Erros críticos

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Erros críticos

Mensagempor Alduim em 22 Nov 2007, 15:30

Na minha mesa assim como sucesso decisivo nos temos o que chammos de erro crítico caso o jogador role um "1" natural e confime (como um sucesso decisivo) acontece alguma merda com ele, tipo: cai a arma ou leva um AdO. Dei uma olhada rápida nos livros e não achei nada referente a "Erros críticos" não sei se foram os jogadores que invetaram ou se acharam em algum canto obscuro dos livros core que eu não achei.
Como lidariam com erros críticos? O que acontece quando em meio a um combate alguém rola um erro crítico? Tou querendo idéias pra algo do tipo:

joga um d%
0-10 o personagem cai
10-20 o personagem perde o bonus de destreza na CA
20 - 30 o personagem (sei lá) senta no chão e começa a chorar....

sugestões?
Alduim

Erros críticos

Mensagempor Cebolituz em 22 Nov 2007, 15:38

Se não me engano ele está em um canto obscuro mas não tão obscuro assim do Core 3.5, na parte de jogadas de ataque.

Se tirar 1, faz um teste de Destreza com CD 10 (bem fácil de passar por sinal) e se não passar a sua arma sai voando da sua mão.

Me corrijam se eu estiver errado mas se não me engano era assim.
Imagem
Cebolituz

Erros críticos

Mensagempor Corvo da Tempestade em 22 Nov 2007, 15:41

em nosso grupo costumamos "ignorar" os erros críticos. Mas acho que uma coisa que não seja comédia serviria bem (a menos que, claro, a aventura seja comédia).

Acho que uma penalidade no ataque seguinte (ou bonus para o atacante) OU um AdO resolveria o problema
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Erros críticos

Mensagempor Eltor Macnol em 22 Nov 2007, 15:45

Erros críticos nunca foram uma regra oficial da terceira edição de D&D. Existiam apenas como uma regra opcional, esquecida em algum canto do Livro do Mestre. Ainda assim, são bem populares aqui no Brasil...

Eu, particularmente, detesto o conceito.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Erros críticos

Mensagempor Lune em 22 Nov 2007, 15:51

Na minha mesa, por pressão dos jogadores (é, vai entender), a regra é a seguinte: quando você tira 1 no dado, você erra o ataque e perde todos os ataques restantes no mesmo turno. Nada de cair no chão ou largar a arma.

Mas eu pessoalmente concordo com o Eltor: é uma regra completamente desnecessária.
Imagem

Imagem
Lune

Erros críticos

Mensagempor Youkai X em 22 Nov 2007, 15:55

Eu considero os erros críticos, mas primeiro tem que confirmar se é mesmo um erro crítico. E os efeitos seriam apenas esses de perda de destreza na CA, ataque de oportunidade, arma que cai, etc. Nada de efeitos muito drásticos, dramáticos e humorísticos escrachados (exceto se na confirmação errou a CA do oponnte com uma margem superior a 8 ou 10).
Youkai X

Erros críticos

Mensagempor ferdineidos em 22 Nov 2007, 15:56

Eu considero equilibrado...se existe uma chance de dar muito certo, tem que ter uma chance de dar muito errado...simples.

Com a minha galera normalmente jogávamos um D6, 1 e 2 a arma caia, 3 e 4 ficava flat footed até seu próximo turno, 5 e 6 se acertava...
com arma de alcance 5 e 6 mudava, mas não me lembro bem o que era...
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Erros críticos

Mensagempor Deicide em 22 Nov 2007, 16:02

Eu odeio erros críticos. Odeio.

Talvez porque sou azarado pacas, mas também porque, como Narrador/Mestre, acho que eles costumam causar eventos irritantes. O combatente enfrenta monstros, chega até o dragão e, por causa de um erro crítico, fode tudo.

Já teve dois casos: o vilão fodão², que na hora h tem uma série de erros críticos, se atrapalha todo, perde a arma, cai de bunda no chão, erra o teste de resistência e acaba sendo um desafio ridículo e frustrante.

E o caso dos jogadores terem os erros críticos e eu ter de maneirar para não dar um TPK no grupo.

Depois de ter várias cenas de jogo (várias mesmo!) frustradas ou atrapalhadas por erros críticos, decidi parar de usa-los. Para mim não existem mais erros críticos.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Erros críticos

Mensagempor Parappa em 22 Nov 2007, 16:05

Sou do clube dos que consideram o erro crítico uma coisa bem bobinha e pouco verossímil.

Nos livros de fantasia você não vê os guerreiros tropeçando e deixando sua espada cair no meio de um ataque, ainda mais se forem guerreiros com alguma experiência.

Mesmo um guerreiro de primeiro nível já tem treino suficiente para não fazer uma bobeira dessas.

Quanto a ter uma penalidade ou perder os ataques seguintes... Não sei, ainda não vejo sentido nisso. Qual a explicação?

Lembrando que regras caseiras desse tipo acabam se voltando contra os jogadores, penalizando-os desnecessariamente.
Parappa

Erros críticos

Mensagempor Lune em 22 Nov 2007, 16:08

Quanto a ter uma penalidade ou perder os ataques seguintes... Não sei, ainda não vejo sentido nisso. Qual a explicação?

Nenhuma. Eu disse que era exigência dos jogadores. Eu não tenho nada a ver com isso! XD
Imagem

Imagem
Lune

Erros críticos

Mensagempor Eltor Macnol em 22 Nov 2007, 16:10

Não é equilibrado. Os efeitos negativos típicos de um erro crítico são muito, muito mais drásticos do que o benefício de um acerto crítico (leia-se: apenas aumentar o dano de um golpe que já tinha acertado pra começo de conversa).

Além disso, qualquer elemento que aumente a aleatoriedade do jogo prejudica, a longo prazo, os jogadores muito mais que os oponentes.

Em suma, jogador que insiste pra usar Erros Críticos é masoquista e não sabe.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Erros críticos

Mensagempor Sr. Pichu em 22 Nov 2007, 16:18

sempre usei erro crítico :p
já houveram coisas terríveis como o vilão jogar a sua arma longe, um lobo morrer mordendo a própria língua, maaaas
até hoje sempre foram bem raros
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Erros críticos

Mensagempor Smaug em 22 Nov 2007, 16:22

Acredito que o principal problema do erro critico no d20 eh que vc dependen unicamente de sair um 1 no dado... não existem fatores que podem alterar isso, não importa quanto de bônus vc tenha, se sair 1 eh erro critico. Isso o torna realmente desequilibrado e criador de cenas ridiculas (como o ladrão do meu grupo que conseguiu um TPK com seu arco e o dragão nem precisou fazer muita coisa).

Mesmo em GURPS vc tem esse fator sorte pronto pra agir... o que torna qualquer ação um martírio pq ateh destrancar uma porta pode acabar com a aventura.

Um sistema que eu gostei foi o storitelling, lah vc soh consegue um erro critico (chamado de Dramatic Failure) se vc acumular redutores suficientes para perder todos os dados de sua parada (ou seja, se vc ficar com uma para de 0 ou menos dados) e conseguir rolar 1 em 1d10. O que torna a coisa mais lógica, visto que a ação era tão dificil que zerou todas as possibilidades de sucesso e vc passa a contar soh com a sorte (e do mesmo modo vc pode rolar um 10 ai e acumular sucessos para conseguir o que pretendia fazer).
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Erros críticos

Mensagempor Letthull em 22 Nov 2007, 16:22

Concordo Eltor.
Na minha mesa o erro crítico é uma putaria. O mestre usava essa bosta de regra em tudo que mestrava, e pra variar, não deixou de usar na 3E.

Na minha mesa funciona de tal maneira, errou crítico, joga 1d4:
1 - arma sai voando
2 - arma cai na frente
3 - se acerta
4 - acerta alguém próximo (aliado sempre)

SIm, eu odeio essa regra... mas é aquela história, o mestre da nossa mesa é um cara que decide tudo, logo, só posso lamentar.
E o pior, ele ainda faz questão de usar erro crítico em testes de PERÍCIAS... ¬¬

Já me aconteceu do meu personagem estar cercado por 8 orcs, e errar crítico no primeiro ataque com a arma voando pra longe.. Foi uma beleza.
Editado pela última vez por Letthull em 22 Nov 2007, 16:25, em um total de 1 vez.
Imagem
Com escáner, e muita nostalgia.
Quer conhecer outros desenhos meus? Vai fundo, clica na imagem, não dói. :D
Letthull

Erros críticos

Mensagempor Smaug em 22 Nov 2007, 16:25

Já me aconteceu do meu personagem estar cercado por 8 orcs, e errar crítico no primeiro ataque com a arma voando pra longe.. Foi uma beleza.

Ele não tinha arma de reserva?

Mas tenta falar com ele... se a opinião for a mesma de todos os jogaodres ele vai ter que mudar...
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários