[Tópico oficial] Renovação da equipe

Comunique-se direto com quem faz o fórum funcionar! Deixe aqui sua opinião, dúvida, crítica ou sugestão.

Mensagempor Lanzi em 14 Fev 2009, 13:43

A obrigação da moderação é apenas uma; moderar. Criar projetos, trazer informações, criar tópicos, não é obrigação nenhuma. E até onde sei, alguns moderadores, criticados por não corresponderem à essa conduta aqui no tópico, em muito já contribuíram e contribuem para a Spell.

Esperar isso de moderadores, quando os usuários não agem conforme aquilo que exigem, é contraditório. A Spell passou mesmo por um processo de pasmaceira. Felizmente, isso tem mudado, com a aparição de projetos e concursos.

É preciso ter compromisso com o fórum pra não sairmos acusando moderadores conforme nossas paixões e desilusões. Acho possível deixarmos os dramas pessoais de lado e passarmos a fazer um bom julgamento das coisas.
Lanzi

Mensagempor cigano em 14 Fev 2009, 16:18

_Virtual_Adept_ escreveu:
Nossa quanto choro por causa de uma opinião.

Ninguém está chorando, só contestando sua opinião. Nada mais natural.

Drama. O tópico foi criado para os usuários darem suas opiniões, eu dei a minha, contestar ela é dor de cotovelo. Cabe a autoridade responsável ler, analizar e por em pratica o que acha melhor.

É minha opinão, concorde ou não com ela isso não é problema meu. E ficar me quotando pra dizer "discordo" e tão flood quando dizer "concordo"

Acho que o tópico tem mais a ganhar encerrando esse assunto, que diga-se de passagem nem sei porque surgiu!
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor Dragão de Bronze em 14 Fev 2009, 17:16

Drama teu, cigano.

A gente vai continuar apontando o que acha errado sim.

Postar só pra dizer que discorda pode ser flood, mas contestar sua opinião continua sendo natural.

_Virtual_Adept_ escreveu:
VA foi bem elogiado, mas eu devo admitir, não vi direito o trabalho dele.

Cara, eu tô fazendo o trabalho de moderador nego na Spell inteira. Quando vejo assinatura grande mando diminuir, quando vejo muito flood peço para parar...
Há alguns dias, inclusive, mandei reduzir o tamanho da assinatura de dois usuários: Batousai e Elara.

Ah, eu também peço pras pessoas diminuirem o tamanho da assinatura, esse tipo de coisa qeu você falou eventualmente é feito pelos usuários, então passa despercebido.

Mesmo assim não percebi, mas, hey, não que você não esteja fazendo, fui eu que não percebi mesmo.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell

Twitter: danielmpaula

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 15 Fev 2009, 05:07

Drama. O tópico foi criado para os usuários darem suas opiniões, eu dei a minha, contestar ela é dor de cotovelo. Cabe a autoridade responsável ler, analizar e por em pratica o que acha melhor.

Ah, cigano, pára, vai.
Você deu sua opinião como usuário. Eu dei a minha, que vai contra a sua. Pronto, não precisa ficar achando que eu estou conspirando contra você ou algo parecido. :roll:
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Gracilariopsis em 15 Fev 2009, 08:33

Seu Madruga e Lanzi

A seção não é só de Storyteller, motivo pelo qual, inclusive, eu não participo mais. Storytelling tá aí e tá com tudo, basta sair do mundinho fechado do D&D e ver que existem mesas e mais mesas, e até mesmo projetos de live, do novo Mundo das Trevas.

A pasta de Storyteller/Storytelling tá judiada mesmo. Semana passada um usuário postou algumas coisas nada a ver, sem sentido, que eram na minha opinião, trollagem pura. E o post tá lá! Um problema da Spell é que por alguns moderadores se comportarem como trolls (e a própria discussão aqui confirma isso), usuários tb se sentem no direito de agir assim, e o fazem sem serem repreendidos.

Agora, se a seção não tem movimento, não tem sentido de existir, que pelo menos se acabe com ela então, fundindo a alguma seção com moderação ativa.

Aliás, esse comentário eu achei fantástico:

Esperar isso de moderadores, quando os usuários não agem conforme aquilo que exigem, é contraditório.

Quer dizer que por que eu não participo muito da Spell não tenho o direito de reclamar, ou melhor, pedir para que algo seja feito para melhorar a qualidade do fórum? A Spell é pra quem então? Pros usuários ou pra uma panelinha de amigos? É pra que então? Pra ser referência em RPG ou pro ego de algumas pessoas que se apossaram dela e transformaram em "meu campo, minha bola, não quer jogar pelas minhas regras, eu levo a bola embora"?
Graci
Alga Marinha Mutante Ninja
^^
Gracilariopsis

Mensagempor Madrüga em 15 Fev 2009, 11:47

Graci escreveu:A seção não é só de Storyteller, motivo pelo qual, inclusive, eu não participo mais. Storytelling tá aí e tá com tudo, basta sair do mundinho fechado do D&D e ver que existem mesas e mais mesas, e até mesmo projetos de live, do novo Mundo das Trevas.

Desnecessária a alfinetada do "mundinho fechado do D&D". Sim, existem mesas e mais mesas (inclusive, Vampiro é a única coisa que consegui jogar nos últimos tempo), mas não como antes. Você não participa mais da seção só porque incorporou Storytelling? Então como você vai cobrar isso de outra pessoa?

Graci escreveu:A pasta de Storyteller/Storytelling tá judiada mesmo. Semana passada um usuário postou algumas coisas nada a ver, sem sentido, que eram na minha opinião, trollagem pura. E o post tá lá! Um problema da Spell é que por alguns moderadores se comportarem como trolls (e a própria discussão aqui confirma isso), usuários tb se sentem no direito de agir assim, e o fazem sem serem repreendidos.

Você apertou o botãozinho de "denunciar"? Não estou defendendo a moderação de lá (Sampaio no caso), que bem poderia ter visto um post polêmico no meio de tão poucos. Mas o papel do usuário também é reportar; no caso, qualquer supervisor ou admin poderia ver essa reportação e ir lá tomar as devidas providências. Fácil e rápido. Ou até MP para um deles.

Eu sei que não estou falando de um crime grave, nem de uma coisa tão merecedora de seriedade, mas se você viu, não fez nada e só guardou isso para reclamar depois, você está sendo conivente com a falta de moderação.

Graci escreveu:Agora, se a seção não tem movimento, não tem sentido de existir, que pelo menos se acabe com ela então, fundindo a alguma seção com moderação ativa.

A idéia era fundir a "outros sistemas" mesmo. Infelizmente (e não adianta fechar os olhos para o fato) o público está escasso, fóruns perderam movimento para blogues e Storyteller supostamente não tem a liberdade de criação que outros sistemas têm (a não ser disciplinas e poderes de disciplinas, eu raramente vejo criações de usuários), os jogadores não têm muito esse perfil também.

Graci escreveu:Quer dizer que por que eu não participo muito da Spell não tenho o direito de reclamar, ou melhor, pedir para que algo seja feito para melhorar a qualidade do fórum? A Spell é pra quem então? Pros usuários ou pra uma panelinha de amigos? É pra que então? Pra ser referência em RPG ou pro ego de algumas pessoas que se apossaram dela e transformaram em "meu campo, minha bola, não quer jogar pelas minhas regras, eu levo a bola embora"?

Quer dizer que, se você não ajuda a seção, não reporta um erro quando vê um (prefere guardar para vir reclamar depois), e admite que não participa mais por causa da fusão com outro assunto... sério, então você tem o direito de só reclamar?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Calango do Futuro em 15 Fev 2009, 12:29

E Gracilaropsis, mostre-nos também qual foi este post de flood ou trollagem que tanto reclama. É pertinente à sua reclamação.
Calango (de volta) do Futuro
Calango do Futuro

Mensagempor Gracilariopsis em 15 Fev 2009, 12:52

Bom, seguinte... se a obrigação de moderar é do usuário, e não do moderador, então pra que existe moderador? Pra que ele fique "de boa" esperando ser notificado?

E eu não vou mudar a minha opinião de que moderador tem de dar um gás nas sessões que modera...

Segue link do post duvidável em questão:

viewtopic.php?f=14&t=3567&p=126793#p126793

Por sorte não virou coisa pior porque aquilo tá parado, mas o tom irônico do post facilmente causaria problemas.

