[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor AKImeru em 20 Nov 2010, 16:50

Desculpe, Oda. Isso não é argumento. Sério, não é argumento. É uma afirmação só pra marcar sua posição. Não é argumento porque não vai fazer avançar a discussão, não contribui com nada. Vamos ficar aqui a) discutindo um pontinho menor, b) discutindo a metalinguagem da discussão.

Na realidade, é um começo de uma argumentação. Você disse que existe a possibilidade de Grim Dark por mais Hurr Durr que seja, eu eu afirmo que não, e que as tentativas do jogo sequer chegam a ser "hurr durr". O mais próximo a grim dark seria as obras do Caldela, onde soldados precisam de prostitutas e espadas não tem fios - mesmo se isso contradiz tudo o que você já sabia sobre o cenário.

Você diz que isso apenas afirma minha posição. Se eu quisesse afirmar minha posição, eu o faria sem rodeios. Eu quotei algo em especifico porque queria comentar e discutir o quão absurdo o conceito é aplicado em Tormenta.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Emil em 20 Nov 2010, 16:55

Ok, então, por favor, desenvolva.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Emil

Mensagempor AKImeru em 20 Nov 2010, 17:01

Emil escreveu:Ok, então, por favor, desenvolva.

É simples. "Grim Dark" é uma exageração de "Dark Fantasy". Algo que requer muita atmosfera para poder funcionar.

Você não pode em um cenário ter esse estilo de jogo com outro - por mais que Cassaruman e seus emissários de Mocorongisard tentem lhe convencer que Tormenta suporta tudo, é justamente esse estilo de jogo que ele não suporta.

Muitos apontam os Iefeus como o fator "grim dark" do jogo, tendo em vista que são imorriveis, ultra podersos e etc. Mas isso gera apenas o efeito contrário na atmosfera do jogo, que já é "Altas Aventuras". Eles são vistos pelos jogadores como apenas mais um obstaculo.
AKImeru

Mensagempor Emil em 20 Nov 2010, 17:04

Desculpe, não estou entendendo muito bem seu ponto. Sério.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Emil

Mensagempor GoldGreatWyrm em 20 Nov 2010, 17:18

Emil escreveu:Gegê, abre o livro e começa a citar.

...como é que é? :sobrancelha:
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Skar em 20 Nov 2010, 17:18

Emil.

Quanto ao GT não comprei ele , mas li diversas partes dele e procurei me informar sobre como as mudanças ocorreram agora a questão escravidão está lá desde do inicio a unica diferença é que antes os minos não fediam nem cheiravam no cenário hoje eles mandam e continuam a ser leais e neutros.

Matheus

Using others for personal gain
Bullying and cowing innocents
Bringing despair

Tudo isso que está no livro Book of Vile Darkness é utilizado quando você escraviza uma pessoa já que ela uma coisa que você pode usar para bem prazer. E todas as sociedades que você citou se eu fosse colocar no eixo de tendência de D&D todas seriam predominantemente malignas.

Se esse argumento não serve use o de comparação com outros cenários e raças e veja se elas são consideradas boas neutras ou más. Em dragonlance os minos são maus, Thay por exemplo é má e todas usam muito escravos.
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor Elven Paladin em 20 Nov 2010, 17:49

Se esse argumento não serve use o de comparação com outros cenários e raças e veja se elas são consideradas boas neutras ou más. Em dragonlance os minos são maus, Thay por exemplo é má e todas usam muito escravos.

Darguun de Eberron tem a escravidão legalizada e é governada por personagem Neutro (se bem que se pode argumentar que Haruuc faz o possível para tornar Darguun decente, mas o que não falta são maus elementos ali) e Mulhorand de Forgotten Realms é um Teocracia governada por "Avatares" ou por seus descentes ( o atual governante, Horustep III é um Paladino) que também possuem escravos - embora protegidos por uma série de leis e direitos.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Russel em 20 Nov 2010, 18:02

Emil escreveu:Falso, argumento só pra justificar o ódio. Uma das reclamações mais correntes neste tópico é o fato de como Tormenta quer ser um cenário em que se possa jogar qualqer estilo de aventura, desde tatitante mais exdrúxulo e colorido até o mais hurr durr grim dark. Mas agora vamos esquecer disso e fingir que o cenário se pretende um bloco monolítico e duro da mais hardcore fidelidade.

tentar combinar características de um mundo "cinza" com o maniqueismo padrão de D&D vai gerar uma tremenda confusão no jogo tanto em termos de regras quanto de interpretação (mas parece que isso pouco importa pra você). combinar colorido exdruxulo com grim dark e a mesma coisa que juntar teletubes e call of ctulhu no mesmo mundo :linguinha:

Emil escreveu: Pra começar, eu ainda nem usei esse argumento a ferro e fogo. Quando comecei a discutir esse infrutífero ponto, minha curiosidade era saber como os autores tinham resolvido isso sem arrancar o sistema de tendências fora.

a resposta e simples:não resolveram ^_^

Emil escreveu:Depois, é chorar sobre leite derramado coisa nenhuma. Dado o nível de argumentação rasteiro aqui no tópico, a "incinzabilidade" de qualquer coisa que venha de Tormenta ou que tente usar o sistema de tendências de D&D é simplesmente dogma e vontade de continuar odiando. Mais pensamentozinho de manada. Retiro o pensamentozinho de manada se 50% dos que estiverem metendo o pau realmente chegaram a ler o livro.

