Eu estou repostando aqui as que foram colocadas no fórum anterior, mas o meu objetivo ao criar este tópico é criarmos novas. Acho que já falei isso várias vezes, mas não custa repetir: isso é o que eu acho que falta no jogo.
Engalfinhar: você realiza uma jogada de ataque contra um oponente, utilizando a CA de toque dele. Esse ataque gera um ataque de oportunidade caso você não possua o talento engalfinhar aprimorado. Se o oponente acertar o ataque de oportunidade, ele arruína sua tentativa. Caso o ataque seja bem-sucedido, ambos os lutadores realizam um teste de Força (ou Destreza, caso a arma permita acuidade). Usuários de armas leves recebem uma penalidade de -4 nessa jogada; usuários de armas de duas mãos recebem um bônus de +4; criaturas recebem +4 de bônus para cada categoria de tamanho acima de Médio. Caso você vença, você e seu oponente estão com as armas entravadas. Caso ele vença, nada acontece, e seu ataque não surte efeito.
Oponentes engalfinhados sofrem algumas restrições. Primeiramente, nenhum dos oponentes pode atacar ou se mover sem provocar um ataque de oportunidade do oponente. O combatente que provocou a manobra pode realizar ações que causariam ataques de oportunidade sem que esses ataques aconteçam. Por exemplo, ele pode chutar seu oponente mesmo sem possuir o talento ataque desarmado aprimorado, sem causar ataques de oportunidade por parte do oponente. Ambos não ameaçam área nenhuma no diagrama de batalha.
Um novo teste de engalfinhar é realizado a cada rodada. O vencedor pode optar por manter as armas travadas ou quebrar o contato e realizar um ataque de oportunidade contra o perdedor.
---
Engalfinhar aprimorado
Pré-requisitos: especialização em combate.
Benefícios: tentar engalfinhar-se com um oponente não mais causa um ataque de oportunidade. Além disso, você recebe um bônus de +4 em testes de engalfinhar.
(Madruga)
----
Segurar: Você precisa de uma mão livre para realizar essa manobra. Você realiza uma jogada de ataque contra um oponente, utilizando a CA de toque dele. Esse ataque gera um ataque de oportunidade caso você não possua o talento segurar aprimorado. Se o oponente acertar o ataque de oportunidade, ele arruína sua tentativa. Caso o ataque seja bem-sucedido, você realiza um teste de força contra seu oponente.
Se você vencer, você segura seu oponente em alguma parte da sua armadura ou da sua roupa. Ele recebe uma penalidade de -2 no ataque contra você, e você recebe um bônus de +2; ambos vocês perdem o bônus de destreza na CA. Seu oponente pode fazer no máximo um ataque contra você se usar uma arma de duas mãos.
Se você perder, seu movimento não surte efeito.
(eu)
Algum comentário?
As descrições ainda não estão 100%, mas a idéia é basicamente isso aí.
Alguma idéia nova?