Lune escreveu:Aí está o X da questão: se os itens são pro grupo inteiro, por que só o mago tem que pagar? Além de gastar os vários talentos (coisa que mago não tem sobrando), o cara ainda fica atrás em xp? No fim das contas, ele está menos poderoso que o resto do grupo em dois aspectos importantes: talentos e nível. Os possíveis bônus - os itens - são frequentemente coisas que ele divide com o resto do grupo, ou que poderiam ter sido facilmente compradas ou encontradas como loot. Não por acaso, as feats de criação de itens são mais comuns em campanhas em que os mestres - irresponsavelmente - restringem o acesso dos jogadores a itens mágicos.
Full casters mesmo com menos níveis/talentos conseguem ser tão poderosos quanto ou até mais do que os outros personagens. Na última campanha que joguei, eu era um Feiticeiro e não tinha nenhum talento de criação de itens. O clérigo do grupo resolveu pegar os talentos. Ele fez itens para todos do grupo (éramos 4) e ainda assim era o personagem mais forte do grupo.
Lune escreveu:Acho que o próximo passo é bolar as habilidades únicas das armas não-mágicas (sem ser as copiadas de itens mágicos já existentes) e tacar em um playtest.
No link que postei lá atrás tinha uma pequena lista de habilidades para armas/armaduras/escudos.