Sociedade Barra Passeata Nazista

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor ferdineidos em 09 Ago 2010, 15:40

Aqui no Rio graças a deus tem defensoria.
Assim, a única chance de você funcionar como advogado dativo é nesses casos onde o advogado constituído falta a audiência.
Caso o cara chegue sem advogado constituído pra audiência onde necessita de um, chamam o defensor, caso o defensor não possa (normalmente não pode), pega o primeiro zé mané que tiver no cartório de terno. Depois da audiência o cara vai ser encaminhado pra defensoria e o zé mané vai embora sem normalmente receber um tostão.
Resumo da ópera, evito ao máximo ir de terno, huehehehehehe
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor Frost em 09 Ago 2010, 19:31

Além da Defensoria, OAB, escritórios-modelo, também tem os SAJUIRs nas faculdades.

Caras, nem me falem disso. O núcleo de prática da minha faculdade já tomou um ano da minha vida, mas foi uma experiência maneira. XD
Mas a questão do Acesso à Justiça é um problema mesmo, até onde já existe defensoria (vide ES e MG), mas é como Mauro Cappelletti dizia, tá certo, tem que ter bastante advogado mesmo, mas não adianta ter um punhado de gente com OAB se não há uma "distribuição" desses profissionais.
Aqui no Brasil isso se deve em parte à baixa remuneração dos defensores públicos na maioria dos estados.

Editado: Rapaiz... tava até brincando esses dias, pensando em criar na Spell um tópico (e pedir para fixarem depois) para consultoria jurídica e chamar os outros acadêmicos de Direito do fórum para darmos alguma ajuda aos spellianos com problemas jurídicos. Frost Advogados - Associados XD
Cenário Pirata da Spell! "Arr!!!"

A máfia está vindo...
SPOILER: EXIBIR
Imagem

Campanha: O reino atrás das cortinas. Arco II
Frost

Twitter: http://twitter.com/#!/ronaldo_fr

Mensagempor Assumar em 09 Ago 2010, 20:43

Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo.

Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.

(LEI Nº 7.716, DE 5 DE JANEIRO DE 1989)

Sobre o acesso à justiça, os tribunais especiais tem agilizado bastante o andamento da justiça, assim como o PROCON (os que trabalham de verdade). Causas até 20 SM podem ser propostas sem a participação de advogado. Não é necessário nem escrever a peça de ingresso. Basta procurar o juizado e pedir que seja feita uma "atermação", como funciona na Justiça do Trabalho. Não há custas, a menos que haja recurso da sua parte.
Infelizmente, os defensores públicos são mal remunerados na maioria dos Estados. No RJ (não sei se em SP também) eles são equiparados aos promotores e juízes. Isso ocorreu porque o Defensor Público era o Promotor de Justiça em "estágio probatório". Depois da CR/88, os órgãos foram separados, mas a estrutura da defensoria já existia e permaneceu.
Em Minas, os defensores ganhavam menos de 2 mil até recentemente. No último concurso, a remuneração subiu para cerca de 6 mil. Mas na maioria das cidades continua sem defensor. Quem faz as vezes, em geral são os municípios que deixam alguns dos seus procuradores à disposição da população.
Todo advogado deveria aceitar também a nomeação do juiz, desde que não haja excesso. O juiz, recebendo o pedido de alguém que quer ingressar em juízo e não possui advogado, nomeia um advogado. Isso também ocorre se alguém não está assistido num processo em andamento, principalmente quando a assistência é obrigatória, como nas ações penais. Em Minas, existe uma lei com uma tabela para defensores dativos, mas funciona muito mal, nunca conheci ninguém que tivesse recebido um centavo do Estado por isso.
Quando um advogado é nomeado, ele pode recusar a nomeação. Em geral, ele escreve: "embora enaltecido com a nobre nomeação, deixo de acolhê-la por razões de foro íntimo".
“A instrução não torna o homem melhor, e sim mais eficaz. O homem instruído, se seu coração é mal concebido, se ele transborda ódio, será ainda mais malfeitor.” (Jacques Sémelin)
Assumar
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor Frost em 09 Ago 2010, 20:49

"embora enaltecido com a nobre nomeação, deixo de acolhê-la por razões de foro íntimo"

Uma pena que essas razões de "foro íntimo" saõ subjetivas até demais.
Cenário Pirata da Spell! "Arr!!!"

A máfia está vindo...
SPOILER: EXIBIR
Imagem

Campanha: O reino atrás das cortinas. Arco II
Frost

Twitter: http://twitter.com/#!/ronaldo_fr

Mensagempor Dragão de Bronze em 11 Ago 2010, 00:15

Putz, eu tinha me esquecido do ministério público. É uma coisa que eu sempre falei aqui, se há algum problema, os protestantes devem levar ao ministério público (com campanha de conscientização e pá). Se o ministério público não resolver, aí até eu me junto no protesto.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell

Twitter: danielmpaula

Anterior

Voltar para Off-Topic