[Preconceito] O RPG menos infame.

Discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderadores: Mirallatos, Moderadores

Mensagempor Veritas em 02 Set 2007, 08:32

Faz falta um op~usculo voltado para novos jogadores sobre como organizar um grupo de RPG e jogar sem necessidade de se vincular a outro grupo preexistente. Isto, sim, garantiria uma rápida propagação dos conceitos do jogo entre os que sabem ler e tem uma mínima inteligência para compreender o que lêem.
Veritas

Mensagempor Cebolituz em 02 Set 2007, 15:41

Em casa ninguém nunca se importou com o RPG.

Minha mãe apenas acha que é mais uma atividade ou esquisitice do seu "filho nerd", então ela pouco se importa! :laugh:

Mas comigo e meus amigos não houve nenhum episódio de preconceito até então.

Vejo que, felizmente, o RPG está mais bem visto. É claro que ainda existem fanáticos preconceituosos, mas ao que me parece, bem menos do que antes.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Mirallatos em 02 Set 2007, 19:34

Olá pessoal!

Então, depoimentos como os apresentandos aqui são interessantes. E eu sei de muitos outros que não chegam ao fórum também. Outro dia recebi uma visita inesperada, foi interessante inclusive, era uma mulher nova, bonita, daquelas independetes e tal. Ela precisava usar o telefone e foi fazê-lo. Eu estava no computador jogando WoW e ela antes de ir embora perguntou do que se tratava o jogo, eu respondi da melhor maneira possível o que seria um MMORPG. Depois ela pegou um livro meu no sofá (Nativos das Trevas) e ficou olhando, calada. enquanto aguardava algo. Eu no computador fingi que não prestava atenção, esperando algum comentário. Por fim perguntei: "Conhece?"

Ela respondeu que sim, que havia ouvido falar sobre. Eu perguntei se era bem ou mal e ela disse: "as duas opções, mas que preferia as próprias conclusões". Achava interessante, concluiu depois. Fiquei com aquilo na cabeça. Depois descobri que ela era evangélica e sócia da mãe de um amigo meu (rachamos o aluguel) que também joga RPG. E mandou dizer que gostaria de presenciar um jogo para entender melhor do que se trata.

Ok, nem todo mundo pensa e age de tal maneira, mas que foi surpreendente o desfecho foi. Nada de preconceitos, posso afirmar.

Até breve.
Imagem
Mirallatos

Mensagempor Hagen em 03 Set 2007, 00:35

Sou da opinião que o rpg terá menos preconceito quando os próprios jogadores deixarem de ser preconceituosos em alguns quesitos, seja com jogadores novos, sistemas, jogos, campanhas entre outros.

E o rpg é o que é, mal falado por pessoas, por que certos jogadoes não sabem que existem limites, como jogar a céu aberto um live action, se portar de maneira endeusada, jogar em ambientes que nada contribuem com a imagem do jogo em si, não saber explicar pras pessoas a sua volta que aquilo é uma fantasia.

Digo que em média parte isso se deve ao fanatismo musical também, afinal associações de músicas com o jogo, fazem com que haja generalização, como conheço pessoas que adoram escutar bandas de death metal, achar que Igreja é uma merda e ficar andando pra cima e pra baixo com livro de vampiro de baixo do braço.

Não sou contra a crença ou estilo musical, mas sou a favor da privacidade. Admiro um amigo meu, louco que adorava escutar coisas satanistas e palavras do capeta, ateu por completo, mas que se portava bem, não ficava ridicularmente se portando e era reservado no sentido de preservar seu gosto musical e o Rpg.

Bem, pra deixar mais claro, é omo uma pessoa evangélica declarada chegar pra um rockeiro da vida e falar que o que está lendo é bom, um jogo desconhecido ou autor. O rockeiro vai olhar com desdém.

è assim que acontece geralmente em tudo Julgamos pelas aparências.
Fantasma da tua esperança, tua fé que nunca descansa delírio que há de te matar! :iori: :flood:
Hagen

Mensagempor Agnelo em 03 Set 2007, 08:21

Ric.freitas escreveu:É muito melhor um pai esclarecido que julge o que é ou não recomendável para seu filho do que um pai que se sinta traído, por aquela "ilusão" de heroísmo do RPG.

Aqui o ric disse tudo, não adianta enfeitar o remédio. Não adianta um filho mostrar pros pais o RPG através de cases histórico-pegadógico-cooperativos e ser pego jogando Demon de Fallen...

Quando tu queres a confiança de alguém tu tens de merecer, e a verdade é a única forma...

Mirallatos escreveu:Eu perguntei se era bem ou mal e ela disse: "as duas opções, mas que preferia as próprias conclusões". Achava interessante, concluiu depois. Fiquei com aquilo na cabeça. Depois descobri que ela era evangélica e sócia da mãe de um amigo meu (rachamos o aluguel) que também joga RPG. E mandou dizer que gostaria de presenciar um jogo para entender melhor do que se trata.

Ok, nem todo mundo pensa e age de tal maneira, mas que foi surpreendente o desfecho foi. Nada de preconceitos, posso afirmar.

Quem dera todos tivessem essa predisposição de entender as coisas, mesmo que ela venha a não gostar de RPG, pelo menos vai ser uma opinião dela, e não que alguém lhe impôs...
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Mirallatos em 04 Set 2007, 09:38

HAGEN

E o rpg é o que é, mal falado por pessoas, por que certos jogadoes não sabem que existem limites, como jogar a céu aberto um live action, se portar de maneira endeusada, jogar em ambientes que nada contribuem com a imagem do jogo em si, não saber explicar pras pessoas a sua volta que aquilo é uma fantasia.

Sim, de certa forma isso ocorre. Mas qualquer movimento alternativo provocou reações no decorrer da história. E hoje são considerados como parte da vida juvenil.

Digo que em média parte isso se deve ao fanatismo musical também, afinal associações de músicas com o jogo, fazem com que haja generalização, como conheço pessoas que adoram escutar bandas de death metal, achar que Igreja é uma merda e ficar andando pra cima e pra baixo com livro de vampiro de baixo do braço.

Aqui já discordo um pouco. Meu grupo de jogo, por exemplo, se divide em amantes do Rock, Samba, Bossa Nova, Clássica...

Acho que RPG independe de música.

Admiro um amigo meu, louco que adorava escutar coisas satanistas e palavras do capeta, ateu por completo, mas que se portava bem, não ficava ridicularmente se portando e era reservado no sentido de preservar seu gosto musical e o Rpg.

Rebeldia sem causa? Ateu não é satanista.

LOCKE WINCHESTER

Quem dera todos tivessem essa predisposição de entender as coisas, mesmo que ela venha a não gostar de RPG, pelo menos vai ser uma opinião dela, e não que alguém lhe impôs...

Seguir imposições é uma demonstração típica de ignorância. Fica mais fácil aceitar quando alguém tece um comentário diante de você, mesmo que discorde.
Imagem
Mirallatos

Mensagempor Hagen em 04 Set 2007, 11:19

Aqui já discordo um pouco. Meu grupo de jogo, por exemplo, se divide em amantes do Rock, Samba, Bossa Nova, Clássica...

Acho que RPG independe de música.

No meu grupo também não há nada relacionado com rpg e música, e os gostos são diversificados, mas em sua maioria há rpgistas que agem da forma que citei.

Rebeldia sem causa? Ateu não é satanista.

Com certeza ele é mais um babaca que prega a destruição da Igreja, mas nesse caso não to julgando cua religião e sim, a forma como ele lida com as coisas, sendo uma pessoa revervada para não ocasionar problemas.
Fantasma da tua esperança, tua fé que nunca descansa delírio que há de te matar! :iori: :flood:
Hagen

Mensagempor Tabris em 04 Set 2007, 13:34

Isso me lembra de duas figuras, uma que jogou comigo no inicio do meu grupo e uma do meu colégio:
A primeira teve os livros de RPG queimados pela mãe pq acordou no meio da noita gritando: "OS KOBOLDS ESTÃO ATACANDO!"
O segundo foi parar no psicólogo inúmeras vezes pq só conseguia falar de RPG, todas as redações dele eram relacionadas ao assunto, ele falava com quem n entendia como se conhecessem e etc.
Imagem
Imagem
Tabris

Mensagempor Agnelo em 04 Set 2007, 14:03

Tabris escreveu:O segundo foi parar no psicólogo inúmeras vezes pq só conseguia falar de RPG, todas as redações dele eram relacionadas ao assunto, ele falava com quem n entendia como se conhecessem e etc.

Já coheci um monte de gente assim, mas - pelo menos quanto a esses meus exemplos - os caras são assim com qualquer assunto que "vície" eles.

Parece mais uma pré-disposição pra isso do que culpa do RPG, ou do vídeo game, ou do futebol, ou de heavy metal, ou de animes, ou ...

Sério, conheci gente nesse perfil "doente" com muitas coisas além de RPG.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Hagen em 04 Set 2007, 14:07

Rpg, como qualquer outra atividade se você não moderar com certeza se vicia, já tive conhecidos que matavam aula por causa de rpg, terminaram namoros por rpg, e só jogavam rpg, viravam noites e noites.

Ai já é questão de responsabilidade, sempre gostei muito de rpg, jogo há doze anos, mas nunca deixei de namorar, nunca matei aula pra tal, sempre fui fiel ao meu basquete e ao meu futebol, fora os videogames da vida com os mesmos amigos do grupo.

Repito, rpg, tem que ter hora e local e jogar com responsabilidade.

NO ´país do futebol, se a criança mata aula pra jogar futebol, vai virar o Ronaldinho e é normal tb, se mata pra jogar rpg, levamos pro psicólogo.rs

claro outras atividades também viciam, é oq eu costumo chamar de os fanaticos, pessoas que deixam sua vida levar por excesso de certa atividade, como futebol, música, videogame, rpg entre outros.

PS: amo futebol.
Hagen

Mensagempor Hagen em 04 Set 2007, 14:14

Isso me lembra de duas figuras, uma que jogou comigo no inicio do meu grupo e uma do meu colégio:
A primeira teve os livros de RPG queimados pela mãe pq acordou no meio da noita gritando: "OS KOBOLDS ESTÃO ATACANDO!"

Rs, mas isso é até normal, por que é algo que nós gostamos, essas noites eu pedi no meio da noite:

-Me vê duas halls...

Fora que eu já matei Vampiros e espirais negras dormindo, E gritei GOL, rs.

Minha mãe sempre levou numa boa.
Hagen

Mensagempor Aluriel de Laurants em 05 Set 2007, 16:28

É muito melhor um pai esclarecido que julge o que é ou não recomendável para seu filho do que um pai que se sinta traído, por aquela "ilusão" de heroísmo do RPG.

O problema é quando as pessoas prontamente se recusam a se esclarecer sobre o assunto, achando que as conclusões superficias ou a maldita opnião da rede globo servem.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Hagen em 06 Set 2007, 00:10

O rpg é algo que para leigos deve ser muito bem explicado, coisa que até então não é fácil. Entender por si jogando é bem mais fácil do que entender por uma pessoa explicando.
Hagen

Mensagempor Mirallatos em 06 Set 2007, 17:31

Olha, hoje em dia só não aprende quem não quer e informação sobra pelos cantos da internet. Claro, estou considerando o fato de ser alguém alfabetizado com acesso a tal. De qualquer forma, a idéia aponta para quem se fecha propositalmente. Está mais que claro e divulgado como o RPG pode ajudar em projetos escolares, por exemplo.
Imagem
Mirallatos

Mensagempor Aluriel de Laurants em 07 Set 2007, 14:51

falou tudo.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

AnteriorPróximo

Voltar para RPG & Sociedade