[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor ferdineidos em 08 Fev 2011, 16:29

Virtual, se o cara é urbanista ele sabe MUITO mais que nós meros usuários. Por mais que existam diferenças entre o real e o imaginário, um urbanista (ou mesmo arquiteto em menor escala) tem muito mais conhecimento teórico que advogados, programadores e psicólogos.

Claro que nossa visão também não pode ser desconsiderada sem apreciação, mas em tese o cara tem mais conhecimento teórico e uma visão mais embasada.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor Lumine Miyavi em 08 Fev 2011, 17:17

Valkária não tem prédios, a menos que isso tenha mudado no novo suplemento... E isso vem da primeira edição, com a idéia do gnomo inventor de "edificar casas", mas recusada por ser muito idiota. =P
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Iuri em 08 Fev 2011, 18:10

É inadmissivel uma faculdade ensinar "faça isso, isso e aquilo" e deu, sem ensinar a analisar quando e porque fazer cada coisa. Então, desde que o tal cara tenha lembrado todas considerações que deviam ser feitas para a realidade de Valkaria, é provavel que o mapa esteja bem coerente sim.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor darklan em 08 Fev 2011, 18:16

Offtopic: Só uma correçao técnica, geógrafos, além de arquitetos, também podem (e sabem) fazer planejamento urbano, tanto é que minha faculdade tem uma enfâse para isso.

Mas fico com o VA, não importa o que a gente aprende em aula (que para mim vai de planejamento urbano a rural e regional) Tormenta é um mundo de fantasia, tem que chutar muita regra pro espaço antes de dar certo um planejamento para um cidade como Valkaria, o que no fim vai ser como se fosse um cara qualquer com uma idéia de cidade aleatória.
darklan

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 08 Fev 2011, 18:22

ferdineidos escreveu:Virtual, se o cara é urbanista ele sabe MUITO mais que nós meros usuários. Por mais que existam diferenças entre o real e o imaginário, um urbanista (ou mesmo arquiteto em menor escala) tem muito mais conhecimento teórico que advogados, programadores e psicólogos.

Claro que nossa visão também não pode ser desconsiderada sem apreciação, mas em tese o cara tem mais conhecimento teórico e uma visão mais embasada.

O ponto não é só se ele saberia fazer o planejamento urbano de uma cidade fantástica, mas também se esse planejamento foi sequer feito.

Uma cidade contemporânea como Manaus tem praticamente zero de planejamento urbano. Imagine uma cidade que não tem 1% da tecnologia que hoje temos, como Valkaria!
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor crudebuster em 08 Fev 2011, 18:49

Favela com vista pros fundilhos de uma deusa enorme.

Mas o Leonel vai fazer uma maravilha, como sempre faz. É de praxe.
Imagem
crudebuster

Twitter: http://twitter.com/crudinho

Mensagempor ferdineidos em 08 Fev 2011, 22:46

_Virtual_Adept_ escreveu:O ponto não é só se ele saberia fazer o planejamento urbano de uma cidade fantástica, mas também se esse planejamento foi sequer feito.

Uma cidade contemporânea como Manaus tem praticamente zero de planejamento urbano. Imagine uma cidade que não tem 1% da tecnologia que hoje temos, como Valkaria!

Claro que Valkaria não teria planejamento urbano, a coisa seria como um Rio de Janeiro da vida mesmo.

Mas a questão se originou em como enfiar 1 milhão e meio de pessoas em uma cidade do tamanho de PoA na idade média. O matheus defendeu que o cara é urbanista, por isso ele deve saber como é viável enfiar 1.5 milhão na cidade.

Nesse ponto eu concordo com ele, se o cara que é urbanista, arquiteto ou geógrafo (só pro darklan não chiar :bwaha: ) ele sabe como colocar x pessoas em 1 metro quadrado, coisa que eu não saberia sem chutômetro. Isso não quer dizer que tenha havido um planejamento urbano em Valkária e ela seja cheia de parques, fontes, bairros projetados ou coisa do tipo, só que alguém com conhecimento na área fez um mapa onde ele saberia por exemplo, quantas favelas precisariam existir pra compensar a área rica da cidade que tem uma densidade populacional menor.

Eu ainda não vi o tal mapa e não acho, por default, que só por que a cidade tem 1.5 milhão de pessoas ela já é uma porcaria mal feita.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 08 Fev 2011, 23:21

Bom, a idéia é que a cidade seja mesmo superpopulosa, mas ainda evidencia algum planejamento. Tem parques (praticamente a única cidade em Arton a ter isso), bibliotecas, aquedutos, universidades e grandes vias.
Não acho que um nível avançado de planejamento pra cidades em Tormenta seja muito forçado. Além de estudiosos comuns, existem magos tbm que se especializam em assuntos não relacionados a magia (como o Vectorius, que também é um comerciante e político) e que são capazes de dar um gás nesses assuntos com uma forcinha da magia.Em Tapista tbm existe esse nível de planejamento, e pelo GT os minos aprenderam muito de arquitetura com humanos e anões.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor louc0 em 08 Fev 2011, 23:30

Eu sinceramente acho esse detalhe tão sem relevância.
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 08 Fev 2011, 23:35

É útil pra se planejar uma campanha com foco na cidade e no livro tem idéias sensacionais pra isso. Valkaria tem famílias mafiosas, aventureiros mascarados e uma milícia bem diversificada, que aceita membros de todas as classes.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor crudebuster em 09 Fev 2011, 00:52

Vamos ver se é isso mesmo ou a orelha do livro é só o que disseram pra vender.

Ninguém resenhou esse negócio ainda?
Imagem
crudebuster

Twitter: http://twitter.com/crudinho

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 09 Fev 2011, 03:36

Tem algumas resenhas na rede sim. Eu vou começar a resenhar os livros pro AdT, mas creio eu que começarei pela do TRPG, que estou devendo a séculos e seguirei de acordo com a ordem de lançamento.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 09 Fev 2011, 10:14

Eu sinceramente acho esse detalhe tão sem relevância.

Idem. Acho que nunca usei um mapa de uma cidade pra algo mais específico que dar algumas direções.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Lorde da Dança em 09 Fev 2011, 12:02

Eu nunca precisei usar população, distribuição geográfica, planejamento urbano ou até mesmo lógica em minhas cidades/cenário. Ponto.

.
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

Mensagempor Metal Sonic em 09 Fev 2011, 12:12

Acho que só o Silva precisa disso para ter imersão... :haha:
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Metal Sonic
Webmaster

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários