1. Dia 12 de Vidimiário: O grupo decidiu que vai invadir o covil do grupo 5 Olhos através de um disfarce – Pena de Fênix, Valek e Ozmut’Khan iriam em uma falsa jaula, fácil de ser destruída e de pegar as armas ocultas, disfarçados de prisioneiros, enquanto Aramil é maquiado e disfarçado do drow Runwer Eestir com a ajuda de Pena de Fênix, enquanto Syd Loud usa a mascara mágica de peles e assume a forma de um ettercap. Depois de tudo Arant Hart se comunica com o grupo após ter se ausentado.
Atenção, spoiler exclusivo para o jogador do Arant hart, coisa de uma micro-sessão solo Então o arqueiro se junta ao grupo e mantem-se sempre escondido e furtivo, cubrindo a retaguarda do grupo durante a infiltração.
2. O grupo enfim chegou ao covil dos 5 olhos, enganou os guardas da entrada facilmente e desceu as escadas, até chegar em uma grande câmara subterrânea com uma plataforma de piso de madeira de 1,5 metro de altura, com várias jaulas de madeira, muitas com pessoas aprisionadas e desorientadas. No centro da parede estava uma porta dupla metálica bem estranha, com um disco com olhos no meio, além da textura estranhamente orgânica e com veias, mesmo sendo metálicas. E os discos deslizam para cima e para baixo e as portas abrem, saindo de uma uma bela mulher jovem de pele negra como ébano, orelhas pontudas, feições delicadas e élficas, além de cabelos brancos platinados e vestindo apenas um vestido curto e semi-transparente, como se fosse uma roupa íntima, enfim, uma drow. Ela estava acompanhada por um par de monstros insectóides castanhos de olhos verdes, com quatro braços e portando tridentes. Eram mezzoloths.
Também surgiram vários goblins portando armaduras de couro drow estilizadas, escudos e picaretas, aparentemente controlados pela magia de Gitilshu. A drow se aproxima do eladrin disfarçado do amado dela, e começa a desconfiar dele e do ettercap (que na verdade é Syd). Mas valek e Pena de Fênix começam a fingir que estão passando mal e brigando, o que distrai momentaneamente Gitilshu, que baixa muito a guarda, sendo atingida no braço pelas flechas precisas de Arant Hart, e entào o grupo começa o ataque surpresa, com vários deles atacando a drow, Ozmut invocando suas proteções divinas Pena de Fênix atacando bravamente a pobre drow em uma investida perfeita, atravessando seu coração e a matado instantaneamente, para em seguida atacar os dois mezzoloths e feri-los bastante. Em seguida os mezzoloths tentam revidar e vão sendo mortos pelos golpes do Pena de Fênix, Valek e Syd Loud, especialmente pelas brechas de defesa que os Mezzoloths deixam ao tentarem atacar os ataques extremamente impulsivos de Valek. Mas parece que Gitilshu tinha uma carta na manga. Ela subitamente acordou, como se não tivesse levado o ataque fatal do ladino, e aparecem duas grandes aranhas do tamanho de cavalos debaixo das plataformas de madeira. Eles tentam atacar o mago e o paladino, que prontamente os marca em nome dos deuses com seu desafio divino, e as aranhas ao cometerem seus deslizes, acabam sofrendo com a ira divina do dragonborn. Novamente Gitilshu é atacada e dessa vez derrubada em conjunto por valek e Syd, nocauteando-a ao invés de matá-la.
3. O grupo fica num impasse: Levar a drow para interrogatório no templo do dragonborn ou continuar a avançar covil adentro. O paladino dragonborn e o arqueiro Arant a levam ao templo, enquanto o resto do grupo permanece na sala, esperando que notem a ausência da drow e dos capangas. Enquanto isso, os prisioneiros vão sendo libertados, mesmo que alguns deles tenham sido mortos pelos ataques em área de Aramil no combate anterior. O grupo interroga a drow, que revela poucas nformações, como o fato dos 5 Olhos não terem relação alguma com a Cabala dos Sussurros Indizíveis. Ela disse mais algumas informações, mas o grupo parece ignorá-las e preferem adentrar no covil, no fim das contas. Ozmut’khan e Arant voltam ao covil rápida e furtivamente.
4. Eles adentram na porta (depois de ficarem um tempo sem saber como abri-la, quando o Pena de Fênix decide abri-la com suas habilidades ladinas e o uso inusitado do chicote, ao invés de usarem a chave/medalhão que estava com Aramil o tempo todo desde que ele matou o drow Runwer) e lutam rapidamente contra lguns soldados menores e capangas, até que encontram mais uma porta estranha, parecida com a anterior. Dessa vez abrem com o medalhão sem dificuldades, e entram na câmara. Valek se empolga e decide tirar seu elmo, mostrando que o que concedia habilidades mágicas de lábia era na verdade uma bandana escondida debaixo do elmo.
5. O grupo entra nessa sala, que parece ter uma arquitetura e decoração bem alienígenas, com paredes de textura irregular e quase orgânica, apesar de metálicas, tais quais as portas. Depois da escada de subida, há a sala em si e no centro dessa câmara mediana há uma grande mesa de 3 metros de circunferência, de aspecto incomum e cheia de mecanismos, engrenagens e olhos. Também há colunas deformadas com capitéis que parecem flores bizarras, que providenciam iluminação esverdeada ao local, mas que imediatamente torna-se vermelha. Nas cadeiras de aspecto orgânico e pés afiados estão um jovem humano usando uma armadura de couro exótica, que parecem aranhas, casaco e calças brancas (semelhantes a aquelas proteções de couro que os vaqueiros usam por cima das calças), além de um eminente topete negro e brilhoso e barba unida com o bigode. Era o conhecido pirata e mercenário Lantus Terrid, um exímio espadachim que vaga pelas cidades costeiras de Aysirdi, também é um membro dos 5 Olhos. Ele estava jogando cartas com alguns gnolls, que pareciam visitantes.
Valek chega agressivamente com ele e quer lutar com eles. Ele sobe as escadas e já se coloca para brigar, quando saem das portas abertas das laterais um demônio relativamente alto (2,20 de altura) forte, azul, de quatro braços, feroz e com vários espinhos e couraças ósseas, um demon eviscerator. Ele tenta atacar valek, mas seu escudo o protege. Em seguida chega um gnoll mais alto e forte que os outros, que emitia uma aura de liderança e ódio profundas, além de um grande mangual cheio de espinhos e um crânio humano como pomo do cabo. Também ataca pra valer valek e é defendido pelo escudo. Logo, os outros gnolls cercam valek e os outros. Pena de Fênix novamente usa sua investida do tornado, tão efetiva contra os mezzoloths, mas que infelizmente não funciona contra as grossas peles do demônio azul e do poderoso gnoll, que Syd Loud reconhece como o temível Krysk Skullbiter, um gnoll famoso entre seus semelhantes e entre muitos mercenários como um grande lutador. Logo o espadachim Lantus Terrid saca sua espada e salta de uma só vez da cadeira, interceptando e atacando Pena de Fênix, ferindo-o um pouco.
Todos lutam avidamente e vão se desgastando aos poucos no combate, até que enfim Aramil decide usar sua devastadora magia Blood Pulse, matando a maioria dos gnolls. Mas os gnolls restantes decidem improvisar e pegam alguns frascos de vidro bem grandes, com criaturas vermiformes incomuns nadando no líquido em seus interiores. Eles jogam esses frascos grandes em cima do grupo, pasmando-os com a poderosa energia psíquica liberada com o impacto e exposição desses monstros na atmosfera. Depois Pena de Fênix se esforça ao máximo e num ato impressionante move-se, pega um dos frascos e joga-o contra Krysk, Lantus e contra o demônio, pasmando a todos, exceto o demônio, que agarra valek e começa a tentar eviscerá-lo com seus dois braços menores. Mas Aramil age logo e invoca outro de seus trunfos, a Mão de Bigby, e captura, empurra e esmaga o demônio eviscerador, por fim matando-o contra uma das colunas em um banho de sangue amaldiçoado por suas magias. Logo o grupo ataca mais brutalmente, especialmente valek, que liberto, ataca com toda a sua força o gnoll Krysk, que sangra e começa a invocar de seu sangue poderosos ataques em área, como se gerasse manguais espectrais de sangue contra todos os seus oponentes, mas acertando apenas ao enfraquecido Pena de Fênix. Por fim Arant sobe as escadas e numa sucessão veloz de tiros com seu arco, acerta o já enfraquecido Lantus no joelho, desmaiando-o, e um tiro nos testículos do gnoll Lrysk, também atordoando-o, mas não sem antes entrar num terrível frenesi e morder ferozmente valek, tirando muito sangue e quase arrancando grandes nacos de carne de seu peito, além de causar grandes danos em sua armadura, que começa a se desgastar e a se desfazer, enquanto o gnoll o amaldiçoa e diz a ele “quando o desespero e a vontade de sobreviver chegar, chame pelos ossos de Yeenoghu”, para enfim cair. Valek fica verdadeiramente furioso e começa a chutar e atacar o corpo do gnoll até matá-lo e cortar fora sua cabeça, enquanto o resto do corpo se desfaz, como se estivesse sendo corroído por um ácido de forte cheiro sulfuroso.
