[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Otherwise em 16 Jan 2011, 12:20

Para quem não leu ainda, o Marcelo Telles resolveu fazer sua resenha sobre Tormenta RPG. Sem papas na línguas.

http://www.rederpg.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=7634
Otherwise

Mensagempor Iron Man em 16 Jan 2011, 12:36

Olá pessoal

Otherwise escreveu:Para quem não leu ainda, o Marcelo Telles resolveu fazer sua resenha sobre Tormenta RPG. Sem papas na línguas.

http://www.rederpg.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=7634

Só duas coisas Otherwise:

1º - É um artigo, e não uma resenha, criticando Tormenta RPG;
2º - NÃO foi o Marcelo Telles que escreveu o artigo, na verdade foi duas pessoas que o escreveu.

Até mais
Eu posso a tecnologia superior! Canhão de prótons disparar!!!
Iron Man

Mensagempor Monge da Dungeon em 16 Jan 2011, 12:59

Nenhuma novidade no que foi postado no artigo...

Seria uma novidade, realmente, se o TRPG tivesse ficado bom e coerente...

Flws
Monge da Dungeon

Mensagempor Elven Paladin em 16 Jan 2011, 13:06

Deus, esse foi um dos artigos mais toscos que eu li em vida. Não é segredo que TRPG não é uma das obras-primas no cenário RPGístico, mas essa crítica à Tormenta pode ser classificada como: LoL, Boba.

Um motivo é que ele cita a capacidade de arcanos de causar dano "massivo" em um rodada (Nova, usando o termo de otimização teórica) como se fosse um problema sério, e não é. Qualquer um que conheça um mínimo de d20 System sabe que o problema maior com arcanos é sua capacidade de invadir e dominar qualquer nicho que se enfiem. Chuva de Meteoros Tunada, Maximizada e Rebaixada é fichina perto do que Vôo, Invisibilidade e as magias de Metamorfose fazem.

Logo a seguir, vem uma inconsistência brutal: Os autores citam corretamente que personagens Conjuradores e Não-Conjuradores estão separados por um abismo - mas criticam as classes de prestígio que dão poderes "fenomenais" a Não-Conjuradores como "irreais" ou "fodonas". Oras, se o abismo existe e de fato existe, se aceitam que personagens arcanos brincam com seus "Poderes Cósmicos Fenomenais", por que personagens Não-Conjuradores não podem ter habilidades tão "cools" quanto poderes mágicos? Nonsense.

E por fim: Não levem a gente a mal, mas tem coisa que não dá pra engolir. Você transformar aquele seu clérigo “band-aid”, capaz de curar um exército, num investigador com poderes de adivinhação é uma daquelas que não desce. Isso é para ser levado a sério?
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Myako Lumine em 16 Jan 2011, 14:04

Sobre a resenha, aqui tem alguns tweets do Trevisan sobre o texto.

SPOILER: EXIBIR
"Como eu disse: resenha o meu cacete. Textinho birrento, mal escrito e feito em dupla, sendo que um é filho do dono. Da pra ser mais parcial?"

"Papai mandou os filhinhos descerem o pau em Tormenta pra por no site dele? How cute! |RT @di_benedetto: os dois são!"

"P/ encerrar o assunto: ridículo não é apontar erros em um sistema de jogo ou criticar. Faz parte. Todo mundo tem direito a opinião. O patético é botar os filhos pra pra fazer isso em um texto mal escrito e pouco útil dentro do proprio site, q se gaba de profissionalismo."

E acho que entendo a raiva dele. O artigo, em si, já foi risível o suficiente.
"Estou nessa joça há nove anos e por mais que eu xingue, reclame, despreze, sempre volto. Porque no final das contas, não importe por onde você rode nesse mundo internético, não encontrará local mais engraçado, insano, plural e possível de ter debates de qualidade com pessoas ridiculamente diferentes."
- Sampaio

Myako Lumine

Twitter: @myako

Mensagempor Otherwise em 16 Jan 2011, 14:20

Myako Lumine escreveu:Sobre a resenha, aqui tem alguns tweets do Trevisan sobre o texto.

"Como eu disse: resenha o meu cacete. Textinho birrento, mal escrito e feito em dupla, sendo que um é filho do dono. Da pra ser mais parcial?"

"Papai mandou os filhinhos descerem o pau em Tormenta pra por no site dele? How cute! |RT @di_benedetto: os dois são!"

"P/ encerrar o assunto: ridículo não é apontar erros em um sistema de jogo ou criticar. Faz parte. Todo mundo tem direito a opinião. O patético é botar os filhos pra pra fazer isso em um texto mal escrito e pouco útil dentro do proprio site, q se gaba de profissionalismo."

E acho que entendo a raiva dele. O artigo, em si, já foi risível o suficiente.

Só de curiosidade, Crônicas da Sétima Lua para D&D 4a edição está pra ser lançado, né? Ah, tá.... rsrsrsrs
Otherwise

Mensagempor Nibelung em 16 Jan 2011, 14:34

Rede quem?
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor crudebuster em 16 Jan 2011, 15:12

Porra, quando eu achava que o Telles já estava no fundo do poço ele cava mais dois palmos abaixo... Será que ele quer chegar no centro da Terra?

Afirmo categoricamente que não dou a menor pelota pra esse nobre decadente de Melniboné, que já devia ter se mancado há tempos que a "elite" rpgista do RJ não depende da "liderança" dele.

Um mau-caráter.
Imagem
crudebuster

Twitter: http://twitter.com/crudinho

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 16 Jan 2011, 16:47

O pior é ele ter posto (ou deixado) os dois filhos fazerem uma merda dessas.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor crudebuster em 16 Jan 2011, 16:53

Matheus Borges Ziderich escreveu:O pior é ele ter posto (ou deixado) os dois filhos fazerem uma merda dessas.

E o que dizer de ter sido encomendado? Não é a primeira vez que ele faz uma paspalhice dessas.

Tem gente que não sabe da trairagem que ele armou quando da queda de braço entre o antigo trio e os tais problemas trabalhistas.

Mas deixa isso pra outro tópico. Vamos voltar a falar de Tormenta, pô.
Imagem
crudebuster

Mensagempor Otherwise em 16 Jan 2011, 20:11

A cereja do bolo (ou o cogumelo da bos**), entretanto, é ao meu ver "TRPG falha como sistema sério e os membros do Trio Tormenta e seus discípulos, o Trio Ultimate, mais uma vez, falham como autores sérios".

O pior é ver o Telles defendendo o artigo dos filhos nos comentários e dizendo, depois de apenas 9 comentários:
"Contudo, em todos os comentários contrários a a este artigo, não vi UM ARGUMENTO SEQUER que rebata as críticas que foram feitas ao sistema. Então elas procedem."...
Otherwise

Mensagempor Lord_Metatron em 16 Jan 2011, 20:46

crudebuster escreveu:
Matheus Borges Ziderich escreveu:O pior é ele ter posto (ou deixado) os dois filhos fazerem uma merda dessas.

E o que dizer de ter sido encomendado? Não é a primeira vez que ele faz uma paspalhice dessas.

Tem gente que não sabe da trairagem que ele armou quando da queda de braço entre o antigo trio e os tais problemas trabalhistas.

Mas deixa isso pra outro tópico. Vamos voltar a falar de Tormenta, pô.

Com a permissão de manter o OFF por mais um post: Eu, particularmente, acho que essa questão da quebra com a Trama já saturou um bocado. Aconteceu há anos, porém ainda rolam veneninhos sobre isso em praticamente TODA declaração do Trio. Compreensível, talvez, mas eu tento lembrar sempre que só vimos UM dos lados da questão. Não dá pra saber o que houve ali, e eu não esstou nem um pouco interessado.
All will be Well
Imagem
Lord_Metatron

Mensagempor crudebuster em 16 Jan 2011, 21:33

Lord_Metatron escreveu:Com a permissão de manter o OFF por mais um post: Eu, particularmente, acho que essa questão da quebra com a Trama já saturou um bocado. Aconteceu há anos, porém ainda rolam veneninhos sobre isso em praticamente TODA declaração do Trio. Compreensível, talvez, mas eu tento lembrar sempre que só vimos UM dos lados da questão. Não dá pra saber o que houve ali, e eu não esstou nem um pouco interessado.

Fale por você. Eu estive nos bastidores da pendenga, e não foi nada bonito nem maneiro o que aconteceu.

Se hoje rola todo esse ranço contra o Telles, você pode acreditar que não foi por coisa boba não, rapaz.

Ética e profissionalismo são coisas que você esperaria que um amigo seu tivesse quando você lhe conta problemas no seu trabalho, mas se oferecer pra trabalhar de graça enquanto os caras faziam greve, é simplesmente mau-caratismo.

E deu no que deu. Uma merda flamejante que matou de vez a Dragão Brasil, e foi tão absurdo que nem gostam de tocar no assunto e banem sumariamente quem pergunta muito o que houve nas comunidades de Orkut e afins em que o Telles posa de autoridade...

O pessoal que queria mostrar serviço quando por alguns momentos a oportunidade de escrever numa revista, ter visibilidade nacional era algo real e possível acabou virando Nazgûl do Telles, e morreram empalados pela Dragon Slayer junto com ele.

Provavelmente ainda jazem sob o poder decadente dele, mas os tempos são outros, e ele não passa mais nem perto de algum evento de expressão.

Eu não tenho religião, mas esse tipo de karma negativo te persegue a vida toda... No caso dele, cuspiu pra cima e caiu na própria testa junto com a que o pombo largou com o GPS no ânus.
Imagem
crudebuster

Mensagempor oculto em 17 Jan 2011, 06:47

Detectada cota de OFF-TOPIC excedida. Gentileza voltar a discussão real do tópico.
Imagem
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online

Twitter: @jca_godoy

Mensagempor Lumine Miyavi em 17 Jan 2011, 09:22

Só pra fechar o Offtopic, porque eu achei hilária (e tão errada por ser provocação que sequer merece comentário).

@JMTrevisan escreveu:Depois da "Familia Restart", a "Família RedeRPG".
Retweeted by 4 people

@JMTrevisan escreveu:Tormenta não é perfeito, e se a gente não trata o cenário como tal, ninguém devia tratar. Inclusive os fãs. O problema é criticar em um texto tosco, mal-escrito e mal embasado.

...so, i'm clear.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários