Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões

Jogos Sociais
Seção para jogos como Máfia, Diplomacia, e outros jogos similares que estimulam a comunicação e o entrosamento entre os usuários!

Moderadores: Assumar, cigano, Moderadores

Re: Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões

Mensagempor cigano em 20 Ago 2011, 22:50

Acho muita sacanagem com o jogador dar um papel pra ele que é só "pra zuar", sério, se o cara se inscreve ele espera uma minima chance de ganhar o jogo. Papeis como odiado, sem voto, suspeito (ate a morte), são sacanas, porque o cara entra e alem de não ter poder como todos os outros ele tem desvantagens? É foda, da vontade ate de pedir suplência quando um troço desses acontece. E não tem papo de "mas é pelo equilíbrio!" porque é na real preguiça de pensar e vontade de sacanear, eu já usei esses papeis mas pra equilibrar poderes maiores NO MESMO personagem (Máfia WOW, Investigador forense odiado e suspeito).

Por isso sempre tento dar um UP no SK, ou no minimo dar condições descentes dele ganhar, o cara que ta jogando com ele quer se divertir assim como todos os outros!

E se não ficou claro, um papel como esse Kinn, não é overpower, e lowpower completo! O poder dele só é util se usarem ação de morte nele, e se descobrirem o papel dele ae fudeu, ele perde toda a utilidade. Lembrando que alguem que use uma ação de morte nesse cara e veja que ERROU ela vai evitar outro ataque no mesmo alvo, as chances desse papel ser realmente util como um equilibrador de facções (assim como é o SK) são pequenas. Faça as contas: Numa Máfia com 12 jogadores sendo 4 deles máfia, e um quinto sendo o human shield, ele passa a ter 1 chance em 8 de ser atacado, e 4 chances em 11 de acertar um mafioso. Me parece muito mais interessante se ele transferisse qualquer ação mirada nele pro alvo que escolhesse. Ia atrapalhar a máfia e não necessariamente ajudar a cidade.

Não deixa de ser uma variante do covarde interessante, mas não é muita coisa a mais não! Prefiro o clássico, o covarde é um papel MUITO bom e ate overpower se usado direito, lembro que em alguma Máfia ae da vida o covarde tava maltratando a Máfia sendo um investigador extra, ele anunciava em quem ia o médico protegia o alvo dele, e se amanhecesse morto, bingo!
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor publicano em 20 Ago 2011, 23:05

Mistura de oráculo e policial esse uso do Covarde.
Já eu quando fui Covarde tentei atrair o máximo de atenção pra ser alvo de morte e fazer a máfia perder uma noite.
Engraçado, todas as vezes os narradores me deram papel de autoproteção. Não sei se é pq estão sendo as primeiras máfias que jogo...

E concordo totalmente com o Cigano, é muito chato ter uma desvantagem assim do nada. Falando por mim, em Fringe eu pus Suspeito numa multinacional que era faz-tudo e possível habilitador de policial, bastante forte mas se tivesse azar, dançava. Em TrueBlood o benefício/desvantagem de ser vampiro será ter +1 em iniciativa (vence empate)/odiado, além de coisinhas individuais de cada personagem, ou seja, estará equilibrado com o fato do odiado ser uma característica sabida por todos como vampírica (se fosse Crepúsculo seriam Amados... :linguinha: )

A meu ver, se é pro personagem ser fraco, que seja só townie.
ImagemImagemImagem
publicano

Twitter: @publicano

Mensagempor Kinn em 20 Ago 2011, 23:07

Redirecionar a ação sobre ele para outro parece interessante, mas seria assim uma forma limitada de bus driver... a não ser que de alguma forma ele pudesse redirecionar a morte a vontade, mas aí não seria mais apenas um human shield, mas um manipulador de mortes geral... :hum:

Ou talvez se alvo de ação de morte poder redirecionar a vontade quem morreria no lugar dele; mas alguma condição haveria para poder falhar, a tipo da fraqueza do covarde, mas a dele não poderia ser igual. Sei lá, se ele escolhe um PGO...