6. Terminado o combate, Pena de Fênix e Aramil andetram em um dos quartos, que pertencia a drow Gitilshu, onde o ladino aproveitou para tomar banho, enquanto Aramil pegou diversos pertences da drow, incluindo uma coleção de perfumes e cremes, algumas jóias, muitas moedas em um baú, uma bela túnica de seda negra como a mais escura noite, um peitoral de Mithral cerimonial, e outras jóias menores. O resto do grupo amarra e prende Lantus, esperando que ele acorde para começar o interrogatório, ali mesmo na câmara de conferência. Valek o maltrata e o interroga furiosamente, dando chutes em seu joelho ferido pela flecha de Arant e pedindo para dar a sua mão direita e apertar a mão de Valek, além de perguntar sobre os membros restantes dos 5 Olhos. O espadachim do topete desfeito tenta enrolar um pouco nas respostas, apesar de dá-las, mas valek continua furioso e o tortura mais, e quando lantus enfim dá a mào a valek, o tiefling saca rapidamente de sua mão nas costas uma faca, para tentar cortar a mão direita de lantus, mas só pegando uma parte do pulso, cortando quase que metade dele. Assim Lantus grita e fala o máximo que sabe sobre o líder dos 5 Olhos, o neogi conhecido como Nk’ept Wu!al. Enquanto isso Aramil vai vendo a mesa central, e começa a compreender como ela funciona e a pegar as informações armazenadas nela por magia. Ele vê mapas de rotas de tráfico de escravos para cidadelas subterrâneas drow, caravanas humanas e gnolls e para os confins de cidades hobgoblins, além das vistas de uma nave aracnídea neogi.
7. O grupo está para decidir ir embora, enquanto valek abre a imensa porta da câmara de conferência, que leva a um corredor amplo até uma sala vazia. Já estavam prestes a implantar algumas gemas explosivas, quando Valek é atacado por um tiro de raio elétrico. E aparece do teto do fim do corredor uma aranha metálica flutuando, que começa a atacar o grupo incessantemente com raios e rajadas sônicas que atordoam completamente o grupo. Pena de Fênix se adianta e vai em frante, vendo se não havia perigo no corredor, mas consegue detectar todas as armadilhas a tempo e desarmar a principal delas, que eram as placas que ativariam as paredes do corredor para se fecharem e esmagar quem estivesse no corredor.
Também havia na segunda metade do corredor estranhos filetes de um metal cromado e liquefeito, que reagia ao menor estímulo de aproximação, virando estacas instantaneamente para empalar quem se aproximasse. Assim o grupo se apinhou na primeira metade do corredor, especialmente Aramil, Arant, valek e Pena de Fênix, sendo bombardeados com as rajadas sônicas atordoadoras do monstro mecânico incomum. Logo depois surgem no caminho mais ameaças, sob a forma de um grande constructo de madeira e pedra, conhecido como Guardião protetor, que investe contra o grupo no corredor, mas não sem antes sofrer com os ataques das estacas. Syd Loud e Ozmut’Khan adentram o corredor para segurar o guardião, com sucesso, até que o guerreiro e fiel amigo de Valek parte o constructo e seus punhos maciços ao meio, salvando a pele de valek de um soco potente do monstro. Mas a luta contra o aracnídeo continuava, e a cada ferimento grave no abdômen do ser, ele sangrava um gás venenoso terrível que afetava a todos do grupo.
Até que Aramil decide sair do corredor e tentar buscar o último frasco da câmara de conferência, para jogar contra a aranha voadora. Enfim a aranha é destruída, e de dentro dela sai um pequeno goblin cheio de equipamentos e frascos. Era Zimz Cockroach, que fora citado anteriormente por Lantus Terrid. Ele tenta atacar com rajadas de fogo, ferindo um pouco o grupo, até que vai sendo atacado e enfim valek sai do corredor e investe furiosamente contra ele, partindo-o ao meio (diagonalmente no peito) com sua espada, matando o goblin e fazendo-o cair e explodir em seus frascos. Sobrava ainda mais um monstro, que era outro Guardião Protetor, que estava no fim do corredor apenas esperando. O grupo começa a atacá-lo e Pena de Fênix investe evitando os locais com os filetes liquefeitos, mostrando ao resto do grupo o caminho seguro (as laterais dos corredores). O resto do grupo chega à câmara vazia e após algumas trocas de golpes, o monstro é destruído a machadadas.
8. Todos do grupo estão muito cansados, e desistem de adentrar mais no covil, o que permitiria que o líder dos 5 Olhos escapasse. Retiram-se do local e plantam as gemas explosivas, e levam Lantus e os pertences saqueados de Gitilshu. Valek dá a Pena de Fênix a armadura que pegara de Lantus. Todos voltam para a igreja de Ozmut’khan, onde prendem Lantus numa cela bem longe da de Gitilshu. Voltam a interrogá-los, com ameaças mais verbais, mas Lantus pouco sabe, mas já faz o grupo querer caçar o líder dos 5 olhos pelo Underdark. Ao voltarem a interrogar Gitilshu ela relembra ao grupo o que ela já sabe, especialmente sobre os Garras Fantasmas e sobre um dos locais de encontros entre membros do grupo, que é a taverna escondida conhecida como Fenda das Sombras. Com tais informações, o grupo interrompe o interrogatório e já considera a possibilidade de libertar os dois, apesar de que provavelmente Ozmut-khan queira prender ambos e levá-los a justiça de Aysirdi, mas ainda não se sabe.