[4e] Itens mágicos

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[4e] Itens mágicos

Mensagempor Torneco em 20 Mar 2010, 22:33

Olá pessoal. (Off: Nunca sei muito bem como começar um tópico)

Desde o lançamento da 4e algo que não me agradou muito foi os ítens mágicos. Achei legal a idéia dos implementos, achei legal limitar as pilhas de encantamentos nas armas de armaduras, gostei da idéia do limite de usos dos poderes diários de ítens e de sumirem com a necessidade de diversos ítens de atributos e outros pra manter o personagem funcional.

Mas sinto muita falta de habilidades mais funcionais, pois a esmagdora maioria de ítens são só poderes e mais poderes disfarçados, são poucos que, além de adicionar um poder a mais pro jogador usar, adicionam algo que ele pode usar ao logo da aventura pra ajudar o tempo todo. Achava legal o sistema de RDs, que embora forçasse o grupo a carregar armas de todos os tipos, Era uma maneira interessante de caracterizar monstros, adicionar algumas dificuldades e diferenciar as armas e armaduras, torná-los mais únicos. Não gostei de terem matado essa vaquinha.

Resumindo, mas minha mais singela e humilde opinião, os ítens perderam personalidade.

Entendo muito bem a mudança de foco sobre eles, mesmo assim, achei que eles acabaram ficando realmente muito limitados e sem graça. Achei que fosse ter alguma novidade no Vault 2, mas acabou sendo mais uma lista de ítens, embora a idéia dos Sets tenha sido um passo legal na direção que eu queria.

Também tenho sentido dificuldade em criar meus próprios ítens. Queria muito conseguir criar alguns ítens no estilo Weapons of Legacy, mas o mais perto disso na nova edição é os artefatos, que vão progredindo os poderes mas eventualmente desaparecem.

Bem, o que eu queria mesmo discutir com vocês é idéias de como deixar os ítens mais interessantes, um pouco mais versáteis sem que isso atrapalhe o jogo e que deixem de ser apenas cartõezinhos de poderes extras para os jogadores. Ahh, e dicas de como criar ítens e de ressucitar a idéia dos ítens Legacy na 4e. Gostaria de ouvir a opinião de vocês sobre o assunto.

Pra começar, tava querendo trazer de volta os materiais da 3e, adicionando uma ou outra pequena habilidade nos objetos feitos com eles, por exemplo, armas feitas de adamante causariam +5 de dano contra objetos.
Avatar do usuário
Torneco
 
Mensagens: 1976
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:23

[4e] Itens mágicos

Mensagempor DracoDruida em 21 Mar 2010, 14:15

Eu até gosto de como tá, mas como novas idéias são sempre algo bom, então vamos lá:
Pra começar, tava querendo trazer de volta os materiais da 3e, adicionando uma ou outra pequena habilidade nos objetos feitos com eles, por exemplo, armas feitas de adamante causariam +5 de dano contra objetos.

Essa habilidade, por exemplo, é meio inútil, porque ela é específica demais. Não tem idéias que sejam mais...well, úteis?
Avatar do usuário
DracoDruida
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 18 Ago 2007, 23:41

[4e] Itens mágicos

Mensagempor Anand em 22 Mar 2010, 13:35

O que mais sinto falta nos itens mágicos da 4e é história: do jeito que eles vêm, são muito pouco inspirados, e viram lugar comum muito rapidamente, e isso dá pra contornar criando essas histórias (e o Weapons of Legacy dá excelentes idéias). Mas em termos mecânicos, estou super satisfeito.
Avatar do usuário
Anand
 
Mensagens: 335
Registrado em: 25 Set 2007, 04:52
Localização: São Paulo, SP

[4e] Itens mágicos

Mensagempor Riketz em 22 Mar 2010, 14:24

eu também gosto de como está, pois prefiro a história do herói importante segurando uma arma qualquer, do que um herói qualquer segurando uma arma importante..

itens únicos com história são bem legais e eu também senti a falta de história deles.. porém creio que histens históricos sejam mais ligados à cenários específicos.. então deveriam existir itns mágicos com história nos livros de cenários, como Forgoten e Eberron..

existem muitos itens com "poderes" e "efeitos"..eu queria mais itens com "propriedades"..
algo como "espada +1 (+2 contra criaturas de origem feérica)" ou algo do tipo.. sem poderes..
Avatar do usuário
Riketz
 
Mensagens: 168
Registrado em: 18 Ago 2009, 11:33

[4e] Itens mágicos

Mensagempor Lumine Miyavi em 22 Mar 2010, 14:39

existem muitos itens com "poderes" e "efeitos"..eu queria mais itens com "propriedades"..
algo como "espada +1 (+2 contra criaturas de origem feérica)" ou algo do tipo.. sem poderes..


Nada impede você de criar, ué.

Eu juro que não entendo o pessoal... na 3.x tem a reclamação que os itens são mais importantes que o personagem e pedem pra mudar, e na 4e... quando isso acontece, tem o pedido pra acontecer o oposto?

/rant

Enfim, nada impede que você faça um material / propriedade house rule que conceda esses bônus menores. Entretanto, mesmo sendo de adamante, não lembro de sequer ter usado essa propriedade de ignorar dureza mais que... uma vez.

Armas com propriedades diferentes tinham a função de bainha "taco de golfe", com um tipo diferente de cada arma pra superar RDs diferentes, e só. Não tem necessidade disso acontecer; além do mais, o material pra armas e equipamentos já É mágico acima de certo limite (vide as armaduras com "graduações maiores" e mesmo preço).

Enfim, é uma decisão mais fluff que crunch, ao meu ver.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

[4e] Itens mágicos

Mensagempor Youkai X em 22 Mar 2010, 15:51

Assim como tudo na 4e, no geral os itens mágicos tem um fluff bem simplezinho e genérico, cabendo ao grupo dar um fluff a mais para os itens (claro, tem suas exceções notáveis e os artefatos tem um fluff mais carregado com certeza e alguns itens específicos, assim como os item sets), mas no geral cabe mais ao mestre e/ou jogadores dar uma aparência e fluff mais interessantes para os itens.

Por exemplo, na campanha épica que o VA começou a narrar ontem, já dei algumas pistas sobre fluff de um dos itens mágicos que meu anão xamã possui. Ele começou a usar sua foe stone, mas descrevi que a jóia que ele carrega presa à barba manifestou o espírito de uma anã cega adivinha com um penteado mega-elaborado (algo bem sci-fi/videogame oriental) e ela apontava as fraquezas e defesa mais baixa dos monstros através de uma tabuleta com runas, sendo cada runa um elemento ou tipo de defesa. Claro, ainda falta muito pra dizer a história do item, mas no geral essas coisas vão se construindo ao longo das sessões.

Agora, quanto a itens achados durante as aventuras, aí já é com o mestre XD
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

[4e] Itens mágicos

Mensagempor Riketz em 22 Mar 2010, 16:04

Lumine Miyavi escreveu:
existem muitos itens com "poderes" e "efeitos"..eu queria mais itens com "propriedades"..
algo como "espada +1 (+2 contra criaturas de origem feérica)" ou algo do tipo.. sem poderes..


Nada impede você de criar, ué.

sim verdade, mas então pra que comprar livros?
esta sua solução poderia ser aplicado à insatisfação do Anand pela falta de história de itens..

Eu juro que não entendo o pessoal... na 3.x tem a reclamação que os itens são mais importantes que o personagem e pedem pra mudar, e na 4e... quando isso acontece, tem o pedido pra acontecer o oposto?

poizeh.. vai entender.. :b
Avatar do usuário
Riketz
 
Mensagens: 168
Registrado em: 18 Ago 2009, 11:33

[4e] Itens mágicos

Mensagempor Lumine Miyavi em 22 Mar 2010, 17:47

Se você espera que os livros vão entregar soluções feita de encomenda pra sua campanha, sim, melhor não comprar nenhum livro.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

[4e] Itens mágicos

Mensagempor Styker em 23 Mar 2010, 09:53

Cara, na minha campanha adotei o uso de bônus ineretes para os ataques, danos e defesas. Itens mágicos são mais raros (basicamente recompensas quando os pcs matam um boss ou cumprem uma quest importante) e também são bem mais poderosos.

Eu tenho personalizado os itens de acordo com a forma com que eles adquirem eles, por exemplo, na ultima partida o cara pegou um craghammer em um templo de Baphomet,logo o craghammer tem poderes ligados a Baphomet como fúria e causar mais dano em inimigos bloodied.

O resultado tem sido ótimo, a galera tá adorando os itens mais poderosos e o fato de num precisar ficar comprando eles, só estou tendo problemas porque querendo ou não depois de um tempo o grupo já vai estar com certa quantidade de itens mágicos e como estou fazendo eles mais fortes (normalmente todo item que eu estou dando tem uma property, um poder de encontro e um daily) estou com medo de ficar muito overpower., inclusive aceito sugestoes de como balancear isso melhor.
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Avatar do usuário
Styker
 
Mensagens: 696
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:30
Localização: Campina Grande - PB

[4e] Itens mágicos

Mensagempor Fëanor em 25 Mar 2010, 22:56

Cara, eu acho os itens da 4e bem melhores desenvolvidos que o da 3.5. Claro tem muitos itens underpower, mas não tem coisa mais legal que usar uma Adaga do Gelo e transformar todas as suas magias em dano por frio. :diabanjo:

É um poder muito util, sem limite e que pode ser usado a qualquer momento.
Só um exemplo. Outros incluem o Vicious, que causa um dano maior no critico.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"


http://www.valinor.wikidot.com
Avatar do usuário
Fëanor
 
Mensagens: 2030
Registrado em: 27 Ago 2007, 13:04


Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron