Eltor Macnol escreveu:No dia que SF virar um primo genérico de Tekken ou Virtua Fighter, a franquia morreu pra mim.
[2]
Sério, pra mim ele tem que continuar 2D, com jogabilidade 2D.
Moderador: Moderadores
Eltor Macnol escreveu:No dia que SF virar um primo genérico de Tekken ou Virtua Fighter, a franquia morreu pra mim.
Oda Nobunaga escreveu:A única vez que a serie final fantasy decidiu mudar foi com o 12, e todos nós sabemos como isso acabou.
Pronto, temos um paradigma.
Se por um lado, temos jogos que fracassaram quando mudaram de jogabildade, outros explodiram ainda mais suas séries.
RE estava começando a atrair moscas, fazendo jogos estilo Arcade de tiro (como Time Crisis), jogos multiplayer fracassados (Outbreak) e até remake do primeiro em um gráfico fenomenal (RE1:R)... e no RE 4, BOOM! Inovou com a tradicional câmera cinematográfica Over the Shoulder. E não foi apenas na câmera. Com jogabilidade. Mudança no estilo de zumbis, que nas versões anteriores eram sempre lentos e só representavam perigo até metade do jogo, agora correm, arremessam armas, e alguns até brilharam com serras-eletétricas duplas.
O único ponto falho de verdade, foi o enredo. Antes prometia ser um jogo dramático, onde Leon seria obrigado a perseguir uma cura para não sucumbir ao G-vírus de RE2, se transformou nesse blockbuster pipoca.
A influência na jogabilidade com essa visão não antes explorada, deu abertura e influência para o MELHOR jogo de tiro da atualidade, Gears of War. O responsável pelo jogo admitiu em entrevista sua paixão por RE4, e como esse jogo influenciou no desenvolvimento de GoW.
Final Fantasy 6 foi um absurdo de bom. O enredo é lindo, o último chefe é tão (e muitas vezes mais aclamado por jogadores anciões de FF) melhor que o Sephiroth. Seus gráficos inovadores, influenciou num dos melhores (na minha opinião O Melhor) jogo de rpg japones clássico de todos os tempos, Chrono Trigger. Que inovou com ataques duplos, enredo absurdamente bem feito, e personagens carismáticos. Akira Toriyama demonstra que o bom arroz com feijão do vilão que vira mocinho, guerreiro honrado, e espadachim japonês, sempre dão certo quando feitos por quem é bom.
FFXII, foi sim um fracasso. Mas serviu de lição. Agora ou eles fazem um FF com elementos ainda mais de ação, como Fable (ou poderiam ter tentando algo mais similar à Kingdom Hearts do que tentou ser), ou então é melhor voltar pro de sempre mesmo... SF3 só vingou de verdade, e agradou os grandes tradicionalistas, na sua terceira versão.
A própria série Street Fighter, é regada de reviravoltas, desde seu nascimento. SF1 foi considerado um dos PIORES jogos de luta da história. O sistema horripilante de, quanto mais tempo você pressionar o botão do golpe, masi forte será, simplesmente transtornou a mente simplória dos jogadores da época. Assim como os golpes, impossíveis de serem executados (e ultra desbalanceados), a arte do jogo fedia.
De repente, dá-se a oportunidade ao Nishitani e ao Akiman (que passou de level quando fez Final Fight, introduzindo ótimos gráficos ao mundo das gangues ao clássico walk'n'smash), e o jogo se transforma na revolução que foi Steet Fighter 2.
De repente, a febre dos animes... SF não escapou, e ganhou aquele extraordinário, e ainda não superado, Street Fighter 2 - Movie. Com direito a Ryu e Ken brigando, e à Chun-li ao natural. E o Akiman, nem um pouco oportunista, sugere SFA. Com design de animê, e um enredo que volta no tempo... COISA DE LOUCO!!! Foi a resposta de uma multidão, quando souberam do lançamento. Mas quando chegaram nos arcades, quase se mijaram de felicidade ao ver a abundância de especiais e efeitos novos.
Ok, o primeiro foi ótimo, mas cadê a galera clássica (que na verdade não é a clássica, porque vieram depois... a clássica tá justamente no SFA!!!). Então vem SFA2, com personagens novos (ou nem tanto, um de FF2 (Rolento), outro de SF1 (Gen), Gouki, Bison e Dan sem necessitar de sequências para habilita-los, e uma surpresinha, uma colegial querendo dar uma de Ryu... não tem como agradar mais os japoneses (e convenhamos, muita gente ainda hoje prefere SFA2 ao SFA3, embora eu não =P).
E pra fechar, por que não falar de um dos jogos que simplesmente tá pra ser criado algo parecido... ZELDA Ocarina of Time. Depois que o Miyamoto se deliciou no Boom de Mario 64, ele partiu logo pro que mais queria, ver o Link em 3D dando espadadas em bixos gigantes! E não faltou isso em Zelda OfT. Além de não ter faltado praticamente nada pra galera da época ficar MESES (alguns até anos) jogando esse jogo. Tão bom, mas tão bom, que suas outras 3 continuações (Majora's Mask, Wind Waker e Twilight Princess), não chegaram nem perto do sucesso do inovador.
Resumo geral? Vamos ver se o responsável, será como um Akiman, ou um Miyamoto em tempos de glória, desnorteando o mundo dos jogos de luta com uma inovação dentro de um conceito clássico, ou uma frustração afundando um conceito batido. Porque o mundo da inovação é assim, ou você arrasa, ou é esquecido.
Oda Nobunaga escreveu:
Não, não temos.(Continue lendo.)
1) RE não foi o primeiro jogo a usar esse tipo de camêra.
2) A serie nunca esteve às moscas, sempre fez um incrivel sucesso no mundo inteiro.
3) A jogabilidade do jogo foi sempre, desde o segundo jogo, se focando mais em ação do que em Horror. O 4 foi uma evolução natural que ainda contém MUITO aspectos antigos. O jogo fez um sucesso entre outras pessoas fora a fanbase do jogo justamente por ter expandido a jogabilidade.
Sinceramente precisava. O jogo não decidia qual estilo seguia. E pegou seu estilo "LOL eu sou um adventure tosco com a pior mira de todos os tempos" para "jogo de ação".
E RE e roteiros ruins andam de mão dadas.
Melhor? Para quem? Você? A midia? Não existe "melhor" jogo. O que existem são opiniões e gostos. E RE influenciou a galera de Onimusha e Onimusha é um jogo que fez um imenso sucesso no mundo inteiro, recriou o estilo de adventure baseado naquela engine porca do RE2-3 paraalgo interessante e divertido. O jogo sente como um filme de ação de espadachims e isso é muito bom.
Meu ponto: Não interessa de onde vem as ideias. Ora, a engine do RE influenciou um jogo muito bom e quando mudou, influenciou outro. E dai? Qual o seu ponto?
Enredo é pura opinião. A jogabilidade contudo era bem profunda. Personagens carismaticos?
Lucca, Robo, Frog e Ayla? Sim. Cronno como "lol eu não sei falar" e Marle "eu sou generica" não entram nisso. Magus é legal, admito. E Cronno tem a personalidade de uma ostra.(Porque ostras não falam.)
E como Final Fantasy 6 influenciou um jogo radicalmente diferente de si?
Serviu de lição? A Square fez milhões com aquela porcaria. Alias, ela fez também milhões com FFXI, que rende dinheiro a ela até hoje. É mais do que obvio que ela vai se despedir do seu estilo charmoso e único que influenciou RPGs através para o tempo para aquela porcaria generica do FXII. Apenas veja os teasers do FXIII, se me lembro tem algumas cenas que demostram a jogabilidade e está muito parecida com a do FXII.
SF3:Double Impact FOI um jogo bom. O primeiro eu achei que tinha poucos personagens mas o segundo já estava bom. Ele só não fez sucesso porque a Capcom tinha floodado o arcade com as series Vs. e que atrairam toda a atenção naquela epoca. SF3: Third Strike saiu no finzinho dela e mesmo assim teve um problema de vendas.(E adivinha por que demorou anunciarem o SF4?)
Ahahahhahaahah oh wow. Você sabe do tamanho da asneira que falou? SF1 teve serios problemas, mas é porque o jogo era moderno demais para sua epóca, tentando concilar gráficos e vozes digitalizadas. E o jogo fez um moderado sucesso além disso.
E para fazer essa afirmação ainda sem mais sentido, eu consigo pensar em milhões de jogos que sairam DEPOIS do SF2 que possuiam graficos e jogabilidades imensamente inferiores ao SF1!
Chamar o SF1 de jogo ruim já é uma ofensa. O jogo foi revolucionario para o seu tempo e apesar de ter problemas de memoria, ainda é um classico. SF2 foi u SF1 com tudo feito certo, velocidades acertadas, golpes expandidos e melhor animados, e mais personagens a serem escolhidos.
E a ARTE FEDIA?! Em 1987 aqueles gráficos eram mais do que acima da media - o motivo por causa dos slowdowns na máquina.
SF2 foi revolucionario? Sem dúvida nenhuma. Até hoje vemos jogos totalmente inspirados lá. E até mesmo series animadas. Falar que SF1 não teve nenhuma influencia em SF2 é nunca ter jogado o maldito jogo. Como eu já disse, SF2 é SF1 feito com a tecnologia certa.
Não sei quanto ao resto do mundo. Mas não ouvi ninguém reclamar da serie Alpha toda minha vida.
Tanto na internet e fora. Aliás, se o jogo não fosse tão bom eu acharia quefosse algo over rated até. A maioria dos veteranos estavam mais do que felizes que a serie estava se movendo, gráficos "estilo anime" ou não.
OoT foi um dos jogos que mexeu como a indústria, similar ao SF2. Ele é revolucionario, um jogo com uma jogabilidade excelente. Majora´s Mask é um bom jogo para os fãs(como eu não sou, me senti alienado) Wind Waker foi Miyamoto tentando revolucionar seu jogo que já havia caido na monotonia e conseguiu um sucesso mediano e Twilight Princess é a volta corrida em direção ao estilo de OoT. TP sofre do mesmo problema do Sunshine: Eles tentam colocar uma historia rica mas falham miseravelmente.
Copiar a engine de Tekken não é "arrasar", é "plágio".
Eu estou confiante que SF4 vai ser um incrivel jogo 2d, misturando o que tinha de bom com o SF3 com uma pequena expansão de jogabilidade. E sinceramente, é só isso que a serie precisa. SF3 third strike é o jogo de luta 2d mais solido em todo o mercado.
Oda Nobunaga escreveu:E RE e roteiros ruins andam de mão dadas
Minha esperança é um SF novo, ainda mais ousado que o SF3, com gráficos mais bonitos, jogabilidade solta e golpes clássicos com menos surrealidade
Eu não sei se você faz arte marcial, mas o mínimo que um jogo de luta não pode ter, pra evoluir nesse quesito, é movimentação 2D.
Se um jogo de luta tem que evoluir, então sua única evolução é partir pro 3D. Por isso a necessidade de uma inovação. Manter um estilo de quase 2 décadas, só tem um motivo, marketing...
Tekken pode não ter inovado, porque Virtua Fighter saiu antes, mas com certeza evoluiu mais. E no quesito jogo de luta, é o que se aproxima mais do real (tirando simuladores de boxe, vale tudo, e etc).
Mas com certeza foi o primeiro a explodir.
Podia não estar às moscas... pros FÃS.
Enquanto mantinha aquela câmera de pontos estratégicos, no melhor estilo Evil Dead, ainda era horror. O RE2 com certeza teve mais ação, mas ainda é considerado horror.
Ok, vamos analisar bem o que você disse agora. RE, um jogo de terror que, não importa por quais motivos, virou um jogo de ação. Em seu quarto jogo, mas com inúmeros outros sem número apenas com o nome da franquia, evoluiu seu estilo de vez, e estourou tanto quanto o primeiro.
Agora, Street Fighter... um jogo de luta criado na década de 80, com jogabilidade 2D e gráficos 2D, numa era onde tudo era 2D. Um jogo de LUTA. Eu não sei se você faz arte marcial, mas o mínimo que um jogo de luta não pode ter, pra evoluir nesse quesito, é movimentação 2D.
A movimentação triangular em combate é essêncial, em um jogo 2D não tem como fazer isso (Fatal Fury até tentou, mas provou que em jogo 2D não funciona).
Se um jogo de luta tem que evoluir, então sua única evolução é partir pro 3D. Por isso a necessidade de uma inovação. Manter um estilo de quase 2 décadas, só tem um motivo, marketing...
Com certeza quando eu disse MELHOR jogo de tiro de todos os tempos, saindo dos meus dedos, provavelmente pra mim é o melhor, não? Não só eu acho o melhor, senão o jogo não teria feito esse sucesso. Diferente da indústria de cinema/música, jogos quando são famosos, são realmente bons. Dificilmente um jogo de uma empresa pequena, consegue um estouro tão grande. Até porque, jogo necessita de tecnologia, não apenas de uma câmera, ou um Pro Tools.
Gosto varia, claro. Meu tipo de jogo favorito é 3ª pessoa, de preferência ação. Eu considero Gears of War muito melhor que RE4, só chegando perto mesmo de Max Payne, que eu zerei tanto que nem sei quantas vezes foram.
Meu ponto, tem co-relação direta com minha resposta anterior. Tekken pode não ter inovado, porque Virtua Fighter saiu antes, mas com certeza evoluiu mais. E no quesito jogo de luta, é o que se aproxima mais do real (tirando simuladores de boxe, vale tudo, e etc). Street Fighter já até passou do tempo de ter inovar na sua jogabilidade. De transgredir, além do andar pra frente e pra trás.
Por esses e outros motivos que eu odeio a tradição. Ela empaca a evolução. A prisão que a nostalgia causa impede as pessoas de se abrir às novas experiências, e admirar aquilo que está mudando
Essa era a tendência dos rpgs japoneses antigos, protagonistas mudos ou telepáticos... Mas mesmo assim, eu gosto do Crono. Não tanto quanto do Cloud. Mas aí vem alguém e diz "O cara é um idiota, não fala nada... qual a carisma nisso?", e eu só posso dizer, que mesmo ele sem pronunciar uma palavra, é um personagem foda, então imagine se falasse (não precisa, basta ver o Advent Children =p).
Como faria com qualquer outra franquia Final Fantasy... FFXI fez o sucesso e o dinheiro que fez, pela explosão dos MMOs, a Square só entrou na onda, como a Blizzard, utilizando uma franquia famosa pra caçar níquel de fãs.
Estilo charmoso? Bom, questão de opinião... Porque eu odeio e sempre odiei aquele sistema de combate baile funk, com o Lado A e o Lado B, cada um esperando a hora de correr, bater, e voltar pra onde tava. O que mais me atraia nos jogos, eram o enredo, os gráficos e as magias/habilidades.
Jogos como Seiken Densetsu, Star Ocean 2, Vagrant Story, sempre me cativaram muito mais do que o clássico rpg japonês... pessoalmente, não acho charme, acho involuido. Na verdade, qualquer fórmula batida, usada só pra agradar fãs conservadores, me irrita. Não falo de repetir um sucesso, falo de repetir uma fórmula que já poderia ter sido ignorada faz tempos, tendo tecnologia pra isso, mas que as empresas fazem questão de manter, pra não perder dinheiro.
Desculpa cara, mas moderno demais pra sua época, não cola. O jogo tem uma jogabilidade SUJA. E sinceramente, tentar forçar algo que não é possível, é no mínimo uma atitude desesperada. Pra que tentar utilizar uma tecnologia ainda não suportada? Mesmo tendo a chance de tantos erros e lentidões, é uma atitude precoce pra tentar uma revolução. Se SF1 tinha tudo pra ser revolucionário e na sua continuação foi e estrondou, então o exemplo que citei sobre FFXII se repete, serviu de lição.
Infelizmente eu já tive o desprazer... Só por ser fã da série.
Só se for no japão. Porque no ocidente, a forte influência das HQs americanas ainda era soberana.
Eu ouvi muita gente nos arcades, reclamando na época quando sairam as materias na antiga Video Game (sim, tinha uma revista com esse nome) sobre a influência de animes no jogo.
Pois é. E sinceramente, precisa de mais coisa ainda em um jogo 2D?
Se os jogos 3D não conseguiram o boom definitivo para o esquecimento dos jogos 2D, foi porque não conseguiram acertar no ponto ainda.
Minha esperança é um SF novo, ainda mais ousado que o SF3, com gráficos mais bonitos, jogabilidade solta e golpes clássicos com menos surrealidade, e movimentação 3D, em um ambiente 3D. Acho que se a Capcom se inspirasse naquela movimentação de Power Stone, os jogos de luta poderiam ganhar uma gama de diversão muito maior.
Concordo com o Lethull que o jogo deve inovar.
A linha histórica de SF sempre foi confusa e quebrada
vincer escreveu:Bem Cebolituz, gosto é gosto. Mas eu também acho o enredo de RE um c... caso irreparável![]()
Oda Nobunaga escreveu:Defender o enredo de RE é como defender Tormenta:
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes