Locke Winchester escreveu:Eu não podia discordar mais da opinião do Eltor aqui no tópico.
Sério, as abobrinhas que o Ronassic e o Allef falaram e suas incapacidades de compreender sem antes desqualificar o que todo mundo diz nem me impressionam mais. Por isso vou me dar o direito de ignorá-los.
Agora, do Eltor eu espero bem mais do que isso. Tchê, esses problemáticos de mais de três anos de fórum são os problemáticos que mantiveram essa comunidade toda unida, junto de ti, em mudanças de servidor, de site, de nome. Ninguém vai nunca entrar aqui e invalidar tudo que tu já fez por essa comunidade, mas é bom tu não esquecer que isso não iria servir de muito se tivesse sido feito sozinho.
Isso exime esse pessoal de seguir as regras? De forma alguma.
Eu posso não ser mais um grande exemplo de usuário, mas me esforço pra ver onde está esse problema todo que tu estás combatendo. Me diga, o número de acessos caiu no último ano? O número de flames está fora de controle? Não estamos tendo novos usuários?
Qual é o indicador do problema?
Tchê,
eu me incluo nesses usuários antigos que mencionei. Eu tenho tanta participação quanto qualquer outro (e mais culpa) em ter moldado o zeitgeist (adoro essa palavra) da spell no que ela é atualmente. Mesmo antes de administrar, como usuário de participação muito frequente, eu e todos os outros usuários muito frequentes da época dávamos o tom padrão dos tópicos, formávamos o estilo comum de argumentação bem confrontativa, não perdoávamos nada e fazíamos quote wars até um dos lados cansar ou admitir o erro.
Isso era bem apropriado numa época em que havia discussões mais frequentes sobre interpretação de texto, dissecação de material numérico, avaliação de regras, explicação de conceitos mal entendidos ou mal traduzidos... funcionava bem, e gerava resultados bem confiáveis, pois na maioria dos casos havia realmente um lado certo e um errado, muitas coisas facilmente comprovadas pela boa e velha matemática.
Com o passar dos anos e as mudanças do fórum e do cenário do RPG, esse tipo de conversa perdeu predominância, passamos a trocar cada vez mais sobre opiniões sobre games, TV, política, filmes, religião, cenários de RPG, bobagens encontradas na internet... A palavra chave é
opinar, ou seja, opiniões não são tão claramente classificadas como certas ou erradas, mas nós ainda estamos tão habituados a discutir daquele jeitinho Spelliano tradicional, que agimos como se fossem. É muito raro vermos um encontro de opiniões opostas que termine em "concordar em discordar", ou com 2 ou mais participantes aceitando que a opinião do outro é válida, mesmo que no seu ponto de vista esteja errada. Muito mais comum ver argumentos dando lugar a sarcasmo e piadas diminuindo o valor do interlocutor.
E sim, eu também sou culpado disso.
Como disse, eu tenho bastante curiosidade de ver o que seria o clima padrão da Spell se a gente não tivesse essa bagagem toda, esse jeito já enraizado de discutir como se estivéssemos em uma luta constante pra fazer prevalecer o Ponto de Vista Correto e o hábito de partir em manada pra cima de qualquer nova opinião que vá contra o senso comum cristalizado entre os velhos amigos de fórum.
Em suma, eu queria ver uma Spell com mais Emils.
Eu não sei se já deixei isso claro alguma vez, mas admiro muito o talento que o Emil tem pra discordar sem perder o respeito, pra argumentar pesadamente contra alguma coisa mas ainda assim admitir a possibilidade de não estar certo - ou pelo menos a possibilidade do outro lado TAMBÉM estar certo, ter seu próprio mérito. Queria que esse fosse o padrão pras conversas aqui.
Talvez com isso fique mais claro o que escrevi ontem. Eu não estou falando sobre quebrar regras ou não, nesse ponto a nossa moderação já faz seu trabalho. Eu estou falando sobre o clima geral do fórum, o clima geral das discussões, a forma como tratamos as opiniões diferentes, mesmo quando discordamos. Eu não estou falando dos casos drásticos de flame wars, eu estou sim falando sobre as discussões medianas, o clima comum das conversas rotineiras.
Eu mencionei os comentários do The Escapist como exemplo, porque vez ou outra leio por lá e vejo opiniões bem divergentes sendo resolvidas de uma forma muito melhor do que são aqui na Spell. Eu invejo isso. E esse é o tipo de coisa que nenhuma mudança nas regras ou enxurrada de advertências ou banimentos vai mudar. Talvez o envelhecimento e aumento de maturidade dos usuários antigos ajude, não sei. Eu gosto de pensar que me mudou um pouco nessa direção, gosto até de pensar que o fato de eu ter perdido meu horário de almoço inteiro escrevendo esse texto seja um bom sinal, mas talvez seja só presunção.
Enfim, acho que foi um erro começar esse mini-rant no meio desse tópico, especialmente porque alguns interpretaram como sendo uma corroboração do post inicial do tópico, e não é. Só aproveitei o gancho pra puxar um assunto que estava flutuando na minha cabeça durante a semana. Entendam essas minhas mensagens como algo isolado do tópico, se conseguirem.