um livro pra suprir essa ausência, o melhor é lançar um em que as regras "padrão" são aquelas apropriadas a seu cenário.

Também acho que todo autor com cenário próprio que diverge da "norma" do D&D vai querer um livro que exponha as regras de seu cenário, ao invés de dizer: "Pegue o livro X, mas substitua a regra tal, ignore a regra tal e adicione a regra tal". Um livro de regras claro e focado é muito melhor!

O que não gostei no TRPG é a falta de cuidado com as regras. Se vai reformulá-las, que se faça um trabalho cuidadoso. Eu já não gostava do Pathfinder porque já o achava muito "3.5, mas com mais poder".

Claro, todas essas variantes têm seus méritos, mas elas podiam ter ousado mais e atacado melhor as falhas do 3.5 base.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Hikaru em 25 Jul 2010, 12:12

Matheus Borges Ziderich escreveu:Corvo: Feiticeiros tem sim importância na história de Arton. Vectorius e Talude começaram como feiticeiros, Raven Blackmoon é uma feiticeira importante no cenário e a própria Deusa da Magia é uma feiticeira.

WONG!!!

Talude e Mago e Vectorius so tem UM nivel de Feiticeiro, sobre a Raven ai não tenho como dizer, mas tenho quase certeza que ela e Maga tambem.
ImagemImagemImagemImagemImagem
Hikaru

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 25 Jul 2010, 12:13

Só o LdJ tá $79.90 no site da Devir, sem levar em consideração o frete.
Galera, aceitem: Tormenta 4E é inviável. Precisaria de 5 livros, ignorar o background do cenário e submetê-lo a GSL. DDI não é uma opção, pois existe a barreira do idioma.
Da forma como ficou, é necessário apenas um livro pra jogar, a editora tem controle total sobre o produto, os jogadores maior facilidade de acesso, e o cenário tem sua própria identidade agora, sem depender de D&D.

Hikaru, não te entendi lá trás. Que que o sexteto vive fazendo que eu nunca percebi?
Editado pela última vez por Matheus Borges Ziderich em 25 Jul 2010, 12:15, em um total de 1 vez.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Corvo da Tempestade em 25 Jul 2010, 12:15

Ter UM nível de feiticeiro é tornar a classe importante....então Elmister, que tem um nível de ladino, é um exemplo de superação ao ladrões de toda Faerum rsrsrsrsrsrs
Corvo da Tempestade

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 25 Jul 2010, 12:17

São os dois NPCs mais famosos do cenário.Imagina se por algum motivo a 4E "sumisse" com os ladinos: de repente o arquimago mais famoso de Forgotten não seria mais ladino. Faz sentido pra você?

Fora que a própria DEUSA DA MAGIA é uma feiticeira. Ignorar os feiticeiros é impossível.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Youkai X em 25 Jul 2010, 12:19

Mas em uma coisa eu concordo com o Matheus, realmente é complicado adaptar Tormenta pra 4e e a GSL complica e ficar indo de um livro pra outro é um saco e o excesso de abstrações, especialmente pra quem quer vender. Mas podiam ter feito um trabalho mais cuidadoso e especialmente o livro podia ser mais barato, BEM mais barato, para um livro nacional, P&B e sem problemas de licenças. E claro, que não tivessem antes ofendido gratuitamente a 4e e dissessem apenas que não curtiram ela por inteiro ou que não consideraram viável Tormenta 4e e só.

Edit: E na 4e Elminster nem tem mais ficha. E se tivesse, nem teria nada de níveis de ladino, pois ficha de NPC ou monstro segue regras diferentes das dos PCs.
Youkai X

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 25 Jul 2010, 12:37

Cara, a comparação da Jambô com a Devir é injusta: Apesar de ser a segunda e primeira do mercado, o abismo entre as duas é bem grande. A Devir é uma editora que tem condições de fazer uma impressão maior, o que reduz o preço do livro, e colorida. Além disso eles trabalham com material previamente pronto. Já a Jambô, uma editora muito menor, lança um material original.O que é mais caro que pagar uma licença: cria texto, sistema, ilustrações, diagramações e etc. Fora que a capa do livro é mais durável que a dos de D&. E faz isso em uma impressão menor, que sai mais caro.

Não to justificando a Jambô, é só a realidade das coisas. O que conta mesmo é se o produto vende. E como tá vendendo, dá pra dizer que é um sucesso comercial.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários