Pelo que eu me lembro, de HA, Valkarya tinha criado o Rubi antes de ter sido transformada. E que os rubis era meio que um "Botão de Formatar". Cada divindade tinha todos os seus poderes ligados ao rubi, se o rubi fosse destruído, a divindade em questão (com os poderes presos no rubi) seria destruída juntas. Os Rubis eram identicos, e nem mesmo uma divindade conseguiria distinguir qual rubi era o seu próprio. Assim, não haveria como ter traição, pois, se uma divindade pegasse o rubi, ela poderia destruir o seu próprio, sem saber, e ser destruída no processo. Daí, os rubis foram distribuidos entre as divindades, de forma aleatória, justamente pra ninguém saber qual era qual.
Mas, Szass robou eles (e isso não foi explicado) e "derrubou" eles no mundo material. Só que os rubis não são detectados, nem por divindades (a não ser por visão direta), então, elas não tinham como encontrar. Daí entra a história de Sandro & Cia, manipulados a encontrar os Rubis.
Os deuses Arthonianos não são onicientes ou são cegos mesmo?
Desenvolvendo o meu raciocínio...mesmo que os rubis não possam ser detectiados por magia, eles poderiam ser detectados indiretamente. O "deus com nome de vilão de FR" os deixou no plano material e um deles acabou como PREMIO DE UM TORNEIO NA ARENA. Torneio este que, obviamente, teve uma grande divulgação e não seria absurdo pensar que boa parte da população Artoniana solbesse disso (afinal a arena fica na "capital"...se fosse no reino dos mentiroros até dava pra forçar a barra). Enfatizo, o premio não era uma joia magica ou mesmo um rubi raro...era um RUBI DA VIRTUDE (como estava no cartaz promocional) e, se, boa parte da população sabe, pela lógica, um dos 19 deuses saberia (tiro o Szzas pois ele JÁ sabia disso).
Sendo esse assunto de importância vital (afinal, teoricamente, os rubis estavam em segurança e não espalhado pelo mundo e, mais importante, são a essência dos deuses) não valeria a pena, pelo menos, mandar um avatar pra ver se o rumor procede?...e, creio, que uma simples olhada para ele revelaria que é um artido genuíno e não uma cópia.
Outro ponto: Niele não batia um papo com a deusa da magia pessoalmente? e ela não se orgulhava de receder um RUBI DA VIRTUDE de um dragão marinho (acho) em recompensa de polpar a vida dele? qual seria a chance dela "casualmente" falar disso pra própia deusa?
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell