Quando D&D passou de sua edição 3.5 para 4e, alguns ficaram desapontados com o sistema novo (EU NÃO), e isso levou a editoras como a Pathfinder usarem a OGL pra criar uma espécie de D&D 3.7, ou algo do gênero.
Uma coisa mais ou menos parecida ocorre comigo. EM GERAL, eu acho Essentials um retrocesso. O lugar pra discutir se é retrocesso não é nesse tópico: ele serve pra brincar com o D&D Classic (a estrutura básica pré-Essentials) e

aproveitar tudo do Essentials que seja digno disso.
O que me deu essa ideia foi o suplemento HEROES OF SHADOW. Esse livro foi anunciado há muito tempo, se não me engano antes da linha Essentials ser anunciada; já havia o Assassin (Classic) e achava que o livro reapresentaria o Assassino da Dragon Magazine, o Ravenant, e complementaria com os papéis de classe que estavam faltando na época: líder, defensor, controlador.
Com Essentials, tudo isso mudou e o que veio em seu lugar foi um Paladino Striker (Algoz), o Vampiro (outro Striker), o Binder (warlock controlador que usa a fonte de poder Sombra), entre outras coisas como o umbramante (Nethermancer) e necromante pro mago Essentials, o domínio Death pro warpriest, blá, blá.
Isso me desapontou bastante, apesar de ver uso no livro.
Eu REALMENTE queria um defensor sombra (é o papel com menos classes) e o formato Clássico. A ideia da fonte de poder sombra ser mesclada com outras é sim uma ideia excelente, que talvez possa ser aproveitada aqui, mas mecanicamente não me satisfez. O vampiro é uma classe ousada e inovadora que parece legal, mas só funciona como Essential.
A questão é que quem prefere D&D Classic pode escolher se focar em Classic e aproveitar do Essentials apenas o que lhe apetece; eu já faço isso com a maioria dos talentos dos livros Essentials. Com Heroes of Shadow, a coisa mudou de figura na minha postura.
Assim, eu proponho este tópico pra dar um "reboot" no estilo Classic do D&D, aproveitando tudo que for possível do Essentials.
Alguns exemplos e propostas:

Manter o uso de Atributos + 2 Primário/+ 2 em um dentro dois Secundários nas raças; aplicar esse esquema a todas as raças (o gnoll foi meio abandonado, e foi a única raça pra jogador que não recebeu esse padrão).

Utilizar a maioria dos talentos Essentials, como os que afetam defesas, armas e implementos, e aqueles que dão resistências a dano.

Refazer e recriar a fonte de poder sombra ao estilo Classic, aproveitando boas ideias presentes em classes Essentials.

Rever a regra de multiclasse, especialmente multiclasse exemplar e os talentos multiclasse de "swap", que parece meio fraca comparada com tudo que há agora.

As raças vryloka e shade trazem algo que, como o esquema de atributos Essentials, pode ser aplicado a TODAS AS RAÇAS: poderes utilitários raciais.
Isso abriria a possibilidade de raças de monstros com poderes de uso sem limite serem repaginadas para jogadores, sem desequilíbrio (leia-se goblin e kobold).

Uso de temas (Dark Sun, Dragon Magazine) ser uma regra opcional tão utilizável quando o background apresentado no Livro do Jogador 2. Os novos temas genéricos da Dragon Magazine parecem interessantes, mas me parecem mais aplicáveis às classes essentials; notem que seu padrão difere dos temas de Dark Sun.

Proposta pessoal minha, já que trata-se de fazer reboot, ajeitar os tieflings pra terem Constituição/Carisma e Inteligência ao invés da configuração que apareceu nos Essentials. Isso os torna bruxos ideais e abre o pacto infernal pra sinergia total com tieflings, algo muito lógico pra mim.

Já que estamos falando de bruxos, ajeitar o pacto das estrelas pra se equiparar ao pacto dos reis-feiticeiros (Dark Sun); se esse pacto oferece poderes em que escolhemos atacar usando Constituição ou Inteligência, pq o pacto das estrelas não pode ser igual em vez de termos poderes que usam uma opção ou outra? Existem uns poucos poderes que atacam com Inteligência + 2, esses teriam revisão individual.

Mais pra diante, expandir a fonte de poder psiônica, que foi meio abandonada, quem sabe com uma classe agressora que utilize power points.
É isso... depois abordo melhor cada proposta individual, queria saber a opinião sobre tudo, sugestões, etc.