Olá a todos,
GRACI,
Confesso que ás vezes me canso um pouquinho de certas discussões, que tal como o cometa Halley, cismam em voltar as páginas do fórum.
Como eu já sei que argumentos são respondidos e contra-argumentados regularmente, na velocidade em que os usuários podem entrar no fórum, claro, e por isto por vezes demoram em ser “representados” por aqueles que os inciaram, eu estrategicamente, quando a discussão é (ou potencialmente) longa, aguardo para após muitas dissertações opinar.
Apenas para poupar energia, uma vez que tenho outras metas para me concentrar.
Como você pediu minha opinião, me apresento.
Entendo perfeitamente sua preocupação, e eu compartilho de seu temor quando aponta que algumas pequenas linhas podem ser o início de imensas discussões temperamentais, daquelas que perdem a razão nos argumentos. (Muitas vezes elas são fruto das boas intenções dos que defendem seus pontos de vista), o que lhes falta é capacidade de argumentação.
O LANZI em sua mensagem nesta página acima, mostra com clareza o que eu pessoalmente acredito: Alguns usuários não possuem uma conduta considerada adequada para freqüentar um espaço comunitário, como um fórum. Mas devemos lidar com eles, assim como acabamos perdendo potenciais contribuintes por estes não terem paciência de se manter em um ambiente o qual consideram com predicados pejorativos.
É o preço de se disponibilizar um local como o fórum da SPELLRPG.
O processo de se manter um local destes, com o mínimo possível grau de sociabilidade, é seguir o que o CIGANO comentou, e o que afirmo, é feito há anos:
“Cabe a autoridade responsável ler, analizar e por em pratica o que acha melhor.”
Esta “autoridade” é sempre bom lembrar, na verdade é o singelo grupo de zeladores da ordem e combatentes do caos. Nada mais.
E isto é feito lendo o que os usuários, como o DRAGÃO salienta, escrevem a respeito:
“A gente vai continuar apontando o que acha errado sim.”
Devem fazê-lo sempre.
Quanto ao tópico que você apontou estar inserido na seção de Storyteller/Storytelling, certamente o SAMPAIO não deve ter visto. Mesmo que entremos quase todos os dias no fórum, acaba escapando alguma coisa.
É importante salientar que os moderadores procuram manter toda a atenção quando analisam suas áreas de atuação. Um bom exemplo aponta o próprio SAMPAIO, feito pelo MADRUGA:
“Inclusive o próprio Sampaio já mandou uma MP para esse mesmo usuário por conta de exageros na assinatura dele. Fazendo o serviço de moderar.”
Além de moderar as áreas, eu acredito que uma boa idéia seria a construção de materiais ou de assuntos para discussão. Aqui acho que cabe mais uma tarefa para estes abnegados.
Neste ponto eu concordo quando MADRUGA levanta auma maior necessidade de participação pró-ativa dos usuários.
Como a moderação/supervisão do fórum é feita durante o tempo disponível dos colaboradores, os usuários são nossos maiores parceiros, e podem contribuir e muito com isto.
Seja lembrando de ações programadas ou apontando erros no fórum.
Quanto a Storyteller/Storytelling se misturar a outras seções, sou pessoalmente contra.
Este é um dos sistemas mais jogados ligados ao RPG no planeta.
Lembro que algumas vezes, devemos ter a sapiência de perceber que QUANTIDADE não é QUALIDADE.
Não quero aqui escrever que há atualmente, extrema qualidade dentro do fórum temático, mas que esta pode existir. E misturar o tema é sub-dimensioná-lo diante de seu potêncial e praticidade.
Nos EIRPG’s, o tema só perde para o avassalador D&D.
E sem contar que os LIVES, uma das representações mais sensacionais do RPG são em sua maioria baseadas no sistema.
Entendo que os fóruns vêm perdendo espaço para as dezenas de opções tecnológicas que surgem a cada semana, e esta é uma tendência geral. Do mundo cibernético.
Mas ao analisar-mos os tópicos do passado, não veremos muita diferença não.
As dúvidas acabam se repetindo, e orbitam questões centrais como interpretação, grupos de jogo e logística de sessões.
Ao longo dos anos, os verdadeiros debatedores dos sistemas freqüentam os fóruns oficiais, o que acaba direcionando para os fóruns nacionais, uma gama de usuários que não saca muito bem o inglês, e espera que os mais experientes, diluam os assuntos, a fim de que estes usuários possam entender o que se passa quanto as transformações referentes aos sistemas que curtem.
As listas de discussão são verdadeiramente mais recheadas e densas quanto aos debates realizados. O que acaba esvaziando muitos assuntos em fóruns de RPG.
Eu tenho observado a participação de alguns dragões anciões em fóruns, quando estes possuem como uma de suas premissas, ajudar de forma construtiva aos que chegam neste universo.
Este é, aliás, um dos principais objetivos que um fórum de RPG deve possuir.
A defesa de opinião a “unhas e dentes” como é frisada, é uma condição humana.
O que por vezes deve ser acompanhada de um “infelizmente”. (A Faixa de Gaza está aí para nos lembrar)
O que na verdade eu percebo, é esta é uma opinião minha, é que no fundo todos os que debatem dentro deste tópico o fazem com o intuito de aparar arestas para que este fique ainda melhor.
Claro que empatias e simpatias surgem naturalmente neste mundo frio e virtual que habitamos, e esta também é uma condição humana.
Eu persisto há anos neste fórum por acreditar que a convivência é possível, mesmo estando os SAPIENS que escrevem aqui em degraus evolutivos diferentes, físico e emocionalmente.
Espero ter respondido a suas questões, e caso não o tenha feito, pode pedir nova participação que a faço com prazer.
Um abraço,