Falar que os PC's são imortais apenas lendo o livro do jogador ?????
O que não faz nenhum sentido pois os PCs apesar de começarem um pouco mais fortes na quarta edição, não chegam ao nivel de poder da terceira edição em niveis mais altos.
Cara, é disso que eu to falando. É muita presunção (sem ofensas) você achar que sabe o modo como os autores (não só o Trio) fez o livro.
Não é uma presunção pois eu não estou falando "Eu acho que eles estão fazendo isso. É minha opinião herp derp." eu estou falando "Olhe essa incongruencia de regras; Obviamente eles removeram o que eles não gostavam e adicionaram o que eles gostavam a esmo e não fizeram um playtest. Eles mudaram as regras e subistituiram por outras sem um objetivo direto além de "Isso é interessante". Não há confirmação se isso é de fato interessante e funcional, os dois, ou apenas um o outro porque
não houve um playtest o momento do design que mostra se as intenções do autor estão sendo passadas da maneira devida".
Acho ok vc criticar o sistema, mas é errado vc presumir que sabe com as coisas foram feitas.
Me mostre o argumento contrário então além de dizer "Isso é errado."
E sobre publicar algo: cara os materiais meus, seus e do Lumine são feitos por hobbie.
A indústria brasileira de rpgs brasileira foi erguida e é mantida por hobbistas e não por grandes empresas como a Hasbro.
E porra, marcaram vários sucessos.
Steven Mayer fez bastante sucesso com seus livros.
O que a gente faz por hobbie, eles fazem por trabalho. Se o nosso material ficar ruim, não repercute mal pra genrte. Pra eles sim.
Eu ainda estou para ver um livro de Tormenta não vender bem por não ter regras bem feitas.
O publico alvo de Tormenta
não se interessa por regras bem construídas e objetivos de design. Eu apresento a você ao livro básico de tormenta d20 onde você mesmo afirmou várias incongruencias páginas atrás e ao mesmo tempo disse que comprou e gostou. De novo,
não há nada de errado nisso, O Trio/Sexteto/Tanto Faz faz a escolha de Storyteller de empurrar a regra de ouro abaixo de nossas goelas e entregar um sistema não otimizado. Você não pode afirmar contudo, que esses livros possuem regras "inteligentes e bem feitas" (Talvez algumas, mas me refiro em sua totalidade. Nem mesmo tormenta é totalmente ruim no quesito de regras.)
Então mesmo que eu e vc façamos um cenário caseiro, não tamos em posição de criticar o modo como eles fazem o cenário. Eu curto, elogio e tal, mas fico no produto.
Para desaprovar minha opinião você afirma que não importa se eu contribuir para o RPG nacional como hobbista, eu devo abaixar minha cabeça e negar silenciosamente/aprovar silenciosamente o produto dos "profissionais".
Pois muito bem então. Que se fechem as listas de discussão. Se não é possivel falar algo ruim, então não se deve falar algo positivo também. Se nossa opinião - a das pessoas que jogam (ou não) os benditos sistemas dos "profissionais" é inválida, então não há motivo das listas existirem, não é mesmo?
Veja, é por isso que sua contribuição a este tópico está deixando a desejar. Você cruza os braços e fala "Vocês não tem direito de criticar os profissionais pois vocês não são profissionais." e ainda diz "È ok vocês criticarem o sistema".
Porém o sistema é mais do que um bando de numeros socados Matheus, um sistema é um produto de design, e um produto de design requer pesquisa, testes,e a "fagulha do criador" que molda o produto a sua visão (Baseada na pesquisa e testes ) para chegar a um resultado final agradavél.
Cassaro e seus amigos fizeram
exatamente isso! Porém para outro público alvo: Você e outros que não questionam sua lógica por de trás do design e os perdoam com a regra de ouro, algo totalmente válido e da escola da White Wolf.
O problema aqui recorrente é ver como os fãs e os próprios criadores assumem que Tormenta está a cima de regras de design de jogos. Como produto, Tormenta é um hit inteligente e bem feito. Como um jogo, ela deixa a desejar pelas discrepâncias mencionadas lá em cima.
Você entendeu agora?
E eu não irei mais responder a seus posts se você afirmar novamente que eu não posso ter uma opinião porque eu não publiquei um livro, pois afinal eu saberei que nada o que eu falar irá valer alguma coisa para você.