Quanto à minha participação lá, eu não sei nada sobre Storytelling. Dos tópicos de Storyteller eu participo normalmente, e foi isso que eu quis dizer. Agora se vocês vêm com um monte de pedras pra cima de quem dá uma opinião tão simples como a que eu dei, então é porque não querem que nada mude. Afinal, eu nem disse que queria que se alterasse o moderador, e já fui agredida aqui com preconceito, "achismos" e palavras que eu não disse levantadas contra mim.
Graci
^^
Gracilariopsis

Mensagempor Madrüga em 15 Fev 2009, 12:58

Gracilariopsis escreveu:Bom, seguinte... se a obrigação de moderar é do usuário, e não do moderador, então pra que existe moderador? Pra que ele fique "de boa" esperando ser notificado?

Não distorça. Estou dizendo que, se você viu um problema ANTES do moderador, você deve notificar. É sua parte. Novamente: não estou defendendo que isso tenha acontecido num fórum com pouco movimento. Mas imagine alguém moderando o off-topic. É tanto tópico, tanta discussão que o moderador pode não ter visto um flame, ué. Ele não está em todos os lugares ao mesmo tempo. E nem A TEMPO. Um usuário que notifique um problema com rapidez pode evitar muita briga.

Graci escreveu:E eu não vou mudar a minha opinião de que moderador tem de dar um gás nas sessões que modera...

Ótimo, então não falamos mais nisso.

Graci escreveu:Segue link do post duvidável em questão:

viewtopic.php?f=14&t=3567&p=126793#p126793

Por sorte não virou coisa pior porque aquilo tá parado, mas o tom irônico do post facilmente causaria problemas.

Você deve estar brincando. Aquilo é um comentário tão bobo, tão desconexo que não é possível que fosse gerar uma ofensa. Mas você poderia ter dito, como muitos usuários fazem (e sabemos disso, às vezes até brincando com o tom da moderação), "meu, poste coisas relativas ao contexto do tópico".

Inclusive o próprio Sampaio já mandou uma MP para esse mesmo usuário por conta de exageros na assinatura dele. Fazendo o serviço de moderar.

Imagem
Madrüga

Mensagempor Cebolituz em 15 Fev 2009, 13:10

E por favor Gracila, pedir advertência , providências ou qualquer coisa por causa de um post bobo como esse, faz parte justamente dos fóruns que não me desperta um mínimo de interesse em participar mais (Rede RPG e Espaço quando existia), porque você não pode fazer uma única piada, comentariozinho ou qualquer coisa que já terá um moderador fungando.

E se o usuário "só" postar isso em todas as seções ou em todos os seus posts, aí sim concordo com uma chamada de atenção.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Gracilariopsis em 15 Fev 2009, 13:20

Sei lá... você pode até achar que eu sou cri-cri... mas posts assim podem causar discussões desnecessárias. Muita gente, quando escreve na internet, perde a noção de que dependendo da forma como algo é escrito, dos emoticons usados, das cores e formatação do post, está criando um conjunto que se torna ofensivo para determinadas pessoas.

Pra mim, aquele post foi ofensivo.

Isso é um efeito psicológico, e pode variar de pessoa pra pessoa. Ok, não te ofendeu... Pode não ter ofendido o Sampaio... eu achei ofensivo.

Talvez seja esse o motivo de tanta briga aqui na Spell... algumas pessoas tem humor negro e sensibilidade diferente de outras. Só que moderadores tem de ter sensibilidade para isso, e serem imparciais. Será que todos aqui tem a capacidade de moderar de forma imparcial? Difícil dizer, quando vemos alguns posts ofensivos dessas mesmas pessoas. Difícil dizer, quando um simples comentário é recebido com pedradas.

Seu Madruga, eu achei seu primeiro comentário à minha opinião bem agressivo. Desnecessariamente agressivo. Agora, apesar do "não distorça", estamos conversando, de forma civilizada. Talvez seja isso que tá faltando na equipe, sabe... a princípio, parece que tá todo mundo mais interessado em defender suas opiniões e pontos de vista do que ver o que é melhor pro fórum.

Eu só pedi uma maior dedicação do moderador àquela pasta. Foi algo como "olhe com carinho praquela seção que eu gosto tanto". Não acho que o moderador deva mudar, e isso eu deixei claro no meu post. Só que meu simples pedido virou uma batalha campal... nunca vi tanta pedra voando por causa de um pedido tão simples.

Então, eu quero fazer outro pedido, pra todo mundo que tá aqui... pra todo mundo que é moderador ou que vai ser, e pros candidatos a moderadores: Pessoal, tomem maracujina. Procurem entender o que o outro sente e o que o outro quer dizer antes de defender sua opinião com unhas e dentes.

Somos humanos, e é por isso que é normal acharmos que estamos certos nos nossos pontos de vista. Mas não é saudável achar que toda crítica é destrutiva, que toda opinião é visando derrubar alguém.

Queria saber a opinião do Allef sobre isso tudo...
Graci
^^
Gracilariopsis

Mensagempor Madrüga em 15 Fev 2009, 13:26

Graci escreveu: Seu Madruga, eu achei seu primeiro comentário à minha opinião bem agressivo. Desnecessariamente agressivo. Agora, apesar do "não distorça", estamos conversando, de forma civilizada. Talvez seja isso que tá faltando na equipe, sabe... a princípio, parece que tá todo mundo mais interessado em defender suas opiniões e pontos de vista do que ver o que é melhor pro fórum.

Até aí eu achei o "longe do mundinho fechado de D&D" ofensivo também. Pareceu um lamento melindrado e direcionado. Empatamos.

Graci escreveu:Eu só pedi uma maior dedicação do moderador àquela pasta. Foi algo como "olhe com carinho praquela seção que eu gosto tanto". Não acho que o moderador deva mudar, e isso eu deixei claro no meu post. Só que meu simples pedido virou uma batalha campal... nunca vi tanta pedra voando por causa de um pedido tão simples.

Não foi um simples pedido. Como você mesma notou, um simples pedido seria "olhe com carinho praquela seção que eu gosto tanto". Não são pedras voando, são pessoas discordando de você. Você falou anteriormente em "seção largada" em "trollagem pura"... mas ali é só uma observação MUITO boba (sério, eu nem entendi direito o que ele quis dizer) de um usuário que, com aquele nome, assinatura e imagem, se alguém levar muito a sério, esse alguém é que tem um problema.

Um simples pedido teria uma linha ou duas. Você fez uma crítica direcionada e os outros têm o direito de expressar a opinião. Se você não agüenta essa expressão de opinião contrária a sua e já acha que é pedrada... que posso fazer?

Hipersensibilidade também é um problema.

Imagem
Madrüga

Mensagempor Allefcapt em 16 Fev 2009, 18:56

Olá a todos,

GRACI,
Confesso que ás vezes me canso um pouquinho de certas discussões, que tal como o cometa Halley, cismam em voltar as páginas do fórum. :b

Como eu já sei que argumentos são respondidos e contra-argumentados regularmente, na velocidade em que os usuários podem entrar no fórum, claro, e por isto por vezes demoram em ser “representados” por aqueles que os inciaram, eu estrategicamente, quando a discussão é (ou potencialmente) longa, aguardo para após muitas dissertações opinar.
Apenas para poupar energia, uma vez que tenho outras metas para me concentrar.

Como você pediu minha opinião, me apresento.

Entendo perfeitamente sua preocupação, e eu compartilho de seu temor quando aponta que algumas pequenas linhas podem ser o início de imensas discussões temperamentais, daquelas que perdem a razão nos argumentos. (Muitas vezes elas são fruto das boas intenções dos que defendem seus pontos de vista), o que lhes falta é capacidade de argumentação.

O LANZI em sua mensagem nesta página acima, mostra com clareza o que eu pessoalmente acredito: Alguns usuários não possuem uma conduta considerada adequada para freqüentar um espaço comunitário, como um fórum. Mas devemos lidar com eles, assim como acabamos perdendo potenciais contribuintes por estes não terem paciência de se manter em um ambiente o qual consideram com predicados pejorativos.
É o preço de se disponibilizar um local como o fórum da SPELLRPG. :cool:

O processo de se manter um local destes, com o mínimo possível grau de sociabilidade, é seguir o que o CIGANO comentou, e o que afirmo, é feito há anos:
“Cabe a autoridade responsável ler, analizar e por em pratica o que acha melhor.”

Esta “autoridade” é sempre bom lembrar, na verdade é o singelo grupo de zeladores da ordem e combatentes do caos. Nada mais. ^_^

E isto é feito lendo o que os usuários, como o DRAGÃO salienta, escrevem a respeito:

“A gente vai continuar apontando o que acha errado sim.”

Devem fazê-lo sempre. :victory:

Quanto ao tópico que você apontou estar inserido na seção de Storyteller/Storytelling, certamente o SAMPAIO não deve ter visto. Mesmo que entremos quase todos os dias no fórum, acaba escapando alguma coisa.

É importante salientar que os moderadores procuram manter toda a atenção quando analisam suas áreas de atuação. Um bom exemplo aponta o próprio SAMPAIO, feito pelo MADRUGA:
“Inclusive o próprio Sampaio já mandou uma MP para esse mesmo usuário por conta de exageros na assinatura dele. Fazendo o serviço de moderar.”

Além de moderar as áreas, eu acredito que uma boa idéia seria a construção de materiais ou de assuntos para discussão. Aqui acho que cabe mais uma tarefa para estes abnegados. :roll:

Neste ponto eu concordo quando MADRUGA levanta auma maior necessidade de participação pró-ativa dos usuários.
Como a moderação/supervisão do fórum é feita durante o tempo disponível dos colaboradores, os usuários são nossos maiores parceiros, e podem contribuir e muito com isto.

Seja lembrando de ações programadas ou apontando erros no fórum. :mrgreen:

Quanto a Storyteller/Storytelling se misturar a outras seções, sou pessoalmente contra.
Este é um dos sistemas mais jogados ligados ao RPG no planeta.
Lembro que algumas vezes, devemos ter a sapiência de perceber que QUANTIDADE não é QUALIDADE.
Não quero aqui escrever que há atualmente, extrema qualidade dentro do fórum temático, mas que esta pode existir. E misturar o tema é sub-dimensioná-lo diante de seu potêncial e praticidade.
Nos EIRPG’s, o tema só perde para o avassalador D&D.
E sem contar que os LIVES, uma das representações mais sensacionais do RPG são em sua maioria baseadas no sistema.

Entendo que os fóruns vêm perdendo espaço para as dezenas de opções tecnológicas que surgem a cada semana, e esta é uma tendência geral. Do mundo cibernético. :pidao:

Mas ao analisar-mos os tópicos do passado, não veremos muita diferença não.
As dúvidas acabam se repetindo, e orbitam questões centrais como interpretação, grupos de jogo e logística de sessões.

Ao longo dos anos, os verdadeiros debatedores dos sistemas freqüentam os fóruns oficiais, o que acaba direcionando para os fóruns nacionais, uma gama de usuários que não saca muito bem o inglês, e espera que os mais experientes, diluam os assuntos, a fim de que estes usuários possam entender o que se passa quanto as transformações referentes aos sistemas que curtem.

As listas de discussão são verdadeiramente mais recheadas e densas quanto aos debates realizados. O que acaba esvaziando muitos assuntos em fóruns de RPG.

Eu tenho observado a participação de alguns dragões anciões em fóruns, quando estes possuem como uma de suas premissas, ajudar de forma construtiva aos que chegam neste universo.

Este é, aliás, um dos principais objetivos que um fórum de RPG deve possuir.

A defesa de opinião a “unhas e dentes” como é frisada, é uma condição humana.
O que por vezes deve ser acompanhada de um “infelizmente”. (A Faixa de Gaza está aí para nos lembrar)

O que na verdade eu percebo, é esta é uma opinião minha, é que no fundo todos os que debatem dentro deste tópico o fazem com o intuito de aparar arestas para que este fique ainda melhor.

Claro que empatias e simpatias surgem naturalmente neste mundo frio e virtual que habitamos, e esta também é uma condição humana.

Eu persisto há anos neste fórum por acreditar que a convivência é possível, mesmo estando os SAPIENS que escrevem aqui em degraus evolutivos diferentes, físico e emocionalmente.

Espero ter respondido a suas questões, e caso não o tenha feito, pode pedir nova participação que a faço com prazer.

Um abraço,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Allefcapt

Mensagempor Sampaio em 18 Fev 2009, 11:34

Bom, não postei antes neste nem nos outros tópicos que me envolvem porque eu estava suspenso, como a maioria sabe.
O que acabou sendo bom, creio. Vou apenas comentar uma coisa então:

Quanto ao tópico que você apontou estar inserido na seção de Storyteller/Storytelling, certamente o SAMPAIO não deve ter visto.

Eu vi sim, claro. Leio todos os posts daquela seção, inclusive este. Apenas não vi nada demais, como ainda não vejo. E parece que vcs que não entenderam nada: o tópico é de um iniciante em Vampiro pedindo dicas e, após ter suas dúvidas respondidas, o cara postou "nasce mais um vampirinho" ou seja, mais um jogador de Vampiro.

Não fiz nada, não faria se acontecesse de novo, nem farei. Não tem nada de errado ali.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor Allefcapt em 19 Fev 2009, 10:55

Olá a todos,

Bem, esclarecido. :victory:
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html