[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Elven Paladin em 07 Ago 2010, 16:06

O Cassaro ( ou melhor, o Trio Tormenta/ Sexteto Tormenta ) tem o mérito de fato de expandir o RPG brasileiro para atingir os fãs de Mangá/Anime, a ponto de ambos serem confundidos como algo similar. E consegue manter revistas que podem durar tanto quanto a Dragon Magazine ( com o mesmo histórico de transições e mudanças ). E gostem ou não, a opinião dele( s ) é forte a ponto de enfraquecer o mercado de outros produtos.

Se isso é bom ou ruim? Para mim, é completamente irrelevante.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 07 Ago 2010, 16:08

Não diria que é "tudo" culpa da Devir. Se GURPS não tivesse propaganda negativa, em primeiro lugar, a Devir lucraria mais com o produto, ergo, produziria mais.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Madrüga em 07 Ago 2010, 16:10

_Virtual_Adept_ escreveu:a Devir lucraria mais com o produto, ergo, produziria mais.

Você ergue?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor AKImeru em 07 Ago 2010, 16:14

naum entendi. o que estou dizendo eh que cassaro naum pensa em mercado americano pq sabe que as coisas dele, por questoes culturais, naum funcionariam lah. soh isso. e sinceramente acho que ele estah certo e lucido. naum estou dizendo que NADA feito no brasil pode funcionar lah. mas saum culturas diferentes. futebol lah eh bem menos popular que outros esportes, soh pra dar um exemplo tosco.

Eu acredito que americanos são receptivos de produtos estrangeiros quando estes são localizados para lá. Eu poderia dar exemplos, porém vamos nos focar no cerne da discussão.

eh uma visao pessoal sim. naum estou dizendo que gurps eh ruim de jogar. eu naum gosto, mas pode ter gente que goste. agora em termos de mercado, especificamente de mercado, gurps naum tem atrativos. nam eh nada pop. isso naum torna ele pior como jogo, como jogo pode ser bom, sei lá, mas como produto naum eh.

Ele sempre foi um jogo de nicho.

sim, foi, fato. mas isso tudo eh culpa da devir, que naum se mexeu nada para proteger o produto DELA.

Agora isso é apenas ignorar os fatos. Vamos por partes.

A devir SIM é um dos fatores problemas com o sistema. Ela prometeu diversos livros que não sairiam, ou que demoraram anos para sair. Contudo, o mesmo ocorreu com AD&D por exemplo, e ele perdeu tração, mas ainda era bastante jogado por uma série de motivos. E eu quero apontar que adaptações não são necessariamente propaganda, e sim material de jogo. Pessoas compravam GURPS para poderem jogar o que quiser, a DB fazia (E ainda faz, mas isso é para outro tópico) adaptações ruins, mas que levavam ao imaginário brasileiro tais universos.

eu naum entendo, mesmo, pq vcs acham que o cassaro eh vilao do rpg brasileiro. pra mim vilao eh a devir, que faz um trabalho PORCO. d&d 3 seria muito masi jogado se a tradução fosse decente

Cassaro não é um vilão.

Porém não é um heroi. E pessoas como você que o cultuam como ele machucam mais do que ajudam o mercado brasileiro, mas isso é assunto para outro tópico.

De qualquer forma, que bom que a discussão rendeu reflexões e conclusões.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Elven Paladin em 07 Ago 2010, 16:15

Não diria que é "tudo" culpa da Devir. Se GURPS não tivesse propaganda negativa, em primeiro lugar, a Devir lucraria mais com o produto, ergo, produziria mais

Eu sinceramente acho que GURPS jamais faria sucesso no Brasil, existindo Cassaro ou não. GURPS sempre foi um produto de nicho, e o seu aparente sucesso aqui refletia o fato de ser o único na época e que ( assim como nos EUA ) sempre teve fãs entusiasmados e que formam uma "minoria vocal" que dá a impressão de ser uma maioria. Devido a coincidência entre a queda de Gurps e a sacanagem da Dragão Brasil ( e o desgosto considerável que o Cassaro atraiu ), acabou sendo ótimo para a "minoria vocal" dos fãs de Gurps tornar Cassaro um "bode escapatório", como se ele fosse o culpado por Gurps não ter sucesso ( quando esse sucesso na verdade sempre foi um sonho, não algo que eu creio que aconteceria ).
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor AKImeru em 07 Ago 2010, 16:17

Advogado de Regras escreveu:
Não diria que é "tudo" culpa da Devir. Se GURPS não tivesse propaganda negativa, em primeiro lugar, a Devir lucraria mais com o produto, ergo, produziria mais

Eu sinceramente acho que GURPS jamais faria sucesso no Brasil, existindo Cassaro ou não. GURPS sempre foi um produto de nicho, e o seu aparente sucesso aqui refletia o fato de ser o único na época e que ( assim como nos EUA ) sempre teve fãs entusiasmados e que formam uma "minoria vocal" que dá a impressão de ser uma maioria. Devido a coincidência entre a queda de Gurps e a sacanagem da Dragão Brasil ( e o desgosto considerável que o Cassaro atraiu ), acabou sendo ótimo para a "minoria vocal" dos fãs de Gurps tornar Cassaro um "bode escapatório", como se ele fosse o culpado por Gurps não ter sucesso ( quando esse sucesso na verdade sempre foi um sonho, não algo que eu creio que aconteceria ).

Elfo, eu concordo que culpar apenas o Cassaro e a DB é estupidez, assim como também acho que não ver o dano causado pela DB e os outros fatores é querer não entender como o sistema caiu ao ponto de ser vendido por dez reais em qualquer loja especializada.
AKImeru

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 07 Ago 2010, 16:21

Exato. O Cassaro não é o único culpado pela queda do GURPS, mas ele teve sua parcela de responsabilidade.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor ordo_dracul em 07 Ago 2010, 16:30

Oda Nobunaga escreveu:Porém não é um heroi. E pessoas como você que o cultuam como ele machucam mais do que ajudam o mercado brasileiro, mas isso é assunto para outro tópico.

eu naum o cultuo. pq quem discorda eh automaticamente um cultista (huahuahu) ou um fanboy?? eu nem jogo o material dele. mas se tivesse uam loja de rpg eu agradeceria a ele, pq se naum venderia o que? os livros que a devir NAUM publica?

Advogado de Regras escreveu:O Cassaro ( ou melhor, o Trio Tormenta/ Sexteto Tormenta ) tem o mérito de fato de expandir o RPG brasileiro para atingir os fãs de Mangá/Anime, a ponto de ambos serem confundidos como algo similar. E consegue manter revistas que podem durar tanto quanto a Dragon Magazine ( com o mesmo histórico de transições e mudanças ). E gostem ou não, a opinião dele( s ) é forte a ponto de enfraquecer o mercado de outros produtos.

Se isso é bom ou ruim? Para mim, é completamente irrelevante.

pois eh. para mim tmb. estou tentando entender pq naum eh irrelevante para o resto da galera. deve ter um motivo forte, afinal saum 400 paginas de topico!
ordo_dracul

Mensagempor Elven Paladin em 07 Ago 2010, 16:31

Elfo, eu concordo que culpar apenas o Cassaro e a DB é estupidez, assim como também acho que não ver o dano causado pela DB e os outros fatores é querer não entender como o sistema caiu ao ponto de ser vendido por dez reais em qualquer loja especializada.

Eu não estou negando que ele "teve culpa". Eu só acho que a parcela de culpa dele é pequena a ponto de ser desconsiderada.

pois eh. para mim tmb. estou tentando entender pq naum eh irrelevante para o resto da galera. deve ter um motivo forte, afinal saum 400 paginas de topico!

Não creio que você considere alguém que você qualifica como "Herói" ( em letras maiúsculas, aliás ) como algo "irrelevante".
Editado pela última vez por Elven Paladin em 07 Ago 2010, 16:39, em um total de 1 vez.

Elven Paladin

Mensagempor AKImeru em 07 Ago 2010, 16:38

eu naum o cultuo. pq quem discorda eh automaticamente um cultista (huahuahu) ou um fanboy??

Exceto que você falou que ele é um heroi alguns posts atrás.

...As ultimas 30 páginas nós tivemos discussão de regras do TRPG e algumas builds. Então eu não sei o que quer dizer aqui.
AKImeru

Mensagempor oculto em 07 Ago 2010, 16:47

Eu só acho que a parcela de culpa dele é pequena a ponto de ser desconsiderada.

Olha a principal interessada pela manutenção de GURPS na época deveria ter sido a Devir sim, ela o lançou mas não se esforçou para mantê-lo.
Agora, também acho que a culpa da DB da época (assim como o Trio com o D&D4e atual) é irresponsável e anti-ética (como já disseram) demais para ser desconsiderada. Ótimo que eles tenham conseguido firmar seu produto utilizando a "lei de mercado", mas sei lá... acho que eles também teriam conseguido do mesmo jeito sem precisar ter usado de artifícios duvidosos.
Toda essa zica se arrasta até aqui, e quando eles finalmente propuseram um cenário/sistema "sério", o resultado foi bem aquém do esperado (a julgar pelas inconsistências apontadas até aqui).
Imagem
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online

Twitter: @jca_godoy

Mensagempor ordo_dracul em 07 Ago 2010, 16:55

Não creio que você considere alguém que você qualifica como "Herói" ( em letras maiúsculas, aliás ) como algo "irrelevante".

naum tira do contexto. "heroi" para o mercado de rpg nacional, o qual naum me importa. eu naum gosto de f1, mas se me perguntarem, vou dizer q ayrton senna foi um heroi para a f1 brasileira.

...As ultimas 30 páginas nós tivemos discussão de regras do TRPG e algumas builds. Então eu não sei o que quer dizer aqui.

se naum gosta de tormenta, naum gosta do cassaro (autor de tormenta), naum eh muita falta do que fazer ficar discutindo... ah... tormenta e o cassaro? eh, pode dizer que eu tmb naum tenho o que fazer, jah q estou aqui, mas soh queria entender
ordo_dracul

Mensagempor Gladius Dei em 07 Ago 2010, 16:57

Pessoal, isso não está off demais? Aqui é para falarmos de Tormenta, não do porque GURPS não vingou, da falta de ética do Cassaro na DB, etc...
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

Mensagempor AKImeru em 07 Ago 2010, 17:09

se naum gosta de tormenta, naum gosta do cassaro (autor de tormenta), naum eh muita falta do que fazer ficar discutindo... ah... tormenta e o cassaro? eh, pode dizer que eu tmb naum tenho o que fazer, jah q estou aqui, mas soh queria entender

Isso é um forum amigo. Nós discutimos e debatemos coisas aqui. Nós também não apenas falamos "Nós não gostamos de Tormenta RPG", nós tentamos mostrar o porque que desgostamos do sistema.
AKImeru

Mensagempor oculto em 07 Ago 2010, 17:13

Em resposta ao Gládius, foi justamente para mostrar esse "porque" que houve toda essa longa volta. Não vejo que tenha sido um off.
De qq forma, esse gancho da discução parece ter se encerrado. Podemos sim ir para o próximo.
Imagem
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online

Twitter: @jca_godoy

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários