naum entendi. o que estou dizendo eh que cassaro naum pensa em mercado americano pq sabe que as coisas dele, por questoes culturais, naum funcionariam lah. soh isso. e sinceramente acho que ele estah certo e lucido. naum estou dizendo que NADA feito no brasil pode funcionar lah. mas saum culturas diferentes. futebol lah eh bem menos popular que outros esportes, soh pra dar um exemplo tosco.
Eu acredito que americanos são receptivos de produtos estrangeiros quando estes são localizados para lá. Eu poderia dar exemplos, porém vamos nos focar no cerne da discussão.
eh uma visao pessoal sim. naum estou dizendo que gurps eh ruim de jogar. eu naum gosto, mas pode ter gente que goste. agora em termos de mercado, especificamente de mercado, gurps naum tem atrativos. nam eh nada pop. isso naum torna ele pior como jogo, como jogo pode ser bom, sei lá, mas como produto naum eh.
Ele sempre foi um jogo de nicho.
sim, foi, fato. mas isso tudo eh culpa da devir, que naum se mexeu nada para proteger o produto DELA.
Agora isso é apenas ignorar os fatos. Vamos por partes.
A devir SIM é um dos fatores problemas com o sistema. Ela prometeu diversos livros que não sairiam, ou que demoraram anos para sair. Contudo, o mesmo ocorreu com AD&D por exemplo, e ele perdeu tração, mas ainda era bastante jogado por uma série de motivos. E eu quero apontar que adaptações não são necessariamente propaganda, e sim material de jogo. Pessoas compravam GURPS para poderem jogar o que quiser, a DB fazia (E ainda faz, mas isso é para outro tópico) adaptações ruins, mas que levavam ao imaginário brasileiro tais universos.
eu naum entendo, mesmo, pq vcs acham que o cassaro eh vilao do rpg brasileiro. pra mim vilao eh a devir, que faz um trabalho PORCO. d&d 3 seria muito masi jogado se a tradução fosse decente
Cassaro não é um vilão.
Porém não é um heroi. E pessoas como você que o cultuam como ele machucam mais do que ajudam o mercado brasileiro, mas isso é assunto para outro tópico.
De qualquer forma, que bom que a discussão rendeu reflexões e conclusões.