_Virtual_Adept_, o fato de não ter aumentado o limite de poderes pra cada pokémon não significa, necessariamente, uma falta de evolução do sistema de jogo. Pode bem ser uma questão de filosofia de design - similar a perguntar por quê nunca foi criado um quinto naipe no baralho, ou uma sexta cor de cartas em Magic.
Não é esse mero fato, mas o que eu vejo em cada novo pokémon é um "agora você pode jogar com seus amigos de via rede".
A mecânica básica da coisa, de tudo, está completamente inalterada.
Poxa, se for ver um Zelda para o outro, vai encontrar ao menos UM elemento especial (OotT tem as músicas, Majora's Mask tem as máscaras, Minish Cap tem o encolhimento, A Link to the Past tem as viagens entre um plano e outro). Até em Mario (que se resume bem a um jogo de plataforma) consegue isso (seleção de personagens no Bros. 2, seleção de fases no Bros. 3, Yoshi no World, arremesso de ovos no Yoshi's Island). Em Pokémon nós temos... mais pokémons.
Terceiro, Pokémon tem uma comunidade forte, que se comunica ativamente, só no brasil, existem pelo menos quatro forums que discutem estratégias, organizam campeonatos online, trocam informações e buscam maneiras de inovar um jogo. Monte uma estratégia hoje, e na semana que vem o mundo vai usar a mesma estratégia que você, isso vai exigir uma nova estratégia para combate-la e assim temos um jogo rico, que sofre alterações o tempo todo, pokémons que hoje são inúteis podem ser os grandes blockbusters de amanhã, e aquele pokémon que todo mundo usa no time (AKA Scizor) pode cair em desuso de uma hora para a outra.
"Criar novas estratégias" é algo fora do âmbito do jogo. Não é uma novidade que está sendo inserida, é apenas uma forma de explorar melhor o que já existe.
E, DE TODAS essas "inovações" que você falou, a ÚNICA real inovação foi
Também tivemos os dois primeiros climas do jogo, a chuva, que aumentava em 50% o dano de golpes aquáticos, diminuia em 50% o dano de golpes de fogo e aumentava a precisão do ataque Thunder para 100%. E o sol forte, que aumentava em 50% o dano dos golpes de fogo, diminuia o dano dos golpes aquáticos e acelerava o Solarbeam (que passava a levar um turno, ao invés de dois).
TODO O RESTO foi aprimoramento do sistema. Tanto que um jogador padrão (jogador de torneio explora o jogo ao MÁXIMO, então não tem como dizer que um sistema que só o pessoal de torneio vai usar é considerado uma novidade de verdade) não vai nem ligar para boa parte dessas mudanças.
Cara, pokémon, em termos de escopo de design, não mudou quase nada no decorrer do tempo.
O que eu chamo de maior inovação foi a adição do sistema de quatro pokémons lutando juntos. O resto é coisa para quem joga em
torneio. Considerar coisas de torneio como "features" inovadoras ou importantes é como considerar o Wave Dash, de Super Smash Bros Melee, como uma adição ao jogo.