Perícias Simplificadas

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Perícias Simplificadas

Mensagempor ShinRyuu em 12 Out 2007, 11:46

Argh, não estou acompanhando muito essa alternativa que vocês estão discutindo, mas quero apontar um ponto, em relação à abordagem de SWSaga que estou seguindo. Na minha abordagem, o problema que você citou existe em certo grau, mas é diferente no sentido de que todas as perícias progridem com os níveis, e o fato de ser treinado só dá um único +5 na vida e abre acesso às aplicações mais especializadas da perícia.

Por exemplo, considerando só as perícias primárias, todos os personagens de 20º nível possuem pelo menos +10 (1/2 do nível) em Acrobacia*, Adestrar Animais*, Atletismo, Cavalgar, Concentração, Cura, Diplomacia, Enganação, Furtividade, Iniciativa, Intimidar*, Percepção, Sobrevivência e Vigor. Destas 14, só as 3 com asterisco possuem aplicações exclusivas dos treinados. Mas essas não são todas as perícias primárias, pois também temos Decifrar Escrita, Sabotagem e Usar Instrumento Mágico, só que todas as aplicações destas 3 são restritas. Neste contexto, o que vai distinguir o ladino das outras classes é quanta coisa ele pode fazer com as perícias, ou seja, quantas restrições ele não terá, mais do que qual será o seu bônus nessas perícias.

Por exemplo, considerando 7 perícias pro ladino e 4 pro guerreiro (ver minha página), um ladino tipicamente será treinado em Acrobacia, Enganação, Furtividade, Iniciativa, Percepção, Sabotagem e Usar Instrumento Mágico. (Me ocorreu agora que Decifrar Escrita é uma perícia fraca e deveria ser secundária.) Um guerreiro tipicamente será treinado em Atletismo, Iniciativa, Intimidar e Vigor. Um gue/lad vai ter 3 perícias de ladino a menos (considerando que Iniciativa seria escolhida de qualquer jeito), que serão difíceis de escolher, pois todas exceto Usar Instrumento Mágico contribuem diretamente para o que espera-se que um ladino faça em combate e fora dele. Já um lad/gue perderia justamente as 3 perícias que escolheria como guerreiro, sendo que, com exceção de Vigor, todas podem ser escolhidas como ladino se ele quiser. De qualquer forma, no nível 20, um personagem tem +10 nas perícias destreinadas e +15 nas treinadas, o que não é uma diferença tão grande. O principal acaba ficando nas restrições, pois a diferença de chance de sucesso fica constante em 25 pontos percentuais.

Acredito que nem todo mundo se sentirá confortável com essa variante. Mas eu acho que é equilibrada e demanda a quantidade certa de escolhas entre uma opção ou outra. Acho que simplifica o uso das perícias e suas definições ao criar personagens, desonerando o mestre ao criar NPCs e os jogadores ao passar de nível, e define melhor o que cada perícia faz sem que elas se confundam entre si, além de separar as perícias que realmente vão contar na carreira do personagem (as primárias) daquelas que servem apenas de apoio e/ou não são enfocadas no desenrolar das tramas.
Avatar do usuário
ShinRyuu
 
Mensagens: 1185
Registrado em: 28 Ago 2007, 14:10
Localização: Salvador

Perícias Simplificadas

Mensagempor Dragão de Bronze em 12 Out 2007, 14:55

arghsupremo escreveu:Dragão de Bronze,
Não entendi muito bem o que quis dizer, mas se está me dando dicas de como controlar os meus jogadores eu lhe agradeço, mas eu sei cuidar deles. As vezes a conversa funciona, mas as vezes tem que dar umas bicudas em alguns. Não sou tão inexperiente assim ;)


Foi praticamente isso sim. A julgar pelo avatar, não acho que seja inexperiente mesmo XD mas eventualmente a dica ajuda.

Bom, você conhece o grupo um pouquinho mais que eu, sabe, cê que sabe. XD
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

Anterior

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante