OFF
João-Aragorn: Já estou pensando nos meus estudos de mestrados e pós na área, sim! PIC encaminhado e pans, medieval 4evah! Sinto inveja de você ter tido a chance de chegar perto do Hilário! É o Brasil "chegando" no medieval, heheh...
ON
Quanto à questão de divindades com clérigos de tendências diferentes: senhores, vamos com calma. Essa mesma possibilidade acontece em Eberron: lá os clérigos podem ser de tendência diferente das divindades que seguem, e ainda recebem poderes.
Atentem para o ponto, no entanto, que em Eberron as divindades são, SE existentes, distantes. Isso casa bem com o cenário mas "cinza" de Eberron. Muito diferente do caso de Tormenta, onde, embora a premissa seja de que as divindades não interfiram no mundo, elas interferem muitas vezes E tem contato direto com várias pessoas/grupos.
Talvez seja mais difícil sim ser um clérigo de uma divindade com uma tendência diferente da sua, ainda mais quando ela é tão presente. Só tomem cuidado para não dizerem que é impossível, no entanto... que me lembre, o modelo de "escolhido" pode ser usado em pessoas que nem mesmo queriam ser escolhidos da divindade, quase como um "castigo", não?