Primeiras impressões da Quarta Edição de D&D!

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Lector em 18 Mai 2008, 20:21

Várias pessoas tiveram a oportunidade de jogar a aventura preview da 4 edição no dia D do RPG. E parece que já tem gente que teve acesso aos novos livros, então vamos aos comentários

Bem, muita coisa mudou, mas ainda é o mesmo jogo (embora nem todos vão concordar com isso)
Pra quem gostava de jogar com os antigos combatentes por ser mais fácil, bem, estão um pouco mais complicados agora, e os defenders não costumam acertar com tanta frequência, isso é coisa do strikers
Aliás, pra quem nunca jogo D&D, ou pra quem tá muito acostumado com uma versão anterior pode ser meio complicado se acostumar as novas regras, mas depois de se acostumar um pouco tudo fica mais fácil. e quem aprender a jogar com uma classe vai ter muita facilidade do jogar com outras, o jogo tá muito uniforme

A coisa que eu mais gostei foram os "monstros", como eles disseram, não dá pra saber o que eles vão fazer até eles fazerem, e se for tão fácil customizá-los como os projetistas estão anunciando vai ser muito divertido pros mestres

Enfim, por enquanto tá legal, mas ainda falta avaliar como o jogo fica nos níveis altos

Avaliação = :aham:
Editado pela última vez por Lector em 19 Mai 2008, 00:32, em um total de 1 vez.
Lector

Mensagempor Torneco em 18 Mai 2008, 22:37

então, eu gostei da aventura, achei meio estranho, afinal, andava bem acostumado com a 3.5, mas, foi bem legal. Fica um pouco dificil levar em conta qual monstro recuperou qual poder, e qual tá marcado por quem e etc, etc, etc, mas isso eu acredito que melhora com o passar do tempo.

Também vi que os combates estavam bem disputados, era moscar um pouco apanhar feio. E também foi bem necessário usar um quadriculado pra dar conta das movimentações, pois volta e meia alguém forçava outra pessoa a andar, aí tinha que deixar mais claro isso.

Não achei muito dificil explicar o sistema, se bem que todos já eram jogadores, então já tinham idéia de como era jogar RPG, mas, o sistema não parec ser dificil de aprender, pelo menos o que foi passado.
Torneco

Mensagempor AKImeru em 18 Mai 2008, 23:18

;_; E eu sem grupo. Droga queria testar a nova aventura.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Lector em 26 Mai 2008, 17:53

Quem aí já jogou a Keep on the Shadowfell?

Melhor, alguém sabe se alguém que teve acesso aos novos livros já playtestou eles?
Lector

Mensagempor Styker em 26 Mai 2008, 18:14

Lector escreveu:Quem aí já jogou a Keep on the Shadowfell?

Melhor, alguém sabe se alguém que teve acesso aos novos livros já playtestou eles?

Eu estou para fazer isso, inclusive estou atrás de uns faq e erratas que eu soube que haviam saído para a aventura.
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

Mensagempor Kilivitz em 26 Mai 2008, 18:57

Styker: dá uma olhada no tópico "Notícias da 4a edição" que eu respondi seu post lá com esses links que você tá procurando :)

Sábado passado comecei a mestrar Keep on the Shadowfell mas não fomos muito longe na aventura. Paramos no 2o encontro, na verdade. Tinha apenas 3 jogadores: o Ladino Halfling, o Paladino Dragonborn e o Guerreiro Anão.

Pra quem tá acostumado com D20, o sistema continua bem familiar. A impressão de que personagens de 1o nível são poderosos demais some quando você aproveita o potencial dos monstros. Healing Surges fazem toda a diferença e eu imagino que quem queira banir essa regra vá ter que compensar com alguma outra coisa - vale lembrar que o Clérigo só ganha Curar Ferimentos Leves no 2o nível (e só pode usá-lo 1x por dia). O resto dos poderes de cura dele permitem que outro personagem gaste um Healing Surge quando não poderia normalmente - fora do próprio turno ou então mais de uma vez por encontro.

Ainda sobre os monstros: tava na dúvida se deveria entregar quais inimigos eram Minions, tipo "olha só, esses aqui caem com um ponto só de dano", mas acabei fazendo isso pra evitar que os personagens gastassem poderes Diários e de Encontro à toa.

Falando em poderes, os jogadores levaram um pouco de tempo pra se acostumar com esse esquema novo, e pelo jeito, cada nível vai ter um poder mais útil/versátil que vai ser usado bem mais frequentemente. De qualquer jeito, achei o combate assim bem mais divertido do que "eu ataco" ou "eu dou ataque total".

O fato das regras terem ficado mais simples parece que incentivou o meu grupo a ser mais tático, também. Eles abusaram da manobra Flanquear e ficaram com menos medo dos Ataques de Oportunidade.

Por enquanto, isso foi o que mais me marcou. Vou ter que ver o que rola nas próximas sessões pra fazer mais comentários.
Imagem
Kilivitz

Mensagempor Darew em 04 Jun 2008, 11:39

Minha primeira impressão quantos às classes me lembrou isso aqui, pra quem conhece:

http://www.ederon.com/

Haha :victory:
Regras universais e indiscutíveis:

SPOILER: EXIBIR
- Para tudo há uma exceção.
- O mundo é multilateral, nunca existe apenas uma opção correta.
- Todos têm a liberdade de fazer o que desejarem enquanto não interferirem – direta ou indiretamente – na vida de um indivíduo involuntário a essa interferência.

As regras se aplicam umas às outras.
Darew

Voltar para Sistemas e Cenários