ficar batendo na tecla do "a escravidão dos minotauros e neutra por que e diferente" e chorar sobre o leite derramado SIM. Não e questão de "pensamento de manada" , e simplismente o pensamento logico.
quer usar o sistema de tendências de D&D ? otimo. MAS FAÇA ISSO DIREITO

Emil escreveu:Perfeito, melhor ainda. Por que você não aceita isso quando se trata de tormenta?

pelo simples fato de que os criadores de tormenta não re-adaptaram D&D. eles assassinaram as regras mesmo

agora serio Emil. por que ao inves de ficar acusando os outros de pensamento de manada e de odio, você não apresenta um contra argumento que preste :sobrancelha:
Editado pela última vez por Russel em 20 Nov 2010, 20:08, em um total de 2 vezes.
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Russel

Mensagempor Skar em 20 Nov 2010, 18:05

Darguun não é o reino que na linha do que exporta é mercenários? Ser governado não faz nem um pouco que a sociedade deles é neutra. E em Eberron a uma tentativa de mundo cinza onde você pode ter clérigos de uma divindade Boa serem maus.

Mulhorand como o Gege já mencionou tem todo um background e poucas pessoas sequer sabem da sua existência.

Explico por que isso é importante por que mulhorand nunca foi um dos focos de acontecimentos que modificassem o mundo até onde meu parco conhecimento de FR me lembra. Já os minos são elementos muito importantes no cenário e são uma raça maligna antes não fazia diferença você ler sobre o império deles que tava na p%&*q$%#¨& só que eles agora tem metade do reinado quase e os autores tentam vender isso como neutro.

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Skar

Mensagempor AKImeru em 20 Nov 2010, 18:14

Emil escreveu:Desculpe, não estou entendendo muito bem seu ponto. Sério.

Meu ponto é: Você afirmou que Tormenta foi feita com diversos estilos de jogo em mente, e o meu foi de que "Não funciona assim, infelizmente."
AKImeru

Mensagempor Elven Paladin em 20 Nov 2010, 18:14

Mulhorand como o Gege já mencionou tem todo um background

Então existem justificativas para a Escravidão não ser maligna? Isso destrói quase toda a argumentação nesse tópico.

e poucas pessoas sequer sabem da sua existência.

Explico por que isso é importante por que mulhorand nunca foi um dos focos de acontecimentos que modificassem o mundo até onde meu parco conhecimento de FR me lembra.

Mullhorand não é uma das grandes estrelas e reinos mais populares de Fâerun, fato, afinal ele foi completamente obliterado pela Spellplague. Mas isso não é relevante de maneira alguma, já que isso não afeta a coerência ou não do tema e o argumento de que toda forma de escravidão é maligna em D&D.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor AKImeru em 20 Nov 2010, 18:20

Então existem justificativas para a Escravidão não ser maligna? Isso destrói quase toda a argumentação nesse tópico.

Na realidade apenas deixa claro que Forgotten Realms falhou em obedecer as tendencias RAW e Eberron, bem eles nunca obedeceram as tendencias by RAW

não do tema e o argumento de que toda forma de escravidão é maligna em D&D.

Eu ainda acho escravidão neutra, estupro maligno. Mas o que eu sei?
AKImeru

Mensagempor GoldGreatWyrm em 20 Nov 2010, 18:20

Os escravos de Mulhorand são mais uma casta do que escravos per se. Em Tapista eles tocam escravos no coliseu e chicoteiam. Em Mulhorand isso é crime com pena de morte :haha:
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Skar em 20 Nov 2010, 18:58

Skar escreveu:

Using others for personal gain
Bullying and cowing innocents
Bringing despair

Tudo isso que está no livro Book of Vile Darkness é utilizado quando você escraviza uma pessoa já que ela uma coisa que você pode usar para bem prazer. E todas as sociedades que você citou se eu fosse colocar no eixo de tendência de D&D todas seriam predominantemente malignas.

Essa forma é unica que vejo de se manter escravidão sem detalhes e como todos eles se aplicam aos escravos de tapista eu acho que eles são mal. Ou te citando dois erros não fazem um acerto ter um reino que não fede nem cheira com um sistema escravista que dar pra engulir não ser maligno quando em todos os outros cenários e inclusive reinos desse cenário são maus.

Skar

Mensagempor Gladius Dei em 20 Nov 2010, 19:31

Escravidão não-maligna, de minha opinião, seria os escravos não "serem escravos". Explico: escravos seriam uma ficção jurídica para um grupo de pessoas que estão sob a jurisdição de outra, considerados como incapazes (exemplificando, como se fossem menores, loucos, ou qualquer desses grupos que não respondem pelos próprios atos mesmo sendo formado por seres humanos e com capacidade de raciocínio). Você não poderia usá-los para ganho pessoal, não poderia abusar deles, etc etc., e eles não responderiam pelos próprios atos, e sim o "dono" ou guardião.

SE, e apenas, SE esse fosse o caso da escravocracia de Tapista, e SE eles não tivessem que manter relações sexuais (muitas das quais, presume-se, forçadas pelo direito deles, ou pela própria força) com suas escravas, poderiamos dizer que a relação escravista e de reprodução dos minotauros não seria maligna. No entanto, o que eu compreendi de toda a informação dada por aqueles que leram os livros é que os minotauros não se importam em fazer uso deles para ganho pessoal, vários maltratam seus escravos, etc. Isso foi o que percebi até agora, pelo menos.
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários