Moderador: Moderadores
Iuri escreveu:É, mas o pior é quando eles estão numa escola e tá faltando professor de, por exemplo, geografia. Dae o diretor vê que o cara da filosofia tem bastante tempo livre e oferece "que tal pegar umas turmas de geografia", e como vai dar uma upada no salário que não é dos melhores, ele aceita. E agora, pior do que formar filósofos, ele vai estar prejudicando a formação em outras áreas. Por isso eu falei, prioriza logo os cursos de licenciatura e todo mundo fica feliz.

Madrüga escreveu:Iuri escreveu:É, mas o pior é quando eles estão numa escola e tá faltando professor de, por exemplo, geografia. Dae o diretor vê que o cara da filosofia tem bastante tempo livre e oferece "que tal pegar umas turmas de geografia", e como vai dar uma upada no salário que não é dos melhores, ele aceita. E agora, pior do que formar filósofos, ele vai estar prejudicando a formação em outras áreas. Por isso eu falei, prioriza logo os cursos de licenciatura e todo mundo fica feliz.
Se o cara não tiver licenciatura em geografia, ele nem pode aceitar isso. É um exemplo completamente irreal.
Ah, e não estou defendendo a filosofia. Só acho imbecil o raciocínio de só formar "profissionais úteis" para a sociedade.
Maddie, é exatamente isso que acontece.

Iuri escreveu:Claro que é, mas é preciso analisar o que o nosso país está precisando no momento (não vale dizer "gente honesta"). Eu acredito que o que mais faz falta é mão de obra técnica competente, desenvolvimento de novas tecnologias e pessoal de espirito empreendedor mas que saiba se planejar e administrar. O perfil dos engenheiros satisfaz todos estes pré-requisitos (puxando sardinha pro meu lado, mas acontece que é a verdade mesmo). Isso são as necessidades mais urgentes. Com um efeito de prazo um pouco maior também estamos precisando muito de gente da área da educação, mas gente competente mesmo, porque sem eles não dá pra formar a mão-de-obra técnica tão almejada. Mas se é pra formar professores excepcionalmente bons em 'ensinar',tu não acha um desperdício investir em cursos cujos formandos acabam virando professores só porque não tem outra área para atuar, ao invés de investir nos cursos especialmente voltados para o ensino? Claro que também precisamos de professores de filosofia, mas acho que está longe de suplantar a necessidade pelos de matemática, fisica e química.

Cebolituz escreveu:Iuri escreveu:Claro que é, mas é preciso analisar o que o nosso país está precisando no momento (não vale dizer "gente honesta"). Eu acredito que o que mais faz falta é mão de obra técnica competente, desenvolvimento de novas tecnologias e pessoal de espirito empreendedor mas que saiba se planejar e administrar. O perfil dos engenheiros satisfaz todos estes pré-requisitos (puxando sardinha pro meu lado, mas acontece que é a verdade mesmo). Isso são as necessidades mais urgentes. Com um efeito de prazo um pouco maior também estamos precisando muito de gente da área da educação, mas gente competente mesmo, porque sem eles não dá pra formar a mão-de-obra técnica tão almejada. Mas se é pra formar professores excepcionalmente bons em 'ensinar',tu não acha um desperdício investir em cursos cujos formandos acabam virando professores só porque não tem outra área para atuar, ao invés de investir nos cursos especialmente voltados para o ensino? Claro que também precisamos de professores de filosofia, mas acho que está longe de suplantar a necessidade pelos de matemática, fisica e química.
E cara, você sabe porque estão faltando tantos profissionais na parte de Exatas e Tecnologia? Justamente porque a maioria dos que nela entram têm cérebro de amendoim. Como em todas as outras áreas. A diferença, é que justamente a "exatidão" das Exatas acaba peneirando mais gente que não possui raciocínio nenhum, tanto lógico quanto crítico.
E quem vai desenvolver a capacidade crítica e criativa dos cientistas? Sim, a filosofia, as artes, a literatura, o entretenimento. Você, como engenheiro do fórum, não deveria estar por aqui se não fosse tudo isso que eu citei. Enquanto os seus amigos criaram e programaram todas as ferramentas que esse fórum oferece para estarmos aqui, as artes criaram o D&D, o Vampiro, os cardgames, os jogos de videogame e os smilies ali do lado. Ou seja, todo o conteúdo desse fórum.
Posso falar de cultura, mas colocando tudo isso que gostamos como entretenimento, as pessoas como você menosprezam o entretenimento como forma de melhorar a capacidade crítica das pessoas. A cultura em si melhora a capacidade intelectual das pessoas. Progamadores e engenheiros cultos são mais úteis que programadores e engenheiros imbecis. Podem gerar mais idéias isso tanto na questões econômicas quanto na qualidade de vida.
Por isso que esses cursos "inúteis" ainda precisam de dinheiro para comprar mais livros e tal.
Iuri escreveu:Onde eu não concordo com você é que artes e entretenimento sejam o fator gerador de pensamento crítico. Desenvolvimento de criatividade... hm, talvez.. quem sabe, mas ainda é cotestável. Mas raciocinio lógico não. Nem pensar. Isso é algo que vem da escola básica.

Iuri escreveu:Não estou ofendendo eles nem nada, só dizendo que não colaboram muito com o crescimento econômico.

Madrüga escreveu:Iuri escreveu:Não estou ofendendo eles nem nada, só dizendo que não colaboram muito com o crescimento econômico.
"Colaborar com o crescimento econômico" é mais do que construir pontes. Essa visão é pobre e distorcida.
Cebolituz escreveu:Então pergunto-lhe: o que gera o pensamento crítico?
E o que faz com que o raciocínio lógico seja aplicado sob a forma de benefício? Calculadoras ambulantes nós temos aos montes nos cursos de Exatas. Mas com cérebro de ostra.
1- Ele assume que todas pessoas que fazem cursos "baratos" teriam dinheiro e que as faculdades privadas veriam tais cursos como um investimento eficaz. O que é irreal quantas faculdades possuem cursos de filosofia fora das publicas? Segundo essa teoria ele conseguir fazer duas coisas acabar com profissionais de certas áreas acadêmicas e/ou deixar essas áreas para só uma classe privilegiada.
2- A faculdade publica existe para dar ensino de qualidade para todos aqueles que consigam ingressar nela sejam ricos ou pobres. Sim eu sei que a maioria dos que vão são pessoas que muitas vezes teriam a capacidade de bancar uma faculdade privada mas não são todos. Privatizar cursos seria acabar com chances de pessoas de baixa rende de ingressarem no mundo acadêmico.
3- Briga de ego é comum em faculdade publica em particular vira briga entre professor e aluno. Nenhum dos dois é perfeito mas eles tem funcionado já que ainda hoje os melhores professores em geral se encontram ou pelo menos passaram por instituições publicas.
Para uma educação falida como a brasileira e a quantidade de impostos pagos...não se deve pagar um tostão em faculdade alguma. As particulares nada mais são do que criminosas e as públicas uma burocracia desgraçada pra entrar e só curtir as greves.

Midg4rd escreveu:As particulares nada mais são do que criminosas e as públicas uma burocracia desgraçada pra entrar e só curtir as greves.
Feanor escreveu:o ensino do aluno que precisa provavelmente foi pior que aquele que fez em escola privada.
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes