Pokemon: Tédio ou legal

Seção para falar sobre jogos de PC, Vídeo-Game, MMORPGs, etc

Moderador: Moderadores

Mensagempor louc0 em 06 Set 2009, 23:36

Esse texto todo me deixou a impressão que pokemon PvP é um pedra-papel-tesoura sofisticado.
O meta é, talvez, a parte mais importante do jogo. E é aí que dá pra enxergar onde está a inovação.

Pra mim, que sempre joguei apenas o single player, é um jogo divertido, mas as novas gerações não me chamaram a atenção tanto quanto a primeira. E sim, eu joguei todas.
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 07 Set 2009, 02:19

_Virtual_Adept_, o fato de não ter aumentado o limite de poderes pra cada pokémon não significa, necessariamente, uma falta de evolução do sistema de jogo. Pode bem ser uma questão de filosofia de design - similar a perguntar por quê nunca foi criado um quinto naipe no baralho, ou uma sexta cor de cartas em Magic.

Não é esse mero fato, mas o que eu vejo em cada novo pokémon é um "agora você pode jogar com seus amigos de via rede".

A mecânica básica da coisa, de tudo, está completamente inalterada.
Poxa, se for ver um Zelda para o outro, vai encontrar ao menos UM elemento especial (OotT tem as músicas, Majora's Mask tem as máscaras, Minish Cap tem o encolhimento, A Link to the Past tem as viagens entre um plano e outro). Até em Mario (que se resume bem a um jogo de plataforma) consegue isso (seleção de personagens no Bros. 2, seleção de fases no Bros. 3, Yoshi no World, arremesso de ovos no Yoshi's Island). Em Pokémon nós temos... mais pokémons.

Terceiro, Pokémon tem uma comunidade forte, que se comunica ativamente, só no brasil, existem pelo menos quatro forums que discutem estratégias, organizam campeonatos online, trocam informações e buscam maneiras de inovar um jogo. Monte uma estratégia hoje, e na semana que vem o mundo vai usar a mesma estratégia que você, isso vai exigir uma nova estratégia para combate-la e assim temos um jogo rico, que sofre alterações o tempo todo, pokémons que hoje são inúteis podem ser os grandes blockbusters de amanhã, e aquele pokémon que todo mundo usa no time (AKA Scizor) pode cair em desuso de uma hora para a outra.

"Criar novas estratégias" é algo fora do âmbito do jogo. Não é uma novidade que está sendo inserida, é apenas uma forma de explorar melhor o que já existe.

E, DE TODAS essas "inovações" que você falou, a ÚNICA real inovação foi
Também tivemos os dois primeiros climas do jogo, a chuva, que aumentava em 50% o dano de golpes aquáticos, diminuia em 50% o dano de golpes de fogo e aumentava a precisão do ataque Thunder para 100%. E o sol forte, que aumentava em 50% o dano dos golpes de fogo, diminuia o dano dos golpes aquáticos e acelerava o Solarbeam (que passava a levar um turno, ao invés de dois).

TODO O RESTO foi aprimoramento do sistema. Tanto que um jogador padrão (jogador de torneio explora o jogo ao MÁXIMO, então não tem como dizer que um sistema que só o pessoal de torneio vai usar é considerado uma novidade de verdade) não vai nem ligar para boa parte dessas mudanças.

Cara, pokémon, em termos de escopo de design, não mudou quase nada no decorrer do tempo.
O que eu chamo de maior inovação foi a adição do sistema de quatro pokémons lutando juntos. O resto é coisa para quem joga em torneio. Considerar coisas de torneio como "features" inovadoras ou importantes é como considerar o Wave Dash, de Super Smash Bros Melee, como uma adição ao jogo.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Kear em 07 Set 2009, 09:08

Esse texto todo me deixou a impressão que pokemon PvP é um pedra-papel-tesoura sofisticado.
O meta é, talvez, a parte mais importante do jogo. E é aí que dá pra enxergar onde está a inovação.

Pokémon é uma mistura de Marvel Vs. Capcom 2, Pedra-papel-tesoura e Máfia, xD

E, DE TODAS essas "inovações" que você falou, a ÚNICA real inovação foi

Também tivemos os dois primeiros climas do jogo, a chuva, que aumentava em 50% o dano de golpes aquáticos, diminuia em 50% o dano de golpes de fogo e aumentava a precisão do ataque Thunder para 100%. E o sol forte, que aumentava em 50% o dano dos golpes de fogo, diminuia o dano dos golpes aquáticos e acelerava o Solarbeam (que passava a levar um turno, ao invés de dois).

E quanto às barreiras? Aos Entry Hazzards? A possibilidade do pokémon carregar um item? O Mean Lock? O Heal Beal? O Perish Song?

A mecânica básica da coisa, de tudo, está completamente inalterada.
Poxa, se for ver um Zelda para o outro, vai encontrar ao menos UM elemento especial (OotT tem as músicas, Majora's Mask tem as máscaras, Minish Cap tem o encolhimento, A Link to the Past tem as viagens entre um plano e outro). Até em Mario (que se resume bem a um jogo de plataforma) consegue isso (seleção de personagens no Bros. 2, seleção de fases no Bros. 3, Yoshi no World, arremesso de ovos no Yoshi's Island). Em Pokémon nós temos... mais pokémons.

Mesmo que tivessemos só novos pokémons (e não são só eles que temos) já seria o suficiente pra alterar muito o jogo.

TODO O RESTO foi aprimoramento do sistema. Tanto que um jogador padrão (jogador de torneio explora o jogo ao MÁXIMO, então não tem como dizer que um sistema que só o pessoal de torneio vai usar é considerado uma novidade de verdade) não vai nem ligar para boa parte dessas mudanças.

Eu sempre vou falar do Pokémon Competitivo, como um jogo de estratégia, seu argumento pro Street Fighter 4 foi que ele não usa o sistema ultrapassado do 2 mas consegue remeter ao mesmo, mas a adição de EX-moves, Focus Attack e Dash aparentemente não foi inovação nenhuma pelo que eu escuto de outros jogadores casuais, que dizem que SF4 só ganhou gráficos bonitos e personagens novos.

---

No jogo single player, até tivemos mudanças, mas não foram muito grandes, dizem que a fase DPP foi a que realmente revolucionou a coisa, só que eu não tenho um DS...>.<

Algumas mudanças desde o RBY até hoje foram a adição de dia e noite, a capacidade de decorar sua própria casa (lol), o telefone, as pokedéx novas, capacidade de acasalar os pokémons...

No geral são mudanças mais ligadas ao treinador andando do que às batalhas, mas facilitaram imensamente o acesso a novos pokémons, tanto que o tempo que você levava antigamente pra capturar 151 pokémons você pode usar agora pra ter os 400 e carambada.

E ainda sim não é muita coisa, não gosto de pokémon como RPG, prefiro ve-lo como um jogo de estratégia, aonde realmente acontecem mudanças.
Kear

Mensagempor Lorde da Dança em 07 Set 2009, 12:32

Não se esqueça que tambem involve jogo de coleção (se é que existe algum desses).
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

Mensagempor Kear em 07 Set 2009, 12:50

Não se esqueça que tambem involve jogo de coleção (se é que existe algum desses).

Já o foi, mas hoje em dia existem N formas fáceis de ter coisas como Jirachi e Cresselia no seu time sem muito esforço.
Kear

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 07 Set 2009, 13:26

E quanto às barreiras? Aos Entry Hazzards? A possibilidade do pokémon carregar um item? O Mean Lock? O Heal Beal? O Perish Song?

Lembrei de outra inovação: a reprodução de pokémons.

Sério, essas outras features novas que você mencionou são polimento do jogo, estão mais para poderes novos do que para mudanças na jogabilidade.

Se um jogo de tiro tem armas novas numa continuação, não é realmente inovação.

(E qual a utilidade do pokémon carregar um item? A única que eu já vi foi para multiplicá-lo com aquele bug)
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor Kear em 07 Set 2009, 13:47

Sério, essas outras features novas que você mencionou são polimento do jogo, estão mais para poderes novos do que para mudanças na jogabilidade.

Se um jogo de tiro tem armas novas numa continuação, não é realmente inovação.

Não é uma inovação se as armas são apenas réplicas com dano ou precisão maior, se as armas tem efeitos novos é uma inovação sim, caso contrário, nunca tivemos inovação nenhuma em Street Fighter.

(E qual a utilidade do pokémon carregar um item? A única que eu já vi foi para multiplicá-lo com aquele bug)

Eu já disse anteriormente, mas parece que você não leu:

O GSC também foi caracterizado pela implementação de itens, cada pokémon podia segurar um unico item, que exercia um efeito variado, como aumentar a chance de critico dos ataques, recuperar um pouco de HP no fim de cada turno, curar algum status negativo ou aumentar em 20% o dano dos golpes de um tipo específico, apesar disso, esses itens aqui ainda eram considerados apenas como simples enfeites, mas ganhariam mais destaque no futuro.

Exemplos mais concretos do GSC:

Leftovers: Recupera 6,25% do HP do pokémon no fim de cada turno.
Miracle Berry: Cura algum status negativo. (paralisia, veneno, etc).
Scope Lens: Aumenta a chance de critical hit.
Twisted Spoon: Aumenta o dano causado por golpes psiquicos em 20%.
Metal Coat: Aumenta a defesa de Pokémons metálicos em 1,5x.

Apesar disso, no GSC os itens eram mais enfeites do que realmente úteis, na saga ADV (Ruby/Saphire/Emerald/RedFire/LeafGreen) tivemos a adição de itens como Choice Band (Aumenta o Attack do Poké em 1,5x, mas quando ele usa um golpe ele não pode usar os demais até sair da batalha e voltar), Petaya/Salac/etc Berry (Itens que aumentavam Speed/Special Attack/Attack/etc do Poké em 1,5x quando ele ficava com 1/3 ou menos de vida).

E no DPP tivemos a adição de pelo menos outros vinte itens úteis.
Kear

Mensagempor NeverSleep em 07 Set 2009, 16:34

Choice Band (Aumenta o Attack do Poké em 1,5x, mas quando ele usa um golpe ele não pode usar os demais até sair da batalha e voltar),

Rollout lololololololol... sério, esse item muda demais o jogo...
Enquanto isso no IRC:

.:00·24·12:. ( ~soulstaker ) hoje eu imaginei uma interface idiot proof
.:00·24·27:. ( ~soulstaker ) ela teria apenas um botao na tela
.:00·24·37:. ( ~soulstaker ) "Click Here to Get Shit Done"
.:00·24·42:. ( ~soulstaker ) só
.:00·25·02:. ( ~soulstaker ) e mesmo assim eu ainda consegui achar no minimo 3 melhorias pra ela
NeverSleep

Mensagempor Kear em 07 Set 2009, 16:43

Choice Band (Aumenta o Attack do Poké em 1,5x, mas quando ele usa um golpe ele não pode usar os demais até sair da batalha e voltar),

Rollout lololololololol... sério, esse item muda demais o jogo...

Nah, no DPP os pokés não tem o mesmo Stay Power que tinham no GSC, se você conseguir manter um poké vivo por quatro turnos sem usar SubCM, SubCurse ou Resttalk, considere-se um Deus. Mesmo que o poké em questão seja um wall.
Kear

Mensagempor SCCSakura em 07 Set 2009, 17:29

Agradeço muito o fato do Kear ter explicado toda a parte técnica de jogo, estrátegia de golpes é algo fascinante quando você fica horas a fio tentando montar a estrátegia perfeita e vê o adversário usar uma semelhante, porém superior e o faz querer evoluir mais e mais.

Quer mais inovações?

Nas versões DPP você tem um modo underground para minerar e coletar itens, disputar bandeiras e relaxar algumas horas com mais de 40 pessoas num mesmo local, fazendo disputas no melhor modo CTF, instalando armadilhas e conseguindo itens raros como fosséis e stones de evolução.

Um modo E-Bay de pokémons, você deixa o seu lá e coloca o que quer por ele, daqui uns dias você reconecta na net e pega ele de volta OU o seu novo pokémon (foi assim que eu consegui um eevee para acasalar com o meu).

E quem gosta de game-sharks e cheats, a nintendo impede o acesso a net nesses casos, não totalmente, óbvio, mas não permite a troca com pessoas de cartuchos originais, evitando assim pokémons de sangue fraco =P

Ah, o cresselia já está disponivel na net, até o dia 13, junto ao Darkrai, eu já peguei os meus, é tão loko ^^

E só para finalizar VA, você falar das reproduções de pokemons nessa altura do jogo só prova que não leu o texto no inicio do game.
Imagem
SCCSakura

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 08 Set 2009, 00:11

E só para finalizar VA, você falar das reproduções de pokemons nessa altura do jogo só prova que não leu o texto no inicio do game.

Perdão, mas o que o texto no início do game tem a ver com a discussão?

De qualquer forma, eu joguei muito pokémon na minha infância. Fui enjoar MUITO recentemente, então minha sensação é sincera: quando eu jogo pokémon, vejo sempre o mesmo jogo com bichinhos novos.

Não é como quando eu jogo um novo Zelda, que eu vejo novidades realmente interessantes, que mudam a jogabilidade bruscamente.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor NeverSleep em 08 Set 2009, 00:22

O processo de reprodução de Pokémons pode não ter mudado a mecânica do jogo profundamente, mas afetou o meta-jogo como nenhuma outra mudança. Na época foi uma novidade, até onde joguei a última novidade eram os concursos de beleza, que também foram uma adição interessante no jogo, cada versão adiciona alguma coisa, sem mudar diretamente a mecânica de combate das antigas ao ponto de ter que se repensar no jogo todo novamente, são mudanças aqui e ali que se acumulam.
Enquanto isso no IRC:

.:00·24·12:. ( ~soulstaker ) hoje eu imaginei uma interface idiot proof
.:00·24·27:. ( ~soulstaker ) ela teria apenas um botao na tela
.:00·24·37:. ( ~soulstaker ) "Click Here to Get Shit Done"
.:00·24·42:. ( ~soulstaker ) só
.:00·25·02:. ( ~soulstaker ) e mesmo assim eu ainda consegui achar no minimo 3 melhorias pra ela
NeverSleep

Mensagempor Kear em 08 Set 2009, 05:43

De qualquer forma, eu joguei muito pokémon na minha infância. Fui enjoar MUITO recentemente, então minha sensação é sincera: quando eu jogo pokémon, vejo sempre o mesmo jogo com bichinhos novos.

Não é como quando eu jogo um novo Zelda, que eu vejo novidades realmente interessantes, que mudam a jogabilidade bruscamente.

Acho que isso vem do fato de que você vê pokémon com os olhos de um jogador casual, pokémons novos, golpes novos, climas, traits, EVs, nada disso afeta muito o jogo single player, que muitas vezes se resume a ir em cima da grama e passar a tarde andando pra esquerda e pra direita enquanto upa um pokémon e deixa 5 limoones juntando rare candy pra rushar todos os gyms e "pah, fechei o jogo!".

Eu entendo sua comparação com Zelda ou com Mario aonde cada versão muda muitas coisas no jogo, mas note que o seu primeiro exemplo foi Street Fighter 4 e se comparado ao Street Fighter 2, ele ganhou praticamente as mesmas coisas que pokémon (poderes novos e personagens novos, ponto) e mesmo assim você disse que ele não era "ultrapassado" como o SF2, então creio que depende muito do que você espera do jogo.
Kear

Mensagempor Aluriel de Laurants em 08 Set 2009, 15:05

a reprodução de pokémons

Surgiram algumas coisas bizonhas como Uma baleia podendo cruzar com um Gatinho (Eu tenho muita curiosidade em saber como isso ocorre).
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 08 Set 2009, 15:44

Eu entendo sua comparação com Zelda ou com Mario aonde cada versão muda muitas coisas no jogo, mas note que o seu primeiro exemplo foi Street Fighter 4 e se comparado ao Street Fighter 2, ele ganhou praticamente as mesmas coisas que pokémon (poderes novos e personagens novos, ponto) e mesmo assim você disse que ele não era "ultrapassado" como o SF2, então creio que depende muito do que você espera do jogo.

Você sabe que não. Super Combos e Ultra Combos mudaram a dinâmica do jogo absurdamente.
_Virtual_Adept_
Webmaster

AnteriorPróximo

Voltar para Video Games