Liberdade Sim, Bagunça Não! Na Spell...

Comunique-se direto com quem faz o fórum funcionar! Deixe aqui sua opinião, dúvida, crítica ou sugestão.

Re: Liberdade Sim, Bagunça Não! Na Spell...

Mensagempor GoldGreatWyrm em 18 Nov 2010, 09:26

Eu estou vendo essa discussão desde ontem, quietinho, mas agora, está descambando em ficar apontando dedos um para para os outros.

O que já devia ser dito o foi duas páginas atrás: não há problema na spell. A moderação daqui vai lá, age, dentro de medidas racionais. Como o fez em casos recentes.

O que está acontecendo é tempestade em copo d'água. A única coisa que precisa melhorar é a comunicação dos administradores com o fórum como um todo, e mesmo isso não está 100% parado.

Como ninguém agui recebe para isso, é claro que vai ser a passos lentos. Mas a comunidade como um todo iria gostar de poder dar pitaco e tal.

Enfim, essas atitudes vão gerar só discussões cíclicas infrutíferas. Como esse próprio tópico aqui.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Batousa em 18 Nov 2010, 09:44

Eltor Macnol escreveu:Como foi dito na página anterior? "A melhor moderação é aquela que modera menos, e é menos visível"? É verdade. Em contrapartida, a melhor comunidade é a que menos precisa ser moderada, que menos exige punições e um olhar vigilante pra repetidamente relembrar as mesmas pessoas que um comportamento agressivo e combativo prejudica o diálogo e intimida novos usuários a entrarem nas discussões.

A coisa mais sensata deste tópico.
A spell tem problemas sim, todo lugar tem.
Aqui todo mundo adora meter pau nos outros, mas poucos olham para suas proprias atitudes.
Eu mesmo quando escreveo algo não me preocupo se está dentro das regras ou não.
Já fui advertido duas vezes por isso
Imagem
Batousa

Mensagempor Elven Paladin em 18 Nov 2010, 09:53

Quando tiver alguma dúvida quanto ao que eu penso ou não, me pergunte de forma direta Ok? Vou te responder. Eu já escrevi isto aqui mais de uma vez.
E não, não apoiei, dando inclusive um esporro no Cristiano. Achei indevido, exagerado, abusivo, entre outras coisas.

Então eu devo estar com sérios defeitos de interpretação de texto:

1. Inicialmente, conhecendo o Rona como conheço, somente o fato dele ter vindo aqui se abrir desta forma já é por si só alarmante. Não de forma drástica e apocalíptica mas sim servindo como um alerta de que há por aí um limite sendo perigosamente rompido.

2. Entendo a preocupação do Rona por o conheço bem como ser humano. E sei que ali há um cara realmente zeloso dos “bons costumes da corte” como diriam em uma das cadeiras da Grande Universidade de Huzuz (AL- Bidir Sallah) e acho que os esforços para manter a serenidade dos tópicos válida sempre.

Isso não me parece ser nem sequer vagamente similar a um "esporro" ou classificar como "indevido, exagerado e abusivo". E na mesma mensagem você ainda colocou "Minha carta “Panos quentes” no sensaiconal Magic spell anuncia o óbvio.". Claro, isso não impede que você de fato tenha condenado esse tópico por outros meios, mas o que aparece na primeira mensagem é bem diferente do que você escreveu agora (a menos que eu de fato tenha entendido errado, uma hipótese que eu não excluo).

Mas acho que ele entendeu o recado de todos pois já se desculpou.

Eu adoraria ver tal trecho onde ele faz isso. O mais próximo de desculpas que li nas mensagens dele foi "Eu já ia tirar o aviso Global para não ficar muito agressivo, mas obrigado Eltor, e obrigado pelo aviso Argh.". O resto das mensagens foram justificações de porque esse tópico foi aberto.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Eltor Macnol em 18 Nov 2010, 12:06

Locke Winchester escreveu:Eu não podia discordar mais da opinião do Eltor aqui no tópico.

