[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Gladius Dei em 23 Nov 2010, 14:40

OFF

João-Aragorn: Já estou pensando nos meus estudos de mestrados e pós na área, sim! PIC encaminhado e pans, medieval 4evah! Sinto inveja de você ter tido a chance de chegar perto do Hilário! É o Brasil "chegando" no medieval, heheh...

ON

Quanto à questão de divindades com clérigos de tendências diferentes: senhores, vamos com calma. Essa mesma possibilidade acontece em Eberron: lá os clérigos podem ser de tendência diferente das divindades que seguem, e ainda recebem poderes.

Atentem para o ponto, no entanto, que em Eberron as divindades são, SE existentes, distantes. Isso casa bem com o cenário mas "cinza" de Eberron. Muito diferente do caso de Tormenta, onde, embora a premissa seja de que as divindades não interfiram no mundo, elas interferem muitas vezes E tem contato direto com várias pessoas/grupos.

Talvez seja mais difícil sim ser um clérigo de uma divindade com uma tendência diferente da sua, ainda mais quando ela é tão presente. Só tomem cuidado para não dizerem que é impossível, no entanto... que me lembre, o modelo de "escolhido" pode ser usado em pessoas que nem mesmo queriam ser escolhidos da divindade, quase como um "castigo", não?
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

Mensagempor Metal Sonic em 23 Nov 2010, 14:50

O problema é que os NPCs não se dão ao trabalho de seguir metade das regras no qual o cenário se propõe. Eu sei que NPCs não precisam seguir regras, mas eles abusam.
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Metal Sonic
Webmaster

Mensagempor Lumine Miyavi em 23 Nov 2010, 14:50

Gladius Dei escreveu:Talvez seja mais difícil sim ser um clérigo de uma divindade com uma tendência diferente da sua, ainda mais quando ela é tão presente. Só tomem cuidado para não dizerem que é impossível, no entanto... que me lembre, o modelo de "escolhido" pode ser usado em pessoas que nem mesmo queriam ser escolhidos da divindade, quase como um "castigo", não?

Não existe o modelo escolhido, mas tem o modelo Sumo-Sacerdote, que confere inclusive poderes de "Censura", eliminando os poderes divinos de qualquer clérigo da mesma religião.

Grande castigo. XD
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Sr. Pichu em 23 Nov 2010, 14:51

Gladius Dei, Exceto que Eberron já tinha essa premissa DESDE o começo, diferente de Tormenta
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor AKImeru em 23 Nov 2010, 15:19

Lumine Miyavi escreveu:Russel, MESTRE ARSENAL colocou os pés na mesa e desafiou o Deus que lhe deu poderes pra briga. Acho que funciona dessa forma, sim.

Não esqueça dos CAPS THE MOTHERFUCKING LOCK
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 23 Nov 2010, 15:58

Lumine Miyavi escreveu:Russel, MESTRE ARSENAL colocou os pés na mesa e desafiou o Deus que lhe deu poderes pra briga. Acho que funciona dessa forma, sim.

Lumine, cê leu a parte das obrigações e restrições dos clérigos de Keen que diz que eles nunca podem fugir ao combate? Também leu a parte do IdM que diz que Keen não QUER que seu sumo sacerdote seja um mero servo e sim um inferior na cadeia de comando? E a parte em que o Arsenal NÃO desafiou o Keen pra porrada e sim se recusou a obedecer até que o Keen deu um ultimato de que ou ele obedecia ou entrava na porrada e o Arsenal acatou?

E Oda, cê se engana ao pensar que o Caldela é o único autor a usar letras em caixa alta pra ilustrar uma voz-não humana. É um recurso largamente utilizado, já vi até em livro do Asimov.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor GoldGreatWyrm em 23 Nov 2010, 16:01

Keen não QUER que seu sumo sacerdote seja um mero servo e sim um inferior na cadeia de comando?

Hierárquia, subordinação e depência. Sim, ele é um servo de Keen. Um empregado. Keen é patrão, Arsenal não.

Afinal, inferior na cadeia de comando é algo bem... comum. É só ver os nossos milicos varrendo o pátio dos quartéis e preparando comida na cozinha :haha:
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 23 Nov 2010, 16:05

Sim, e o Arsenal abusou e o Keen rapidamente colocou ele na linha. Não pode?
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor AKImeru em 23 Nov 2010, 16:11

E Oda, cê se engana ao pensar que o Caldela é o único autor a usar letras em caixa alta pra ilustrar uma voz-não humana. É um recurso largamente utilizado, já vi até em livro do Asimov.

É ainda um recurso terrivel para descrever vozes.

Ao em vez de descrever a voz, você se utiliza de um recurso gráfico em um meio textual. Isso destoa do resto da própria midia.

Não me interessa se o Paulo Coelho, Tolkien ou o Caldela usam tal recurso. É estúpido. Você le um livro pelas descrições, pelo texto, pelas mensagens do código, e não por causa do código.

Eu uso caps lock o TEMPO INTEIRO (VEJA!) sim, mas em forúns, que são multi mídia e é algo mais informal.

Isso sem falar que é engraçado imaginar o Arsenal berrando enquanto fala.

Eu sou o único que achou aquela cena idiota NÃO PORQUE O ARSENAL desafio Keen, mas porque Keen soou feito uma mulherzinha na conversa toda?

E que se Arsenal fez a coisa mesmo assim porque Keen colocou ele na linha - sendo o fato que Keen é um deus e inerentemente mais poderoso do que Arsenal, porque diabos Arsenal desafio Keen?

Quero dizer, Arsenal desafiando pessoas faz todo sentido. Ele é o Arsenal! Mas desafiar alguém mais poderoso do que você é meio idiota para alguém que representa o conceito de Guerra. O conceito básico de guerra tem a ver com brutalidade e violencia sim, mas estrategia. E isso é um erro de estratégia básico.
AKImeru

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 23 Nov 2010, 16:19

Cara, pensa fora da caixa. Só pelo que tu falou não devia existir livro ilustrado! Itálico, Caixa alta, tudo isso é utilizado e válido. O Saramago era um que escrevia cagando litros pra pontuação, mas ganhou um Nobel. A forma como a mensagem chega é tão importante quanto a própria.

Eu não imagino o Arsenal gritando, penso mais numa voz metálica e sem entonação. Quase como o Darth Vader, só que sem a asma.

Desafiou o Keen porque o cara tava fazendo uma merda suicida e deixou ele nervoso. Até ele tem direito de meter os pés pelas mãos de vez em quando.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor AKImeru em 23 Nov 2010, 16:22

Matheus Borges Ziderich escreveu:Cara, pensa fora da caixa. Só pelo que tu falou não devia existir livro ilustrado! Itálico, Caixa alta, tudo isso é utilizado e válido. O Saramago era um que escrevia cagando litros pra pontuação, mas ganhou um Nobel. A forma como a mensagem chega é tão importante quanto a própria.

Eu não imagino o Arsenal gritando, penso mais numa voz metálica e sem entonação. Quase como o Darth Vader, só que sem a asma.

1) Eu não sou o Saramago e nem pretendo ser. Saramago cagava para pontuação, porém ele tinha uma consistência própria e usava das "falhas" do portugues para construir textos interessantes.
2) Caldela nunca vai chegar nem aos germes do estômago do Saramago.
3) Caldela não usou o Caps de maneira inteligente. Ele usou eles de maneira direta. "Arsenal tem um vozeirão. Ele fala em caixa Alta então."

E nós imaginamos ele gritando porque CAPS THE MOTHERFUCKING LOCK é associado a gritos nos dias de hoje e uma série de pessoas desse forum reagirão dessa maneira quando o fragmento foi postado aqui então não sou eu catando briga sobre isso.
AKImeru

Mensagempor GoldGreatWyrm em 23 Nov 2010, 16:25

Eu imagino um dalek. Isso estraga a imersão.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Smaug em 23 Nov 2010, 16:26

Perceba que ao descrever como vc imagina o arsenal falando, me fez imagina isso tb... quando eu li o caps lock no texto eu fiquei com a mesma impressão que o Oda, ou seja, se o Caldela tivesse descrito, não geraria interpretaçãoes ambiguas...é como as malditas asas do balrog...
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 23 Nov 2010, 16:35

Olha, pode não ter funcionado pra vocês e um montão de gente. Mas funcionou pra mim e um montão de gente. E é um recurso utilizado muito antes de inventarem a tecla Caps Lock, a internet e o MSN e todo o resto. Não to querendo discutir a qualidade do Caldela (mas eu acho ele um excelente autor e que seu julgamento da embotado pelo fato de você não curtir Tormenta. Leia o Caçador de Apóstolos e apague essa impressão. Ou não), mas caixa alta é um recurso válido pra dar a entender que o personagem possui uma voz impactante e desprovida de emoções.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Kinn em 23 Nov 2010, 17:04

Lumine Miyavi escreveu:Poder, cuja natureza nebulosa é almejar mais poder, e Criatividade, cujo portifólio é alcançar o máximo são menos perigosos que AMBIÇÃO, que é querer sempre MAIS de tudo?

Não esqueçam o Ssszzzasss que também foi chutado do panteão por seguir a própria natureza ao roubar os rubis. Se bem que esse teve mais sorte, já que conseguiu convencer Khalmyr de aspectos das regras da própria punição e pode armar um plano para voltar pra lá.
===
E não, Mateus, isso é indução - nada indica que o Arsenal tem voz metálica usando CAPS. Só que ele está gritando, de acordo com o pensamento global difundido pela netqueta. Provavelmente o Caldela disse que o Arsenal tinha voz metálica e usava caps por isso e você absorveu e agora crê que ter esse pensamento é natural.

Mas é uma indução, da mesma forma que as direções da cabeça que usamos para dizer sim ou não são um convenção ocidental (é curioso, mas em certas ilhas polinésias usam no sentido oposto, sendo o <-> sendo o sim e '^v' o não.

Descrever que ele tem voz metálica seria bem melhor do que tentar a gente adivinhar ou precisar d eum comentário dele em entrevista, forum etc pra quando eu ler o livro dele poder imaginar isso.

Mas você desistiu mesmo do argumento dos minos só pq parte do povo desistiu... que coisa, só pra não dar o braço a torcer...
Kinn

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários