[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

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Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor AKImeru em 20 Nov 2010, 16:50

Desculpe, Oda. Isso não é argumento. Sério, não é argumento. É uma afirmação só pra marcar sua posição. Não é argumento porque não vai fazer avançar a discussão, não contribui com nada. Vamos ficar aqui a) discutindo um pontinho menor, b) discutindo a metalinguagem da discussão.


Na realidade, é um começo de uma argumentação. Você disse que existe a possibilidade de Grim Dark por mais Hurr Durr que seja, eu eu afirmo que não, e que as tentativas do jogo sequer chegam a ser "hurr durr". O mais próximo a grim dark seria as obras do Caldela, onde soldados precisam de prostitutas e espadas não tem fios - mesmo se isso contradiz tudo o que você já sabia sobre o cenário.

Você diz que isso apenas afirma minha posição. Se eu quisesse afirmar minha posição, eu o faria sem rodeios. Eu quotei algo em especifico porque queria comentar e discutir o quão absurdo o conceito é aplicado em Tormenta.
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Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Emil em 20 Nov 2010, 16:55

Ok, então, por favor, desenvolva.
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Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor AKImeru em 20 Nov 2010, 17:01

Emil escreveu:Ok, então, por favor, desenvolva.

É simples. "Grim Dark" é uma exageração de "Dark Fantasy". Algo que requer muita atmosfera para poder funcionar.

Você não pode em um cenário ter esse estilo de jogo com outro - por mais que Cassaruman e seus emissários de Mocorongisard tentem lhe convencer que Tormenta suporta tudo, é justamente esse estilo de jogo que ele não suporta.

Muitos apontam os Iefeus como o fator "grim dark" do jogo, tendo em vista que são imorriveis, ultra podersos e etc. Mas isso gera apenas o efeito contrário na atmosfera do jogo, que já é "Altas Aventuras". Eles são vistos pelos jogadores como apenas mais um obstaculo.
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Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Emil em 20 Nov 2010, 17:04

Desculpe, não estou entendendo muito bem seu ponto. Sério.
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Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor GoldGreatWyrm em 20 Nov 2010, 17:18

Emil escreveu:Gegê, abre o livro e começa a citar.

...como é que é? :sobrancelha:
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Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Skar em 20 Nov 2010, 17:18

Emil.

Quanto ao GT não comprei ele , mas li diversas partes dele e procurei me informar sobre como as mudanças ocorreram agora a questão escravidão está lá desde do inicio a unica diferença é que antes os minos não fediam nem cheiravam no cenário hoje eles mandam e continuam a ser leais e neutros.

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Se esse argumento não serve use o de comparação com outros cenários e raças e veja se elas são consideradas boas neutras ou más. Em dragonlance os minos são maus, Thay por exemplo é má e todas usam muito escravos.
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Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Elven Paladin em 20 Nov 2010, 17:49

Se esse argumento não serve use o de comparação com outros cenários e raças e veja se elas são consideradas boas neutras ou más. Em dragonlance os minos são maus, Thay por exemplo é má e todas usam muito escravos.


Darguun de Eberron tem a escravidão legalizada e é governada por personagem Neutro (se bem que se pode argumentar que Haruuc faz o possível para tornar Darguun decente, mas o que não falta são maus elementos ali) e Mulhorand de Forgotten Realms é um Teocracia governada por "Avatares" ou por seus descentes ( o atual governante, Horustep III é um Paladino) que também possuem escravos - embora protegidos por uma série de leis e direitos.
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Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Russel em 20 Nov 2010, 18:02

Emil escreveu:Falso, argumento só pra justificar o ódio. Uma das reclamações mais correntes neste tópico é o fato de como Tormenta quer ser um cenário em que se possa jogar qualqer estilo de aventura, desde tatitante mais exdrúxulo e colorido até o mais hurr durr grim dark. Mas agora vamos esquecer disso e fingir que o cenário se pretende um bloco monolítico e duro da mais hardcore fidelidade.


tentar combinar características de um mundo "cinza" com o maniqueismo padrão de D&D vai gerar uma tremenda confusão no jogo tanto em termos de regras quanto de interpretação (mas parece que isso pouco importa pra você). combinar colorido exdruxulo com grim dark e a mesma coisa que juntar teletubes e call of ctulhu no mesmo mundo :linguinha:

Emil escreveu: Pra começar, eu ainda nem usei esse argumento a ferro e fogo. Quando comecei a discutir esse infrutífero ponto, minha curiosidade era saber como os autores tinham resolvido isso sem arrancar o sistema de tendências fora.


a resposta e simples:não resolveram ^_^

Emil escreveu:Depois, é chorar sobre leite derramado coisa nenhuma. Dado o nível de argumentação rasteiro aqui no tópico, a "incinzabilidade" de qualquer coisa que venha de Tormenta ou que tente usar o sistema de tendências de D&D é simplesmente dogma e vontade de continuar odiando. Mais pensamentozinho de manada. Retiro o pensamentozinho de manada se 50% dos que estiverem metendo o pau realmente chegaram a ler o livro.


ficar batendo na tecla do "a escravidão dos minotauros e neutra por que e diferente" e chorar sobre o leite derramado SIM. Não e questão de "pensamento de manada" , e simplismente o pensamento logico.
quer usar o sistema de tendências de D&D ? otimo. MAS FAÇA ISSO DIREITO

Emil escreveu:Perfeito, melhor ainda. Por que você não aceita isso quando se trata de tormenta?


pelo simples fato de que os criadores de tormenta não re-adaptaram D&D. eles assassinaram as regras mesmo

agora serio Emil. por que ao inves de ficar acusando os outros de pensamento de manada e de odio, você não apresenta um contra argumento que preste :sobrancelha:
Editado pela última vez por Russel em 20 Nov 2010, 20:08, em um total de 2 vezes.
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Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Skar em 20 Nov 2010, 18:05

Darguun não é o reino que na linha do que exporta é mercenários? Ser governado não faz nem um pouco que a sociedade deles é neutra. E em Eberron a uma tentativa de mundo cinza onde você pode ter clérigos de uma divindade Boa serem maus.

Mulhorand como o Gege já mencionou tem todo um background e poucas pessoas sequer sabem da sua existência.

Explico por que isso é importante por que mulhorand nunca foi um dos focos de acontecimentos que modificassem o mundo até onde meu parco conhecimento de FR me lembra. Já os minos são elementos muito importantes no cenário e são uma raça maligna antes não fazia diferença você ler sobre o império deles que tava na p%&*q$%#¨& só que eles agora tem metade do reinado quase e os autores tentam vender isso como neutro.
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Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor AKImeru em 20 Nov 2010, 18:14

Emil escreveu:Desculpe, não estou entendendo muito bem seu ponto. Sério.


Meu ponto é: Você afirmou que Tormenta foi feita com diversos estilos de jogo em mente, e o meu foi de que "Não funciona assim, infelizmente."
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Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Elven Paladin em 20 Nov 2010, 18:14

Mulhorand como o Gege já mencionou tem todo um background


Então existem justificativas para a Escravidão não ser maligna? Isso destrói quase toda a argumentação nesse tópico.

e poucas pessoas sequer sabem da sua existência.

Explico por que isso é importante por que mulhorand nunca foi um dos focos de acontecimentos que modificassem o mundo até onde meu parco conhecimento de FR me lembra.


Mullhorand não é uma das grandes estrelas e reinos mais populares de Fâerun, fato, afinal ele foi completamente obliterado pela Spellplague. Mas isso não é relevante de maneira alguma, já que isso não afeta a coerência ou não do tema e o argumento de que toda forma de escravidão é maligna em D&D.
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Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor AKImeru em 20 Nov 2010, 18:20

Então existem justificativas para a Escravidão não ser maligna? Isso destrói quase toda a argumentação nesse tópico.


Na realidade apenas deixa claro que Forgotten Realms falhou em obedecer as tendencias RAW e Eberron, bem eles nunca obedeceram as tendencias by RAW

não do tema e o argumento de que toda forma de escravidão é maligna em D&D.


Eu ainda acho escravidão neutra, estupro maligno. Mas o que eu sei?
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Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor GoldGreatWyrm em 20 Nov 2010, 18:20

Então existem justificativas para a Escravidão não ser maligna? Isso destrói quase toda a argumentação nesse tópico.

Os escravos de Mulhorand são mais uma casta do que escravos per se. Em Tapista eles tocam escravos no coliseu e chicoteiam. Em Mulhorand isso é crime com pena de morte :haha:
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Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Skar em 20 Nov 2010, 18:58

Skar escreveu:

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Essa forma é unica que vejo de se manter escravidão sem detalhes e como todos eles se aplicam aos escravos de tapista eu acho que eles são mal. Ou te citando dois erros não fazem um acerto ter um reino que não fede nem cheira com um sistema escravista que dar pra engulir não ser maligno quando em todos os outros cenários e inclusive reinos desse cenário são maus.
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Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Gladius Dei em 20 Nov 2010, 19:31

Escravidão não-maligna, de minha opinião, seria os escravos não "serem escravos". Explico: escravos seriam uma ficção jurídica para um grupo de pessoas que estão sob a jurisdição de outra, considerados como incapazes (exemplificando, como se fossem menores, loucos, ou qualquer desses grupos que não respondem pelos próprios atos mesmo sendo formado por seres humanos e com capacidade de raciocínio). Você não poderia usá-los para ganho pessoal, não poderia abusar deles, etc etc., e eles não responderiam pelos próprios atos, e sim o "dono" ou guardião.

SE, e apenas, SE esse fosse o caso da escravocracia de Tapista, e SE eles não tivessem que manter relações sexuais (muitas das quais, presume-se, forçadas pelo direito deles, ou pela própria força) com suas escravas, poderiamos dizer que a relação escravista e de reprodução dos minotauros não seria maligna. No entanto, o que eu compreendi de toda a informação dada por aqueles que leram os livros é que os minotauros não se importam em fazer uso deles para ganho pessoal, vários maltratam seus escravos, etc. Isso foi o que percebi até agora, pelo menos.
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

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