Sério, as abobrinhas que o Ronassic e o Allef falaram e suas incapacidades de compreender sem antes desqualificar o que todo mundo diz nem me impressionam mais. Por isso vou me dar o direito de ignorá-los.

Agora, do Eltor eu espero bem mais do que isso. Tchê, esses problemáticos de mais de três anos de fórum são os problemáticos que mantiveram essa comunidade toda unida, junto de ti, em mudanças de servidor, de site, de nome. Ninguém vai nunca entrar aqui e invalidar tudo que tu já fez por essa comunidade, mas é bom tu não esquecer que isso não iria servir de muito se tivesse sido feito sozinho.

Isso exime esse pessoal de seguir as regras? De forma alguma.

Eu posso não ser mais um grande exemplo de usuário, mas me esforço pra ver onde está esse problema todo que tu estás combatendo. Me diga, o número de acessos caiu no último ano? O número de flames está fora de controle? Não estamos tendo novos usuários?

Qual é o indicador do problema?

Tchê, eu me incluo nesses usuários antigos que mencionei. Eu tenho tanta participação quanto qualquer outro (e mais culpa) em ter moldado o zeitgeist (adoro essa palavra) da spell no que ela é atualmente. Mesmo antes de administrar, como usuário de participação muito frequente, eu e todos os outros usuários muito frequentes da época dávamos o tom padrão dos tópicos, formávamos o estilo comum de argumentação bem confrontativa, não perdoávamos nada e fazíamos quote wars até um dos lados cansar ou admitir o erro.

Isso era bem apropriado numa época em que havia discussões mais frequentes sobre interpretação de texto, dissecação de material numérico, avaliação de regras, explicação de conceitos mal entendidos ou mal traduzidos... funcionava bem, e gerava resultados bem confiáveis, pois na maioria dos casos havia realmente um lado certo e um errado, muitas coisas facilmente comprovadas pela boa e velha matemática.

Com o passar dos anos e as mudanças do fórum e do cenário do RPG, esse tipo de conversa perdeu predominância, passamos a trocar cada vez mais sobre opiniões sobre games, TV, política, filmes, religião, cenários de RPG, bobagens encontradas na internet... A palavra chave é opinar, ou seja, opiniões não são tão claramente classificadas como certas ou erradas, mas nós ainda estamos tão habituados a discutir daquele jeitinho Spelliano tradicional, que agimos como se fossem. É muito raro vermos um encontro de opiniões opostas que termine em "concordar em discordar", ou com 2 ou mais participantes aceitando que a opinião do outro é válida, mesmo que no seu ponto de vista esteja errada. Muito mais comum ver argumentos dando lugar a sarcasmo e piadas diminuindo o valor do interlocutor.

E sim, eu também sou culpado disso.

Como disse, eu tenho bastante curiosidade de ver o que seria o clima padrão da Spell se a gente não tivesse essa bagagem toda, esse jeito já enraizado de discutir como se estivéssemos em uma luta constante pra fazer prevalecer o Ponto de Vista Correto e o hábito de partir em manada pra cima de qualquer nova opinião que vá contra o senso comum cristalizado entre os velhos amigos de fórum.

Em suma, eu queria ver uma Spell com mais Emils.

Eu não sei se já deixei isso claro alguma vez, mas admiro muito o talento que o Emil tem pra discordar sem perder o respeito, pra argumentar pesadamente contra alguma coisa mas ainda assim admitir a possibilidade de não estar certo - ou pelo menos a possibilidade do outro lado TAMBÉM estar certo, ter seu próprio mérito. Queria que esse fosse o padrão pras conversas aqui.

Talvez com isso fique mais claro o que escrevi ontem. Eu não estou falando sobre quebrar regras ou não, nesse ponto a nossa moderação já faz seu trabalho. Eu estou falando sobre o clima geral do fórum, o clima geral das discussões, a forma como tratamos as opiniões diferentes, mesmo quando discordamos. Eu não estou falando dos casos drásticos de flame wars, eu estou sim falando sobre as discussões medianas, o clima comum das conversas rotineiras.

Eu mencionei os comentários do The Escapist como exemplo, porque vez ou outra leio por lá e vejo opiniões bem divergentes sendo resolvidas de uma forma muito melhor do que são aqui na Spell. Eu invejo isso. E esse é o tipo de coisa que nenhuma mudança nas regras ou enxurrada de advertências ou banimentos vai mudar. Talvez o envelhecimento e aumento de maturidade dos usuários antigos ajude, não sei. Eu gosto de pensar que me mudou um pouco nessa direção, gosto até de pensar que o fato de eu ter perdido meu horário de almoço inteiro escrevendo esse texto seja um bom sinal, mas talvez seja só presunção.

Enfim, acho que foi um erro começar esse mini-rant no meio desse tópico, especialmente porque alguns interpretaram como sendo uma corroboração do post inicial do tópico, e não é. Só aproveitei o gancho pra puxar um assunto que estava flutuando na minha cabeça durante a semana. Entendam essas minhas mensagens como algo isolado do tópico, se conseguirem.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Tetris em 18 Nov 2010, 12:12

Cara, eu até acho que não tenho mto conhecimento de causa pra afirmar o que vem a seguir(afinal de contas, só tenho meros 3 anos de Spell), mas vou repetir o que já falaram: Essa é uma das épocas mais pacíficas da Spell!!!

E, sinceramente, o motivo que abriu esse tópico morreu por ser explicado quando várias pessoas afirmaram isso também!!! Galerë, o fórum é maravilhoso, o único problema é, como o Gegê disse, é a falta de comunicação da Admin com os usuários, mas olha, até isso tá sendo consertado(com um pouco mais de degladiação do que o necessário)!!!

Cara, esse foi o ano que mais vi novatos entrarem e não arregarem e, ainda por cima, dão suas opiniões, abrem tópicos, comentam ativamente, então, esse não pode ser um indicador dessa situação que o Ronassic falou, mas eu gostaria, realmente de saber quais são esses indicadores tbm!!!
Imagem

Avatar atual: Shoutarou, Kamen Rider W.
Avatares passados: John Stewart, Lanterna Verde; Kamen Rider Decade; Barry Allen, O Flash usando uma anel do poder azul
Tetris

Mensagempor Sampaio em 18 Nov 2010, 13:31

em ter moldado o zeitgeist (adoro essa palavra)

Fala "paradigma".

No mais, tô achando a discussão toda chata e sem propósito. De todas as "Lavanderia Spell" essa é a mais sem fundamento.

Como um bom cético, pergunto: CADÊ AS EVIDÊNCIAS?
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor oculto em 18 Nov 2010, 13:49

A única evidência que vejo é que o tópico de "Advertências e Suspensões" da área de moderação começou a ser frequentemente atualizado desde meados de setembro. Antes eram apenas atualizações mais esporádicas. Suponho que tenha sido esse o motivo do post do Ronassic.
Creio que ou a moderação tá trabalhando muito ou os membros do fórum estão mais ávidos por testar as regras deste.
No mais, concordo que esta discussão seja meio sem sentido, mas alertou para alguns pontos sobre a comunicação que podem devem ser revistos.
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online

Twitter: @jca_godoy

Mensagempor Lumine Miyavi em 18 Nov 2010, 14:29

Gostaria da resposta do Ronassic e do Allef pra minhas observações feitas nesse post (viewtopic.php?f=36&t=6823&start=30#p219781); a página inteira de usuários foi respondida ora por um, ora por outro, com exceção deste post feito por mim.

Agradeço desde já.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor AKImeru em 18 Nov 2010, 14:31

Lumine Miyavi escreveu:Gostaria da resposta do Ronassic e do Allef pra minhas observações feitas nesse post (viewtopic.php?f=36&t=6823&start=30#p219781); a página inteira de usuários foi respondida ora por um, ora por outro, com exceção deste post feito por mim.

Agradeço desde já.

Eu sou forçado a dizer que adoraria ler como funciona o esquema de artigos da spell.

Geralmente tem uma ou outro artigo digno de nota lá, mas praticamente todos os artigos mal escritos são aqueles onde o autor decide falar mal/falar bem de algo sem usar algum argumento.

É apenas amador e erraruim.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Irish Carbon em 18 Nov 2010, 14:42

Hm... embora eu não seja fã do tom ácido da Spell, já aprendi a me acostumar. A Spell é livre para assumir o tom que quiser.

Afinal, é o que o próprio título do tópico diz: "Liberdade Sim, Bagunça Não".

E acho que a única bagunça constatada aqui foi o anúncio global sem necessidade alguma. E coisas da própria administração, exaustivamente repetidas pelos usuários.

No mais, as "bagunças" de conduta estão sendo suficientemente resolvidas pelos moderadores.

Podemos trancar o fuckin tópico agora?
Here come the test results:
You are a horrible person.

That's what it says: A horrible person. We weren't even testing for that.

Tumblr: Aerial Combo // YouTube: thanatosacizis
Irish Carbon

Twitter: @ErickPolido

Mensagempor Madrüga em 18 Nov 2010, 15:15

Sampaio escreveu:Como um bom cético, pergunto: CADÊ AS EVIDÊNCIAS?

Um falso alarmismo com algumas advertências e suspensões recentes: Kear e Oda.

Só.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Leisses em 18 Nov 2010, 15:27

Só para deixar aqui que concordo com a opinião da maioria de que não há essa bagunça que foi apontada pelo Ronassic. Vejo o Ronassic cometendo um deslize aqui e um ali, mas no geral dá pra perceber que ele trabalha pro bem fórum, vejo isso tanto nas ações dele por aqui quanto na lista de blogsderpg onde ele está sempre tentando divulgar a Spell. Acho que aqui ele cometeu um deslize, mas também acho que já deu para ele entender o recado. Agora é bola pra frente...digo, rolar o d20 ^^

/Eltor

Acho muito bonito tudo isso que você colocou sobre a mudança no jeito de tratar as idéias, mas sinceramente espero que não aconteça por aqui. Eu tento seguir as regras pois sei que se infrigirmos deliberadamente vira bagunça mesmo, mas se na Spell eu não tivesse a liberdade (limitada, para não virar bagunça) de soltar os cachorros vez ou outra eu simplesmente não seria tão ativo no forum, e acredito que o mesmo vale para vários outros membros do fórum. Um pouco da graça da Spell é esse ambiente de discussões acaloradas. Só precisa tomar cuidado para não exagerar.
Leisses

Mensagempor Ronassic em 18 Nov 2010, 18:36

oculto escreveu:A única evidência que vejo é que o tópico de "Advertências e Suspensões" da área de moderação começou a ser frequentemente atualizado desde meados de setembro. Antes eram apenas atualizações mais esporádicas. Suponho que tenha sido esse o motivo do post do Ronassic.
Creio que ou a moderação tá trabalhando muito ou os membros do fórum estão mais ávidos por testar as regras deste.
No mais, concordo que esta discussão seja meio sem sentido, mas alertou para alguns pontos sobre a comunicação que podem devem ser revistos.

Com certeza eu me baseei neste tópico, e de lá pra cá houveram vários casos, já citados.

Se não fiz a leitura correta peço perdão, o aviso falso positivo não foi criado para ser ameaçador (perdão tbm por isso), foi para alertar apenas de um problema que eu acreditei ter enxergado, mas que segundo a maioria de vocês não é tão importante assim. Tudo bem, eu entendo a visão de vocês. Bola pra frente, o jeito é eu mudar minha postura e ter mais cuidado antes de pensar em fazer um post desses. E podemos sim trancar o tópico, acho que não há mais nenhum assunto a ser tratado, no mais podem criar outro se acharem necessário.
"A Vida é uma combinação de efeitos aleatórios e caos, então tome o que quiser, quando quiser, porque Talos pode mandar você para o além a qualquer momento..."
Dogma do Deus da Destruição
Ronassic

Mensagempor Madrüga em 18 Nov 2010, 18:39

Aluriel de Laurants escreveu:Se por um lado nós temos pessoas que talvez cheguem bem na borda das regras (o que eu não acho ruim, acho que até eu faço isso as vezes sem notar), temos um fórum profundamente produtivo e parte desses atritos e essa coisa de dizer na lata funcionam como combustível para as fornalhas que alimentam a spell.

Leisses escreveu:Eu tento seguir as regras pois sei que se infrigirmos deliberadamente vira bagunça mesmo, mas se na Spell eu não tivesse a liberdade (limitada, para não virar bagunça) de soltar os cachorros vez ou outra eu simplesmente não seria tão ativo no forum, e acredito que o mesmo vale para vários outros membros do fórum. Um pouco da graça da Spell é esse ambiente de discussões acaloradas. Só precisa tomar cuidado para não exagerar.

Eu só queria que vocês, burocratas das boas-maneiras burras, lessem isso. É a "cultura da empresa". É a cara do site. É a liberdade que não existe na Rede e na Jambô.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Magyar em 03 Dez 2010, 18:31

Dando os meus R$0,02.

Creio que o último post do Eltor mostra bem o que vem ocorrendo na Spell. Uma pessoa não consegue colocar uma opinião diferente sem ser "atacada", por assim dizer. E sim, isso ocorre bastante - talvez até por isso não seja tão "preocupante". Claro, pode ser resolvido com base na conversa entre os próprios usuários. Não cabe SÓ à moderação/administração tal dever. Não são só eles que fazem a comunidade da SpellRPG (e espero que estejam cientes disso acima de todos). Já dizia o vermelhismo - nós somos a spellRPG.

Não é porque algo PODE ser interpretado de certa maneira, que ele DEVA ser interpretado dessa maneira. Eu mesmo apanho direto por não me expressar bem (assim como vi que foi um dos motivos pelas pedradas no Rossanic). O problema é que as pessoas tem optado por jogar a pedra para depois ouvir. Grande parte das pessoas que tem tal comportamento é usuário de longa data, por sinal (eu incluso). É difícil largar costumes.

--------------------------------------------------------------------------

Uma coisa que me incomodou nesse tópico: essa rixa que parece existir entre usuários e moderadministração.

Usuários:
Lembrem-se: eles não são bots. São pessoas, com responsabilidades assim como nós. Alguns mal devem ter tempo para participar da comunidade que tanto contribuem para existir. No mínimo um reconhecimento por isso eles merecem. No mais, caso algo esteja "errado" na Spell, cabe a nós também contribuir para a melhora. Não adianta reclamar da participação deles, mas sim participar com o intuito de contribuir.

Modaradministradores:
Lembrem-se: ouçam a comunidade. Sempre que possível. Se eles estão achando que a coisa está centralizada, procurem entender o porque. Assim como dependemos de vocês para ter o acesso ao site, vocês dependem da gente para a existência do site. No final das contas, somos todos farinha do mesmo saco.

--------------------------------
O que percebi que pode melhorar por parte de ambos:
- Maior rigidez sobre os artigos publicados; (o que aconteceu com a Spellpress?)
- Melhora no acesso para certas ferramentas do fórum; (como parece ser o caso do banner)
- Moderação dos usuários na hora de criticar uma opinião diferente da sua (varia de acordo com a relação dos usuários envolvidos também, na minha opinião);
-

Pensei na idéia de colocar talvez uma linha de curiosidades logo abaixo do banner, que variassem assim como os banners. Como aqueles "últimas notícias" de alguns sites de notícias. De preferência, que promovessem as produções da Spell (cenários), ou que indicassem algumas das coisas que usuários podem fazer (como divulgação do tópico dos banners, algo como "traga a sua idéia para um novo banner"). Talvez isso melhorasse um pouco a comunicação entre usuários e moderadores/adm, já que o fato do Linha Direta ser a última das sessões deixa ela meio que invisível (reparem que são bem raros posts de novatos nessas áreas).

Bom, acho que é só isso.
Inté!
Quem me leva a sério não deveria ter saído do hospício.
Magyar

AnteriorPróximo

Voltar para Linha Direta