Duvidas Sobre a rodada surpresa

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Art__ em 04 Nov 2007, 20:51

Tou com duvidas na rodada surpresa

1 - Teoricamente rodada surpresa não é qnd o mostro aparece de SURPRESA e os personagens com reflexos reagem DEPOIS dele, se vc nota o inimigo deixa de ser rodada surpresa e cada um rola sua iniciativa? Pq la na mesa o mestre tava rolando uma iniciativa na rodada surpresa.
2 - personagens que agem na rodada surpresa estão agindo certo? Então porque diabos quando vc rola a iniciativa eles perdem sua destreza na ca e ficam surpreendidos se eles já agiram na rodada surpresa?!
Imagem
Conheça minha campanha aqui
Art__

Mensagempor Styker em 04 Nov 2007, 22:10

Respondendo ao Artemis (já que eu sou o mestre em questão):
1 - Na rodada surpresa se rola uma iniciativa mesmo, mas apenas para aqueles quqe participam da rodada surpresa.
2 - Eu seguia a regra corretamente, mas não lembro quem foi lá na mesa que me convenceu a fazer do outro jeito ¬¬, realmente lendo o SRD vi que estava errado.
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

Mensagempor WillDice em 05 Nov 2007, 08:07

1- Rodada surpresa é uma rodada completamente normal, exceto pelo detalhe de que alguns personagens não agem. Se UM personagem notou os inimigos, ESSE personagem participa da rodada surpresa, mas os demais NÃO.
2- Rola iniciativa não é "agir". Se algum inimigo tem iniciativa melhor que a sua na rodada surpresa, você PERDE a destreza na CA contra esse inimigo.
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

Mensagempor Eltor Macnol em 05 Nov 2007, 13:15

A rodada de Surpresa não é uma rodada normal, ela tem a diferença importante de permitir apenas uma ação padrão (e apenas para aqueles que soubessem da presença dos inimigos antes da batalha começar).

Não faz muita diferença se os surpresos jogam iniciativa antes ou depois disso, o importante é que eles não agem (e portanto não têm Destreza na CA) até chegar sua vez na primeira rodada normal.

E sim, isso significa que se você estiver a par dos inimigos e rolar bem na iniciativa, é possível agir duas vezes antes que qualquer inimigo tenha a chance de reagir.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor ShinRyuu em 05 Nov 2007, 13:29

Sobre perder o bônus de Iniciativa, é importante que fique claro que TODO MUNDO começa o encontro sem ele, até que chegue o seu primeiro turno (ou seja, que chegue a sua primeira vez de agir) nesse combate específico. Fiquei com a impressão que a 2ª questão relata que, mesmo depois de agir na rodada surpresa, um combatente estava perdendo o bônus novamente na primeira rodada; isso seria incorreto. Só está sem o bônus quem ainda não teve vez (turno) pra agir.
ShinRyuu

Mensagempor Styker em 05 Nov 2007, 16:57

Pois eh, erro meu, eu tava considerando apenas que voce ganhava o bonus qnd agia na rodada normal. Quando na verdade quem age na rodada surpresa não perde o bônus. =/
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

Voltar para Sistemas e Cenários