NOTÍCIAS D&D 4e

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Sr. Pichu em 12 Fev 2008, 00:22

mas bardo sempre fez parte de D&D
sacanagem tirar a classe
tudo bem que ele é só suporte...
nem sempre dá prá brilhar, nom? XD
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Vincer em 12 Fev 2008, 01:31

Pichu, só se inventassem novas funções para o bardo. Bardos são essenciais na ambientação, não no grupo. Habilidades músicais forçam um pouco a barra, e o dom musical seria mais um complemento do personagem do que algo essencial... enfim, não há motivos para se ter bardos como classe.

Eu já tenho essa opnião desde o AD&D (a última edição que eu ativamente joguei).
ImagemImagem
Vincer

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor ShinRyuu em 12 Fev 2008, 02:32

mas bardo sempre fez parte de D&D
sacanagem tirar a classe

Ninguém "tirou" a classe nem ela vai deixar de fazer parte do D&D. Só não vai vir no primeiro Livro do Jogador, grandes coisas.
ShinRyuu

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor CF em 12 Fev 2008, 04:36

Na verdade o bardo tem um papel muito bem definido e importante: buffer/de-debuffer.

Ele dá bônus aos companheiros e tira eventuais penalidades deles. Não apenas através das habilidades, mas também com as magias deles.

Uma classe de suporte, igual o clérigo era no AD&D, antes de virar o cara que se entope de magia e senta a porrada melhor que o guerreiro do grupo, como ficou na 3E.
[]'s
Carlos Frederico "Spellcaster" F M Veiga

E não se esqueçam de visitar o meu site: http://www.covil.org
CF

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Deicide em 12 Fev 2008, 12:03

O bardo provavelmente será o líder arcano.

Lembrando a tabelinha:
(Em ordem: Marcial, Arcano, Divino)

Atacante: Ladino, Warlock, ??? (Ranger?)
Controlador: ???, Mago, ??? (Druida?)
Defensor: Guerreiro, ??? (Mageblade? Spellsword?), Paladino
Líder: Warlord, ??? (Bardo?), Clérigo

Três fontes de poder (Marcial, Arcano, Divino) e quatro funções (atacante, controlador, defensor, líder). 3x4 =12. Serão 12 classes básicas no livro, certo?

E quem será o controlador marcial? (ou será que teremos dois Controladores arcanos, mago e feiticeiro, mas nenhum controlador marcial?)
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor WillDice em 12 Fev 2008, 13:11

Deicide escreveu:Três fontes de poder (Marcial, Arcano, Divino) e quatro funções (atacante, controlador, defensor, líder). 3x4 =12. Serão 12 classes básicas no livro, certo?

Doze classes básicas, sim. No livro, provavelmente não. Tudo indica que será nos livros, com a maioria saindo no básico e completando esses "buracos" no PHB II, talvez no PHB III também.

E depois, é só ir acrescentando fontes e, talvez, funções.

Exemplo:
Psiônicos - soulknife (atacante), psion (controlador), psiwarrior (defensor), divine mind ou ardent (líder?).
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Deicide em 12 Fev 2008, 13:41

WillDice escreveu:Doze classes básicas, sim. No livro, provavelmente não. Tudo indica que será nos livros, com a maioria saindo no básico e completando esses "buracos" no PHB II, talvez no PHB III também.

E depois, é só ir acrescentando fontes e, talvez, funções.

Exemplo:
Psiônicos - soulknife (atacante), psion (controlador), psiwarrior (defensor), divine mind ou ardent (líder?).

Acho que você está enganado, Will.

Eles falaram que haveria 12 classes básicas no Livro do Jogador, se não me engano. Seria algo como 12 classes básicas, um número que eu esqueci de Paragon Paths (só me lembro de dizerem que cada Paragon Path seria útil para duas classes distintas, e que haveria pelo menos um Paragon Path para cada classe do livro do jogador) e 6 Destinos Épicos.

Outras classes viriam em livros futuros, mas estas teriam ou novas fontes de poder (como os psiônicos que você citou) ou teriam a combinação de função/fonte de poder repetido (o monge, uma classe não-core foi dito que seria provavelmente um atacante marcial, como o ladino).

Porém, o número (12) de classes do Livro Básico eu me lembro de ter visto sim em algum lugar.

Edit: Lembrei! No Races & Classes fala em 12 Paragon Paths, sendo que eles davam "cerca de 3 possibilidades para cada Classe", pois cada Paragon Path era destinado a duas classes.

Talvez daí eu tenha visto o número 12.

Edit 2: De qualquer forma, o R&C fala de 14 classes, mas algumas delas admite-se que não estarão nos livros básicos. O monge é confirmada como uma dessas classes ausentes, e o Feiticeiro pode ser a segunda dessas classes. As demais são todas classes citadas por mim logo acima, com uma exceção: O Bárbaro que eu esqueci de mencionar antes! Seria ele o controlador marcial? A descrição do bárbaro no livro diz que o bárbaro do narrador usa uma habilidade para sair correndo pelo campo de batalha e destruir diversos esqueletos de uma só vez. Seria o Bárbaro o nosso controlador marcial? hmmm...

Tabelinha atualizada:
(Em ordem: Marcial, Arcano, Divino)

Atacante: Ladino, Warlock, ??? (Ranger?)
Controlador: ??? (Bárbaro?), Mago, ??? (Druida?)
Defensor: Guerreiro, ??? (Magesword?), Paladino
Líder: Warlord, ??? (Bardo?), Clérigo
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Wykthor em 12 Fev 2008, 19:16

Mensagem do Mike Mearls sobre a "customização" de classes:

One of the nice things about the roles is that they let you play around with power sources without messing up the basic structure of the game. You can totally do a no magic game with the PH by sticking to the fighter, rogue, warlord, and ranger. You wouldn't have a controller, but it is possible to create a martial one.

You can also roll things back another step and do some crazy stuff with the structure of the classes. Since many of the elements of character progression are unified, you could run classless D&D by allowing players to select maneuvers and spells from any class they want, mingling the two together, or start everyone with access to all heroic abilities and grant access to divine and arcane via feats.

The really nice thing is that this structure allows you to better depict many classic D&D settings and fantasy worlds. You can run pre-War of the Lance adventures in Dragonlance without clerics. You could run Conan with just the heroic classes for PCs and NPC spellcasters as villains and allies.

The one stumbling block is that the game expects fighters to wear heavy armor, but you could get around that by building a simple house rule (a fighter in light armor gets a flat bonus to AC to make up the gap).

Fonte: http://www.enworld.org/showpost.php?p=4 ... ostcount=6
Victor Caminha

Co-autor de "Mítica - Desbravando o Oriente"

Arquivos de Mítica: Cosmologia do cenário, Errata de "Mítica - Desbravando o Oriente"

Bestiário: Sentinela Nacarita, Druhak, Centauro da Lua Nova (Lápito), Kurapsu
Wykthor

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor ShinRyuu em 12 Fev 2008, 19:56

You can also roll things back another step and do some crazy stuff with the structure of the classes. Since many of the elements of character progression are unified, you could run classless D&D by allowing players to select maneuvers and spells from any class they want, mingling the two together, or start everyone with access to all heroic abilities and grant access to divine and arcane via feats.

Depois de muito tempo de calmaria... NERDGASMO!

Deicide, se não tiverem mudado o barco de direção, serão 8 classes e 12 paragon paths no PH1. Além disso, ranger e druida não serão Divine, serão Primal. Bárbaro também será Primal. E vem Shadow pela frente também. Ranger está confirmado como Striker, eu acho que bárbaro será Defender, mas druida não sei, pois vai focar na forma selvagem e magias de ataque e utilitárias.

Edit: Ah, e o arcane defender se chama swordmage, não magesword. :linguinha:
ShinRyuu

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Handel em 12 Fev 2008, 20:53

O Ranger não vai ser martial? o.O

Edit: Já tinha imaginado que algo assim seria possível, ou ao menos feito depois por alguma Green Ronin da vida.

Mas eu tinha imaginado algo no gênero classes: Striker, Defender, Leader, Controler. Onde se escolheria a fonte de tal poder. Ou o contrário, sendo a "classe" a fonte dos poderes, selecionando-se talent trees de algum dos roles.
Handel

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Deicide em 12 Fev 2008, 22:03

Fonte de poder Primal? Dessa eu não sabia. :blink:

Deicide

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Fëanor em 12 Fev 2008, 22:06

Como funciona os Paragons exatamente?
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Torneco em 12 Fev 2008, 22:30

Os Paragon Paths são como CdPs, são classes extras que vem a customizar mais o personagem. A diferença é que elas vem adicionar habilidades, os níveis de PP sobem em conjunto com sua classe normal.

Um guerreiro 10 que suba de nível e pegue um PP vai ficar Guerreiro 11/Mestre das Armas 1 (PP fictício)
Torneco

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor AKImeru em 12 Fev 2008, 23:50

Divine mind é o pior conceito de classe já inventada por alguem.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Kinn em 13 Fev 2008, 00:16

De fato. E o ardent é um dos melhores que já vi. Se chamassem a classe de filósofo eu acharia de bom tamanho. Pode não ser tão forte quanto o psion, mas é conceitualmente muito legal.
Kinn

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários