[Projeto de RPGMAKER!] Speúl GAEM

Seção para falar sobre jogos de PC, Vídeo-Game, MMORPGs, etc

Moderador: Moderadores

Mensagempor Lumine Miyavi em 12 Nov 2008, 09:37

Yo, como sabem eu sou Lumine (proclamado por motivos que até eu mesmo desconheço, etc...) e estou com um pouco de vontade de criar algo relacioando a alguém maker da vida, em experiência de ter alguma familiaridade com criação de jogos e etc.

Como eu sou um leigo total e absoluto em programação, o usuário Oda Nobunaga (sim, ELE, :hmmm: ) vai me ajudar nesse departamento e eu faço somente o roteiro e caracterização... agora vem o problema legal da parada:

Quem teria sugestões legais pra adições, eventos e etc baseados no cotidiano, eventos importantes e acontecimentos marcantes do fórum pra serem convertidos numa espécie de "mundo de campanha" prum Maker?

Eu já tenho uma pequena base como por exemplo:
[spoilers]causar uma certa confusão com os diferentes Yuris do fórum, sacanear o Eltor e seu bigode de pipoqueiro, etc[/spoilers], mas ainda me faltam um bom "plot" (ou desculpa coesa de eventos aleatórios!).

Quero a ajuda de vocês! \o\

(e sim, é um jogo interno mesmo, não é pra ficar famoso, é só pra testa minha criatividade em criar ridicularidades. :3)
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Léderon em 12 Nov 2008, 09:52

O subtítulo pode ser Eternal Wars. :P
Léderon
Coordenador da seção de Arte

Twitter: lederon

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 12 Nov 2008, 11:05

Acho uma boa idéia pegar algumas coisas da Cidadela Spell, não?
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Lanzi em 12 Nov 2008, 11:10

EternalWyrm, Hal Jordan, Capacheno...
Lanzi

Mensagempor Lumine Miyavi em 12 Nov 2008, 11:14

Eternal Wars, hehehe, gostei. :3

Eu tou roubando / pegando coisas do Tv Tropes, como por exemplo, clichês que NÃO se USAM. xD
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Frost em 12 Nov 2008, 11:28

Idéia muito boa, eu ainda estou com trauma do RPG maker, desde que um projeto de 1 ANO que eu fiz foi por agua a baixo junto com meu HD antes de eu finalizar....

Idéia interessante seria um enredo contando a história de um Noob que acabou de conhecer a Spell (mostrando ele chegando no "mundo de campanha") e lá dentro se deparando com toda essa maluquice que vem acontecendo aqui, como o encontro com personagens mais variados (os usuários), os acontecimentos mais bizarrados, como a luta entre facções das alas coloridas (Assim como a resistência a elas!!!). Temos várias situações aqui que poderiamos colocar como algo interessante no jogo, debates no off tópic, alguns fatos do cotidiano, LUTA entre sistemas. Sem contar que o próprio "Mundo Spell" poderia ser dividido entre as sessões do forum. Por exemplo, na área de D&D os Spellianos estariam sempre lutando contra a tormenta, nos cenários da casa, cada área seria meio q correspondente a um cenário e talz... A idéia é realmente interessante, estou disposto a ajudar com qualquer coisa. O RPG maker tem grande capacidade para fazer um jogo legal (mesmo que seja apenas uma piada interna), mas eu aconselho os mais antigos, como o 2003 (não consegui dissecar muito o XP).
Cenário Pirata da Spell! "Arr!!!"

A máfia está vindo...
SPOILER: EXIBIR
Imagem

Campanha: O reino atrás das cortinas. Arco II
Frost

Twitter: http://twitter.com/#!/ronaldo_fr

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 12 Nov 2008, 11:33

Pelo que já falei com o Lumine, ele vai usar o 2000 ou o XP. Ele não gostou muito do sistema de combate do 2003.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Léderon em 12 Nov 2008, 12:54

Eu poderia colaborar com mapinhas bonitos.
Como o do calendário do ano passado, ou o mapa da Velha Spell que eu fiz há uns dois anos e que está perdido no meu dA.
Léderon

Mensagempor Vincer em 12 Nov 2008, 12:56

Vai por mim, usem o XP.

Eu já tive vários projetos de rpg maker, todos abandonados em algum momento. Na maioria das vezes foi meu próprio desânimo, inviabilidade(como projetos demasiadamente ambiciosos) ou outras prioridades.

De qualquer maneira, eu tenho alguma experiência com a ferramenta. Se quiserem posso ajudar fazendo um mapa ou outro, programando alguma coisa...
Mas acho que ajudaria muito mais no roteiro. Tenho muitas idéias pipocando aqui...

Pra começar, acho que deveríamos fazer o que eu sempre tentei fazer nos meus projetos: sem linearidade. É muito mais difícil, mas o resultado final é muito mais valioso... Portanto acho que um plot capaz de ser solucionado de diferentes maneiras, e até mesmo capaz de se desenvolver de diferentes maneiras, é bem mais interessante.

Por exemplo...(gostei das idéias do Frost,desenvolvendo um pouco encima de algumas delas:)

(esboço rápido)
No antigo mundo de [insira um nome aqui], um reino se elevou acima de todos os demais...
O reino de Spellbrasil.
Após um dos herdeiros do antigo reino Brázil ter falecido[Brázil era um reino caótico muito primitivo que vivia em constantes conflitos entre seus príncipes, que fragmentaram o reino em várias regiões, que posteriormente viraram outros reinos (como Arton por exemplo)], sua esposa preferiu sair da política e, diferente de manter a monarquia como seu marido, instaurou o primeiro governo alternativo do mundo.
Governados por uma assembléia(chamados de moderadores), sem uma figura de poder centralizado, o novo reino foi chamado de Spellbrasil.
Enquanto os reinos vizinhos se afundavam em conflitos estúpidos e na ganância e caprichos pessoais de seus monarcas Spellbrasil prosperou. O equilíbrio de poder entre os Moderadores impedia abusos de todos os lados, o que em alguns séculos tornou Spellbrasil no reino mais incrível de toda Brázil.
Mas foi justamente toda essa grandiosidade que trouxe a ruína de Spellbrasil. Atraindo olhares invejosos o próspero reino foi atacado por diversos inimigos, até finalmente ruir por causa dos planos malignos de um terrível necromante. Mas isso foi a muito tempo atrás...
Spellbrasil foi destruída e se reconstruiu duas vezes. Nesse quase um milênio de destruição e retorno das cinzas o reino finalmente voltou a prosperar na sua mais nova consituição. Por causa dos ataques anteriores e sua história conturbada muitos territórios foram perdidos, muitas reviravoltas ocorreram e hoje Spellbrasil se tornou um novo reino, conhecido apenas como Spell.

Já faz 500 anos que Spell se reergueu como a nova capital mundial do conhecimento e da prosperidade. Apesar de seus inimigos eles conseguiram re-obter a estabilidade outrora perdida, e novos horizontes estão se abrindo com a recente expansão marítima do reino.
Mas nem tudo são flores. Um recém chegado ao reino, o jovem aventureiro Nub[corruptela de noob, que é corruptela de newbie. Enfim, um novo usuário do fórum], acaba de chegar num dos navios ao maravilhoso reino de Spell. Mas é justamente nessa viagem dele que ele ouve uma conversa que não deveria ter ouvido... e descobriu que há um terrível plano sendo arquitetado para derrubar a Spell de uma vez por todas. Ele ouviu poucos detalhes e ainda não tem provas... o que tornou inviável que ele saiba quem são os responsáveis e que o impediu de provar sua história as autoridades.
Agora caberá a ele investigar por todo o reino quem são os terríveis vilões por trás de tão terrível objetivo... E no meio do caminho ele terá de decidir que lado tomará nas diversas tramas que ocorrem por todo o reino.

Spell: O reino de Spell é governado pelo Grande Círculo de Moderação, uma assembléia onde os Moderadores, figuras de poder equilibrado entre sí, decidem sobre o futuro da nação. Seus membros são figuras ilustres e respeitadas, como um lich (Eltor Machnol, bigode incluso) e uma Dragoa (alguém disse draconasti?),só para citar alguns.
Porém existe algo que nem os moderadores podem ir contra. É o Código.
Escrito quando Spell foi fundada, o Código é um conjunto de leis que nenhum moderador pode modificar ou quebrar. A única autoridade acima do Grande Círculo é esse abstrato conjunto de leis.
Mal sabem os moderadores que é justamente o irrevogável Código que será a principal arma usada contra eles...

Política: De 10 em 10 anos ocorre um complexo sistema de votação onde metade das cadeiras do Grande Círculo são desocupadas para novos integrantes. Por isso mesmo existem partidos políticos. Os partidos são associações de pessoas importantes, famílias ricas da antiga aristocracia, magos renomados e grandes comerciantes, que se reúnem para defender ideologias específicas. Cada partido possui vários de seus membros em importantes posições, como regentes de diferentes cidades e ministros de diferentes setores administrativos.

A Ala Rosa: Um dos mais proeminentes partidos. A Ala Rosa é um partido liberal de idéias extravagantes e exageradas, além de ser pouco organisado. É um verdadeiro caos. Mas funciona. Seus membros, todos muito alegres, defendem a abolição de certas leis menores e a mudança de outras, a maioria das quais são idéias retrógradas que ainda impedem, por exemplo, a união de pessoas do mesmo sexo. Por este mesmo motivo a maioria dos membros da Ala Rosa são... hã... bem... pessoas muito alegres.
Mas não se deixe enganar. A Ala Rosa não se resume a defender a liberdade de expressão e a liberdade sexual. Eles querem fazer uma revolução política, acabando com o antigo Código e implementando todo um novo sistema. Também pretendem rever toda a hierarquia atual. A idéia é uma sociedade totalmente mais liberal e menos presa à burocracia. Por isso mesmo muitos partidos consideram suas propostas utópicas. Além é claro de não gostar deles porque eles são... alegres DEMAIS.

A Ala Azul: Criada como oposição a ala rosa. Atualmente a Ala Azul e a Ala Rosa são os dois maiores partidos de Spell, e estão numa disputa ferrenha. Spell está se dividindo em dois grandes eixos, cada um tomando o lado de um dos partidos. A Ala Azul, conservadora, está na vantagem. Alguns dos mais prominentes membros do Grande Círculo ainda estão do lado deles. Mas não se sabe por quanto tempo... porque nunca na história mundial houve um partido que crescesse tão velozmente quanto a Ala Rosa. De acordo com as simulações mais otimistas, até o fim deste ano a Ala Rosa terá tomado mais da metade das cadeiras do novo Grande Círculo...

Arton: Reino vizinho de Spell, uma das antigas fragmentações do primitivo reino de Brázil. O maior dos reinos ele cresceu consideravelmente no passado, mas finalmente estagnou sua expansão. Caótico, ele é governado por um triumvirato. O Trio, como é chamado, é governado por Saladino, Cassarus e Trevisam. O reino de Arton é caótico e graças a certas leis e planos executados por seus líderes ele é atualmente atingido por um evento mágico misterioso, conhecido apenas como Tormenta. Mas que está avançado sobre Spell...
Aparentemente o Trio causou a Tormenta. Existe muita rivalidade entre Spell e Arton, e parece que o trio tem motivos de sobra para armar planos contra o famoso reino...

Idéias soltas: Haverá, é claro, os magos da costa, os vários membros da spell como npcs e tudo mais...
A minha idéia é haver sim um vilão principal, mas não somente um. O cenário estará envolvido em diversos conflitos políticos e problemas típicos de histórias de rpg, como ataques goblinóides, magos inescrupulosos e etc. Conforme nosso protagonista Nub atravessar o reino e deixar sua marca, ele encontrará diversos suspeitos de serem os vilões por trás do mais terrível plano contra Spell. Mas suas atitudes durante o jogo, quais lados ele tomará, vão influenciar para que um dos vilões secundários se unam ao principal no final do jogo. Por exemplo, se o jogador ajudar facções x e y ele pode fazer com que Arton se una ao vilão no final do jogo, se ele ajudar Arton e X será o vilão y que vai se juntar ao vilão principal... e assim por diante. Dessa forma o jogo poderá ser jogado de diferentes formas, com diferentes desafios no final. Não é tão difícil fazer isso.
Seria legal colocar muitos modos diferentes de realizar uma aventura. Por exemplo, ao receber uma missão da Ala Azul, o personagem poderia de fato realizá-la, ou então poderia trair a ala azul e contar tudo para a ala rosa, ou então descumprir a missão e tomar um rumo totalmente diferente... e assim por diante.

Como devem ter notado, o reino ter caído e se reerguido é para representar as diferentes vezes que a spell deixou de existir. Para simbolizar um fim definitivo para Spell eu estava pensando em algo parecido a um modo de acabar de vez com o servidor... por isso eu estava pensando no vilão ser alguma entidade extra-planar, uma espécie de deus devorador de mundos que quer forças para acabar com esta realidade. Mas os magos que estão ajudando-o, e os vilões que vão se unir a ele até o final do jogo, vão descobrir tarde demais que ele não quer simplesmente destruir Spell, e sim destruir todo o mundo.
Nem a Ala Azul nem a Ala Rosa serão vilões por sí só, mas alguns de seus membros provavelmente serão. Diferentes regiões do reino de Spell serão diferentes sessões do fórum.

Sobre o protagonista: gostei MESMO da idéia do protagonista ser um novato no fórum. Nub é um jovem aventureiro de começo de carreira, sem nenhum laço passado com Spell e suas facções. Por isso mesmo ele terá total liberdade de, conforme o jogo progredir, tomar uma classe mais específica (como guerreiro, ladrão ou mago, por exemplo) e total liberdade de com quais grupos se filiar, ou a total neutralidade. A idéia é que Nub seria um usuário novato da Spell mas que também é um completo novato no mundo rpgístico. Ele ainda não conhece nenhum sistema direito, ainda não tem grupo de jogadores nem idéias formadas sobre cada sistema ou editoras. É conforme ele explora o reino(o fórum) que ele começa a conhecer o fantástico mundo do rpg. Conforme ele ouve diferentes pontos de vista sobre o assunto ele será capaz de tomar suas próprias conclusões e assumir um dos lados. Enfim, a idéia é o jogo todo ser um paralelo, uma alusão a esta situação. Nosso amigo novato pode dar ouvidos a Arton com seus furrys e sua tormenta, ou se converter num total jogador de D&D(se unindo a região respectiva da sessão) ou tomar ódio ao D&D (se der ouvidos a um npc muito chato chamado Vincer :b ), ou se unir ao respectivo do cenário ao storytelling... enfim, acho que entenderam a idéia.

Bem, tenho muitas outras idéias aqui... apesar da seriedade com que escrevi esse texto, a idéia é fazer piadas com todos o tempo todo. Já até tenho idéias de como incluir o eltor(em sua versão 2.0, eltor mechnol) na história. :b

Enfim, me digam o que acharam. Depois eu posso escrever mais do que pensei.Talvez o msn seja um bom lugar para debatermos isso... Se vocês dois estão realmente afim de levar esse projeto adiante, eu me disponho a ajudar. O meu forte sempre foram roteiros, espero que minhas idéias ajudem. Eu acabei de escrever esse texto na resposta rápida, me desculpem a superficialidade dele e possíveis erros de português. Mas podemos desenvolver mais...
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Lune em 12 Nov 2008, 13:15

Sobre o protagonista, eu acho que seria legal pegar uma dica de Disgaea (leia-se: plágio descarado) e começar com alguém mais impressionante que um noob qualquer. Por exemplo:

O protagonista é um dos moderadores (sugiro Eltor ou Madruga), expulso do reino por uma conspiração envolvendo criacionistas, Tropa de Elite e o Hal Jordan. Ele precisa encontrar outros personagens expulsos da Spell e algumas alianças improváveis (Brigada Oda GO!) para retomar a Cidadela Spell à força antes que ela seja definitivamente convertida em filial do 4chan. O último chefão é o Cassaro.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Frost em 12 Nov 2008, 13:20

Por exemplo, se o jogador ajudar facções x e y ele pode fazer com que Arton se una ao vilão no final do jogo, se ele ajudar Arton e X será o vilão y que vai se juntar ao vilão principal... e assim por diante. Dessa forma o jogo poderá ser jogado de diferentes formas, com diferentes desafios no final. Não é tão difícil fazer isso.

Bem interessante Vincer. Imaginei algo também como Suikoden, com diversos personagens, no RPG make não é difícil criá-los, assim o jogador poderia escolher sua Party com os mais diversos membros da Spell, claro, dependendo de sua atuação no jogo. Por exemplo, se o personagem escolher se aliar a Ala Azul, provavelmente enfrentará membros da Ala Rosa como "Chefes" ou algo assim. Utilizar o sistema de "events" do RPG maker torna isso até fácil de se fazer.

Os npcs, chars, membros, poderão ser encontrados nos mais diversos locais, por exemplo, os moderadores seriam lideres com sede na área de sua moderãção, usuários mais fanaticos por games estariam na área Video Game. Isso iria ficar bem interessante. Nessas mesmas áreas haveriam eventos já ocorridos no forum que poderiam ser relembrados.

Eu não gosto muito do XP, pois se querem realmente "Pintar o cenário", acrescentarem o que quiserem, os antigos são melhores, por exemplo, para editarem os personagens, o que pode ser feito no paint, e ainda assim ficar bem melhor que tíbia. Entretanto, o XP tem algumas ferramentas bem legais, como a possibilidade de se colocar musicas no formato MP3 direto, sem precisar daquela conversão toda.

====================
A idéia do Lune também é muito boa, mas acho que se o foco do jogo for mais uma piada interna mesmo, talvez fosse interessante que o protagonista fosse um "ninguém" que iria descobrindo a Spell e suas figuras bizarras de pouco a pouco.
Cenário Pirata da Spell! "Arr!!!"

A máfia está vindo...
SPOILER: EXIBIR
Imagem

Campanha: O reino atrás das cortinas. Arco II
Frost

Twitter: http://twitter.com/#!/ronaldo_fr

Mensagempor Vincer em 12 Nov 2008, 13:38

O Xp tem tudo que o 2000 tem. Eu usei todos os makers, você deve estar confundindo o xp com o 2003 ou o 2007, que são bem diferentes...

Lune, gostei da sua idéia. Acho que isso poderia acontecer no fim do jogo, talvez... A brigada Oda com certeza tem que estar presente :bwaha:
Também gostei dos criacionistas... tinha me esquecido disso...
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Gladius Dei em 12 Nov 2008, 14:06

EXIGO um chefe ou subchefe chamado Anon, uma massa retorcidade de corpos e bocas!

Sendo que os bichinhos buxa de canhão até ele são "Usuário aleatório nº 37" e afins. XD
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

Mensagempor Léderon em 12 Nov 2008, 14:36

Ei, poderíamos ter um vilão recorrente, a la Ultros de FF6.

E precisamos colocar Seres do Inferno! :twisted:

Vincer escreveu:A Ala Azul, conservadora, está na vantagem.

memtyra
reflita ok//
Léderon

Mensagempor Vinicius em 12 Nov 2008, 14:37

Muito legal a idéia, mas não tenho força de vontade pra fazer um projeto de tal magnitude. :P
:frenzied:
Vinicius

Próximo

Voltar para Video Games