Dark Sun... quem curte?

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Dark Sun... quem curte?

Mensagempor Armitage em 27 Dez 2007, 20:45

Essa imagem sempre me deixou fascinado...
Imagem

Resultado:
Acabei de comprar meu Box de Dark Sun (o original de 1991) e to achando muito show. A narração do mundo feita pelo viajante / andarilho (The Wanderer) é muito bacana, passando bem o clima pós-apocaliptico do cenário. Que suplementos seriam essenciais se adquirir? O que voces gostam e desgostam do cenário? Falem um pouquinho pra nós novatos.

EDIT: Ah e ouví dizer que a edição mais nova (Revised Box Set) é mais ampla, inclui mais metaplots,vem com um lindo mapa de pano, e revela grande parte do passado do mundo...MAS que tira muito a graça do cenário, o que voces acham?
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Dark Sun... quem curte?

Mensagempor Armitage em 28 Dez 2007, 17:13

Poxa ninguem?

..esse cenário tá tão mau assim? :triste:
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

Armitage

Dark Sun... quem curte?

Mensagempor Deicide em 28 Dez 2007, 17:17

Já ouvi falar bem dele, mas não conheço... então fica difícil comentar.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Dark Sun... quem curte?

Mensagempor Elven Paladin em 28 Dez 2007, 18:06

Silva

Dark Sun é para mim, um cenário ao estilo Scarred Lands. O cenário por si só, o conjunto, não me agrada. Porém, o modo como lida com Magos, Psions, Clérigos e Druidas, além dos Sorcerer Kings, está na "Lista das 10 idéias mais geniais do RPG", junto com a Blood Bayou e Hollowfast, de Scarred Lands, por exemplo. ;)
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Dark Sun... quem curte?

Mensagempor juma em 29 Dez 2007, 02:32

Se não me engano, em alguma encarnação anterior da Spell, o Dregoth tinha feito um ótimo (aliás, Ótimo, com letra maiúscula) resumo de Dark Sun. Eu realmente me empolguei lendo aquele tópico. Não sei se alguém lembra em qual encarnação foi (creio que na SpellBrasil) ou se alguém têm o post salvo no computador, mas lembro que há algum tempo, alguém postou um site que mantinha salvo várias páginas da internet e o fórum da spellbrasil estava por lá.

Espero que ajude em alguma coisa.
juma

Dark Sun... quem curte?

Mensagempor Armitage em 29 Dez 2007, 04:41

Valeu a ajuda galera. Achei um resumo legal do cenário:

Bem vindo à Dark Sun

No passado um planeta azul repleto de vida, hoje Athas é um mundo estéril e desolado devido ao uso excessivo da magia conhecida como Definhadora ("Defiling") e à decadência de seu Sol. Um mundo castigado esquecido por deuses e pela própria esperança. Recursos naturais foram exauridos e a falta de metal resulta no uso de madeira, ossos e pedra para armas e ferramentas. Numa terra tão inóspita e impiedosa, mesmo as mais mundanas criaturas desenvolveram capacidades psiônicas na constante luta pela sobrevivência do mais forte. Em Athas, morte natural por idade avançada é considerada um grande feito e motivo de celebrações.

Água é muito valiosa, já que ha muito deixou de fluir na superfície e só pode ser encontrada em oáses, riachos, ou rios subterrâneos (há lendas de um lugar chamado "o Ultima Mar" - um oceano cheio de água de verdade localizado depois das montanhas do oeste, mas são só lendas). O único oceano que existe é o Sea of Silt (Mar de Pó), um mar inteiro composto inteiramente de silt (pó), tão fino que não aguenta o peso de um homem e pode entrar em seus pulmões matando-o facilmente. Um vento forte do Sea of Silt faz com que a comunidade de uma vila inteira fique dentro de casa por dias.

Em Athas sobreviver ao dia segunite já é uma vitória. Não bastasse os proprios elementos, a fauna e a flora estarem contra você, comunidades isoladas suspeitam de forasteiros, bandos escravizadores procuram por vítimas no deserto, tribos de canibais selvagens se escondem nas poucas florestas que sobraram. Compaixão, simpatia, misericórdia são sinais de fraqueza para os habitantes desse mduno - e fraqueza leva à morte.

- - - - -

Bom, acho que essa é uma boa introdução pra quem não conhece o cenário né? Basicamente parece um mundo pós-apocaliptico - devastado e exaurido de recursos. Sobrevivencia é um dos temais centrais, assim como escravismo, pobreza e seleção natural ("lei do mais forte" ).

Aqui vão mais imagens (além daquela no 1º post) pro pessoal conhecer a ambientação:

(clique em cima pra ver de perto )
Imagem Imagem Imagem

ps: Admins, se esse tipo de imagem pesar, tem como deixar só links? valeu.

Armitage

Dark Sun... quem curte?

Mensagempor Mirallatos em 30 Dez 2007, 02:02

E além de ser uma idéia como poucas (gosto de cenários assim), jogadores brasileiros podem ter acesso ao seu material para D20.
Imagem
Mirallatos

Dark Sun... quem curte?

Mensagempor AKImeru em 03 Jan 2008, 21:31

Eu adoro esse cenário. Um dos meus favoritos.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Dark Sun... quem curte?

Mensagempor psionico_drow em 04 Jan 2008, 08:38

Com certeza é um dos cenários de RPG mais bem elaborados !
Gosto muito Tbm, principalmente por tem psi à rodo! :victory:
psionico_drow

Dark Sun... quem curte?

Mensagempor Khelben Arunsun em 04 Jan 2008, 08:43

Eu acho Dark Sun mais interessante para se mestrar algo do que Dragonlance. Não que não goste de Krynn, muito pelo contrário.
É que Athas segue o caminho contrário de Krynn. Em Dragonlance, fica a impressão de existir pouco espaço para se "abrir um leque novo" - parece que tudo foi feito pelos Heróis da Lança e seus descendentes, dando um trabalho danado pra se manter a verossimilhança.

Já em Dark Sun, é justamente o contrário: há muito o que se fazer, e pouca gente fazendo. Isso, mais o lado inóspito do cenário, sempre me deixou admirado...

É, quem sabe eu não abra uma mesa em 2008...
"The worthy GM never purposely kills players' PCs, He presents opportunities for the rash and unthinking players to do that all on their own."
- Gary Gygax

"Don't ask me what you need to hit. Just roll the die and I will let you know!"
- Dave Arneson

Dado Mestre A Forja das Almas
Khelben Arunsun

Voltar para Sistemas e Cenários