Argh, não estou acompanhando muito essa alternativa que vocês estão discutindo, mas quero apontar um ponto, em relação à abordagem de SWSaga que estou seguindo. Na minha abordagem, o problema que você citou existe em certo grau, mas é diferente no sentido de que todas as perícias progridem com os níveis, e o fato de ser treinado só dá um único +5 na vida e abre acesso às aplicações mais especializadas da perícia.
Por exemplo, considerando só as perícias primárias, todos os personagens de 20º nível possuem pelo menos +10 (1/2 do nível) em Acrobacia*, Adestrar Animais*, Atletismo, Cavalgar, Concentração, Cura, Diplomacia, Enganação, Furtividade, Iniciativa, Intimidar*, Percepção, Sobrevivência e Vigor. Destas 14, só as 3 com asterisco possuem aplicações exclusivas dos treinados. Mas essas não são todas as perícias primárias, pois também temos Decifrar Escrita, Sabotagem e Usar Instrumento Mágico, só que todas as aplicações destas 3 são restritas. Neste contexto, o que vai distinguir o ladino das outras classes é quanta coisa ele pode fazer com as perícias, ou seja, quantas restrições ele não terá, mais do que qual será o seu bônus nessas perícias.
Por exemplo, considerando 7 perícias pro ladino e 4 pro guerreiro (ver minha página), um ladino tipicamente será treinado em Acrobacia, Enganação, Furtividade, Iniciativa, Percepção, Sabotagem e Usar Instrumento Mágico. (Me ocorreu agora que Decifrar Escrita é uma perícia fraca e deveria ser secundária.) Um guerreiro tipicamente será treinado em Atletismo, Iniciativa, Intimidar e Vigor. Um gue/lad vai ter 3 perícias de ladino a menos (considerando que Iniciativa seria escolhida de qualquer jeito), que serão difíceis de escolher, pois todas exceto Usar Instrumento Mágico contribuem diretamente para o que espera-se que um ladino faça em combate e fora dele. Já um lad/gue perderia justamente as 3 perícias que escolheria como guerreiro, sendo que, com exceção de Vigor, todas podem ser escolhidas como ladino se ele quiser. De qualquer forma, no nível 20, um personagem tem +10 nas perícias destreinadas e +15 nas treinadas, o que não é uma diferença tão grande. O principal acaba ficando nas restrições, pois a diferença de chance de sucesso fica constante em 25 pontos percentuais.
Acredito que nem todo mundo se sentirá confortável com essa variante. Mas eu acho que é equilibrada e demanda a quantidade certa de escolhas entre uma opção ou outra. Acho que simplifica o uso das perícias e suas definições ao criar personagens, desonerando o mestre ao criar NPCs e os jogadores ao passar de nível, e define melhor o que cada perícia faz sem que elas se confundam entre si, além de separar as perícias que realmente vão contar na carreira do personagem (as primárias) daquelas que servem apenas de apoio e/ou não são enfocadas no desenrolar das tramas.