Olá pessoal. (Off: Nunca sei muito bem como começar um tópico)
Desde o lançamento da 4e algo que não me agradou muito foi os ítens mágicos. Achei legal a idéia dos implementos, achei legal limitar as pilhas de encantamentos nas armas de armaduras, gostei da idéia do limite de usos dos poderes diários de ítens e de sumirem com a necessidade de diversos ítens de atributos e outros pra manter o personagem funcional.
Mas sinto muita falta de habilidades mais funcionais, pois a esmagdora maioria de ítens são só poderes e mais poderes disfarçados, são poucos que, além de adicionar um poder a mais pro jogador usar, adicionam algo que ele pode usar ao logo da aventura pra ajudar o tempo todo. Achava legal o sistema de RDs, que embora forçasse o grupo a carregar armas de todos os tipos, Era uma maneira interessante de caracterizar monstros, adicionar algumas dificuldades e diferenciar as armas e armaduras, torná-los mais únicos. Não gostei de terem matado essa vaquinha.
Resumindo, mas minha mais singela e humilde opinião, os ítens perderam personalidade.
Entendo muito bem a mudança de foco sobre eles, mesmo assim, achei que eles acabaram ficando realmente muito limitados e sem graça. Achei que fosse ter alguma novidade no Vault 2, mas acabou sendo mais uma lista de ítens, embora a idéia dos Sets tenha sido um passo legal na direção que eu queria.
Também tenho sentido dificuldade em criar meus próprios ítens. Queria muito conseguir criar alguns ítens no estilo Weapons of Legacy, mas o mais perto disso na nova edição é os artefatos, que vão progredindo os poderes mas eventualmente desaparecem.
Bem, o que eu queria mesmo discutir com vocês é idéias de como deixar os ítens mais interessantes, um pouco mais versáteis sem que isso atrapalhe o jogo e que deixem de ser apenas cartõezinhos de poderes extras para os jogadores. Ahh, e dicas de como criar ítens e de ressucitar a idéia dos ítens Legacy na 4e. Gostaria de ouvir a opinião de vocês sobre o assunto.
Pra começar, tava querendo trazer de volta os materiais da 3e, adicionando uma ou outra pequena habilidade nos objetos feitos com eles, por exemplo, armas feitas de adamante causariam +5 de dano contra objetos.