[help me]"Problemas" na mesa

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Styker em 10 Fev 2008, 20:54

Olá pessoal, eu acabo de chegar de uma partida que mestrei e de certa maneira achei a aventura um tanto quanto chata, vamos aos motivos:
1 - O grupo interpreta muito, porém não sei se é besteira minha ou se realmente isso ocorre eu acho que eles interpretam demais de maneira que coisas simples de serem feitas demoram MUUUUUUUUITO a serem feitas, resultado: 1 ou 2 sessões inteiras para se deixar uma taverna ou resolver problemas como comprar um item ali, falar com fulano ali ou ressuscitar beltrana acolá. Junto com a quantidade de players (7) isso atrasa e MUUUUUUUUUUUITO as aventuras, logo os perigos, as emoções e aventuras de D&D acabam sendo mínimas, para se ter uma idéia das ultimas 5 partidas 3 partidas e 1/2 foram desse tipo de coisa, daí eu deixo a pergunta, pode ocorrer desse tipo de interpretação realmente atrapalhar? Isso é besteira minha? Como funciona na mesa de voces, os pcs estão sempre atrás de um objetivo ou ficam parando com esses problemas?
2 - Um grupo de personagens mais antigos no grupo já amigos gera um barrismo dificultando a entrada de personagens novos, o mestre arruma um gancho (normalmente colocando o novo pc como aliado de um já existente) mas mesmo assim os personagens reclamam e insistem que ele não é de confiança e blá blá blá, como posso resolver essa situação?
3 - Hoje para completar tivemos uma batalha que em MINHA opinião foi chata, motivo: eu ataquei o grupo em uma floresta com lobos e druidas transformados em lobos caminhando no ar, os druidas encheram a floresta de espinhos dificultando a mobilidade. Resultado, tivemos uma batalha chata quando os magos em resposta usaram portas dimensionais e o batalha se tornou IMEEEEEEEEEEEEENSA no grid, tendo que personagens andarem 30 metros para atacar um ao outro, fica a pergunta, quantos metros um personagem vê o outro de maneira que possa atacar? Como voces fazem com essas batalhas de campo aberto? E o que eu fiz de errado que a batalha se tornou chata, talvez um inimigo móvel não era legal? O objetivo de restringir a mobilidade era dar um stop no frenzied berseker e deixar outros personagens a distância brilharem mas com a distancia do combate acabou se tornando uma dificuldade devido a cobertura das arvores, logo como eu posso restringir um frenzy sem afetar os outros jogadores?
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

Mensagempor kimble em 10 Fev 2008, 21:29

Conselho: divida o grupo. Eu acredito que o problema pode ser o excesso de jogadores. Isso nem sempre é problemático, mas acredito que possa ter relação com os problemas que você apontou.
Já pensou em ter dois grupos, um com esse pessoal mais antigo que não gosta de jogadores novos e outro para os novos?
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor Styker em 10 Fev 2008, 21:37

Mas o pro não sao jogadores novos, todos são antigos, amigos e talz. A rixa é com PCS novos, personagens mesmo.
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

Mensagempor Torneco em 10 Fev 2008, 22:19

Bem, vamos por partes:

1 - Excesso de jogadores sempre dá nisso. Eu já acho complicado cuidar de cinco. Mas uma coisa que você pode fazer é cortar essas partes pouco importantes, avançar mais rápido essas partes e deixar a interpretação. Fale isso com eles, explique o problema, e passe a fazer isso. Interpretar cada coisinha é chato, deixe ela pros momentos importantes.

2 - Então, pra resolver isso, colocar o grupo em situações que dependam dos novatos pra se sair bem. Na pior das hipóteses, tente conversar em off pra ver se eles podem maneirar um pouco.

Quanto a terceira, vou pensar melhor nisso.
Torneco

Mensagempor Styker em 10 Fev 2008, 22:29

Torneco escreveu:Bem, vamos por partes:

1 - Excesso de jogadores sempre dá nisso. Eu já acho complicado cuidar de cinco. Mas uma coisa que você pode fazer é cortar essas partes pouco importantes, avançar mais rápido essas partes e deixar a interpretação. Fale isso com eles, explique o problema, e passe a fazer isso. Interpretar cada coisinha é chato, deixe ela pros momentos importantes.

2 - Então, pra resolver isso, colocar o grupo em situações que dependam dos novatos pra se sair bem. Na pior das hipóteses, tente conversar em off pra ver se eles podem maneirar um pouco.

Quanto a terceira, vou pensar melhor nisso.

Foi Torneco, a 2 eu fiz isso hoje e pelo menos um novato eu jah consegui adequar melhor que foi fazendo o grupo saber dos perigos mostrando o quão util ter um ranger no grupo pode ser.
Styker

Mensagempor Lune em 10 Fev 2008, 22:36

1 - O grupo interpreta muito, porém não sei se é besteira minha ou se realmente isso ocorre eu acho que eles interpretam demais de maneira que coisas simples de serem feitas demoram MUUUUUUUUITO

Já tive esse problema.
Eu juntei os jogadores e expliquei que D&D é um jogo HERÓICO. A idéia é passar o tempo em aventuras perigosas, matando monstros e resgatando donzelas, e não barganhando com o maldito taverneiro. Eles pegaram a dica. Depois, conversando com eles, descobri que a raiz do problema é que eles estava acostumados a mestres ultra rigorosos que puniam eles caso eles saíssem do personagem por um minuto ou se esquecessem de anunciar que tinham comprado água antes de sair da cidade.

2 - Um grupo de personagens mais antigos no grupo já amigos gera um barrismo dificultando a entrada de personagens novos

Taque o Livro do Jogador na cara dos jogadores antigos e mande eles largarem de palhaçada. Funciona com mais frequência do que você imagina. Se não der, divida o grupo.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Youkai X em 10 Fev 2008, 22:38

Caramba, Styker, e eu achando que a minha mesa tem problemas de trava XD

1- É só falar com o grupo para que as interpretações em cenas mundanas sejam mais rápidas e que as interpretações sejam mais intensas só nas horas importantes. Mas aí é ver como fazer as interpretações em cenas secundárias serem mais rápidas.~Não precisa fazer a fala de cada taverneiro ou coisa do tipo quando a cena for secundária. Ou até pode fazer isso, mas a partir de um momento, quando sentir que começou a se estendfer além do necessário, dar uma acelerada e fazer a cena "pular".

2- Aí é ver com os jogadores para que os personagens aliviem mais um pouco. E ver eventos ingame que façam com que os pérsonagens antigos confiem mais nos personagens novos.

3- Você ainda tem que dizer quais os outros personagens dessa mesa além do Frenzied Berserker.
Youkai X

Mensagempor Art__ em 13 Fev 2008, 07:34

Conselho: divida o grupo. Eu acredito que o problema pode ser o excesso de jogadores. Isso nem sempre é problemático, mas acredito que possa ter relação com os problemas que você apontou.
Já pensou em ter dois grupos, um com esse pessoal mais antigo que não gosta de jogadores novos e outro para os novos?

eu concordo nesse ponto, o que aconteceu foi que metade do grupo estava viajando, enquanto jogávamos nas férias apenas com cinco jogadores as aventuras eram bem mais proveitosas, eu já disse mais de uma vez que nao gosto de grupos grandes, combates ficam chatos pq vc demora a agir e aparecem inimigos demais, vc deixa de ser um grupo de aventureiros e passa a ser uma "milicia" ou "pequena tropa", com grupos grandes eh mais dificil interpretar, afinal, mais jogadores mais pessoas para conversar, seu char fazer amizade, etc, mas todos lá sao meus amigos entao o jeito eh se adaptar.

:cool:
Imagem
Conheça minha campanha aqui
Art__

Mensagempor Cebolituz em 14 Fev 2008, 14:58

Acho que daria para rolar a aventura com no máximo 5 jogadores. Com 7 o negócio realmente não anda.

E com relação a parte interpretativa, siga com os conselhos do pessoal acima.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Art__ em 16 Fev 2008, 10:10

Com 7 o negócio realmente não anda.

e com 8 ou 9?
:rolando:
Imagem
Conheça minha campanha aqui
Art__

Mensagempor Maurício em 16 Fev 2008, 11:58

Respondendo a terceira em partes:

Resultado, tivemos uma batalha chata quando os magos em resposta usaram portas dimensionais e o batalha se tornou IMEEEEEEEEEEEEENSA no grid, tendo que personagens andarem 30 metros para atacar um ao outro
É uma boa situação para usar a regra do AD&D de diferentes escalas para ambientes abertos (1:360) e fechado (1:120).

fica a pergunta, quantos metros um personagem vê o outro de maneira que possa atacar?
Depende da precisão necessária. Com pouca precisão um fundeiro pode atingiar mais de 500 m e um arqueiro 300 m; a 30 m eles teriam boas chances de atingir o alvo.

Como voces fazem com essas batalhas de campo aberto?
Eu só marco a posição aproximada dos jogadores.

E o que eu fiz de errado que a batalha se tornou chata, talvez um inimigo móvel não era legal?
Um inimigo móvel não ser legal? Inimigos fixos é que geralmente são ruins.

Contrário à maioria aqui, eu prefiro grupos de 6-7 jogadores com mais alguns funcionários contratados.
Maurício

Voltar para Sistemas e Cenários