[4e] Começando a mestrar 4e: como?

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[4e] Começando a mestrar 4e: como?

Mensagempor Madrüga em 04 Mai 2011, 23:10

Como sou um cara antenado nas últimas tendências, resolvi tentar narrar esse sistema aí que acabou de sair, a tal da "quarta edição". Meu grupo anda numa abstinência, assinamos o Insider e eu joguei três sessões até hoje.

Que dicas vocês dariam para começar a narrar o sistema? O que é fácil de passar despercebido quando você é n00b? Que regras costumam dar problema? Esse tipo de cousas.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: [4e] Começando a mestrar 4e: como?

Mensagempor Nibelung em 04 Mai 2011, 23:30

  1. A despeito do nome, nunca coloque um monstro solitário sozinho.
  2. A despeito do nome, nunca deixe um monstro solitário sozinho muito tempo. Dê ao ambiente ou ao próprio solo uma forma de gerar mais lacaios no decorrer do combate. Não fazem muito estrago, mas atrapalham o grupo o suficiente pra evitar que você tenha 6 jogadores fazendo rodinha do chefe.
  3. Sempre vale mais a pena inchar o campo com mais monstros de nível próximo do grupo do que usar monstros de nível mais alto. Monstros de nível mais alto costumam ter valores de acerto e defesas muito acima dos jogadores, e o dano não sobe o suficiente pra torná-los "desafiadores". Este é o principal culpado de tanta gente reclamar que os combates na 4e são demorados.
  4. Não dê valor à vida dos seus lacaios. A função deles é mostrar pros jogadores que eles são fodas. Provoque ataques de oportunidade, ative gatilhos de dano dos seus jogadores, espalhe as forças ao invés de concentrar todos os lacaios em um só. O melhor que um lacaio pode fazer em combate é atrasar os jogadores em uma rodada ou duas. Não espere mais que isto deles.
  5. Os mapas devem ser maiores até pelo número elevado de monstros. Eu até hoje rolei poucos combates satisfatórios em salas menores que 15x15. Dê bastante espaço pra todo mundo poder andar.
  6. A despeito do cenário ser espaçoso, enfie o máximo de tralhas que puder pra não torná-lo uma sala de treino de Street 4. Pilares, mobília, folhagens/cortinas pra camuflagem, terreno não-quadrado (por exemplo, use 20x20 de base, mas espalhado em 3 salas menores), e elevações. Invente. Se você consegue pensar em uma cena legal usando um elemento do cenário, use-o.
  7. Entenda como os talentos da linha Expertise funcionam, e seu impacto na mecânica do jogo. Decida com antecedência se pretende dá-los de graça por serem talentos bons o suficiente que literalmente qualquer um irá comprar uma hora ou outra. Eu recomendo que sim.
  8. Sempre comece os combates com os monstros tendo maioria numérica de no mínimo dois para um. Não interessa se são lacaios ou elites. Conte só o número puro. Os jogadores sempre devem começar em desvantagem.
  9. Mantenha a tabela atualizada da página 42 do guia do mestre sempre à mão.
Editado pela última vez por Nibelung em 04 Mai 2011, 23:39, em um total de 1 vez.
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

Re: [4e] Começando a mestrar 4e: como?

Mensagempor Smaug em 04 Mai 2011, 23:31

Eu diria pra começar com algumas aventuras prontas, pode ser aquela que vem no livro do mestre, as que a devir disponibiliza no site dela ou mesmo alguma que vc comprou. Mestre algumas (ou pelo menos, uma no estágio heróico, uma no exemplar e uma no épico), sinta como as coisas funcionam nesses niveis e então tente construir a sua seguindo a mesma estrutura.

Abuse de encontros com armadilhas, monstros e skill challengers tudo misturado. O bom uso de skills challengers vem com o tempo, então use eles, crie encontros baseados somente neles.

Novatos tendem a se esquecer de usar os poderes, principalmente quando jogam de classes marciais. Vale a pena ficar lembrando ou dar algumas dicas quando vc perceber isso acontecendo. O mesmo para as ações (padrão, menor e movimento). Lembre eles que podem trocar algumas ações abrindo mão de outras.

Um programa que ajude a grenciar o combate ou simplesmente dividir a tarefa entre os jogadores (vc marca as iniciativas, vc marca quem tah com dano continuo, vc marca quem tah com condições etc) ajuda pra caramba, principalmente em niveis mais altos.

Lembre-se das milestones!!! É comum esquercer que a cada 2 encontros sem um descanso longo os heróis adquirem um action point (a regra de ativação de poderes diários de itens parece que caiu por terra).

E a mais importante de todas: leia o Guia do Mestre.
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Smaug
 
Mensagens: 2464
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:22
Localização: http://2x6.wikidot.com

Re: [4e] Começando a mestrar 4e: como?

Mensagempor Youkai X em 04 Mai 2011, 23:44

Leia os dois livros do mestre e baixe o que o Nibelung postou para skill challenge se testes de perícia, pois nem sào muito altas as CDs e nem baixas demais. Também tem no Update de Julho de 2010 uma tabela nova com danos pra monstros, mais alta que os dos livros anteriores ao livro dos monstros 3, e isso pode ajudar a deixar os monstros mais desafiadores/perigosos/menos fracotes na porrada.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: [4e] Começando a mestrar 4e: como?

Mensagempor Torneco em 05 Mai 2011, 19:55

Comece do nível 1 mesmo, assim todo mundo tem jeito de aprender com o tempo.

Use e abuse dos desafios de perícia, ainda mais durante combates. Eu gosto muito de colocar desafios para enfraquecer todos os monstros, um efeito contínuo que pode ser anulado com um desafio (Campos de energia necrótica que protegem mortos vivos, um ritual que cura ou protege os monstros, algo assim).

Não leve a sério o nome de cada monstro, nessa edição é muito fácil usar um monstro de um jeito como sendo outro. Também é bem fácil mudar um ou outro detalhe para se adequar ao que você quer.

Você pode montar NPCs como monstros se ficar mais fácil para você. Ou então, misture um monstro que você já acha interessante com um template de classe.

Dê uma olhada nas aventuras oficiais nas Dungeons, ocasionalmente você acha uma idéia boa nelas.

Use armadilhas e pense em maneiras de envolver o grupo todo.

Use as erratas, tem alguns poderes que na época de lançamento ficaram meio desequilibrados.

O Paladino tem alguns defeitos, dá pra deixar ele mais interessante mudando alguns detalhes.

Esse programa aqui ajuda muito em combates, mas pra usar ele bem você vai precisar do Character Builder antigo e o Adventure Tools também. DnD4e Combat Manager: http://wiki.rpg.net/index.php/DnD4eCM

Nas Dungeons, há uma série de aventuras chamada Scales of War, que vai do nível 1 até o nível 30. Se você não quiser muita complicação, é um bom começo.
Avatar do usuário
Torneco
 
Mensagens: 1976
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:23

Re: [4e] Começando a mestrar 4e: como?

Mensagempor Lector em 07 Mai 2011, 11:06

Seus jogadores (provavelmente) estão acostumados com versões anteriores do D&D,e no começo serão mais individualistas, então cuidado para não massacrá-los no início. Mas quando eles aprenderem a trabalhar em conjunto, serão muito eficiente, você provavelmente vai aprender a dosar a dificuldade conforme o grupo for pegando o jeito, o lance aqui é, tente sempre ser criativo e surpreender seus jogadores
Avatar do usuário
Lector
 
Mensagens: 176
Registrado em: 27 Ago 2007, 08:50

Re: [4e] Começando a mestrar 4e: como?

Mensagempor Kear em 09 Mai 2011, 10:09

Nibelung escreveu:Entenda como os talentos da linha Expertise funcionam, e seu impacto na mecânica do jogo. Decida com antecedência se pretende dá-los de graça por serem talentos bons o suficiente que literalmente qualquer um irá comprar uma hora ou outra. Eu recomendo que sim.


A idéia aqui é que todos jogadores comecem tendo um desses de graça, já?
Avatar do usuário
Kear
 
Mensagens: 2273
Registrado em: 06 Set 2007, 12:22

Re: [4e] Começando a mestrar 4e: como?

Mensagempor Lumine Miyavi em 09 Mai 2011, 10:17

Acima de tudo, leia com carinho os efeitos de terreno, e tente perceber que o diferencial da 4e é justamente seu combate tático; um encontro tedioso pode se tornar interessante com a adição de algumas estranhezas no cenário, servindo como "ponto neutro".

Exemplo mundano: tanto PJs quando inimigos podem ser afetados por jatos de água fervente de um terreno com vários geiser (rolados de forma aleatória, claro).

Exemplo fantástico: o portal maligno que o necromante abriu é poderoso demais para seu controle e começa a transformar o terreno gradualmente em uma fonte de poder necrótica (lê lá no ldm!) além de causar dano em todos envolvidos, uma vez por rodada.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: [4e] Começando a mestrar 4e: como?

Mensagempor Nibelung em 09 Mai 2011, 10:55

Kear escreveu:
Nibelung escreveu:Entenda como os talentos da linha Expertise funcionam, e seu impacto na mecânica do jogo. Decida com antecedência se pretende dá-los de graça por serem talentos bons o suficiente que literalmente qualquer um irá comprar uma hora ou outra. Eu recomendo que sim.


A idéia aqui é que todos jogadores comecem tendo um desses de graça, já?


Sim.

Mas não os talentos expertise da linha Essentials, já que estes dão, além do bônus de ataque de correção matemática, um benefício adicional. Eu recomendei só pensar no talento expertise básico, do PH2/3.
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung


Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron