D&D 4E

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

D&D 4E

Mensagempor CF em 23 Ago 2007, 15:49

E aí, pessoas? O que esperam da nova edição do jogo de RPG mais icônico do mundo?

Aí vai um pequeno apanhado que traduzi do EnWorld para colocar no Covil:

EnWorld escreveu:Raças:

* Foi mencionado que uma das raças desapareceria dos livros básicos (a aposta é no Gnomo), possivelmente para ser inclusa num suplemento próximo ao lançamento dos livros básicos.
* O Tiefling foi incluso, e eles parecem muito mais demoníacos que agora (quase um meio-demônio).
* O Changeling, de Eberron, pode ser incluso.
* Foram mencionadas como características raciais “Dwarven resilience, elven evasion, a half-elf’s inspiring presence” (resilência anã, evasão élfica e a presença inspiradora do meio-elfo).
* As Classes podem ser melhoradas com talentos raciais, de forma similar a como os níveis de substituição racial funcionam.
* Todas as classes possuem habilidades à vontade, por encontro e por dia.

Classes:

* Os níveis vão até 30, no lugar de 20;
Divisão dos Níveis:
o 1-10 Heróico - os inimigos são orcs e ogres, alguns gigantes, pequenos dragões. Aventuras tendêm a serem locais.
o 11-20 Paragon - no passo dos níveis 13 a 16 que temos hoje. São enfrentadas ameaças maiores, que podem comprometer um reino.
o 21-30 Épico - Ameaças mundiais ou de planos inteiros.
* O objetivo é ter a mesma jogabilidade em todos os níveis - eles não querem um personagem de nível 25 sem saber escolher qual das 80 habilidades vai usar. A principal diferença deveria ser a história, não como o jogo é jogado.
* Da entrevista do GamerZer0 com James Wyatt: Existem quatro “papéis”.
o Defensor: guerreiros & paladinos
o Líderes: clérigo & warlord
o Controlador: mago
o Atacantes: ladino & ranger
* Apesar de dois personagens poderem servir a um mesmo papel, eles podem fazer isso de maneiras diferentes (como guerreiros com estilos de combate diferentes). Os papéis são feitos para o combate; os aspectos não-relacionados a combate de um PC podem diferenciá-lo ainda mais. Eles ainda mencionaram que estão considerando a possibilidade de uma classe ou duas que não se encaixam perfeitamente nos quatro papéis
* Guerreiro, Clérigo, Ladino e Mago definitivamente permanecerão (muitas menções e exemplos com estas classes). Também mencionaram Bárbaro, Paladino e Ranger. Mencionaram que Magos e Feiticeiros não serão mesclados. O Feiticeiro terá mais diferenças do Mago além da forma como administram os recursos.
* Mencionaram que Paladinos poderão serem de outras tendências além de leal e bom.
* Mencionaram a classe warlord
* Druida mencionado no resumo do seminário de D&D
* Mencionado Backstab (ataque pelas costas, nome antigo do ataque furtivo no AD&D).
* Os “poderes” dos Guerreiros dependem muito da arma que eles escolherão como primária - lanças possuem “poderes” diferentes de machados; espadas serão bem flaxíveis em termo de “poderes” disponíveis
* A Sabedoria auxiliará a seleção de poderes.
* Mencionada um poder ou manobra para espadas chamada “chuva de acertos”; mencionada a escolha entre as habilidades “Supreme Cleave” (Trespassar Supremo) ou “Massive Strike” (Acerto Massivo).
* Mais sobre habilidades marciais: “Um alabardeiro competente pode cortar seu oponente com a lâmina da arma e girar para esmagar um segundo oponente com o cabo. Um guerreiro com a espada longa desarma seu inimigo com um giro do punho, enquanto um belicoso guerreiro com machado atravessa escudos, armadura e ossos.” “Ladinos terão um relacionamento similar com as perícias. Um ladino ágil mergulha no ar para fazer acrobacias e passar por um ogro, enquanto um carismático engana o inimigo pouco antes de fazer um ataque mortal com sua adaga. Da mesma forma como guerreiros farão mais com armas do que qualquer outro personagem, ladinos forçarão as perícias além dos limites que impedem os outros PCs”.
* Mencionaram que o Clérigo tem um “aumento no poder curativo” junto com um acerto decisivo. Isto infere (mas não foi confirmado) mecânicas similares a algumas manobras do Crusader, do Tome of Battle.
* Algumas das classes básicas atuais sumirão; ainda serão confirmadas quais, os principais candidatos são o Monge e o Bardo. Classes que não aparecerão no Player’s Handbook aparecerão em produtos futuros
* Psiônicos não serão inclusos nos livros básicos, apesar de haver suporte para eles.
* As Classes de Prestígio ficam.