Ou talvez ele fosse uma variante de guarda-costas onde em vez dele morrer, ele escolhe outra pessoa para morrer no lugar do protegido dele que não é ele (tipo um protetor egoísta que defende a pessoa amada, mas não se importa de sacrificar quem está ao redor)... essa parece mais interessante?
Kinn

Mensagempor publicano em 20 Ago 2011, 23:12

EU ia dizer que a discussão está se estendendo demais, mas o Kinn conseguiu uma boa sugestão, essa variação de Guarda-Costas é bem interessante.

Ressalva é que eu creio que esse sujeito teria de escolher os dois alvos na mp de ação noturna, tanto o protegido como o azarado que levaria a morte, nada de deixar pra depois. Isto significa também que o sujeito estaria visitando dois alvos, pra efeitos de rastreio e similares.
ImagemImagemImagem
publicano

Mensagempor cigano em 20 Ago 2011, 23:44

Mais Funcional que o outro, mas ainda acho que é complicação demais pra uma coisa que já existe!

Veja que como tu mesmo disse, o que eu apresentei é uma versão lite do Bus (que é um dos poderes mais poderosos e não uteis que existe, tu pode fazer um estrago do caramba pra todos os lados) tu não precisa mudar muita coisa, só trabalhar com o que já existe.

Não entendi muito bem o que tu propôs na verdade, mas me pareceu que tu misturou covarde, bus-driver, guarda-costas, etc...
cigano

Mensagempor Madrüga em 21 Ago 2011, 00:09

cigano escreveu:Acho muita sacanagem com o jogador dar um papel pra ele que é só "pra zuar", sério, se o cara se inscreve ele espera uma minima chance de ganhar o jogo. Papeis como odiado, sem voto, suspeito (ate a morte), são sacanas, porque o cara entra e alem de não ter poder como todos os outros ele tem desvantagens? É foda, da vontade ate de pedir suplência quando um troço desses acontece.

Que besteirada da porra.

Máfia não deveria ser essa festa do caqui de poderes, afinal. Reclamar de SK que "só" mata quando tem sobrevivente que não tem poder nenhum e precisa ficar vivo? A diversão do jogo não deveria ser "usar poderes à noite", e sim pressionar, caçar erros, usar a lábia para escapar de linchamento, etc. Muita choradeira. Aí depois reclamam que nossos jogadores não sabem pensar sem poderes...
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Assumar em 21 Ago 2011, 00:18

Concordo com o Madruga. Na Máfia Liga da Justiça eu era o único mafioso sem poderes e ainda por cima era odiado. De cara me propus a realizar as ações de morte, pois se fosse descoberto seria uma perda menor.
E, apesar da ausência de poderes e a desvantagem, foi um dos jogos que joguei melhor, inclusive conseguindo linchar um cidadão quando o jogo caminhava para seu final.
“A instrução não torna o homem melhor, e sim mais eficaz. O homem instruído, se seu coração é mal concebido, se ele transborda ódio, será ainda mais malfeitor.” (Jacques Sémelin)
Assumar

Mensagempor publicano em 21 Ago 2011, 00:21

Assumar escreveu:Concordo com o Madruga. Na Máfia Liga da Justiça eu era o único mafioso sem poderes e ainda por cima era odiado. De cara me propus a realizar as ações de morte, pois se fosse descoberto seria uma perda menor.
E, apesar da ausência de poderes e a desvantagem, foi um dos jogos que joguei melhor, inclusive conseguindo linchar um cidadão quando o jogo caminhava para seu final.

Porém note que vc era mafioso. Tinha a vantagem de agir em grupo. Acho que a reclamação do Cigano vai pra coisas tipo um cidadão ou independente não-culto que só tem desvantagem e nada mais.

No mais, concordo totalmente que boa parte da graça está em debater. Eu mesmo já exagerei muito no afã disso, é legal, e com a experiência vindo, inclusive ao narrar, o excesso diminui.

Por outro lado cada um tem seu estilo de jogo, e tem gente que deve se empolgar muito com seus poderes. Já eu me empolgo bastante com RCs, gosto de ter um personagem atraente pra mim, foi legal jogar de Osíris por exemplo.
ImagemImagemImagem
publicano

Mensagempor Assumar em 21 Ago 2011, 00:24

publicano escreveu:Porém note que vc era mafioso. Tinha a vantagem de agir em grupo. Acho que a reclamação do Cigano vai pra coisas tipo um cidadão ou independente não-culto que só tem desvantagem e nada mais.

Se isso fizer parte do balanceamento do jogo, não vejo problemas. Embora não seja uma máfia, a última no escuro tinha uma facção branca que praticamente não tinha chances de vitória, só azucrinava as outras facções. Frost e eu éramos desta facçãoe nos divertimos bastante tentando ganhar, mesmo sabendo das chances mínimas.
“A instrução não torna o homem melhor, e sim mais eficaz. O homem instruído, se seu coração é mal concebido, se ele transborda ódio, será ainda mais malfeitor.” (Jacques Sémelin)
Assumar

Mensagempor cigano em 21 Ago 2011, 00:30

Madrüga escreveu:
cigano escreveu:Acho muita sacanagem com o jogador dar um papel pra ele que é só "pra zuar", sério, se o cara se inscreve ele espera uma minima chance de ganhar o jogo. Papeis como odiado, sem voto, suspeito (ate a morte), são sacanas, porque o cara entra e alem de não ter poder como todos os outros ele tem desvantagens? É foda, da vontade ate de pedir suplência quando um troço desses acontece.

Que besteirada da porra.

Máfia não deveria ser essa festa do caqui de poderes, afinal. Reclamar de SK que "só" mata quando tem sobrevivente que não tem poder nenhum e precisa ficar vivo? A diversão do jogo não deveria ser "usar poderes à noite", e sim pressionar, caçar erros, usar a lábia para escapar de linchamento, etc. Muita choradeira. Aí depois reclamam que nossos jogadores não sabem pensar sem poderes...

Sério? Só me diz ONDE eu disse que todos os personagens tem que ter poderes? Ou onde eu disse que o jogo tem que depender de ação noturna? Na boa Madruga, interpretação de texto cai bem! Vê as minhas Máfias e DEPOIS fala comigo sobre poderes pra todos!

Minha reclamação é usar um ou dois jogadores com poderes que são desvantagens com a desculpa de que tá "equilibrando o jogo".

Assumar, teu exemplo foi infeliz. Tu tava em grupo e tinha uma utilidade obvia como assassino, me diz o que tu faria se fosse um cidadão odiado? Ia ser sacanagem tu ganhar esse poder só pra "equilibrar" o jogo. Se ele viesse com um adendo ainda vai, mas te dar por dar é sacanagem. Mesma lógica pro SK, tratar ele como o "cara que zoneia com o jogo" é putaria!
cigano

Mensagempor publicano em 21 Ago 2011, 00:31

Assumar escreveu:
publicano escreveu:Porém note que vc era mafioso. Tinha a vantagem de agir em grupo. Acho que a reclamação do Cigano vai pra coisas tipo um cidadão ou independente não-culto que só tem desvantagem e nada mais.

Se isso fizer parte do balanceamento do jogo, não vejo problemas. Embora não seja uma máfia, a última no escuro tinha uma facção branca que praticamente não tinha chances de vitória, só azucrinava as outras facções. Frost e eu éramos desta facçãoe nos divertimos bastante tentando ganhar, mesmo sabendo das chances mínimas.

Pois é, nem sempre dá pra fazer isso, pq nem sempre sabemos o gosto de todo mundo, mas se vcs gostam de fazer esse tipo de jogo e a facção caiu pra vcs, beleza... eu também gostaria de jogar assim. Mas minha visão inicial de narração de máfias é, além do equilíbrio, a necessidade de agradar -- daí estar aberto a eventuais pedidos de RC, de poderes, de facções, etc.

Acho também que pro narrador a necessidade de fomentar discussões diurnas é ainda maior. Afinal se o cara faz um setup que desestimula isso, deve ser um porre pra ele mesmo acompanhar o desenrolar do jogo. Aliás essa é uma das razões pela qual eu dificilmente usaria Silenciador numa máfia.
ImagemImagemImagem
publicano

Mensagempor cigano em 21 Ago 2011, 00:34

Assumar escreveu:

Se isso fizer parte do balanceamento do jogo, não vejo problemas.

ISSO é a desculpa esfarrapada e preguiça de pensar que falei acima!

É tipo, vou por esse papel como odiado/culpado ate a morte porque a cidade tá muito forte, azar de quem cair com esse papel!

Assumar escreveu:Embora não seja uma máfia, a última no escuro tinha uma facção branca que praticamente não tinha chances de vitória, só azucrinava as outras facções. Frost e eu éramos desta facçãoe nos divertimos bastante tentando ganhar, mesmo sabendo das chances mínimas.

Vero, e curiosamente dentre todas as No Escuro essa foi a mais quebrada e que menos agradou. Divertida sim, equilibrada não!
cigano

Mensagempor Cebolituz em 21 Ago 2011, 00:38

Já fui cidadão sem poder nenhum, inclusive foi em uma máfia do Cigano (Hollywood). Fiz muito bem o meu papel, fervi muito durante o dia, menti que era poderoso. Aí a máfia me matou e eu fiquei feliz que miraram em mim e não em alguém com poder mais importante. Cumpri meu papel e a máfia deve ter ficado com cara de tacho por ter assassinado uma porra de um cidadão que "teoricamente" não fazia nada a noite.

Pessoal ainda continua com a idéia na cabeça que máfia se joga de noite. Sempre vi tanto como narrador como jogador que a graça do jogo está justamente no dia, e essa sempre foi a minha parte preferida do jogo.

Minha única reclamação seria com papéis que não me permitissem postar de dia, ou com posts limitados como aquela desvantagem do Verde na Máfia Simpsons de só poder postar votando. Um espancamento ou uma vez no jogo que não se possa postar é tranquilo. Agora ter limitação de caracteres ou aquela limitação na escrita seria a minha única reclamação. De resto, não fico chateado de receber desvantagens ou não receber poder nenhum.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor publicano em 21 Ago 2011, 00:41

Cebolituz escreveu:Minha única reclamação seria com papéis que não me permitissem postar de dia, ou com posts limitados como aquela desvantagem do Verde na Máfia Simpsons de só poder postar votando. Um espancamento ou uma vez no jogo que não se possa postar é tranquilo. Agora ter limitação de caracteres ou aquela limitação na escrita seria a minha única reclamação. De resto, não fico chateado de receber desvantagens ou não receber poder nenhum.

E foi exatamente por isso que quando narrei usei regra de espancamento alterada, sem querer até, trocando o silenciamento por perder o voto do dia.

Acho que vou continuar usando desse jeito, mas aí não posso mais usar o nome espancamento. Talvez fosse bom um nome pra essa variante da regra...
ImagemImagemImagem
publicano

Mensagempor cigano em 21 Ago 2011, 00:47

Poder nenhum > Que poder que sacaneia o jogador.

Discutir a utilidade de um poder, ou a forma de se equilibrar um jogo, não tem NADA haver com o fato de que o jogo pode ter poucos poderes! Fikadika

E tu podes não ficar chateado de ganhar o papel odiado, culpado ate a morte, e sem-voto, mas não muda o fato que é uma sacanagem.
cigano

AnteriorPróximo

Voltar para Jogos Sociais