Olá a todos,
Minhas pequenas moedas de ouro na discussão.
Eu sempre achei o humor deles sofrível.
Eu até acho as PARÓDIAS de novelas muito bem feitas e algumas das imitações são sensacionais.
Mas os quadros e as piadas são sofríveis a anos. Com a morte do Bussunda então, um dos redatores, a coisa piorou.
O que era aquele Ronaldinho que ele fazia? Sacana a figura era de sobra...
Os programas de humor, bem como os de auditório são fórmulas mágicas prontas para hipnotizar multidões.
A Praça É Nossa e Casseta e Planeta são populares, com piadas prontas que não exigem demais do expectador.
Os canais pagos como o Multishow andam reprisando e apresentando programas que exigem um pouco mais de subjetividade dos expectadores como o “Cilada” e “Os Normais”. Atualmente a globo vêm apostando na maior rapidez das enquetes, um formato a muito utilizado nas Apresentações de Humor onde o ator fica o tempo todo em pé, sem cenários rebuscados ou apoio cenográfico.
Uma das provas do grande sucesso destas fórmulas é o incrível índice de audiência alcançado pela Globo em suas reprises no recém lançado canal VIVA, onde boa parte da grade histórica da emissora está sendo reapresentada.
“Chico Total”, “A Escolinha do Professor Raimundo”, “Sai de Baixo”, “TV Pirata”, “Faça Sua História”, “Sob Nova Direção”, “Garotas do Programa”, “Casos e Acasos”, “Vida ao Vivo Show”, “Sexo Frágil” e “A Comédia da Vida Privada estão alcançando maiores índices em seus horários que outros programas em canais pagos. Ou seja, houve uma fuga de expectadores para o VIVA.
Os programas de auditório então nem se fala.
Ontem, ao mudar de canais a noite, e já era bem tarde, me deparei com o Tio Silvio (ou seria o avô?) jogando dinheiro para as enlouquecidas “Macacas de auditório” dele. A mesma cena que eu via enquanto brincava com os playmoby’s na sala de minha avó na década de 80.
E o que dizer do Raul Gil? E do reflexo destes ensinamentos na postura e forma de apresentar do Serginho e do Luciano? A Fórmula que mistura choros, prêmios, provas, atrações e bate papo é usada no mundo inteiro.
Se por curiosidade, os que tiverem canais pagos de TV como os da NET, fizerem um “tour” pelos canais europeus, encontrarâo a mesma fórmula nos principais programas de países como França, Itália, Espanha e Alemanha.
Só mudam os cenários e os apresentadores.
A poderosa Endemol, produtora holandesa de programas de entretenimento já utiliza algumas fórmulas a dezenas de anos mundo afora. Dona do maior número de programas formatados, ela é responsável por ‘Big brotehr’s”, “No Limite”, ‘Hipertensões” de Israel a China, passando pela índia. (Se é que esta itinerário fez algum sentido)
Recentemente a Globo (a toda poderosa senhora dos modos e vícios) vêm tentando colocar em sua grade programas com formatos mais moderninhos como o “O Que Querem as Mulheres?”, “Junto e Misturado”, “Clandestinos” e “Emergência”.
Aos poucos os dinossauros das grades, que chegaram atualmente a um estágio de fazer o que quiserem (Sim, pois só Isto explica a narração horrorosa do Daniel Filho em “As Cariocas”) estão permitindo pequenas transformações.
Quem viver, verá.
Abraços,