[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor GoldGreatWyrm em 25 Jul 2010, 14:48

Ah, não. Criar monstros na 4e é bem mais fácil, uma vez que tu não precisa ficar se preocupando em DVs raciais, características do DV, equipar o monstro, dar CA natural para ele ter uma CA decente, etc.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Smaug em 25 Jul 2010, 14:50

Smaug: Cara, o preço básico de uma impressão em PB avulsa gira em torno de um real. Quando no meu grupo queremos imprimir algo, nos acumulamos mais de 400 páginas e vamos numa gráfica onde pagamos seis centavos a folha. E encadernamos em espiral. E TRPG atualiza, sim, o cenário. Só em timeline tem cinco anos de avanço, com eventos significativos.

Eu pago 10 centavos por uma folha, 8 centavos por uma impressão em frente e verso. Acho que nunca paguei 1 real pra imprimir nada e nem próximo disso. Timeline atualiza? Certo, com qual profundidade, o suficiente pra vc usar em campanha ou vc ainda precisa inventar praticamente tudo pra tapar os buracos?

E outra, vc tah pagando 80 reais pra ter ilustrações para dar um clima!!! Ilustrações... que vc jah tem em outros materias de tormenta, que vc pode conseguir de graça na internet e reunir o pessoal no dia de fazer ficha em volta do pc e mostrar. Admita, o livro é caro para o que ele realmente é...
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor AKImeru em 25 Jul 2010, 14:53

Oda: Lutar com Daisho apareceu na primeira classe básica de Samurai em d20, no Aventuras Orientais.

Eu mestrei várias vezes em aventuras orientais, se me recordo, era opcional. Ou será que era opcional apenas em Rokugan d20? Agora não me lembro.

Lembre-se que em Rokugan há um clã de Samurais que lutam com o Daisho e sua espada curta é feita para ser funcional e durável.

Difícil dizer que em termos de fantasia medieval a habilidade não esteja enraizada no arquétipo.

E por que, exatamente? Em AD&D ela não funciona assim afinal. Ela tinha um grito Kiai e nada mais.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Kear em 25 Jul 2010, 14:55

Matheus Borges Ziderich escreveu:Cara, a única raça que realmente incentiva o esterótipo é o Qareen. Mas é uma raça abençoada pela Deusa da Magia, então a tradição arcana é realmente maior até em termos de background. As outras raças não são tão nitidamente especializadas e permitem uma gama maior de combinações sem perder tantas vantagens.

A própria idéia de ter uma única raça apelona com magia já é estúpida.
Dizer que eles são bons com magia porquê "hurr foram abençoados pela deusa da magia" é uma justificativa ridicula pra uma idéia estúpida.

Ou será que é só pra mim?
Seriously, e agora? Toda vez que eu for jogar de mago eu vou ter que pegar um Qareen; que awesome.
Kear

Mensagempor Corvo da Tempestade em 25 Jul 2010, 14:55

Imagina se por algum motivo a 4E "sumisse" com os ladinos: de repente o arquimago mais famoso de Forgotten não seria mais ladino. Faz sentido pra você?

A mesma coisa de, quando foi do AD&D pra o D&D 3.0, Elmister ganhou esse mesmo nível...ou seja nada de importante.
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 25 Jul 2010, 14:59

Smaug, o livro não é vendido levando em consideração se possui tal acessório ou não. É um livro básico, tem que se bastar por si próprio. Se ele não tivesse elementos faltando, aí o preço não se justificaria. Cara, se D&D se justifica o preço porque é autosuficiente, pq TRPG não se justifica. Eu nem sou contra gastar a grana dos básicos, tenho meus próprios livros de 3.5 e acho que foi um dinheiro bem investido.

Oda: A habilidade tá lá a dez anos. Desde a primeira vez que a classe ganhou uma luz sobre o sistema. Dá pra dizer que tá enraizada.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Deicide em 25 Jul 2010, 15:00

Iron Man escreveu:Ou seja, sai com uma diferença de mais de R$ 50,00, só imprimindo o SRD (mesmo sendo alterado). Por isso acho caro o preço que você falou para a impressão e do Tormenta RPG. Acho que realmente ele poderia ser vendido com um preço de R$ 20,00 a menos, mas é somente uma simples opinião minha.

Bem, eu já tentei imprimir livros para venda, e a coisa é mais complicada do que parece. Cada livro de Ao Cair da Noite me saiu por mais ou menos R$ 18,00. Contudo, o preço de venda era muito maior, porque tinha que levar em conta o quanto realmente vai vender, o lucro, os outros custos de produção (no meu caso não tinha que pagar direito autoral, escritor, ilustrador, etc., mas uma editora precisa), os impostos pagos (no meu caso era 4,5% sobre valor de venda), os registros do livro e dos direitos autorais, etc.

Provavelmente, o custo de impressão unitário de um TRPG deve estar por volta de R$ 20,00 a 30,00 (não sei o tamanho da tiragem), mas o custo de um livro para a editora não se resume apenas à impressão. E a margem de lucro tem que ser boa e levar em conta a capacidade de venda do produto (um produto que vende pouco exige uma margem de lucro maior do que um que vende mais rápido).

Editado: Sem falar no preço de revenda! O preço da editora é um, mas a livraria também precisa de lucro...
Editado pela última vez por Deicide em 25 Jul 2010, 15:14, em um total de 1 vez.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor AKImeru em 25 Jul 2010, 15:03

Oda: A habilidade tá lá a dez anos. Desde a primeira vez que a classe ganhou uma luz sobre o sistema. Dá pra dizer que tá enraizada.

Então quando ela perdeu o Kiai foi uma quebra de paradigma?
E quando ela recebeu ele de novo só que com outra mecânica foi uma re invenção?
AKImeru

Mensagempor GoldGreatWyrm em 25 Jul 2010, 15:05

Kiai Shout era uma árvore de talentos no OA.
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Nibelung em 25 Jul 2010, 15:06

Matheus Borges Ziderich escreveu:Nibelung: D&D só funciona realmente com os livros básicos em conjunto. Principalmente porque na 4E o esquema pra criar monstros é bem menos flexível do que na 3.5.

E aqui você prova que não conhece a 4e. Eu consigo jogar QUALQUER ideia maluca que eu quiser na 4e e tornar ela funcional em mesa. Demorando cerca de 15 minutos pra criar a ficha do monstro, no máximo.

Sério o Manual dos Monstros é legal pelas imagens e algum fluff por trás dos dragões, demônios e fomorians (e alguns outros que não me chamam a atenção), mas ele não é nem um pouco necessário pra se narrar no sistema.

Matheus Borges Ziderich escreveu:Mesmo que os três livros da edição atual fossem $70 cada um, são 210 contra $80.

Novamente, você não tem uma real necessidade do Manual dos Monstros. Você precisa menos dele do que do futuro bestiário do TRPG (porque o TRPG não tem regras de criação de monstros). E pagando peço de capa, você paga 130 reais no Livro do Jogador e no Guia do Mestre. Já mencionei que o Guia do Mestre 4e é um dos melhores livros pra ensinar como mestrar que já saíram, independente de sistema?

Matheus Borges Ziderich escreveu:Cara, a única raça que realmente incentiva o esterótipo é o Qareen. Mas é uma raça abençoada pela Deusa da Magia, então a tradição arcana é realmente maior até em termos de background. As outras raças não são tão nitidamente especializadas e permitem uma gama maior de combinações sem perder tantas vantagens.

Minotauro é o melhor combatente de todos (guerreiro, ranger, monge, ou samurai). Força e Constituição, e perde um atributo que não faz a menor falta (exceto pra paladinos). Além de ter um ataque racial que também pode ser dobrado com ataque duplo. Sério, é dificil pensa em qualquer classe de BBA máximo (que vai ter bônus de ataques enormes e não pode mais queimar no ataque poderoso) e não olhar pra uma raça que dá um ataque extra de graça.

Lefeu fica muito forte se for usado em conjunto com Área de Tormenta. Dois talentos de tormenta de graça (que podem dar, por exemplo, imunidade a críticos no nível 1), e imunidade aos efeitos de tormenta tornam a raça uma escolha óbvia pra qualquer coisa que não use carisma.

Coincidentemente, são três das quatro raças que foram geradas 100% pelo cenário, e não chupadas do Pathfinder. Coincidência?

Matheus Borges Ziderich escreveu:Smaug: Cara, o preço básico de uma impressão em PB avulsa gira em torno de um real.

Sério, tu mora onde? Aqui uma impressão PB avulsa é 20 centavos.

Matheus Borges Ziderich escreveu:E TRPG atualiza, sim, o cenário. Só em timeline tem cinco anos de avanço, com eventos significativos.

Eles mencionam levemente as guerras táuricas, colocaram o Khalybatenoteclado na lista de divindades, e incluiram as regras de armas de fogo do P&P. Detalhes sobre o que aconteceu? No próximo livro de 80 reais que vai detalhar a situação do Reinado e do Império de Tauron. E Thwor continua sentado tomando chazinho.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor AKImeru em 25 Jul 2010, 15:09

Kiai Shout era uma árvore de talentos no OA.

E era antes a ÚNICA class feature do Samurai do livro do guerreiro.

Nibelung: D&D só funciona realmente com os livros básicos em conjunto. Principalmente porque na 4E o esquema pra criar monstros é bem menos flexível do que na 3.5.

Desculpe me meter mas...Woah cara.

Eu mestro 3.X e 4e faz um bom tempo e eu posso te dizer que criar monstros para 4e requer apenas segundos.
Editado pela última vez por AKImeru em 25 Jul 2010, 15:14, em um total de 1 vez.
AKImeru

Mensagempor Corvo da Tempestade em 25 Jul 2010, 15:13

Eu consigo jogar QUALQUER ideia maluca que eu quiser na 4e e tornar ela funcional em mesa. Demorando cerca de 15 minutos pra criar a ficha do monstro, no máximo.

Sério o Manual dos Monstros é legal pelas imagens e algum fluff por trás dos dragões, demônios e fomorians (e alguns outros que não me chamam a atenção), mas ele não é nem um pouco necessário pra se narrar no sistema.

Tanto que eu, pra evitar metajogo, crio TODOS os meus monstros em vez de usar os oficiais.
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Bahamute em 25 Jul 2010, 15:21

Kear escreveu:

A própria idéia de ter uma única raça apelona com magia já é estúpida.
Dizer que eles são bons com magia porquê "hurr foram abençoados pela deusa da magia" é uma justificativa ridicula pra uma idéia estúpida.

Ou será que é só pra mim?
Seriously, e agora? Toda vez que eu for jogar de mago eu vou ter que pegar um Qareen; que awesome.

Pra mim não é!

Se a Deusa da Magia criou/abençoou uma raça, e quis ressaltar nela seu ponto principal (mágia), eu acho mais do que justificado ela ter uma afinidade arcana maior...
Ora essa, se você fosse a divindade em questão, e quisesse criar uma raça, que ressaltaria tua maior obra (a magia) você não iria "programá-los" para melhor desempenhar isso?

Isso eu não vejo como um problema não.
Quero dizer, obrigatóriamente, a raça não precisa seguir a classe (ela pode seguir outras), mas, se ela seguir, ela irá se destacar mais.

É como um cara usando o Photoshop. Ele pode até editar textos nele, e vai conseguí-lo, mas ele só irá usar o potencial máximo de programa no design de imagens...

E, não, se você for jogar de mago, você não precisaria da raça, a não ser que pense como um poweplayer. Se você pegasse ela só por isso, estaria pensando mais no poder, do que no BG.

É como inúmeros "Elfos Bárbaros/Guerreiros" no 3.X. Não é o melhor potencial da raça, e ela vai ser muito prejudicada em alguns aspectos (principalmente em vitalidade), mas nem de longe obriga todos os elfos a não seguirem tal profissão (e ainda favorece combatentes ágeis :wub: )...
Aquele abraço!
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell

Mensagempor Lumine Miyavi em 25 Jul 2010, 15:23

Então, você defende o design claramente desbalanceado e escolhas estereotipadas por flavor-text?
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Smaug em 25 Jul 2010, 15:28

Smaug, o livro não é vendido levando em consideração se possui tal acessório ou não. É um livro básico, tem que se bastar por si próprio. Se ele não tivesse elementos faltando, aí o preço não se justificaria. Cara, se D&D se justifica o preço porque é autosuficiente, pq TRPG não se justifica. Eu nem sou contra gastar a grana dos básicos, tenho meus próprios livros de 3.5 e acho que foi um dinheiro bem investido.

Ok, estou confuso, vc disse que o livro era bom pq tinha ilustrações que passavam o clima... ele não tem uma lista de magias para os magos, pq afinal ela teve de ser lançada para download na internet. D&D tem cada livro seu mais barato do que o de TRPG, na 4e vc soh precisa do livro do jogador e do mestre e ainda leva uma cidade pronta entupida de ganchos de aventura e uma aventura incial, tudo isso colorido e com ilustrações pra colocar os jogadores no clima (seja lah oq ue isso quer dizer). Ah sim, tb tem um sistema de regras equilibrado. Considerando que vc pode pegar todo o material de fluff que jah saiu pra tormenta e adapta-lo sem grandes traumas (e isso eh o que eu disse pra vc sobre reinos de ferro, vc não tem que esperar o autor fazer a versão oficial dele, pq o sistema comporta o cenário) pra 4e, ela me parece uma opção até lógica a longo prazo de gastar o dinheiro, do que vc gastar 80 paus em um livro em preto e branco, com regras quebradas e sem cenário, apenas para ter ilustrações que entram no clima. Ficou claro agora?
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários