Street Fighter IV - Teaser

Seção para falar sobre jogos de PC, Vídeo-Game, MMORPGs, etc

Moderador: Moderadores

Mensagempor Bahamute em 23 Nov 2007, 22:28

Eltor Macnol escreveu:No dia que SF virar um primo genérico de Tekken ou Virtua Fighter, a franquia morreu pra mim.

[2]

Sério, pra mim ele tem que continuar 2D, com jogabilidade 2D.
Aquele abraço!
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell

Mensagempor Cebolituz em 24 Nov 2007, 07:27

Oda Nobunaga escreveu:A única vez que a serie final fantasy decidiu mudar foi com o 12, e todos nós sabemos como isso acabou.

Referia-me mais sobre a passagem do Final Fantasy VI para o VII.

Mas pensando bem nem foi tanto assim. A afirmação do senhor está mais correta.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Letthull em 26 Nov 2007, 00:45

Pronto, temos um paradigma.

Se por um lado, temos jogos que fracassaram quando mudaram de jogabildade, outros explodiram ainda mais suas séries.
RE estava começando a atrair moscas, fazendo jogos estilo Arcade de tiro (como Time Crisis), jogos multiplayer fracassados (Outbreak) e até remake do primeiro em um gráfico fenomenal (RE1:R)... e no RE 4, BOOM! Inovou com a tradicional câmera cinematográfica Over the Shoulder. E não foi apenas na câmera. Com jogabilidade. Mudança no estilo de zumbis, que nas versões anteriores eram sempre lentos e só representavam perigo até metade do jogo, agora correm, arremessam armas, e alguns até brilharam com serras-eletétricas duplas.
O único ponto falho de verdade, foi o enredo. Antes prometia ser um jogo dramático, onde Leon seria obrigado a perseguir uma cura para não sucumbir ao G-vírus de RE2, se transformou nesse blockbuster pipoca.

A influência na jogabilidade com essa visão não antes explorada, deu abertura e influência para o MELHOR jogo de tiro da atualidade, Gears of War. O responsável pelo jogo admitiu em entrevista sua paixão por RE4, e como esse jogo influenciou no desenvolvimento de GoW.

Final Fantasy 6 foi um absurdo de bom. O enredo é lindo, o último chefe é tão (e muitas vezes mais aclamado por jogadores anciões de FF) melhor que o Sephiroth. Seus gráficos inovadores, influenciou num dos melhores (na minha opinião O Melhor) jogo de rpg japones clássico de todos os tempos, Chrono Trigger. Que inovou com ataques duplos, enredo absurdamente bem feito, e personagens carismáticos. Akira Toriyama demonstra que o bom arroz com feijão do vilão que vira mocinho, guerreiro honrado, e espadachim japonês, sempre dão certo quando feitos por quem é bom.

FFXII, foi sim um fracasso. Mas serviu de lição. Agora ou eles fazem um FF com elementos ainda mais de ação, como Fable (ou poderiam ter tentando algo mais similar à Kingdom Hearts do que tentou ser), ou então é melhor voltar pro de sempre mesmo... SF3 só vingou de verdade, e agradou os grandes tradicionalistas, na sua terceira versão.

A própria série Street Fighter, é regada de reviravoltas, desde seu nascimento. SF1 foi considerado um dos PIORES jogos de luta da história. O sistema horripilante de, quanto mais tempo você pressionar o botão do golpe, masi forte será, simplesmente transtornou a mente simplória dos jogadores da época. Assim como os golpes, impossíveis de serem executados (e ultra desbalanceados), a arte do jogo fedia.

De repente, dá-se a oportunidade ao Nishitani e ao Akiman (que passou de level quando fez Final Fight, introduzindo ótimos gráficos ao mundo das gangues ao clássico walk'n'smash), e o jogo se transforma na revolução que foi Steet Fighter 2.
De repente, a febre dos animes... SF não escapou, e ganhou aquele extraordinário, e ainda não superado, Street Fighter 2 - Movie. Com direito a Ryu e Ken brigando, e à Chun-li ao natural. :b E o Akiman, nem um pouco oportunista, sugere SFA. Com design de animê, e um enredo que volta no tempo... COISA DE LOUCO!!! Foi a resposta de uma multidão, quando souberam do lançamento. Mas quando chegaram nos arcades, quase se mijaram de felicidade ao ver a abundância de especiais e efeitos novos.

Ok, o primeiro foi ótimo, mas cadê a galera clássica (que na verdade não é a clássica, porque vieram depois... a clássica tá justamente no SFA!!!). Então vem SFA2, com personagens novos (ou nem tanto, um de FF2 (Rolento), outro de SF1 (Gen), Gouki, Bison e Dan sem necessitar de sequências para habilita-los, e uma surpresinha, uma colegial querendo dar uma de Ryu... não tem como agradar mais os japoneses (e convenhamos, muita gente ainda hoje prefere SFA2 ao SFA3, embora eu não =P).

E pra fechar, por que não falar de um dos jogos que simplesmente tá pra ser criado algo parecido... ZELDA Ocarina of Time. Depois que o Miyamoto se deliciou no Boom de Mario 64, ele partiu logo pro que mais queria, ver o Link em 3D dando espadadas em bixos gigantes! E não faltou isso em Zelda OfT. Além de não ter faltado praticamente nada pra galera da época ficar MESES (alguns até anos) jogando esse jogo. Tão bom, mas tão bom, que suas outras 3 continuações (Majora's Mask, Wind Waker e Twilight Princess), não chegaram nem perto do sucesso do inovador.

Resumo geral? Vamos ver se o responsável, será como um Akiman, ou um Miyamoto em tempos de glória, desnorteando o mundo dos jogos de luta com uma inovação dentro de um conceito clássico, ou uma frustração afundando um conceito batido. Porque o mundo da inovação é assim, ou você arrasa, ou é esquecido.
Imagem
Com escáner, e muita nostalgia.
Quer conhecer outros desenhos meus? Vai fundo, clica na imagem, não dói. :D
Letthull

Mensagempor AKImeru em 26 Nov 2007, 17:18

Pronto, temos um paradigma.

Não, não temos.(Continue lendo.)

Se por um lado, temos jogos que fracassaram quando mudaram de jogabildade, outros explodiram ainda mais suas séries.
RE estava começando a atrair moscas, fazendo jogos estilo Arcade de tiro (como Time Crisis), jogos multiplayer fracassados (Outbreak) e até remake do primeiro em um gráfico fenomenal (RE1:R)... e no RE 4, BOOM! Inovou com a tradicional câmera cinematográfica Over the Shoulder. E não foi apenas na câmera. Com jogabilidade. Mudança no estilo de zumbis, que nas versões anteriores eram sempre lentos e só representavam perigo até metade do jogo, agora correm, arremessam armas, e alguns até brilharam com serras-eletétricas duplas.
O único ponto falho de verdade, foi o enredo. Antes prometia ser um jogo dramático, onde Leon seria obrigado a perseguir uma cura para não sucumbir ao G-vírus de RE2, se transformou nesse blockbuster pipoca.

1) RE não foi o primeiro jogo a usar esse tipo de camêra.
2) A serie nunca esteve às moscas, sempre fez um incrivel sucesso no mundo inteiro.
3) A jogabilidade do jogo foi sempre, desde o segundo jogo, se focando mais em ação do que em Horror. O 4 foi uma evolução natural que ainda contém MUITO aspectos antigos. O jogo fez um sucesso entre outras pessoas fora a fanbase do jogo justamente por ter expandido a jogabilidade.

Sinceramente precisava. O jogo não decidia qual estilo seguia. E pegou seu estilo "LOL eu sou um adventure tosco com a pior mira de todos os tempos" para "jogo de ação".

E RE e roteiros ruins andam de mão dadas.

A influência na jogabilidade com essa visão não antes explorada, deu abertura e influência para o MELHOR jogo de tiro da atualidade, Gears of War. O responsável pelo jogo admitiu em entrevista sua paixão por RE4, e como esse jogo influenciou no desenvolvimento de GoW.

Melhor? Para quem? Você? A midia? Não existe "melhor" jogo. O que existem são opiniões e gostos. E RE influenciou a galera de Onimusha e Onimusha é um jogo que fez um imenso sucesso no mundo inteiro, recriou o estilo de adventure baseado naquela engine porca do RE2-3 paraalgo interessante e divertido. O jogo sente como um filme de ação de espadachims e isso é muito bom.

Meu ponto: Não interessa de onde vem as ideias. Ora, a engine do RE influenciou um jogo muito bom e quando mudou, influenciou outro. E dai? Qual o seu ponto?

Final Fantasy 6 foi um absurdo de bom. O enredo é lindo, o último chefe é tão (e muitas vezes mais aclamado por jogadores anciões de FF) melhor que o Sephiroth. Seus gráficos inovadores, influenciou num dos melhores (na minha opinião O Melhor) jogo de rpg japones clássico de todos os tempos, Chrono Trigger. Que inovou com ataques duplos, enredo absurdamente bem feito, e personagens carismáticos. Akira Toriyama demonstra que o bom arroz com feijão do vilão que vira mocinho, guerreiro honrado, e espadachim japonês, sempre dão certo quando feitos por quem é bom.

Enredo é pura opinião. A jogabilidade contudo era bem profunda. Personagens carismaticos?

Lucca, Robo, Frog e Ayla? Sim. Cronno como "lol eu não sei falar" e Marle "eu sou generica" não entram nisso. Magus é legal, admito. E Cronno tem a personalidade de uma ostra.(Porque ostras não falam.)

E como Final Fantasy 6 influenciou um jogo radicalmente diferente de si?

FFXII, foi sim um fracasso. Mas serviu de lição. Agora ou eles fazem um FF com elementos ainda mais de ação, como Fable (ou poderiam ter tentando algo mais similar à Kingdom Hearts do que tentou ser), ou então é melhor voltar pro de sempre mesmo... SF3 só vingou de verdade, e agradou os grandes tradicionalistas, na sua terceira versão.

Serviu de lição? A Square fez milhões com aquela porcaria. Alias, ela fez também milhões com FFXI, que rende dinheiro a ela até hoje. É mais do que obvio que ela vai se despedir do seu estilo charmoso e único que influenciou RPGs através para o tempo para aquela porcaria generica do FXII. Apenas veja os teasers do FXIII, se me lembro tem algumas cenas que demostram a jogabilidade e está muito parecida com a do FXII.

SF3:Double Impact FOI um jogo bom. O primeiro eu achei que tinha poucos personagens mas o segundo já estava bom. Ele só não fez sucesso porque a Capcom tinha floodado o arcade com as series Vs. e que atrairam toda a atenção naquela epoca. SF3: Third Strike saiu no finzinho dela e mesmo assim teve um problema de vendas.(E adivinha por que demorou anunciarem o SF4?)

A própria série Street Fighter, é regada de reviravoltas, desde seu nascimento. SF1 foi considerado um dos PIORES jogos de luta da história. O sistema horripilante de, quanto mais tempo você pressionar o botão do golpe, masi forte será, simplesmente transtornou a mente simplória dos jogadores da época. Assim como os golpes, impossíveis de serem executados (e ultra desbalanceados), a arte do jogo fedia.

Ahahahhahaahah oh wow. Você sabe do tamanho da asneira que falou? SF1 teve serios problemas, mas é porque o jogo era moderno demais para sua epóca, tentando concilar gráficos e vozes digitalizadas. E o jogo fez um moderado sucesso além disso.

E para fazer essa afirmação ainda sem mais sentido, eu consigo pensar em milhões de jogos que sairam DEPOIS do SF2 que possuiam graficos e jogabilidades imensamente inferiores ao SF1!

Chamar o SF1 de jogo ruim já é uma ofensa. O jogo foi revolucionario para o seu tempo e apesar de ter problemas de memoria, ainda é um classico. SF2 foi u SF1 com tudo feito certo, velocidades acertadas, golpes expandidos e melhor animados, e mais personagens a serem escolhidos.

E a ARTE FEDIA?! Em 1987 aqueles gráficos eram mais do que acima da media - o motivo por causa dos slowdowns na máquina.

De repente, dá-se a oportunidade ao Nishitani e ao Akiman (que passou de level quando fez Final Fight, introduzindo ótimos gráficos ao mundo das gangues ao clássico walk'n'smash), e o jogo se transforma na revolução que foi Steet Fighter 2.

SF2 foi revolucionario? Sem dúvida nenhuma. Até hoje vemos jogos totalmente inspirados lá. E até mesmo series animadas. Falar que SF1 não teve nenhuma influencia em SF2 é nunca ter jogado o maldito jogo. Como eu já disse, SF2 é SF1 feito com a tecnologia certa.

De repente, a febre dos animes... SF não escapou, e ganhou aquele extraordinário, e ainda não superado, Street Fighter 2 - Movie. Com direito a Ryu e Ken brigando, e à Chun-li ao natural. E o Akiman, nem um pouco oportunista, sugere SFA. Com design de animê, e um enredo que volta no tempo... COISA DE LOUCO!!! Foi a resposta de uma multidão, quando souberam do lançamento. Mas quando chegaram nos arcades, quase se mijaram de felicidade ao ver a abundância de especiais e efeitos novos.

Não sei quanto ao resto do mundo. Mas não ouvi ninguém reclamar da serie Alpha toda minha vida.

Tanto na internet e fora. Aliás, se o jogo não fosse tão bom eu acharia quefosse algo over rated até. A maioria dos veteranos estavam mais do que felizes que a serie estava se movendo, gráficos "estilo anime" ou não.

Ok, o primeiro foi ótimo, mas cadê a galera clássica (que na verdade não é a clássica, porque vieram depois... a clássica tá justamente no SFA!!!). Então vem SFA2, com personagens novos (ou nem tanto, um de FF2 (Rolento), outro de SF1 (Gen), Gouki, Bison e Dan sem necessitar de sequências para habilita-los, e uma surpresinha, uma colegial querendo dar uma de Ryu... não tem como agradar mais os japoneses (e convenhamos, muita gente ainda hoje prefere SFA2 ao SFA3, embora eu não =P).

Isso é porque a jogabilidade do SFA2 é mais solta no quesito combos. Quando no SFA3 eles voltaram mais as origens da serie em combos mais truncados.

E pra fechar, por que não falar de um dos jogos que simplesmente tá pra ser criado algo parecido... ZELDA Ocarina of Time. Depois que o Miyamoto se deliciou no Boom de Mario 64, ele partiu logo pro que mais queria, ver o Link em 3D dando espadadas em bixos gigantes! E não faltou isso em Zelda OfT. Além de não ter faltado praticamente nada pra galera da época ficar MESES (alguns até anos) jogando esse jogo. Tão bom, mas tão bom, que suas outras 3 continuações (Majora's Mask, Wind Waker e Twilight Princess), não chegaram nem perto do sucesso do inovador.

OoT foi um dos jogos que mexeu como a indústria, similar ao SF2. Ele é revolucionario, um jogo com uma jogabilidade excelente. Majora´s Mask é um bom jogo para os fãs(como eu não sou, me senti alienado) Wind Waker foi Miyamoto tentando revolucionar seu jogo que já havia caido na monotonia e conseguiu um sucesso mediano e Twilight Princess é a volta corrida em direção ao estilo de OoT. TP sofre do mesmo problema do Sunshine: Eles tentam colocar uma historia rica mas falham miseravelmente.

Resumo geral? Vamos ver se o responsável, será como um Akiman, ou um Miyamoto em tempos de glória, desnorteando o mundo dos jogos de luta com uma inovação dentro de um conceito clássico, ou uma frustração afundando um conceito batido. Porque o mundo da inovação é assim, ou você arrasa, ou é esquecido.

Copiar a engine de Tekken não é "arrasar", é "plágio".

Eu estou confiante que SF4 vai ser um incrivel jogo 2d, misturando o que tinha de bom com o SF3 com uma pequena expansão de jogabilidade. E sinceramente, é só isso que a serie precisa. SF3 third strike é o jogo de luta 2d mais solido em todo o mercado.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Sr. Pichu em 26 Nov 2007, 19:26

um jogo em 3D com jogabilidade 2D prá mim não seria mal não, viu
afinal de contas hoje em dia temos bastante tecnologia para evitar o re-uso de pixel
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Letthull em 27 Nov 2007, 00:52

Oda Nobunaga escreveu:
Não, não temos.(Continue lendo.)

Você entendeu ao que eu me referia em relação ao paradigma, né?

1) RE não foi o primeiro jogo a usar esse tipo de camêra.
2) A serie nunca esteve às moscas, sempre fez um incrivel sucesso no mundo inteiro.
3) A jogabilidade do jogo foi sempre, desde o segundo jogo, se focando mais em ação do que em Horror. O 4 foi uma evolução natural que ainda contém MUITO aspectos antigos. O jogo fez um sucesso entre outras pessoas fora a fanbase do jogo justamente por ter expandido a jogabilidade.

Sinceramente precisava. O jogo não decidia qual estilo seguia. E pegou seu estilo "LOL eu sou um adventure tosco com a pior mira de todos os tempos" para "jogo de ação".

E RE e roteiros ruins andam de mão dadas.

Mas com certeza foi o primeiro a explodir.
Podia não estar às moscas... pros FÃS.
Enquanto mantinha aquela câmera de pontos estratégicos, no melhor estilo Evil Dead, ainda era horror. O RE2 com certeza teve mais ação, mas ainda é considerado horror.

Ok, vamos analisar bem o que você disse agora. RE, um jogo de terror que, não importa por quais motivos, virou um jogo de ação. Em seu quarto jogo, mas com inúmeros outros sem número apenas com o nome da franquia, evoluiu seu estilo de vez, e estourou tanto quanto o primeiro.

Agora, Street Fighter... um jogo de luta criado na década de 80, com jogabilidade 2D e gráficos 2D, numa era onde tudo era 2D. Um jogo de LUTA. Eu não sei se você faz arte marcial, mas o mínimo que um jogo de luta não pode ter, pra evoluir nesse quesito, é movimentação 2D.
A movimentação triangular em combate é essêncial, em um jogo 2D não tem como fazer isso (Fatal Fury até tentou, mas provou que em jogo 2D não funciona).
Se um jogo de luta tem que evoluir, então sua única evolução é partir pro 3D. Por isso a necessidade de uma inovação. Manter um estilo de quase 2 décadas, só tem um motivo, marketing...

Melhor? Para quem? Você? A midia? Não existe "melhor" jogo. O que existem são opiniões e gostos. E RE influenciou a galera de Onimusha e Onimusha é um jogo que fez um imenso sucesso no mundo inteiro, recriou o estilo de adventure baseado naquela engine porca do RE2-3 paraalgo interessante e divertido. O jogo sente como um filme de ação de espadachims e isso é muito bom.

Meu ponto: Não interessa de onde vem as ideias. Ora, a engine do RE influenciou um jogo muito bom e quando mudou, influenciou outro. E dai? Qual o seu ponto?

Com certeza quando eu disse MELHOR jogo de tiro de todos os tempos, saindo dos meus dedos, provavelmente pra mim é o melhor, não? Não só eu acho o melhor, senão o jogo não teria feito esse sucesso. Diferente da indústria de cinema/música, jogos quando são famosos, são realmente bons. Dificilmente um jogo de uma empresa pequena, consegue um estouro tão grande. Até porque, jogo necessita de tecnologia, não apenas de uma câmera, ou um Pro Tools.
Gosto varia, claro. Meu tipo de jogo favorito é 3ª pessoa, de preferência ação. Eu considero Gears of War muito melhor que RE4, só chegando perto mesmo de Max Payne, que eu zerei tanto que nem sei quantas vezes foram.

Meu ponto, tem co-relação direta com minha resposta anterior. Tekken pode não ter inovado, porque Virtua Fighter saiu antes, mas com certeza evoluiu mais. E no quesito jogo de luta, é o que se aproxima mais do real (tirando simuladores de boxe, vale tudo, e etc). Street Fighter já até passou do tempo de ter inovar na sua jogabilidade. De transgredir, além do andar pra frente e pra trás.
Por esses e outros motivos que eu odeio a tradição. Ela empaca a evolução. A prisão que a nostalgia causa impede as pessoas de se abrir às novas experiências, e admirar aquilo que está mudando.

Enredo é pura opinião. A jogabilidade contudo era bem profunda. Personagens carismaticos?

Lucca, Robo, Frog e Ayla? Sim. Cronno como "lol eu não sei falar" e Marle "eu sou generica" não entram nisso. Magus é legal, admito. E Cronno tem a personalidade de uma ostra.(Porque ostras não falam.)

E como Final Fantasy 6 influenciou um jogo radicalmente diferente de si?

Essa era a tendência dos rpgs japoneses antigos, protagonistas mudos ou telepáticos... Mas mesmo assim, eu gosto do Crono. Não tanto quanto do Cloud. Mas aí vem alguém e diz "O cara é um idiota, não fala nada... qual a carisma nisso?", e eu só posso dizer, que mesmo ele sem pronunciar uma palavra, é um personagem foda, então imagine se falasse (não precisa, basta ver o Advent Children =p).

Serviu de lição? A Square fez milhões com aquela porcaria. Alias, ela fez também milhões com FFXI, que rende dinheiro a ela até hoje. É mais do que obvio que ela vai se despedir do seu estilo charmoso e único que influenciou RPGs através para o tempo para aquela porcaria generica do FXII. Apenas veja os teasers do FXIII, se me lembro tem algumas cenas que demostram a jogabilidade e está muito parecida com a do FXII.

SF3:Double Impact FOI um jogo bom. O primeiro eu achei que tinha poucos personagens mas o segundo já estava bom. Ele só não fez sucesso porque a Capcom tinha floodado o arcade com as series Vs. e que atrairam toda a atenção naquela epoca. SF3: Third Strike saiu no finzinho dela e mesmo assim teve um problema de vendas.(E adivinha por que demorou anunciarem o SF4?)

Como faria com qualquer outra franquia Final Fantasy... FFXI fez o sucesso e o dinheiro que fez, pela explosão dos MMOs, a Square só entrou na onda, como a Blizzard, utilizando uma franquia famosa pra caçar níquel de fãs.
Estilo charmoso? Bom, questão de opinião... Porque eu odeio e sempre odiei aquele sistema de combate baile funk, com o Lado A e o Lado B, cada um esperando a hora de correr, bater, e voltar pra onde tava. O que mais me atraia nos jogos, eram o enredo, os gráficos e as magias/habilidades.
Jogos como Seiken Densetsu, Star Ocean 2, Vagrant Story, sempre me cativaram muito mais do que o clássico rpg japonês... pessoalmente, não acho charme, acho involuido. Na verdade, qualquer fórmula batida, usada só pra agradar fãs conservadores, me irrita. Não falo de repetir um sucesso, falo de repetir uma fórmula que já poderia ter sido ignorada faz tempos, tendo tecnologia pra isso, mas que as empresas fazem questão de manter, pra não perder dinheiro.

Ahahahhahaahah oh wow. Você sabe do tamanho da asneira que falou? SF1 teve serios problemas, mas é porque o jogo era moderno demais para sua epóca, tentando concilar gráficos e vozes digitalizadas. E o jogo fez um moderado sucesso além disso.

E para fazer essa afirmação ainda sem mais sentido, eu consigo pensar em milhões de jogos que sairam DEPOIS do SF2 que possuiam graficos e jogabilidades imensamente inferiores ao SF1!

Chamar o SF1 de jogo ruim já é uma ofensa. O jogo foi revolucionario para o seu tempo e apesar de ter problemas de memoria, ainda é um classico. SF2 foi u SF1 com tudo feito certo, velocidades acertadas, golpes expandidos e melhor animados, e mais personagens a serem escolhidos.

E a ARTE FEDIA?! Em 1987 aqueles gráficos eram mais do que acima da media - o motivo por causa dos slowdowns na máquina.

Desculpa cara, mas moderno demais pra sua época, não cola. O jogo tem uma jogabilidade SUJA. E sinceramente, tentar forçar algo que não é possível, é no mínimo uma atitude desesperada. Pra que tentar utilizar uma tecnologia ainda não suportada? Mesmo tendo a chance de tantos erros e lentidões, é uma atitude precoce pra tentar uma revolução. Se SF1 tinha tudo pra ser revolucionário e na sua continuação foi e estrondou, então o exemplo que citei sobre FFXII se repete, serviu de lição.

SF2 foi revolucionario? Sem dúvida nenhuma. Até hoje vemos jogos totalmente inspirados lá. E até mesmo series animadas. Falar que SF1 não teve nenhuma influencia em SF2 é nunca ter jogado o maldito jogo. Como eu já disse, SF2 é SF1 feito com a tecnologia certa.

Infelizmente eu já tive o desprazer... Só por ser fã da série.

Não sei quanto ao resto do mundo. Mas não ouvi ninguém reclamar da serie Alpha toda minha vida.

Tanto na internet e fora. Aliás, se o jogo não fosse tão bom eu acharia quefosse algo over rated até. A maioria dos veteranos estavam mais do que felizes que a serie estava se movendo, gráficos "estilo anime" ou não.

Só se for no japão. Porque no ocidente, a forte influência das HQs americanas ainda era soberana.
Eu ouvi muita gente nos arcades, reclamando na época quando sairam as materias na antiga Video Game (sim, tinha uma revista com esse nome) sobre a influência de animes no jogo.

OoT foi um dos jogos que mexeu como a indústria, similar ao SF2. Ele é revolucionario, um jogo com uma jogabilidade excelente. Majora´s Mask é um bom jogo para os fãs(como eu não sou, me senti alienado) Wind Waker foi Miyamoto tentando revolucionar seu jogo que já havia caido na monotonia e conseguiu um sucesso mediano e Twilight Princess é a volta corrida em direção ao estilo de OoT. TP sofre do mesmo problema do Sunshine: Eles tentam colocar uma historia rica mas falham miseravelmente.

Também me senti ofendido com Majora's Mask, só gostei da idéia de ser baseado em máscaras que concedem habilidades, porque adoro máscaras. Mas fora isso... lixo.

Copiar a engine de Tekken não é "arrasar", é "plágio".

Eu estou confiante que SF4 vai ser um incrivel jogo 2d, misturando o que tinha de bom com o SF3 com uma pequena expansão de jogabilidade. E sinceramente, é só isso que a serie precisa. SF3 third strike é o jogo de luta 2d mais solido em todo o mercado.

Pois é. E sinceramente, precisa de mais coisa ainda em um jogo 2D?
Se os jogos 3D não conseguiram o boom definitivo para o esquecimento dos jogos 2D, foi porque não conseguiram acertar no ponto ainda.

Minha esperança é um SF novo, ainda mais ousado que o SF3, com gráficos mais bonitos, jogabilidade solta e golpes clássicos com menos surrealidade, e movimentação 3D, em um ambiente 3D. Acho que se a Capcom se inspirasse naquela movimentação de Power Stone, os jogos de luta poderiam ganhar uma gama de diversão muito maior.
Imagem
Com escáner, e muita nostalgia.
Quer conhecer outros desenhos meus? Vai fundo, clica na imagem, não dói. :D
Letthull

Mensagempor Cebolituz em 27 Nov 2007, 09:47

Oda Nobunaga escreveu:E RE e roteiros ruins andam de mão dadas

Como assim roteiro ruim? XD

Gente se decompondo e se transmutando por causa de algum vírus absurdo é muito bom e original sim! XD
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Eltor Macnol em 27 Nov 2007, 11:39

Minha esperança é um SF novo, ainda mais ousado que o SF3, com gráficos mais bonitos, jogabilidade solta e golpes clássicos com menos surrealidade

Pra quê? Pra virar Tekken ou Virtua Fighter?

Uma das marcas da série Street Fighter é que os personagems possuem golpes característicos, que fazem coisas incríveis, impossíveis na realidade. Se tirar isso, deixa de ser SF.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Vincer em 27 Nov 2007, 11:44

Bem Cebolituz, gosto é gosto. Mas eu também acho o enredo de RE um c... caso irreparável :bwaha:

Bem, concordo e discordo de parte do que o Oda e o Lethull disseram. Antes que venham cair encima de mim saibam que eu joguei muito pouco os Alphas, nunca joguei o 3 ou o 1 e sou fã de carterinha do 2 e suas versões (menos aquela piratona :bwaha: ).

Concordo com o Lethull que o jogo deve inovar. RE estava realmente quase às moscas se observarmos o mercado de games como um todo. Ele se mantinha (e lucrando muito bem, por sinal) por causa de seus fãs, que invariavelmente compram qualquer coisa com Residente e Evil na capa (só exagerando ok?).
Revolucionar é sim interessante. Mas é natural que as empresas tomem os devidos cuidados. Tentar algo totalmente novo pode ser um sucesso como um tiro no pé. E eles têm tentado aos poucos, como o SF3 e o SF EX provaram. Eles só não se sentiram seguros de ir mais adiante...

Só que aí chega a parte em que concordo com o Oda. O jogo deve ser 2D. Oras, a nostalgia prende os jogadores e não os deixa ver o que é novo?
Pera lá, estamos falando de jogos. Jogo. O que importa é ser divertido para quem joga. Dane-se tendências, se alguém gosta de puzzle, tetris e pac-man o que serve para ele é isso, não adianta entregar um FPS na mão do cara.
Sou saudosista e conservador em relação a jogos, adoro nostalgia. Para quê vou largar o que eu mais quero para jogar um jogo novo com o nome e personagens do jogo que eu realmente gostava?
Vou me fazer mais claro. Eu adoro os novos jogos e as inovações que finalmente estão surgindo (depois de anos de mesmice, mas isso é outro assunto). A questão é, quer experimentar o novo, jogue os novos jogos. Existem inúmeros jogos e séries novas surgindo justamente para fazerem história em sua jogabilidade. Não precisamos eliminar um gênero para que outro vingue. Sua visão está sendo como se o mercado fosse apenas o novo, o hype, o que vende mais. Essa visão é como se o mercado devesse realmente ser de massa, dane-se os gêneros antigos, vamos todos migrar para os novos...
Quando eu quiser jogar algo novo, como Gears of War, Bioshock e o que quer que seja, eu pego esses jogos novos e me satisfaço. Você mesmo falou do Tekken e outros jogos de luta em 3D... deixe eles tentarem inovar no ramo 3D. E deixe os 2D continuarem com sua fatia de mercado e fãs saudosistas. É isso que o público quer.

Agora, uma coisa diferente é lançar algo novo simultaneamente. SF EX e o KoF 3D são exemplos, a franquia permanece 2D, os 3D são jogos alternativos para fãs de ambos os gêneros (2D e 3D) e para tentar pegar fatias do mercado voltadas para o 3D. Mas eles mantém a franquia original, no 2D. Que permaneça assim, é ótimo. Não falo que a capcom não deva lançar SF em 3D, só falo que ela não deve lançar SF 4 em 3D. Questão de manter a franquia junto ao conceito inicial.

Quanto à história e o que é canonico eu não faço idéia. Mas do pouco que vi de desenhos e que sei dos quadrinhos, mesmo sem ser admitidos como canônicos alguns foram bem próximos do original. Mas de que importa esse debate? A linha histórica de SF sempre foi confusa e quebrada, então se dar ao trabalho de analisar a história contando todos os jogos eu acho que é perder tempo. E quanto aos quadrinhos e animes, muita gente gostou, vê como canônico(mesmo que estejam errados) e gostam. Então tá tudo ok :aham:
Acredito que a Udon (é esse o nome né?) vai fazer um bom trabalho e provavelmente amarrar a história melhor do que o que capcom fazia.

SF 4 2D FTW!! :b

PS: e eu ri muito do Lethull chamando as lutas de FF de briga de funkeiro. HUahuhaua, é verdade :bwaha: (odeio FF).

PS2: Agora faz sentido. O Lethull achar que Chrono é carismático... agora entendo sua opnião sobre o carisma dos personagens de Gears of War :bwaha: (perdão, tive que soltar a piada :b )
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Eltor Macnol em 27 Nov 2007, 12:49

Eu não sei se você faz arte marcial, mas o mínimo que um jogo de luta não pode ter, pra evoluir nesse quesito, é movimentação 2D.

Pera, pera, pera. Um jogo de luta que tente representar fielmente a realidade precisa ter movimentação em 3D, com certeza. Só que um jogo não precisa querer emular a realidade pra ser bom! Pelo contrário, eu acho que os jogos mais divertidos são muitas vezes os que mandam o "realismo" às favas e se focam no que torna o jogo bom de se jogar.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor juma em 27 Nov 2007, 12:58

Se um jogo de luta tem que evoluir, então sua única evolução é partir pro 3D. Por isso a necessidade de uma inovação. Manter um estilo de quase 2 décadas, só tem um motivo, marketing...

Mas que baboseira desgraçada... Isso me fez lembrar daquela famosa frase dita por alguém há décadas que dizia que não havia mais nada para inventar, pois tudo já havia sido inventado :rolando:

Tekken pode não ter inovado, porque Virtua Fighter saiu antes, mas com certeza evoluiu mais. E no quesito jogo de luta, é o que se aproxima mais do real (tirando simuladores de boxe, vale tudo, e etc).

Nisso daqui o Eltor já respondeu. Quer dizer então que você quer um jogo de luta realista onde os lutadores soltam hadoukens e psycho crusher? :victory:
juma

Mensagempor AKImeru em 27 Nov 2007, 13:06

Mas com certeza foi o primeiro a explodir.
Podia não estar às moscas... pros FÃS.
Enquanto mantinha aquela câmera de pontos estratégicos, no melhor estilo Evil Dead, ainda era horror. O RE2 com certeza teve mais ação, mas ainda é considerado horror.

Releia. Eu deixei claro que o jogo estava evoluindo, a cada jogo se tornando mais e mais ação. Jogou RE: Veronica? Aquilo só não é mais ação porque possui um sistema porco de mira.

Quanto "às moscas"...Quem diabos você pensa que compra RE? Eu nunca fui fã dá serie. Todos os jogos que joguei dela foi na base do alugando ou ir na casa de um amigo jogar. Os jogos são curtos então eu os zerei rapidamente e não me senti impressionado.

O que eu quis dizer que o RE4 TROUXE MAIS FÃS PARA A SERIE porque ele adotou um estilo de jogo que agrada outro nicho. Simples assim.

Ok, vamos analisar bem o que você disse agora. RE, um jogo de terror que, não importa por quais motivos, virou um jogo de ação. Em seu quarto jogo, mas com inúmeros outros sem número apenas com o nome da franquia, evoluiu seu estilo de vez, e estourou tanto quanto o primeiro.

RE nunca foi um jogo de horror. Survival Horror é um genêro beeeeem diferente do que Horror, conectado intimamente com ação. E ele não se transformou totalmente em ação. Ele foi lentamente sendo refinado até a Capcom decidir injetar uma quantidade pesada de ação no RE4(denovo, jogou RE: Code Veronica?)

Agora, Street Fighter... um jogo de luta criado na década de 80, com jogabilidade 2D e gráficos 2D, numa era onde tudo era 2D. Um jogo de LUTA. Eu não sei se você faz arte marcial, mas o mínimo que um jogo de luta não pode ter, pra evoluir nesse quesito, é movimentação 2D.
A movimentação triangular em combate é essêncial, em um jogo 2D não tem como fazer isso (Fatal Fury até tentou, mas provou que em jogo 2D não funciona).

Essencial para quem? Você? Seus amigos? Seguinte, volte a jogar os seus Tekkens e virtua fighters antes de DESRESPEITAR um gênero de jogo que SE NÃO TIVESSE EXISTIDO você não poderia jogar seus jogos com japonesas peitudas com breats physics. Não. Um jogo de luta não "evolui" quando passa para 3d, ele MUDA. Algumas coisas podem melhorar, outras podem piorar. É um ambiente diferente, não um ambiente melhor.

E de cabeça, me lembro dois jogos de luta 2d que usavam planos "3d" com livre movimentação, o classico Agressors of The Dark Combat e outro feito pela Sunsoft onde você enfrentava monstros com um barbaro wrestler.

Adivinha quem fez mais sucesso ou/e tinha melhor jogabilidade: Esses jogos, ou SF2? Seu argumento é construido em cima de opiniões pessoais e achismos. Não trate isso como fatos. Jogos de luta 2d são diferentes dos 3d PONTO. São gêneros diferentes. Jogue KOF MI e Tekken 5 e você vai ver que apesar de parecidos, KOF MI tem uma jogabilidade 2d e isso a diferencia totalmente de Tekken, um outro jogo de luta 3d.

Com certeza quando eu disse MELHOR jogo de tiro de todos os tempos, saindo dos meus dedos, provavelmente pra mim é o melhor, não? Não só eu acho o melhor, senão o jogo não teria feito esse sucesso. Diferente da indústria de cinema/música, jogos quando são famosos, são realmente bons. Dificilmente um jogo de uma empresa pequena, consegue um estouro tão grande. Até porque, jogo necessita de tecnologia, não apenas de uma câmera, ou um Pro Tools.
Gosto varia, claro. Meu tipo de jogo favorito é 3ª pessoa, de preferência ação. Eu considero Gears of War muito melhor que RE4, só chegando perto mesmo de Max Payne, que eu zerei tanto que nem sei quantas vezes foram.

Você está errado e eu vou provar.

Qual desses dois jogos é melhor?

Half-Life 2
Halo 2

A resposta de 10 entre 10 jogadores que jogaram o modo campanha de primeiro player é "HALF LIFE 2" enquanto o quesito for multplayer, você verá muitos se dividindo entre os dois, com a maioria pendendo para Halo 2. Viu como o que é "bom" ou "ruim" é subjetivo? Ah e a proposito, esses dois jogos venderam mais, tem uma maior fanbase do que Gears of Wars. Então ATÉ MESMO PELA SUA "LÓGICA" eles são superiores ao seu "Melhor jogo de tiro".

MUITOS jogos são feitos e pelo seu HYPE e pelo seu NOME e pela a OCASIÃO que foram lançados, vendem mais ou menos. Exemplos:

Final Fantasy 12: Vendeu muito, muito mesmo. Por que? Nome. A jogabilidade não agradou gregos e troianos e o jogo recebeu MUITAS críticas mas os reviewrs deram uma nota alta mesmo assim. Denovo, GOSTO É SUBJETIVO.

Starcraft: O jogo vendeu mais de 3 milhões de copias(muito mais alias). E por quê? É um jogo competitivo e dificil. E foi lançado justamente quando a cena de jogos competitivos na Córeia estava começando. Starcraft foi um dos principais jogos competitos nas competições de Cyber Atlhetle lá. O jogo é bom? E importa? Vendeu muito bem.

Gears of Wars, Assassin´s Creed e toda a serie Halo: Hype. Todas as revistas de video games e sites da internet anunciaram esses jogos por meses a fio. E venderam muito. Halo tem muitos críticos, assim como o AC e o GoW.

Meu ponto, tem co-relação direta com minha resposta anterior. Tekken pode não ter inovado, porque Virtua Fighter saiu antes, mas com certeza evoluiu mais. E no quesito jogo de luta, é o que se aproxima mais do real (tirando simuladores de boxe, vale tudo, e etc). Street Fighter já até passou do tempo de ter inovar na sua jogabilidade. De transgredir, além do andar pra frente e pra trás.
Por esses e outros motivos que eu odeio a tradição. Ela empaca a evolução. A prisão que a nostalgia causa impede as pessoas de se abrir às novas experiências, e admirar aquilo que está mudando

Novidade: Street Fighter nunca NUNCA NUNCA teve o objetivo de ser "realistico" ou "se aproximar do real". Droga, nem Tekken deseja, lá tem um bando de golpes absurdos. KING tem golpes iguais ao do REI MUSCULO droga! A Diferença é que o jogo se baseia fortemente em estilos de lutas reais, SF não. E ele não quer. Não é tradição, é SER alguma coisa.

Imagine um Street Fighter onde você jogasse em 3d dentro de um Octogáno usando lutadoes de MMA.

Seria SF? Não. Então pare de argumentar que Street Fighter tem um gosto e estilo proprio é uma "tradição que barra a evolução". Evoluir a quê? Um clone de Tekken?

Tekken é um bom jogo de luta. Sf3 ainda é mais interessante e profundo do que ele. Sim. Um jogo de luta 2d.

Essa era a tendência dos rpgs japoneses antigos, protagonistas mudos ou telepáticos... Mas mesmo assim, eu gosto do Crono. Não tanto quanto do Cloud. Mas aí vem alguém e diz "O cara é um idiota, não fala nada... qual a carisma nisso?", e eu só posso dizer, que mesmo ele sem pronunciar uma palavra, é um personagem foda, então imagine se falasse (não precisa, basta ver o Advent Children =p).

Essa é a sua opinião. Para mim, são personagens genericos e imprestaveis.

Como faria com qualquer outra franquia Final Fantasy... FFXI fez o sucesso e o dinheiro que fez, pela explosão dos MMOs, a Square só entrou na onda, como a Blizzard, utilizando uma franquia famosa pra caçar níquel de fãs.
Estilo charmoso? Bom, questão de opinião... Porque eu odeio e sempre odiei aquele sistema de combate baile funk, com o Lado A e o Lado B, cada um esperando a hora de correr, bater, e voltar pra onde tava. O que mais me atraia nos jogos, eram o enredo, os gráficos e as magias/habilidades.
Jogos como Seiken Densetsu, Star Ocean 2, Vagrant Story, sempre me cativaram muito mais do que o clássico rpg japonês... pessoalmente, não acho charme, acho involuido. Na verdade, qualquer fórmula batida, usada só pra agradar fãs conservadores, me irrita. Não falo de repetir um sucesso, falo de repetir uma fórmula que já poderia ter sido ignorada faz tempos, tendo tecnologia pra isso, mas que as empresas fazem questão de manter, pra não perder dinheiro.

Eu não te entendo.

Você por um lado, GOSTA de clichês de RPGs japôneses como o personagem principal mudo e não gosta de um GÊNERO enteiro porque você acha eles "involuido"? Acorda! Isso não é questão de ser evoluido ou não. Não é a questão de ser tradicional ou não(FF6 foi radicalmente diferente do 4 e do 5, assim como o 7 foi do 6. Só porque o jogo é em turnos não quer dizer que é a mesma coisa.) é questão do gênero ser assim.

Faça o teste: Jogue Ashura Buster/Blade, KOF 95, Guilty Gear e Melty Blood Arc Cadenza, nesta ordem, uma luta em cada.

Os jogos, apesar de serem de luta 2d, são diferentes e únicos e suas jogabilidades só teriam a perder se virassem 3d. Isso não é tradicionalismo.

Tanto, que KOF MI fez um sucesso bastante grande. Porque a SNK compreende que são jogos diferentes.

Desculpa cara, mas moderno demais pra sua época, não cola. O jogo tem uma jogabilidade SUJA. E sinceramente, tentar forçar algo que não é possível, é no mínimo uma atitude desesperada. Pra que tentar utilizar uma tecnologia ainda não suportada? Mesmo tendo a chance de tantos erros e lentidões, é uma atitude precoce pra tentar uma revolução. Se SF1 tinha tudo pra ser revolucionário e na sua continuação foi e estrondou, então o exemplo que citei sobre FFXII se repete, serviu de lição.

Sim suja. Suja para os padrões de hoje. Jogue outros jogos de 1987 e 88 do mesmo gênero e me diga se a jogabilidade é melhor. Estrondo? Fez um sucesso moderado no Japão e um mediano para ruim nos EUA. Se fosse um estrondo, DUVIDO que tivesse saido um SF2.

E pegue as entrevistas com os criadores da serie que eles explicam tudo o que eu falei sobre a questão de tecnologia.

Infelizmente eu já tive o desprazer... Só por ser fã da série.

Jogue o jogo com mentalidade de 1987. É o mesmo que jogar SF2 com mentalidade de 2007 você vai achar falhas tremendas, por mais solido e divertido que o jogo seja.

Só se for no japão. Porque no ocidente, a forte influência das HQs americanas ainda era soberana.
Eu ouvi muita gente nos arcades, reclamando na época quando sairam as materias na antiga Video Game (sim, tinha uma revista com esse nome) sobre a influência de animes no jogo.

Você sabia que o estilo gráfico do Alpha, apesar de ter sofrido influencias do anime, sofreu mais por causa dos graficos de X-men: Children of the Atom? E sabe por que? Japoneses chamam tudo de "anime". Não apenas as series deles. E o jogo foi baseado na serie animada.

E eu moro no Brasil. Denovo, poderia apontar as criticas do Alpha? Nunca as ouvi. Especialmente quando nas casas de fliperama que eu ia tinha um X-men children of the atom do lado com o mesmo estilo gráfico.

Pois é. E sinceramente, precisa de mais coisa ainda em um jogo 2D?
Se os jogos 3D não conseguiram o boom definitivo para o esquecimento dos jogos 2D, foi porque não conseguiram acertar no ponto ainda.

A maneira que você trata os jogos 2d como inferiores aos 2d mostra que você não entende muito sobre eles.

Pegue a serie Guilty Gear. Um sucesso mundial. Eles tem milhões de fãs.

Me responda: Por que quando eles decidiram fazer uma versão 3d do jogo, ela é totalmente diferente da 2d?

E me responda essa também: Sengoku Basara, jogo que é um sucesso absoluto no japão(E SÓ LÁ) um jogo de hack´n´ slash 3d vira um jogo de luta 2d. Eles estão regredindo? Mesmo com milhões feitos em cima da franquia?

São. Estilos. DIFERENTES.

Não melhores.
Não piores.
Não "realisticos".
Não "inferiores".
Sim diferentes.

E isso é um fato, por mais que você ache o contrario. É o mesmo que você ficar falando "PEDRAS SÃO MOLES! PEDRAS SÃO MOLES!" é sua opinião e eu a respeito. Mas bate contra um simples fato que diz "PEDRAS SÃO DURAS".

Minha esperança é um SF novo, ainda mais ousado que o SF3, com gráficos mais bonitos, jogabilidade solta e golpes clássicos com menos surrealidade, e movimentação 3D, em um ambiente 3D. Acho que se a Capcom se inspirasse naquela movimentação de Power Stone, os jogos de luta poderiam ganhar uma gama de diversão muito maior.

Denovo, você quer que SF vire um clone tosco do Tekken.

faça a um favor a TODOS, TODOS sem exceção de algum, fãs de Street Fighters e volte a jogar seus Tekkens, Virtua Fighters, DoAs da vida e pare de esperar por uma copia do seu jogo favorito. Muito obrigado.

Concordo com o Lethull que o jogo deve inovar.

E onde diabos eu falei que o jogo não deve inovar?

O que eu disse é que "Jogos 3d são jogos diferentes dos 2d, e não uma evolução."

A linha histórica de SF sempre foi confusa e quebrada

Tirando UMA FALA o canon do SF3 é concisso e faz sentido.
AKImeru

Mensagempor Cebolituz em 27 Nov 2007, 13:18

vincer escreveu:Bem Cebolituz, gosto é gosto. Mas eu também acho o enredo de RE um c... caso irreparável :bwaha:

Ah isso eu sei! Mas quando o jogo foi lançado nos idos de 96 e joguei nos idos de 98, fiquei tão "impressionado" com a história que...

Ah, me dêem um desconto XD! Cadê o Frost pra me ajudar a defender o enredo do RE?
Imagem
Cebolituz

Mensagempor AKImeru em 27 Nov 2007, 13:32

Defender o enredo de RE é como defender Tormenta:

Por melhor que seja seu argumento, eu estarei lá quotando todos os acontecimentos ruins e toscos.

Oda é Legião.
AKImeru

Mensagempor Cebolituz em 27 Nov 2007, 13:56

Oda Nobunaga escreveu:Defender o enredo de RE é como defender Tormenta:

Este argumento seu não procede. Tormenta é simplesmente incomparável.
Imagem
Cebolituz

AnteriorPróximo

Voltar para Video Games