Talentos e perícias:

* Esconder-se e Furtividade tornarão-se uma (”Furtividade?”)
* Algumas das perícias mais obscuras ou menos utilizadas sumirão (mencionados tailor [alfaiataria] e usar cordas)
* Mencionaram que o Saga deveria ser “considerado uma prévia [do sistema de perícias]”
* Talentos não formarão cadeias longas.
* Haverão regras similares às regras de retraining (retreinamento) do PHBII - eles não gostam da idéia de pessoas planejando suas carreiras do nível 1 ao 30.

Combate e encontros:

* Regras para encontros sem combates. O exemplo dado foi uma interação social. Diferente da 3E, na qual a negociação pode ser determinada com uma rolagem de Diplamacia, ela será tratada quase como um combate na 4E. Eu faço um teste da perícia, mas também digo ao mestre o quê/como estou fazendo. O oponente responde com um comportamento (e teste) da parte dele. Eu retruco com um novo teste, e novas palavras. E por aí vai.
* Mencionaram os testes de resistência
* CA mencionada, aparentemente com o mesmo funcionamento que hoje em dia.
* Mencionadas ações livres, imediatas, de movimento e padrão (espera-se que as ações Súbitas também estejam presentes).
* Acertos decisivos mentioned.
* Ataques de oportunidade retirados ou enormemente mudados/simplificados: um guerreiro faz uma investida contra um dragão e não mencionam AdOs.
* Agarrar enormemente simplificado.
* Rolagens de confirmação de acertos decisivos possivelmente retiradas.
* Combate ainda utilizará quadrados

Magia:

* Sistema vanciano sobrevive, mas é apenas uma “fração” da magia (ou opções mágicas) disponível para os personagens: “um mago que conjure todas as magias memorizadas por dia deve ainda reter 80% de seu poder”.
* “Magos poderão conjurar magias de nível 25″.
* Bolas de Fogo não mais causarão 1d6 de dano por nível. Além disso, magias que acabam com jogos (magias que fundamentalmente mudam a estrutura do jogo, como ficar etéreo, adivinhações e efeitos “save or die” [que matam em caso de falha no teste de resistência]) “também foram abordadas”.
* Mencionado um “ray of freezing cold” (”raio de frio congelante).

Itens Mágicos

* Criação de itens mágicos não usa XP ou requer talentos.

Monstros:

* Os monstros terão seus próprios papéis e suas próprias habilidades - o orc terá habilidades de orc, não habilidades de guerreiro ou bárbaro
* Monstros não mais drenarão XP (implícito o fim do dreno de níveis?)
* Vulnerabilidade a energia provavelmente funcionará diferente na 4e, com efeitos adicionais (como tornar lento, no caso do frio) no lugar de (ou “em adição a”?) dano extra.
* “O ettin, por exemplo, tem o esquema de duas-cabeças, então poderá agir duas vezes na rodasa e fazer ações desconexas”.
* Dragões (vermelhos?) anciões aparetemente podem fazer muitas coisas agora:
o Uma aura de inferno, usável como ação livre.
o Um ataque de tapa com a cauda, com o efeito adicional de mandar oponentes para trás, usável como uma ação livre.
o Dois ataques de garras, usáveis como uma ação padrão.
o Cospir fogo que gruda no alvo, causando dano extra, usável como uma ação padrão.
o Uma arma de sopro, mas não vimos que tipo de ação ela exige - uma livre, como a aura de inferno, como se fossem usos diferentes da mesma habilidade?
o Uma ação especial que concede uma ação padrão extra.
o Eles podem usar uma ação imediata para usar sua baforada caso seus pontos de vida tornarem-se menos da metade.
o Eles podem dar um golpe com a cauda como uma ação imediata assim que estiverem para serem flanqueados.
* O dragão do exemplo teria por volta de 1000 pontos de vida.

Acho que essa lista é boa para atualizar a galera que não está acompanhando notícia a notícia.
Editado pela última vez por CF em 24 Ago 2007, 18:10, em um total de 1 vez.
[]'s
Carlos Frederico "Spellcaster" F M Veiga

E não se esqueçam de visitar o meu site: http://www.covil.org
CF

D&D 4E

Mensagempor Madrüga em 24 Ago 2007, 05:27

Spellcaster, eu estou gradualmente me acostumando à idéia. Afinal, posso aproveitar tudo que gostar e for OGC e me virar com minha própria edição 3.75, :bwaha: . Mas as idéias das armas serem diferenciadas me atraiu bastante (o combate pode ser mais tático e menos dependente de itens mágicos ou coisas similares), bem como o quase-abandono da magia vanciana. Também me interessei pelas mudanças em perícias, principalmente pelo exemplo citado (move silently e hide sempre me pareceram meio redundantes).

As palavras "ameaças mundiais ou planares" não me soaram muito bem, mais por uma questão pessoal (não curto esse lance dos PCs salvarem o mundo). Com os 30 níveis, bem que poderíamos ter o sistema d30, XD.

Imagem
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

D&D 4E

Mensagempor AKImeru em 25 Ago 2007, 00:55

Seu_Madruga escreveu:Spellcaster, eu estou gradualmente me acostumando à idéia. Afinal, posso aproveitar tudo que gostar e for OGC e me virar com minha própria edição 3.75, :bwaha: . Mas as idéias das armas serem diferenciadas me atraiu bastante (o combate pode ser mais tático e menos dependente de itens mágicos ou coisas similares), bem como o quase-abandono da magia vanciana. Também me interessei pelas mudanças em perícias, principalmente pelo exemplo citado (move silently e hide sempre me pareceram meio redundantes).

As palavras "ameaças mundiais ou planares" não me soaram muito bem, mais por uma questão pessoal (não curto esse lance dos PCs salvarem o mundo). Com os 30 níveis, bem que poderíamos ter o sistema d30, XD.

Imagem

FINALMENTE o dado de 30 faces seria usado!
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

D&D 4E

Mensagempor Eltor Macnol em 25 Ago 2007, 01:12

* Haverão regras similares às regras de retraining (retreinamento) do PHBII - eles não gostam da idéia de pessoas planejando suas carreiras do nível 1 ao 30.

Eu também não gosto disso - na verdade, uma das coisas que eu mais detestava na terceira edição era ver pessoal fazendo builds mirabolantes escolhendo cuidadosamente cada habilidade do primeiro ao último nível pra ter o personagem mais otimizado possível. Sei que tem gente que adora fazer isso, e como exercício intelectual até que é legal, mas eu prefiro que esse tipo de coisa passe longe de ser parte integrante do jogo.

Sem contar a frustração que era sair um talento ou classe de prestígio nova que se encaixaria perfeitamente bem com o teu conceito de personagem, mas que tu não pode mais pegar porque já está no nível 11 e não teve a chance de escolher as habilidades que seriam pré-requisitos 4 níveis atrás... :tsc:

Então, eu repito: estou ansiosíssimo por essa nova edição, porque parece que tudo até agora só vem a melhorar. :aham:
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

D&D 4E

Mensagempor Styker em 25 Ago 2007, 01:35

Fórum novo, nda como começar falando da nova edição ;)
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

D&D 4E

Mensagempor louc0 em 25 Ago 2007, 08:31

Eu já fico no meio termo. Não gosto do conceito de "retraining".
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

D&D 4E

Mensagempor Aluriel de Laurants em 25 Ago 2007, 13:47

Dragões (vermelhos?) anciões aparetemente podem fazer muitas coisas agora:
o Uma aura de inferno, usável como ação livre.
o Um ataque de tapa com a cauda, com o efeito adicional de mandar oponentes para trás, usável como uma ação livre.
o Dois ataques de garras, usáveis como uma ação padrão.
o Cospir fogo que gruda no alvo, causando dano extra, usável como uma ação padrão.
o Uma arma de sopro, mas não vimos que tipo de ação ela exige - uma livre, como a aura de inferno, como se fossem usos diferentes da mesma habilidade?
o Uma ação especial que concede uma ação padrão extra.
o Eles podem usar uma ação imediata para usar sua baforada caso seus pontos de vida tornarem-se menos da metade.
o Eles podem dar um golpe com a cauda como uma ação imediata assim que estiverem para serem flanqueados.
* O dragão do exemplo teria por volta de 1000 pontos de vida.

Mais razões pára eu odiar com todas as minhas forças essas lagartixas multicoloridas cuspidoras de coisas elementais :frenzied:

Monstros não mais drenarão XP (implícito o fim do dreno de níveis?)

Sinceramente eu achava super idiota essas coisas, ex: subi de nível agora eu sei lutar saltando sobre mesas e tudo mais, ai vem um fantasma te toque e magicamente você ESQUECE como se faz isso.

Algumas das perícias mais obscuras ou menos utilizadas sumirão (mencionados tailor [alfaiataria] e usar cordas)

Podiam ter achado utilidade maior pra isso.

Mas as idéias das armas serem diferenciadas me atraiu bastante (o combate pode ser mais tático e menos dependente de itens mágicos ou coisas similares)

Finalmente um espada e escudo feito só com material core vai ser bom pra alguma coisa!
Será que vai dar pra fazer um lança e escudo?
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

D&D 4E

Mensagempor Sr. Pichu em 25 Ago 2007, 14:48

ah jezz
só pq eu finalmente gastei meu pobre dinheirinho com a 3.5 ¬¬
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

D&D 4E

Mensagempor Darin em 25 Ago 2007, 14:56

Eu to meio puto, mas não é por causa da edição em si, to achando as novidades legais e tal...

Mas é com ter q comprar livro de eberron novo... Putz... nao faz nem 6 meses q eu comprei e mal joguei o cenário... Já ter uma nova edição, mudando a história ( possibilidade), ou mudando algumas coisas no cenário ( Se gnomo sair do Core...)

Até eu ter aroveitado bastante de Eberron na 3.5, eu não vou jogar a 4.0... só se eles nao mudarem muito e puder jogar ainda com o cenário da 3.5 no sitema do 4.0...
Darin

D&D 4E

Mensagempor Eltor Macnol em 25 Ago 2007, 15:03

Acho que é quase certo que você vai poder continuar usando o livro atual de Eberron com o sistema novo, provavelmente eles vão lançar um guiazinho com orientações do que precisa ser alterado imediatamente, o resto só vai sair em edição nova em 2010.
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

D&D 4E

Mensagempor juma em 25 Ago 2007, 15:16

Já ter uma nova edição, mudando a história ( possibilidade), ou mudando algumas coisas no cenário ( Se gnomo sair do Core...)

Ah cara, mudar o cenário por causa das regras é coisa de Forgotten Realms XD

Falando sério, não acho que a equipe do cenário é tão incompetente a ponto de mudar profundamente o cenário por causa de uma mudança no core:

"Gnomos sairam do core? Legal, vamos lançar regras para jogar com eles no cenário." <- abordagem esperta

"Gnomos sairam do core? Rápido, inventam um evento catastrófico que levaram eles embora" <- abordagem forgoteana XD
juma

D&D 4E

Mensagempor Tenebrus em 25 Ago 2007, 15:49

Essa nova edição do D&D é mais que bem-vinda na minha opinião.
Eu ouvi muito, mas muito mesmo, sobre eles deixarem o jogo mais dinâmico, vão mudar algumas regras que são complexas e tal... E eu esperava por isso mesmo, dentre as mudanças legais que eles sempre fazem, o jogo ficará (teóricamente) mais rápido, mais dinâmico, mais emocionante e enfim as batalhas deixarão de ser monótonas e sem graça.
Claro, isso é o que eu espero, espero que não me condenem por achar o sistema de batalhas chato :shades:
"Não é que fé mova montanhas, nem que todas as estrelas estejam ao alcance, para as coisas que não podem ser mudadas resta-nos somente paciência. Porém, preferir a derrota prévia à dúvida da vitória é desperdiçar a oportunidade de merecer."
Tenebrus

D&D 4E

Mensagempor CF em 25 Ago 2007, 18:08

A minha aposta para Eberron é em um livro tipo o Guia do Jogador de Faerun. Mas não duvido completamente de uma nova edição do livro básico.

O que me intriga é o avanço da história do cenário. Eberron é um barril de pólvora pronto para estourar numa segunda guerra. Um avanço muito grande levaria a um cenário de guerra aberta. O que não é exatamente ruim, mas joga privada abaixo quase toda a trama do cenário.
[]'s
Carlos Frederico "Spellcaster" F M Veiga

E não se esqueçam de visitar o meu site: http://www.covil.org
CF

D&D 4E

Mensagempor Yugoloth em 25 Ago 2007, 18:20

Pior sou eu!
Tinha comprado os livros básicos mais o Spellcompedium no mês passado!
Vou ter que joga tudo fora!

Malditos ninjas da Wizards :frenzied:
Yugoloth

D&D 4E

Mensagempor Eltor Macnol em 25 Ago 2007, 18:26

Mas joga fora rápido, cara.

Eu ouvi dizer que todos os livros da 3ª Edição vão explodir em pedacinhos no exato instante em que a Wizards lançar os livros novos, por isso é que todo mundo vai ser obrigado a migrar pra 4ª Edição.

Se não jogar os livros antigos fora, pelo menos mantenha eles fora do alcance de crianças quando explodirem.
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários