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Portal é um game que revolucionou dentro do gênero FPS (jogos de tiro em perspectiva de primeira pessoa) devido à utilização de uma arma nada comum. O personagem controlado pelo gamer deve abrir portais para se transportar de um lugar a outro no cenário, chegando em locais aparentemente impossíveis de serem alcançados.
Depois de muito suspense, a Valve anunciou a chegada do segundo game. Na realidade, o sucesso surpreendente do título original fez com que os desenvolvedores deixassem a área de "testes" — sim, o primeiro Portal não é considerado como um game completo por muitas pessoas — e partissem para algo mais concreto. Palavras de Doug Lombardi, vice-presidente de marketing da Valve.
Relembrando o passadoSPOILER: EXIBIR
Está claro que o enredo é a peça central de Portal 2. O humor está de volta, mas um detalhe interessante é que a Valve decidiu apresentar personagens silenciosos para que o jogador possa se concentrar e pensar em estratégias para a resolução dos desafios encontrados. Tanto Chell quando os robôs aliados do modo cooperativo não serão de muitas palavras.
Novidades interessantes
Vejamos como funciona a nova jogabilidade. O pessoal da Valve fez questão de explicar que pensar é uma atitude constante durante o jogo. O novo design dos ambientes faz com que a experiência encontrada no título original seja estendida, criando uma atmosfera familiar para quem já teve a oportunidade de passar horas com Portal.
Agora, há várias formas de utilizar o Aperture Science Handheld Portal Device. Imagine as possibilidades de uso do dispositivo levando em consideração que as superfícies e os objetos do novo jogo contam com diferentes estados. E o que você acha de colocar um portal sob um tubo de alta sucção e outro sob um objeto hostil para eliminar a ameaça?
Há, ainda, os chamados "tractor beams", cilindros formados por anéis azuis oscilantes. Combinando-os com portais, o jogador consegue transportar Chell a áreas previamente inacessíveis. Além disso, pontes projetadas também podem ser levadas através dos portais e cubos refletores podem ser manuseados para que raios laser sejam desviados.
Duas cores aparecerão de forma expressiva em alguns ambientes. Superfícies cobertas pela cor laranja poderão ser percorridas por Chell a uma velocidade impressionante. Enquanto isso, objetos revestidos por uma substância azul podem ricochetear itens — ou até mesmo a própria personagem — pelos cenários.
Uma nova arma: cooperação
Os desenvolvedores lançarão um modo exclusivo de campanha cooperativa. Com isso, os jogadores poderão escolher entre a trama single player e a saga cooperativa. A grande surpresa é que Chell não participa das empreitadas realizadas por até dois jogadores. Dois robôs bípedes (um segurando a mão do outro; aparentemente, um apresenta características masculinas e o outro femininas) invadem a tela.
É claro que, criando portais com um parceiro que também cria um par de portais, as coisas ficam um pouco mais complicadas. Fortes desafios estão sendo criados pela Valve para que os gamers sejam obrigados a trabalharem em quesitos como comunicação, estratégia e uso de reflexos. Haverá suporte a "splitscreen" (tela dividida).
O mais interessante é que todas as novidades apresentadas na jogabilidade single player são apresentadas também no modo cooperativo. Depois de cada nível finalizado, GLaDOS falará para cada um dos robôs que o outro não passa de um peso morto.
Completo, fantástico
Pelo menos é o que esperamos. Tendo em vista que a Valve está encarando o novo jogo como uma experiência única no mundo dos video games, não há o que criticar a respeito do desenvolvimento. Pensemos assim: se o primeiro Portal, que apenas fez parte de um pacote de jogos (Half-Life 2: The Orange Box), fez sucesso, o que esperar do segundo?
Tecnicamente, é possível afirmar que os desenvolvedores estão caprichando nos visuais do game, mas o mais intrigante é o conjunto de trilhas sonoras. Still Alive é uma faixa que marcou os fãs da série profundamente. Assim, ficou claro que a ambientação musical será um dos pilares mais expressivos do lançamento.
Portal 2 deverá estourar nas plataformas PC, Xbox 360 e Macintosh (via Steam) no fim de 2010.
Fonte: Baixakijogos
Vejam algumas imagens novas de umas scans a baixo.
SPOILER: EXIBIR
Espero que esse novo jogo seja foda... fiquei muito triste pelo primeiro jogo ter sido tão curto, mas será que não estão inventando de mais agora? =P