[4e] Esboço de Cenário do Locke

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Agnelo em 06 Mai 2009, 13:54

Animado com o possível lançamento da 4e no Brasil e com a possível injeção de ânimo que isso possa trazer aos meus jogadores eu comecei a esboçar parâmetros para o que possivelmente será meu cenário para a quarta edição.

Grande parte das idéias aqui contidas é reaproveitada de algum momento mais criativo da minha vida ou simplesmente copiado e colado de outra fonte, a pretensão aqui é puramente uma ambientação divertida onde devem se passar os jogos.

O que eu tenho em mente por enquanto é mais ou menos isso:

• O cenário é um pequeno continente separado do resto do globo por fenomenos naturais, sobrenaturais ou qualquer combinação destes.

• As civilizações mais antigas são a anã e a humana, penso em explorar isso, só não sei ainda como.

• Guerra entre os povos "civilizados" e os esboços do império ogro. Ogros cultuavam demônios e com seus favores iniciaram uma grande civilização. Orcs e goblinóides se aliaram a eles em busca de progresso.

• Ao fim da guerra os ogros foram quase extintos, os goblins se tornaram escravos dos humanos enquanto os orcs lutam em pequenas resistências para se vingar de seus adversários, mas sem muito sucesso.

• Os anões ergueram uma nova capital nas montanhs onde os ogros viviam, alegando que faziam isso pra impedir que as asrtes negras fossem usadas mais uma vez. Os eladrin os acusam de se aproveitar deles e aí teve início uma guerra que dura até hoje.

• A corte Eladrin chegou da Feywild (ou o equivalente a isso no cenário) a alguns séculos, com um objetivo bem definido, mas que aparentemente foi esquecido com as gerações. Junto deles vieram gnomos e quaisquer outras raças ou criaturas com possível ligação com feywild.

Aqui vão haver a maior parte das intrigas, sempre girando ao redor de sua imperatriz e a corte.

• Os elfos são eladrins que abandonaram sua civilização e se renderam a natureza. Eles vivem numa floresta formada por uma árvore cujas raízes ocupam quilometros de diâmetro. São os brutos protetores da floresta e ... lembram os elfos de magic?

Um osso quebrado para cada broto de planta espezinhado. — Pena por invasão em Llanowar :b

• Quebrei a cabeça pensando nos draconatos, pensei numa companhia de cavaleiros mercenários que no passado defendia terras humanas de ataques sobrenaturais. Após destruirem um dragão ancestral foram transformados em draconatos, as opiniões se dividem entre uma maldição da criatura ou resultado de um ritual feito pelos próprios.

Hoje eles vivem num pequeno reino com pretensões militaristas.

• Ainda não sei direito como encaixar Tieflings, mas a idéia é que eles pertenciam a uma antiga civilização em outro plano, onde eles serviam a um deus, mas foram ludibriados por um de seus servos caidos, se tornaram o que são e lutam para se livrarem de sua maldição...

Ou pelo menos essa é a história que eles costumam contar.

Tenho algumas outras idéias, mas estou sem tempo pra aprofundar. Sei que ficou meio confuso, mas quem se der ao trabalho de ler por favor faça suas críticas e sugestões, espero que com isso eu consiga organizar melhor as idéias.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Cebolituz em 06 Mai 2009, 14:11

Por que essa parte dos Ogros me lembrou... Ogre Battle? XD

Ao que me parece, e pelo menos eu curto isso nos cenários que eu jogo, é que falta algum elemento característico no cenário que afete todos os reinos e meio que os deixem "interligados" por um aspacto diferente do cenário. Ou quem sabe um objetivo final de algum reino em específico, como os Ogros planejam exterminar as outras raças, ou querem buscar algum território, etc.

Eu por exemplo sempre gostei das Brumas de Ravenloft, que afetam todos os cenários independente de suas diferenças. Acho que algum elemento, fenômeno, objetivo final, ritual, lenda... enfim, alguma coisa importante pode te ajudar a ter mais idéias de desenvolvimento do tema dele.

Na minha vila e no meu mini-cenário que um dia, pretendo desenvolver, usei como tema principal alguns conceitos da Astrofísica para explicar fenômenos e situações que ocorrem na vila. Utilizar um conceito principal para diferenciar e explicar o seu cenário pode ser uma boa idéia.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Lorde da Dança em 06 Mai 2009, 17:00

As civilizações mais antigas são a anã e a humana, penso em explorar isso, só não sei ainda como.

faça com que maior parte das ruinas sejam de civilizações anâs/humanas

Ao fim da guerra os ogros foram quase extintos, os goblins se tornaram escravos dos humanos enquanto os orcs lutam em pequenas resistências para se vingar de seus adversários, mas sem muito sucesso.

essa parte é legal.

Os anões ergueram uma nova capital nas montanhs onde os ogros viviam, alegando que faziam isso pra impedir que as asrtes negras fossem usadas mais uma vez. Os eladrin os acusam de se aproveitar deles e aí teve início uma guerra que dura até hoje.

Os eladrins se importavam tanto com os ogros que começaram uma guerra por eles?

Quebrei a cabeça pensando nos draconatos, pensei numa companhia de cavaleiros mercenários que no passado defendia terras humanas de ataques sobrenaturais. Após destruirem um dragão ancestral foram transformados em draconatos, as opiniões se dividem entre uma maldição da criatura ou resultado de um ritual feito pelos próprios.

Também é uma parte interesante, sugiro que a explore mais.

No todo ainda é só um esqueleto de cenário desinteresante, mas quando já estiver com mais coisas preparadas, não comece o tópico do cenário com a história detalhada do cenário.
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

Mensagempor Agnelo em 06 Mai 2009, 17:18

Cebola escreveu:Ao que me parece, e pelo menos eu curto isso nos cenários que eu jogo, é que falta algum elemento característico no cenário que afete todos os reinos e meio que os deixem "interligados" por um aspacto diferente do cenário.

É algo a se pensar.

Lorde da Dança escreveu:faça com que maior parte das ruinas sejam de civilizações anâs/humanas

Me expressei mal, queria explorar a ligação entre humanos e anões.

Lorde da Dança escreveu:Os eladrins se importavam tanto com os ogros que começaram uma guerra com eles?

Mais uma vez me expressei mal, os Eladrins acusam os anões de estarem usando os artefatos demoníacos. Enquanto os anões se dizem os únicos que não serão tentados por essa magia.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Lorde da Dança em 06 Mai 2009, 17:30

Mais uma vez me expressei mal, os Eladrins acusam os anões de estarem usando os artefatos demoníacos. Enquanto os anões se dizem os únicos que não serão tentados por essa magia.

É uma ideia interessante,desenvolve um motivo legal do por que os "elfos" e anões se odiarem.

Me expressei mal, queria explorar a ligação entre humanos e anões.

As civilizações humanas terem asceço fácil a items anões, e a civilização humana se juntar na guerra contra os eladrins. Grande número de estradas entre cidades dos anões e humanos, e talentos que possam ser pegos pelas duas raças.
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

Mensagempor Lector em 06 Mai 2009, 18:12

os Tieflings poderiam ser uma espécie de escravos/buchas de canhão do Ogros, tipo, a cada dez humanos sacrificados para seus senhores do abismo eles conseguiam um Tiefling, que se tornava um servo sem vontade
a virada no conflito pode ter se dado quando se descobriu uma maneira de se quebrar o controle dos Ogros sobre os Tieflings, fazendo eles se voltarem contra seus escravizadores
Lector

Mensagempor Nibelung em 06 Mai 2009, 20:23

Meu conselho: Pense de dentro pra fora, e não de fora pra dentro. Pense em como as coisas estão agora, e daí vá retroagindo conforme for necessário (essa é a palavra-chave). Por exemplo, você pode acabar criando 15 páginas de histórico e motivos pra civilização tiefling ter um embate violento com uma tribo de bugbears, mas no final teu grupo não tem nenhum tiefling e nem vai se aproximar daquele local. Tempo de desenvolvimento perdido.

Cenários caseiros não precisam ter TODAS as engrenagens funcionando juntinho e com 100% de lógica. É bom que tenham, mas não precisam. As partes que vão ficar ocultas embaixo do capô não vão ser vistas contanto que você não o abra.

Lorde da Dança escreveu:asceço

Imagem
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Mirallatos em 06 Mai 2009, 20:35

:putz: Por um momento eu achei que era uma foto do Madruga, mas aí olhei as roupas e a posição...
Imagem
Mirallatos

Mensagempor Bahamute em 06 Mai 2009, 22:12

Mirallatos escreveu::putz: Por um momento eu achei que era uma foto do Madruga, mas aí olhei as roupas e a posição...

mas É uma foto do madruga. Ele postou ela faz um tempo...
Aquele abraço!
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell

Mensagempor Madrüga em 06 Mai 2009, 22:14

Sou eu tendo caído da cadeira, morto, após ler um dos inúmeros atentados ao vernáculo que fervilham pela Spell.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Vincer em 06 Mai 2009, 22:19

Cara, adorei. Sério. Foi o melhor esboço de um cenário que já vi num fórum de RPG.

Tô falando sério :aham:

A parte da árvore, dos ogros e principalmente os goblins escravos, eu amei. Pena ser D&D (ainda mais 4ª) :bwaha:

Idéias:

-Tieflings: porque seguir tão à risca as raças do novo D&D? Corte eles fora, ou use o visual antigo. Cortar fora eu acharia o melhor, e talvez colocar alguma outra raça no lugar deles.

-Tieflings: Se não quiser cortar fora... quem disse que eles devem ser uma raça? Talvez possam ser humanos e ou elfos que tenham sido "contaminados" pelas magias demoníacas ancestrais dos ogros. E iria combinar DEMAIS com o tal pacto dos warlocks, não é mesmo??

No mais: tá muito bacana sua idéia :victory:
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Lumine Miyavi em 07 Mai 2009, 10:44

Sobre a foto do Madruga: Eu sempre estranhei a posição das pernas do Madruga parecem tão... femininas~ :hmmm:

Also: o conselho do Nibe é muito bom; não precisa tentar explicar ou encaixar tudo, mas... deixe certas coisas sem explicação. >:3

Nem tudo no mundo precisa fazer sentido: nem no nosso faz!
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Léderon em 07 Mai 2009, 10:53

Gostei muito de como deixou os elfos em relação aos eladrins, Locke.

Esse negócio da corte eladrin chegar da Feywild e esquecer o tal objetivo também dá bastante pano pra manga.

Quanto aos tiefling: mantenha-os, mas uma coisa mais parecida com o que o Vincer sugeriu ia ficar bem legal (contaminação por magia, etc).
Léderon
Coordenador da seção de Arte

Twitter: lederon

Mensagempor Agnelo em 07 Mai 2009, 12:52

Obrigado por todos os comentários, aos poucos vou trazendo outras idéias e já digo que o feedback de vocês está me ajudando a enxergar melhor o cenário.

Cebolituz escreveu:Por que essa parte dos Ogros me lembrou... Ogre Battle? XD

Se tu tivesse jogado MArch of the black queen veria mais algumas "homenagens" :b

Nibelung escreveu:Cenários caseiros não precisam ter TODAS as engrenagens funcionando juntinho e com 100% de lógica. É bom que tenham, mas não precisam. As partes que vão ficar ocultas embaixo do capô não vão ser vistas contanto que você não o abra.

Keep It Simpe Stupid, tô pensando bastante nisso, não vou me desgastar com ponto nenhum do cenário, só vou desenvolvê-lo até o ponto que seja interessante e prático.

Lumine Miyavi escreveu:Nem tudo no mundo precisa fazer sentido: nem no nosso faz!

Bem lembrado :b

Léderon escreveu:Esse negócio da corte eladrin chegar da Feywild e esquecer o tal objetivo também dá bastante pano pra manga.

Foi uma das poucas coisas realmente novas que eu pus nesse cenário, o resto era praticamente só reciclagem de idéias antigas, espero conseguir explorar esses ganchos.

Lector escreveu:os Tieflings poderiam ser uma espécie de escravos/buchas de canhão do Ogros, tipo, a cada dez humanos sacrificados para seus senhores do abismo eles conseguiam um Tiefling, que se tornava um servo sem vontadea virada no conflito pode ter se dado quando se descobriu uma maneira de se quebrar o controle dos Ogros sobre os Tieflings, fazendo eles se voltarem contra seus escravizadores

Vincer escreveu:-Tieflings: Se não quiser cortar fora... quem disse que eles devem ser uma raça? Talvez possam ser humanos e ou elfos que tenham sido "contaminados" pelas magias demoníacas ancestrais dos ogros. E iria combinar DEMAIS com o tal pacto dos warlocks, não é mesmo??

Vincer e Lector, eu vou dar uma olhada nessas idéias sim, eles com certeza serão uma raça caida por influencia demoníaca, só pensei em usar o meu gancho como forma de torná-los perdedores de uma guerra no céu ou coisa assim.

Agnelo

Voltar para Sistemas e Cenários