[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Lumine Miyavi em 09 Ago 2010, 19:30

Ascenção de Sszzaas, Tauron e Valkaria.

Só o Kally merece ser marcado como evento importante e romance próprio?
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Smaug em 09 Ago 2010, 19:31

Sim, pq ele é o deus mais poderoso, portanto, mais legal...

Pensando aqui... o mecha do Arsenal poderia ter uma forma de mulher e na aventura os heróis dariam um jeito de fazer a estátua da valkaria ganhar vida. Teriamos um cat fight colossal!!
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Sr. Pichu em 09 Ago 2010, 20:06

em cima de um pântano!
cat fight com lama!
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Otherwise em 09 Ago 2010, 21:31

Smaug escreveu:Sim, pq ele é o deus mais poderoso, portanto, mais legal...

Pensando aqui... o mecha do Arsenal poderia ter uma forma de mulher e na aventura os heróis dariam um jeito de fazer a estátua da valkaria ganhar vida. Teriamos um cat fight colossal!!

Eu ri.
:haha:

Matheus Borges Ziderich escreveu:
Qual o problema? As pessoas que compram o TRPG estão satisfeitas com algo que elas consideram de qualidade e você não?

Leva a mal não, mas é muito difícil manter o diálogo com esse tipo de atitude condescendente. Eu já notei que uma boa parte da "galera anti tormenta" tem como verdade que: "A galera que não curte Tormenta é esclarecida e tá certa, e o povo que curte é uma massa cega e está errado, são fanboys histéricos e desesperados."
De boa, eu poderia taxar uma boa parte de "hate-boys", tão obcecados em odiar o cenário (até por já estarem pré-dispostos contra os criadores) que se fazem de cegos/surdos pros argumentos mais óbvios e ficam transformando as discussões em cabos de guerra, tentando provar o próprio ponto de vista. Fico pensando se a maior parte aqui realmente pensa que o povo que compra Tormenta e curte é realmente assim cego e com mentalidade de fã ou se é só uma questão de querer parecer mais esclarecido e sofisticado que a maioria.
Parem pra pensar: Se existem, por baixo, uns dois mil fãs de Tormenta e Holy Avenger, vocês foram os únicos a achar essa quantidade absurda de retcons,incoerências, discrepâncias e material mal feito? Um punhado de gente, aqui na Spell, os únicos? Certeza mesmo que essa massa toda é feita de uma massa retardada e sem nenhuma capacidade de questionamento? Não to dizendo que o cenário não tenha suas falhas, só que eu to vendo uma má-vontade aí em entender alguns pontos que nunca foram o que foi dito (vide a história dos rubis da virtude, que não carece de nenhuma lógica).
Tirem um tempo pra pensar, antes mesmo de me quotar e comemçar uma série sem fim de argumentações e alfinetadas pra tentar provar que eu estou errado. Leiam alguma coisa do cenário ou pelo menos tentem enxergar sobre um prisma mais neutro, pra ver se o quadro é realmente tão ruim como pintam.

Matheus, deixa eu aproveitar então pra tentarmos extrair alguma coisa legal dessa conversa.

Eu acompanhei Tormenta durante muito tempo. E gostava, de verdade. Comprava as revistas Tormenta, os suplementos, as DBs. Mas não jogava só Tormenta, jogava outros cenários.
Eu deixei de gostar de Tormenta quando o cenário ficou sem proposta. As coisas começaram a surgir do nada no cenário, como Moreania ou Piratas e Pistoleiros. Um estilo que passou a não me agradar.
Mas mantive minha curiosidade de acompanhar a evolução do cenário.

Vendo você defendendo Tormenta (e deixo claro que sou a favor do Ataque x Defesa na argumentação: o ganha x ganha só vem através do confronto, e não da retirada ou dos panos quentes), fiquei curioso para saber:

O que em Tormenta te DESAGRADA? Sério. Você é fã, assim como outros que frequentam esse fórum. Mas ainda não vi você dizer algo que te desagrada...
Amplio o alcance da minha pergunta aos outros fãs de Tormenta. O que desagrada vocês no cenário (Tormenta) e no sistema (Tormenta RPG)?

Sinceramente, aguardo um retorno maduro dos fãs. Quem sabe não conseguimos a boa vontade dos não-fãs de dizerem o que eles GOSTAM em Tormenta?
Otherwise

Mensagempor AKImeru em 09 Ago 2010, 22:22

Qual o problema? As pessoas que compram o TRPG estão satisfeitas com algo que elas consideram de qualidade e você não?

Leva a mal não, mas é muito difícil manter o diálogo com esse tipo de atitude condescendente

Em nenhum momento eu disse que há algum problema em alguém gostar e jogar Tormenta.

O que não pode é pensar que o sistema é equilibrado ou até mesmo funcional quando sem grande esforço se cria personagens tão...Como eu posso explicar, tão quebrados.

Eu lamentei o fato de ver uma geração de jogadores comprando D&D 3.5 denovo só que dessa vez as coisas funcionam de maneira menos sólida. Eu lamentei o fato do público brasileiro não dar a minima para mecanicas de um jogo de RPG.

Ainda há esperança contudo, temos uma fanbase boa para Mutantes & Malfeitores.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Madrüga em 09 Ago 2010, 22:33

Otherwise escreveu:O que em Tormenta te DESAGRADA? Sério. Você é fã, assim como outros que frequentam esse fórum. Mas ainda não vi você dizer algo que te desagrada...
Amplio o alcance da minha pergunta aos outros fãs de Tormenta. O que desagrada vocês no cenário (Tormenta) e no sistema (Tormenta RPG)?

Sinceramente, aguardo um retorno maduro dos fãs. Quem sabe não conseguimos a boa vontade dos não-fãs de dizerem o que eles GOSTAM em Tormenta?

Sério, isso é ouro. Eu quero mesmo saber isso.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor AKImeru em 09 Ago 2010, 22:37

Eu gostava do Katabrok. Eu achava ele engraçado.

Mas então ele meio que nunca mais aparece/foi mencionado então...É.
AKImeru

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 10 Ago 2010, 01:04

Lumine Miyavi escreveu:Ascenção de Sszzaas, Tauron e Valkaria.

Só o Kally merece ser marcado como evento importante e romance próprio?

Sério? Saca a lista:
Sszzas: Holy Avenger, revelação dos licantropos serpente e das Nagahs como raça maligna e devota de Sszzas.
Valkaria: Libertação de Valkaria, fundação da Ordem dos Cavaleiros Libertadores e expansão do culto em Arton
Tauron:Guerras Táuricas, em breve nas livrarias!
Kallyadranoch: Trilogia Tormenta e a aventura "O Covil do Terceiro", que sairá junto com o escudo de Tormenta.

Otherwise escreveu:
Matheus, deixa eu aproveitar então pra tentarmos extrair alguma coisa legal dessa conversa.

Eu acompanhei Tormenta durante muito tempo. E gostava, de verdade. Comprava as revistas Tormenta, os suplementos, as DBs. Mas não jogava só Tormenta, jogava outros cenários.
Eu deixei de gostar de Tormenta quando o cenário ficou sem proposta. As coisas começaram a surgir do nada no cenário, como Moreania ou Piratas e Pistoleiros. Um estilo que passou a não me agradar.
Mas mantive minha curiosidade de acompanhar a evolução do cenário.

Vendo você defendendo Tormenta (e deixo claro que sou a favor do Ataque x Defesa na argumentação: o ganha x ganha só vem através do confronto, e não da retirada ou dos panos quentes), fiquei curioso para saber:

O que em Tormenta te DESAGRADA? Sério. Você é fã, assim como outros que frequentam esse fórum. Mas ainda não vi você dizer algo que te desagrada...

Cara, tem vários aspectos em Tormenta que não me agradam, se você faz tanta questão de saber. A Aliança Negra parada, por exemplo, poderia ter sido tocada há mais tempo, embora não haja nenhuma informação e justamente por isso seja fácil ignorar por hora. "O Terceiro Deus' também poderia ter sido um romance melhor e alguns plots menores. Mas nada sério. Pra mim, em geral, o material de Tormenta vai do razoável ao excelente (exceção pra uma coisa ou outra, como o Tradição Perdida :doido:) .
Essa sua impressão que Tormenta ficou sem proposta eu acho que é meio falta de visão. Uma linha de RPG em si deve contar com vários tipos de suplementos seja focado em eventos, aventuras, pro mestre ou pro jogador. P&P é um tipo de suplemento mais leve, que sai pra manter a linha "aquecida" enquanto outros suplementos maiores vão sendo preparados (como vários da linha M&M). Mesmo assim P&P só saiu depois do primeiro romance e do Panteão.
Agora Moreania é um cenário a parte. Embora seja no mesmo cenário, ainda não teve material pela Jambô (só teve matérias pra DS).Então simplesmente não houve falta de proposta, pois esse cenário sempre foi a parte e independente pra funcionar.
Se você acompanha o cenário mesmo deve ter visto que, teve duas guerras, a volta de um deus e a queda de outro e a destruição de uma Área de Tormenta. Se a proposta de um cenário de RPG é criar um mundo onde haja situações interessantes pros personagens agirem, fico curioso pra entender essa falta de proposta.
Só não espere um retorno de muitos fãs. Meu outro post foi justamente sobre a atitude e má-vontade que se tem com o cenário e quem curte. Eu mesmo só comecei a me manifestar por aqui por um misto de ter conhecido previamente alguns membros que me incentivaram e uma curiosidade em saber por que tem tanta gente que não só não curte como acha que o cenário é uma porcaria.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor AKImeru em 10 Ago 2010, 09:06

Essa sua impressão que Tormenta ficou sem proposta eu acho que é meio falta de visão. Uma linha de RPG em si deve contar com vários tipos de suplementos seja focado em eventos, aventuras, pro mestre ou pro jogador. P&P é um tipo de suplemento mais leve, que sai pra manter a linha "aquecida" enquanto outros suplementos maiores vão sendo preparados (como vários da linha M&M).

Eu entendo onde quer chegar, porém eu gostaria de apontar que essa reclamação é algo recorrente do tópico. Acho que o que o Otherwise quer dizer é que o cenário possui elementos engraçados, ele referencia e parodia animes em diversas instancias por exemplo, mas ao mesmo tempo ele deseja ser levado a sério (vide os Iefeus). Há uma cisão também do que os proprios autores pensam sobre o cenário, com Cassaro usando e defendendo o estilo anime e outros jurando que essa não é a visão do cenário e apontando as ilustrações que de fato não possuem influencia do estilo.

Como pode ser constatado, a falta de foco de Tormenta é algo que existe. Algumas pessoas apreciam o cenário justamente por ser tão aberto assim, outros como Otherwise acham que isso trás mais problemas do que soluções.

Por exemplo, do nada, Tormenta tem uma região onde pessoas se vestem como cowboys e usam armas de fogo.
Do nada (Literalmente, aliás, após tormenta atingir Tamu-ra) samurais e ninjas se teleportam para o centro de Valkaria e agora orientalismo é algo que faz parte de Tormenta (Como estudioso de cultura japonesa e amante de contos Chineses, Tamu-ra é o equivalente de ver alguém torturando um filhote de cachorro; me enche de odio, tristeza e me faz perder a fé na humanidade, por isso prefiro não comentar mais nada sobre.)

Cowboys e Samurais são de generos a parte, mas em Tormenta eles convivem com fantasia medieval...E não há esforço para contextualizar sua presença. Eles existem a parte. Eles não influenciam o meio, e o meio não os influencia.

De novo, algumas pessoas podem gostar do fato de terem a opção de jogar com tais arquetipos, outras pessoas como eu precisam do contexto, pois sem ele é dificl criar personagens interessantes (Pois afinal, sem contexto, o que nos sobra?),

Só não espere um retorno de muitos fãs. Meu outro post foi justamente sobre a atitude e má-vontade que se tem com o cenário e quem curte.

Eu acho que é um problema que aflige os dois lados da discussão. Eu acho que deveria haver um acordo entre ambos os lados, um de aceitar as críticas, o outro de aceitar quem joga o jogo mesmo com tais problemas apontados. Não há um jeito certo ou errado de jogar rpg. O que gera a discussão é a falta de visão de ambos os lados, um de aceitar as críticas, o outro de aceitar que alguns jogadores não vem isso nessesariamente como um problema.

Eu mesmo só comecei a me manifestar por aqui por um misto de ter conhecido previamente alguns membros que me incentivaram e uma curiosidade em saber por que tem tanta gente que não só não curte como acha que o cenário é uma porcaria.

Eu irei falar pessoalmente agora.

Imagine se Slayers começasse a se levar a sério.

E então por algum motivo Cowboys e Samurais começam a aparecer ao lado de Lina Inverse. E você tem que levar esses caras a sério, não como piada.

Agora imagine apreciar e conhecer a cultura de vários povos, e ver elas trivializadas em um cenário que sequer propõe jogos do genero.

É esse meu problema com Tormenta. Ao tentar se tudo, ele se torna nada para mim.

Se a proposta de um cenário de RPG é criar um mundo onde haja situações interessantes pros personagens agirem, fico curioso pra entender essa falta de proposta.

É preciso mais do que apenas situações interessantes, é preciso de ganchis e elementos que permitam a criação e a manuntenção de personagens interessantes. Eu já discurssei de porque eu acredito que Tormenta falha sobre esse aspecto, mas eu reconheço o porque de uma pessoa aceitaria o que eu considero como problemas como uma qualidade.

As vezes você apenas quer jogar com um Samurai que usa uma Katana mágia especial ultra plus e gritar "IIIIIAAAAAAAAAAAA!" no meio de uma especie de Senhor dos Aneis com cowboys.

E ei nada de errado nisso. Porém eu peço que veja que algumas pessoas desse tópico preferem uma experiencia mais focada e contextualizada.
AKImeru

Mensagempor GoldGreatWyrm em 10 Ago 2010, 09:55

O que me incomoda em Tormenta nem é a salada de culturas, mas sim a não-interação entre os reinos, os retcons absurdos, a falta de carisma de NPCs, situações que aparecem do nada (Moreania, Marcha dos Minotauros, Pistoleiros) e as regras quebradas.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Gladius Dei em 10 Ago 2010, 11:20

Há uma diferença entre "gostar de algo" e "algo ser bem-feito", Matheus. Você, infelizmente, só ignorou tudo o que foi postado até agora demonstrando as falhas de Tormenta, e aponta que os outros devem ler o livro (que alguns aqui já leram E postaram falhas E você insiste que não lemos e que devemos ler).

Eu já li Tormenta, sim. Também li a DB (cheguei a colecioná-la um tempo). Depois fui acompanhando a evolução do cenário aqui e ali (leia-se, lendo resenhas e linhas de tempo oficiais que lançavam). Tenho Libertação de Valkarya. Mas, sinceramente, desde a origem o cenário em si já tinha falhas, e elas só foram extrapoladas com o passar do tempo. O material da DB dificilmente era algo que prestava em termos de regra, o "rule of cool" fazendo com que estas fossem quebradas. Libertação de Valkarya é um show de regras furadas e aplicações estapafúrdias das tendências de D&D. Sério mesmo que você não vê quase nada de errado em Tormenta (já que para você, tudo vai de razoável à excelente)? Vem cá, porque você não coloca o que Tormenta tem de bom aqui para mostrar que É bom, ao invés de defender que "Tormenta não é ruim, leiam o livro" e ficar meio que batendo o pézinho? :sobrancelha:

Sério, vou voltar meu raciocínio do começo do meu post. Gostar de algo não faz disso necessariamente algo bem-feito. Eu adoro o cenário de Forgotten Realms, mas eu conheço muito bem as falhas do mesmo (falhas muitas vezes semelhantes com as de Tormenta). Isso não me impede de ADMITIR essas falhas mas ainda me DIVERTIR em Forgotten. Você pode se divertir com Tormenta, isso nunca foi problema, como o Oda disse. Eu, particularmente, se já tenho Forgotten Realms, não vejo porque gastar dinheiro numa versão nacional que tem mais problemas ainda.

Humildade não mata, e criadores de cenários de RPG não são divindades onipotentes com diplomas que não erram. fikdik.
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

Mensagempor Kear em 11 Ago 2010, 06:47

Bom, lá vamos nós:

- O que eu gosto:
•Valkaria:
É a minha divindade favorita de qualquer cenário de RPG; acho que ela é uma das mais interessantes e uma das que mais ajuda a aprofundar um personagem ou fazer um personagem interessante.
•A idéia do Panteão em geral: Divindades que existem mesmo e interferem no mundo, são extremamente poderosos, mas ao mesmo tempo limitados ao conceito que representam; isso é legal.
•O texto é bem escrito: A leitura dos livros é fácil e agradável, ao menos se tratando de livros em portugues; tenho muito mais gás pra ler 50 páginas de Tormenta do que 20 de D&D, e prefiro encara a trilogia do Caldela do que ter que re-ler alguma crônica de Dragonlance ou aquelas porcarias do Drizzt. Maaas, os livros de D&D em ingles dropam Tormenta tranquilamente.

- O que eu não gosto:
• Idéias mal-aproveitadas: Libertação de Valkaria é nojento, terrível, mal-feito e sem graça, tanto do ponto de vista de regras quanto a simples idéia de "oh, legal, tem uma dungeon enorme dentro da estátua"; a idéia do Panteão apodreceu porque eles não param pra pensar antes de sair fazendo mudanças, e depois vira retcon-fest.
• O texto é reaproveitado: Aquele mesmo texto que era legalzinho de ler de repente vira uma tonelada de "oh fuck, eu já vi isso", além de que as vezes o texto re-utilizado de uma forma totalmente inconsistente (leia-se: pegar as magias feitas pra um cenário "hur pré-apocalipse super sério gore gore gore gore demonios" e jogar no manual básico de 3D&T).
• A informação é mais fragmentada que a shikon no tama: Leia HA, compre o livro X, leia os romances, espere livro Y sair...Acho que não preciso falar muito aqui.
• A quantidade de lixo só aumenta: Ao invés de aprofundar o cenário, a abordagem deles é sair enfiando mais idéias rasas, retconando tudo e produzindo mais regras "ei, isso é legal" "ei, isso é broken!" "foda-se! É legal".
Kear

Mensagempor Agnelo em 11 Ago 2010, 07:56

Tirando os jargões em inglês acho que eu poderia muito bem usar o Post do Kear como se fosse meu. Parabéns, guri. Expuseste o que eu penso sobre tormenta melhor do que eu seria capaz de fazer.

PS: Cadê o botão de resposta rápida?
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Lumine Miyavi em 11 Ago 2010, 09:19

Só vou deixar isso aqui.

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Lol, Pacto.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Kear em 11 Ago 2010, 09:52

Lol, trechos random xD
Kear

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários