Eu não acompanho continuamente a Dragon e a Dungeon, nem todos os updates do D&D 4°, mas ao ler o Creatures Catalog do Dark Sun notei algumas diferenças bem "drásticas" em relação a mecânica dos monstros.
Notei que os danos dos monstros estão mais '"agressivos", muitos efeitos que "terminam" no final do proxímo turno do monstro (ou seja sem TR) além de efeitos sendo "carregados" com mais facilidade.
Monstros elite sempre atacando praticamente duas vezes (algo que já devia ser feito desde o Monster Manual 1)
Não se foi só "impressão" mas aparente os hit points das criaturas estão um pouco menores do que as médias das criaturas do Livro dos Monstros 1.
Outra coisa, criaturas usando armas com dados de dano completamente diferentes dos personagens dos jogadores (por exemplo o gladiator novice com sua short sword de 2d8 de dano).
Mais alguém ai notou essas diferenças?
Eu particularmente achei todas muito boas (sempre gostei desse efeito machado grande pro ogro 2d8 e 1d12 para pj e assim por diante, achava as armas utilizadas com mesmo valor de dano e efeitos meio "limitado").
Recentemente eu terminei uma campanha do 1° ao 8° nível e notei que criaturas com até 3 níveis acima do grupo não são tão "poderosas" assim (minha maior decepção até agora foi o troll putz o dano que ele causa e meio banal).
Acho que a maior parte das mudanças e para tornar o jogo mais dinâmico, seguindo alguns conselhos aqui do forum (basicamente aumentando o dano e diminuindo os hit points das criaturas) o jogo ficou mais rápido e emocionante em relação aos encontros.