Dúvidas de um Iniciante(em D&D)

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Natsuiro em 03 Fev 2008, 22:43

Evitando papo de político, só estou fazendo o que posso. XD
Qualquer outro poderia ter vindo antes de mim e respondido. Mas valeu mesmo assim. x]~

E realmente, Pichu! XD
Imagina... o cara compra 2 talentos no primeiro nível como druida e humano, depois outros 2 no terceiro e no sexto... todos com pré-requisito Wild Shape [Large], como Elephant's Hide [+7 na CA por um Wild Shape/day]. Pronto, o cara tem 4 talentos efetivos de uma vez só no nível 8 :P

Bem, agora eu venho aqui com uma dúvida: Arquearia Zen.
Benefit: You can use your Wisdom modifier instead of your Dexterity modifier whem making a ranged attack roll.

Ok, ataques com arcos = BBA + mod. Sab.
Ataques com bestas = BBA + mod. Sab.

Mas e ataques de toque a distância?
Mesmo vendo o "ataques" em "ataques de toque a distância" e já eu mesmo 'aceitando' que funciona, ainda acho que tem algo de estranho aí.

Então, resumindo: Arquearia Zen funciona para ataques de toque a distância?
Imagem
Natsuiro

Mensagempor ShinRyuu em 04 Fev 2008, 01:07

Não vejo por que seria diferente com raios, projetis mágicos e granadas. Na verdade, eu chamaria de ataque à distância por toque, não ataque de toque à distância.
ShinRyuu

Mensagempor Natsuiro em 09 Fev 2008, 12:00

Re-re-re-re-re-re-re-reaproveitando o tópico, estou com dúvida em algo:

Estou jogando com um clérigo agora, e sinto-me que deveria me empenhar mais em magias do que em combate desta vez. O porém é que quero tomar um caminho mais 'ousado': Hierofante. [Não, não vou trocar de CdP. Não é essa a dúvida.]

Portanto, quero pegar a habilidade de "Ranged Touch" dele, já que não conta como Metamagic nem preciso aumentar níveis de magias.

Mas aí vem a dúvida: Se eu preparar uma magia de toque de 4º círculo, que agora são todas consideradas como se fossem 'raio de 9m', e usar o Split Ray nela, preparando 2 níveis acima [6º círculo],certinho, eu poderia, por exemplo, converter esta magia para uma magia de cura de 4º círculo com os efeitos do Split Ray?

Justifique. :b
Imagem
Natsuiro

Mensagempor Styker em 09 Fev 2008, 12:26

Mas saplit ray só funciona em magias de raio...
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

Mensagempor Natsuiro em 09 Fev 2008, 13:34

Você não leu a parte que disse que meu personagem trata as magias de toque como magias de raio.

õ_o
Imagem
Natsuiro

Mensagempor Nibelung em 09 Fev 2008, 13:39

A habilidade do Hierofante não transforma a magia em um raio, então não dá pra usar Split Ray nela. Pense que a habilidade faz algo parecido com os golpes do Anakaris (Darkstalker): Ele simplesmente "toca" o oponente de longe. O efeito visual fica por sua conta: uma mão fantasmagórica, uma quebra no espaço-tempo que te permite tocar de longe, tua mão estica do nada porque você praticou ioga demais...
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Natsuiro em 09 Fev 2008, 21:54

Goddamnit.
=b

Tá, blz então.

Então vou mudar o ponto de vista para ver se respondem a dúvida que eu tenho, e não outras coisas: preparo uma magia qualquer com potencializar. Posso transformar ela numa magia de cura do nível da magia original e com efeito de potencializar ou tenho q usar uma magia de cura do nível efetivo da magia antiga MAIS o nível para o "potencializar". Nunca achei referência nenhuma quanto a isso no livro. Justifique a resposta. =b
Imagem
Natsuiro

Mensagempor Lune em 10 Fev 2008, 00:24

The cleric can "lose" any prepared spell that is not a domain spell in order to cast any cure spell of the same spell level or lower (a cure spell is any spell with "cure" in its name).

Pela RAW, você só pode trocar uma magia preparada por uma magia de cura de mesmo nível. Então, se você quiser trocar uma Detect Evil com Extend Spell (total segundo nível) por uma magia de cura, você só recebe uma magia do nível original, sem feats metamágicas. Ou seja, uma Cure Light Wounds de primeiro nível.

Eu imagino que a interpreção RAI seria que você pode trocar o Detect Evil com Extend Spell por um Cure Moderate Wounds, por exemplo, levando em consideração o nível do slot gasto e não o nível original da magia que ocupava aquele slot.

De qualquer forma, o talento metamágico não se aplica à magia usada expontaneamente.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Natsuiro em 10 Fev 2008, 00:34

Obrigado! \o/

Então, usando a melhor interpretação das regras, não trocaria por uma do nível original com a magia sob efeito do talento, mas sim uma magia de cura do mesmo nível do slot 'sacrificado'.
Ok, dúvida sanada!

Valeo Lune /o/
Imagem
Natsuiro

Mensagempor Eltor Macnol em 10 Fev 2008, 00:40

Eu diria que você pode sim converter em uma magia de cura com metamágico aplicado, baseado na frase:

The divine energy of the spell that the cure or inflict spell substitutes for is converted into the cure or inflict spell as if that spell had been prepared all along.

Portanto, seria tratado como se você já tivesse preparado ela com o metamágico.

Eu consideraria o slot usado pela magia convertida, e não o nível original dela antes do metamágico, também. Mas eu sou um mestre mão aberta demais... e acho que metamágicos já são restritivos o bastante. :P
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Lune em 10 Fev 2008, 00:45

Portanto, seria tratado como se você já tivesse preparado ela com o metamágico.

O possível problema disso é que tem boas chances do talento metamágico não ser aplicável, como no meu exemplo de um Detect Evil com Extend Spell. Mas concordo que a regra deixa espaço para essa interpretação.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Natsuiro em 10 Fev 2008, 00:52

AEwhueawheaw
Que indecisão!
:b

Qual seria a "mais correta"?
Achei interessante esse teu quote Eltor [claro que achei, poxa, isso pode vir a calhar! XD], mas então seria possível eu considerar essas duas versões, duas interpretações do que eu entendi?
- O Clérigo pode sacrificar a magia de 2º nível preparada com talento metamágico e, assim, sendo usando um slot de 4º nível para:
1) Usar uma magia de cura de 4º nível
2) Usar uma magia de cura de 2º nível sob efeito do Talento.

Seria as duas opções válidas? Por que eu poderia interpretar a magia no 4º slot como preparada desde o começo como 4º, ou 2º mais 2 níveis.

Meo, sei que estou sendo confuso, mas realmente gostaria de saber estas possibilidades. Hora ou outra isso realmente vai ser útil, pra mim ou pra quem mais ler isto.
Imagem
Natsuiro

Mensagempor Eltor Macnol em 10 Fev 2008, 00:53

Mas eu não me refiro a "manter" o metamágico na magia.

Me refiro a, por exemplo, trocar uma magia qualquer de nível 3 (sem metamágico) por uma de cura nível 2 com metamágico.

EDIT:

A resposta acima foi pro Lune.

Natsuiro, eu permitiria ambas as opções que você listou. Mas reitero que eu sou um mestre liberal :P
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Lune em 10 Fev 2008, 00:58

Me refiro a, por exemplo, trocar uma magia qualquer de nível 3 (sem metamágico) por uma de cura nível 2 com metamágico.

Isso é um aumento considerável de poder para magias usadas espontaneamente, já que dependendo da situação o jogador pode escolher aplicar Empower, Chain ou qualquer outra feat metamágica sem aumentar o tempo de cast da magia. Eu acho que isso está definitivamente fora do escopo original da habilidade. Na minha opinião, apenas a sua opção 1 é válida.

Dito isso, não é exatamente algo que vá estragar o jogo, então funciona como o Mestre disser que funciona.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Natsuiro em 10 Fev 2008, 01:16

Lune... acho que ninguém considerou não aumentar o tempo de conjuração da magia.
E esse é um caso que funciona apenas para o Clérigo, tendo em vista a situação, que é sacrificar uma magia preparada por uma outra, de cura.

Se eu sacrificar uma magia de nível 4 para usar uma magia de nível 2 com um metamágico, seria o que está escrito na descrição do livro q o Eltor disse: seria como se eu tivesse preparado a magia desde o começo. Ou seja, tempo normal do metamágico funcionando aí.

----------
EDIT
----------
GODDAMNIT! >.<

Bem, acho que fui MUITO iniciante em vir perguntar aqui antes de ver no livro. ._.

Livro do Jogador, página 88
Conversão espontânea e Talentos Metamágicos:
Os clérigos, que convertem espontaneamente suas magias em efeitos de curar ou infligir ferimentos, também conseguem fazê-lo aplicando os talentos metamágicos. Por exemplo, um clérigo de 11ºnível poderia renunciar a uma magia de 6º nível, preprarada anteriormente, para lançar curar ferimentos críticos [que é de 5º nível] alterada. Esse processo também exigirá mais tempo. converter um efeito metamágico de 1 ação requer uma ação de rodada completa. As magias cm tempo de execução maior exigem uma ação de rodada completa adicional para serem conjuradas.

Obrigado pela atenção. >_<

Imagem
Natsuiro

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários