Mensalidade em Universidades Públicas?

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Iuri em 01 Jul 2010, 19:36

É, mas o pior é quando eles estão numa escola e tá faltando professor de, por exemplo, geografia. Dae o diretor vê que o cara da filosofia tem bastante tempo livre e oferece "que tal pegar umas turmas de geografia", e como vai dar uma upada no salário que não é dos melhores, ele aceita. E agora, pior do que formar filósofos, ele vai estar prejudicando a formação em outras áreas. Por isso eu falei, prioriza logo os cursos de licenciatura e todo mundo fica feliz.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor Magyar em 01 Jul 2010, 19:46

Bom, ele tem os seus pontos.

Só para constar:
O investimento em ensino fundamental e médio não é comentado pelo fato de e preocupar mais com os gastos em si do que com o investimento. A idéia da entrevista, pelo que entendi, é uma tentativa de reduzir gastos do governo, com todas as suas justificativas sobre o porque disso. Logo, é um erro dizer que ele está errando sendo que deveria investir na educação básica.

A idéia eu achei boa. Ele se preocupa mais com a eficiência dos gastos públicos no ensino superior do que com a quantidade de profissionais formados. Não consigo ir contra tal idéia estudando numa universidade pública e vendo descaso de 80% dos meus professores para com os alunos/ universidade. Impressionante como tem gente que parece só querer inflar o ego.

Também concordo com a idéia de formar mais professores. Porém, é preciso maior qualidade. Para atingí-la, talvez aumentar o salário básico seja uma boa opção. Não entendo como um professor que da aula para 200 alunos ganha menos que um médico - é um tanto irracional, já que com uma maior educação o número de acidentes bobos deve diminuir significativamente.

O maior problema mesmo fica em conta de quais cursos e universidades seriam privilegiados, pois isso deifinitivamente não agradará a todos.

Inté!
Quem me leva a sério não deveria ter saído do hospício.
Magyar

Mensagempor Madrüga em 01 Jul 2010, 19:51

Iuri escreveu:É, mas o pior é quando eles estão numa escola e tá faltando professor de, por exemplo, geografia. Dae o diretor vê que o cara da filosofia tem bastante tempo livre e oferece "que tal pegar umas turmas de geografia", e como vai dar uma upada no salário que não é dos melhores, ele aceita. E agora, pior do que formar filósofos, ele vai estar prejudicando a formação em outras áreas. Por isso eu falei, prioriza logo os cursos de licenciatura e todo mundo fica feliz.

Se o cara não tiver licenciatura em geografia, ele nem pode aceitar isso. É um exemplo completamente irreal.

Ah, e não estou defendendo a filosofia. Só acho imbecil o raciocínio de só formar "profissionais úteis" para a sociedade.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Iuri em 01 Jul 2010, 19:56

Madrüga escreveu:
Iuri escreveu:É, mas o pior é quando eles estão numa escola e tá faltando professor de, por exemplo, geografia. Dae o diretor vê que o cara da filosofia tem bastante tempo livre e oferece "que tal pegar umas turmas de geografia", e como vai dar uma upada no salário que não é dos melhores, ele aceita. E agora, pior do que formar filósofos, ele vai estar prejudicando a formação em outras áreas. Por isso eu falei, prioriza logo os cursos de licenciatura e todo mundo fica feliz.

Se o cara não tiver licenciatura em geografia, ele nem pode aceitar isso. É um exemplo completamente irreal.

Ah, e não estou defendendo a filosofia. Só acho imbecil o raciocínio de só formar "profissionais úteis" para a sociedade.

Maddie, é exatamente isso que acontece.

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor Skar em 01 Jul 2010, 20:24

Maddie, é exatamente isso que acontece.

Então o problema se tornar de fiscalização.

Agora quanto ao professor de economia
só pra constar eu sou contra o liberalismo econômico então

1- Ele assume que todas pessoas que fazem cursos "baratos" teriam dinheiro e que as faculdades privadas veriam tais cursos como um investimento eficaz. O que é irreal quantas faculdades possuem cursos de filosofia fora das publicas? Segundo essa teoria ele conseguir fazer duas coisas acabar com profissionais de certas áreas acadêmicas e/ou deixar essas áreas para só uma classe privilegiada.

2- A faculdade publica existe para dar ensino de qualidade para todos aqueles que consigam ingressar nela sejam ricos ou pobres. Sim eu sei que a maioria dos que vão são pessoas que muitas vezes teriam a capacidade de bancar uma faculdade privada mas não são todos. Privatizar cursos seria acabar com chances de pessoas de baixa rende de ingressarem no mundo acadêmico.

3- Briga de ego é comum em faculdade publica em particular vira briga entre professor e aluno. Nenhum dos dois é perfeito mas eles tem funcionado já que ainda hoje os melhores professores em geral se encontram ou pelo menos passaram por instituições publicas.
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor guca0 em 01 Jul 2010, 20:42

Se for para seguir a lógica de que "o dinheiro arrecadado em cada coisa deve ser investido apenas onde foi devidamente arrecadado", a cidade de São Paulo deveria parar de enviar dinheiro pra união, e dessa forma não estaríamos mais sustentando estados que apenas recebem dinheiro por meio de projetos sociais de erradicação da pobreza que tem o intuito de arrecadar votos.
Caso Paulo Skaff seja eleito iremos ver uma ascensão das universidades particulares como nunca antes foi visto.
guca0

Mensagempor Cebolituz em 01 Jul 2010, 21:02

Iuri escreveu:Claro que é, mas é preciso analisar o que o nosso país está precisando no momento (não vale dizer "gente honesta"). Eu acredito que o que mais faz falta é mão de obra técnica competente, desenvolvimento de novas tecnologias e pessoal de espirito empreendedor mas que saiba se planejar e administrar. O perfil dos engenheiros satisfaz todos estes pré-requisitos (puxando sardinha pro meu lado, mas acontece que é a verdade mesmo). Isso são as necessidades mais urgentes. Com um efeito de prazo um pouco maior também estamos precisando muito de gente da área da educação, mas gente competente mesmo, porque sem eles não dá pra formar a mão-de-obra técnica tão almejada. Mas se é pra formar professores excepcionalmente bons em 'ensinar',tu não acha um desperdício investir em cursos cujos formandos acabam virando professores só porque não tem outra área para atuar, ao invés de investir nos cursos especialmente voltados para o ensino? Claro que também precisamos de professores de filosofia, mas acho que está longe de suplantar a necessidade pelos de matemática, fisica e química.

E cara, você sabe porque estão faltando tantos profissionais na parte de Exatas e Tecnologia? Justamente porque a maioria dos que nela entram têm cérebro de amendoim. Como em todas as outras áreas. A diferença, é que justamente a "exatidão" das Exatas acaba peneirando mais gente que não possui raciocínio nenhum, tanto lógico quanto crítico.

E quem vai desenvolver a capacidade crítica e criativa dos cientistas? Sim, a filosofia, as artes, a literatura, o entretenimento. Você, como engenheiro do fórum, não deveria estar por aqui se não fosse tudo isso que eu citei. Enquanto os seus amigos criaram e programaram todas as ferramentas que esse fórum oferece para estarmos aqui, as artes criaram o D&D, o Vampiro, os cardgames, os jogos de videogame e os smilies ali do lado. Ou seja, todo o conteúdo desse fórum.

Posso falar de cultura, mas colocando tudo isso que gostamos como entretenimento, as pessoas como você menosprezam o entretenimento como forma de melhorar a capacidade crítica das pessoas. A cultura em si melhora a capacidade intelectual das pessoas. Progamadores e engenheiros cultos são mais úteis que programadores e engenheiros imbecis. Podem gerar mais idéias isso tanto na questões econômicas quanto na qualidade de vida.

Por isso que esses cursos "inúteis" ainda precisam de dinheiro para comprar mais livros e tal.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor DracoDruida em 01 Jul 2010, 21:07

Eu ia quotar um post do Cebolituz mas com esse novo só digo que concordo com tudo que ele disse até agora.
Além do mais, legal, você tem mais faculdades de exatas com melhores professores. De que adianta se poucas pessoas têm gosto pelas ciências exatas ou se consideram capazes de concluir um curso desses? As pessoas precisam entrar interessadas e aptas, e pra isso uma mudança é necessário a nível bem mais básico. Isso teria mais efeito que simplesmente cortar outros cursos das universidades.
DracoDruida

Mensagempor Iuri em 01 Jul 2010, 21:34

Cebolituz escreveu:
Iuri escreveu:Claro que é, mas é preciso analisar o que o nosso país está precisando no momento (não vale dizer "gente honesta"). Eu acredito que o que mais faz falta é mão de obra técnica competente, desenvolvimento de novas tecnologias e pessoal de espirito empreendedor mas que saiba se planejar e administrar. O perfil dos engenheiros satisfaz todos estes pré-requisitos (puxando sardinha pro meu lado, mas acontece que é a verdade mesmo). Isso são as necessidades mais urgentes. Com um efeito de prazo um pouco maior também estamos precisando muito de gente da área da educação, mas gente competente mesmo, porque sem eles não dá pra formar a mão-de-obra técnica tão almejada. Mas se é pra formar professores excepcionalmente bons em 'ensinar',tu não acha um desperdício investir em cursos cujos formandos acabam virando professores só porque não tem outra área para atuar, ao invés de investir nos cursos especialmente voltados para o ensino? Claro que também precisamos de professores de filosofia, mas acho que está longe de suplantar a necessidade pelos de matemática, fisica e química.

E cara, você sabe porque estão faltando tantos profissionais na parte de Exatas e Tecnologia? Justamente porque a maioria dos que nela entram têm cérebro de amendoim. Como em todas as outras áreas. A diferença, é que justamente a "exatidão" das Exatas acaba peneirando mais gente que não possui raciocínio nenhum, tanto lógico quanto crítico.

E quem vai desenvolver a capacidade crítica e criativa dos cientistas? Sim, a filosofia, as artes, a literatura, o entretenimento. Você, como engenheiro do fórum, não deveria estar por aqui se não fosse tudo isso que eu citei. Enquanto os seus amigos criaram e programaram todas as ferramentas que esse fórum oferece para estarmos aqui, as artes criaram o D&D, o Vampiro, os cardgames, os jogos de videogame e os smilies ali do lado. Ou seja, todo o conteúdo desse fórum.

Posso falar de cultura, mas colocando tudo isso que gostamos como entretenimento, as pessoas como você menosprezam o entretenimento como forma de melhorar a capacidade crítica das pessoas. A cultura em si melhora a capacidade intelectual das pessoas. Progamadores e engenheiros cultos são mais úteis que programadores e engenheiros imbecis. Podem gerar mais idéias isso tanto na questões econômicas quanto na qualidade de vida.

Por isso que esses cursos "inúteis" ainda precisam de dinheiro para comprar mais livros e tal.

Note que eu não mencionei nenhuma faculdade de arte ou literatura como "inútil", e o curso de filosofia não gera nenhum entretenimento, pra quem quer que seja. Mesmo assim, acho que você não pegou meu ponto. Não chamei nenhum curso de inútil, pois de fato nenhum o é. Se alguém realmente gosta de filosofia, e está disposto a passar o resto da vida lendo livros sobre o assunto (eu me enquadro neste grupo) então o curso já não é inútil, pelo menos para esta pessoa. O que eu disse é que estes cursos não são as necessidades primárias do país. Não estou ofendendo eles nem nada, só dizendo que não colaboram muito com o crescimento econômico.

Eu concordo que um dos motivos para o baixo numero de formandos nestas áreas seja pelo elevado nível de desistência, e das pessoas que eu conheço que resolveram largar, sempre é o mesmo motivo: "difícil demais". Onde eu não concordo com você é que artes e entretenimento sejam o fator gerador de pensamento crítico. Desenvolvimento de criatividade... hm, talvez.. quem sabe, mas ainda é cotestável. Mas raciocinio lógico não. Nem pensar. Isso é algo que vem da escola básica.

Iuri

Mensagempor Cebolituz em 01 Jul 2010, 21:51

A questão aqui é que está bem implícito no seu discurso principalmente no seu post e nas sua sposições como "a necessidade primária desse país". Mas nem atualmente as áreas de Humanas e Artes são valorizadas e seguindo o que o economista falou, será ainda mais largado para terceiro e quarto plano do que já é.

Iuri escreveu:Onde eu não concordo com você é que artes e entretenimento sejam o fator gerador de pensamento crítico. Desenvolvimento de criatividade... hm, talvez.. quem sabe, mas ainda é cotestável. Mas raciocinio lógico não. Nem pensar. Isso é algo que vem da escola básica.

Então pergunto-lhe: o que gera o pensamento crítico?

E o que faz com que o raciocínio lógico seja aplicado sob a forma de benefício? Calculadoras ambulantes nós temos aos montes nos cursos de Exatas. Mas com cérebro de ostra.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Madrüga em 01 Jul 2010, 21:56

Iuri escreveu:Não estou ofendendo eles nem nada, só dizendo que não colaboram muito com o crescimento econômico.

"Colaborar com o crescimento econômico" é mais do que construir pontes. Essa visão é pobre e distorcida.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Midg4rd em 01 Jul 2010, 22:14

Para uma educação falida como a brasileira e a quantidade de impostos pagos...não se deve pagar um tostão em faculdade alguma. As particulares nada mais são do que criminosas e as públicas uma burocracia desgraçada pra entrar e só curtir as greves.
Imagem
Imagem
Midg4rd

Mensagempor Iuri em 01 Jul 2010, 22:19

Madrüga escreveu:
Iuri escreveu:Não estou ofendendo eles nem nada, só dizendo que não colaboram muito com o crescimento econômico.

"Colaborar com o crescimento econômico" é mais do que construir pontes. Essa visão é pobre e distorcida.

Ta bom então, refaço meu post: Não estou ofendendo eles nem nada, só dizendo que não colaboram MUUITO com o crescimento econômico. Deu pra passar melhor a ideia? Ou realmente acham que tem como comparar o benefício para o crescimento economico de um arquiteto com o de um músico ?

Cebolituz escreveu:Então pergunto-lhe: o que gera o pensamento crítico?

E o que faz com que o raciocínio lógico seja aplicado sob a forma de benefício? Calculadoras ambulantes nós temos aos montes nos cursos de Exatas. Mas com cérebro de ostra.

As boas faculdades conseguem incutir esse pensamento crítico nos alunos, mesmo que não tenham nenhum. Mas quem tem a responsabilidade de tentar criar esse tipo de pensamento é justamente (lá vou eu de novo... mas só insisto porque é realmente importante) o ensino básico. Toda a ideia de tu aprender um monte de disciplinas que não vai usar diretamente no teu futuro é justamente pra isso. Minha opinião agora: querendo ou não, quase toda forma de criatividade que desenvolvemos é mecanizada. Aprendemos (por imitação) a achar nichos, e explorá-los. Acho que o Led postou algo a respeito em um tópico envolvendo arte (talvez o de video-games). Eu sei que ele desenvolveu a ideia melhor do que eu aqui...
Editado: Acho que não foi o Led não... pelo menos não ta la no tópico que eu pensei que tava
Editado: Achei, foi do Led sim: viewtopic.php?p=190187#p190187

Mas voces sabiam que a criatividade é justamente um dos fortes dos nossos engenheiros? Essa história de que brasileiro sempre da um jeitinho é tão verdade que vários grupos de faculdade europeias abrem programas de intercâmbio para nós justamente porque assim os alunos de lá "aprendem" com a gente (não se deixem enganar ao ouvir eles falando que querem ajudar no desenvolvimento dos países de terceiro mundo e blablabla). Eles não estão acostumados a encontrar erros/problemas, logo, não sabem lidar com isso. Já nós temos toda uma cultura em torno dos problemas, hehe. E isso não tem nada a ver com artes e entretenimento.

Iuri

Mensagempor Fëanor em 01 Jul 2010, 22:31

Eu concordo 100% com a ideia.]

1- Ele assume que todas pessoas que fazem cursos "baratos" teriam dinheiro e que as faculdades privadas veriam tais cursos como um investimento eficaz. O que é irreal quantas faculdades possuem cursos de filosofia fora das publicas? Segundo essa teoria ele conseguir fazer duas coisas acabar com profissionais de certas áreas acadêmicas e/ou deixar essas áreas para só uma classe privilegiada.

2- A faculdade publica existe para dar ensino de qualidade para todos aqueles que consigam ingressar nela sejam ricos ou pobres. Sim eu sei que a maioria dos que vão são pessoas que muitas vezes teriam a capacidade de bancar uma faculdade privada mas não são todos. Privatizar cursos seria acabar com chances de pessoas de baixa rende de ingressarem no mundo acadêmico.

3- Briga de ego é comum em faculdade publica em particular vira briga entre professor e aluno. Nenhum dos dois é perfeito mas eles tem funcionado já que ainda hoje os melhores professores em geral se encontram ou pelo menos passaram por instituições publicas.

Já foi dito que aqueles que apenas seria cobrado daqueles que tem condições.

1- Todo o ensino deveria ser cobrado, independente da escola ou faculdade.
2- Todos aqueles que não tem condições de pagar, deveriam ter seus gastos subsidiados pelo governo, mesmo em faculdades privadas.

O modo como é feito hoje em dia não ajuda muito a população de baixa renda, um exemplo regional:
Aqui em Passo Fundo, temos a UPF (onde eu estudo), é privada. Quem não pode pagá-la teria que, teoricamente, ir tentar na URFGS ou Santa Maria. Daí surgem 2 problemas:
1- Passar no vestibular em faculdades federais é mais dificil, tanto porque é mais concorrido, como também o ensido do aluno que precisa provavelmente foi pior que aquele que fez em escola privada.
2- Sustentar-se em uma cidade de fora não tem um custo tão diferente de pagar uma faculdade de, digamos Engenharia.

O solução proposta teria algumas vantagens: Melhoria na infra-estrutura das universidades federais, melhores condições para a população de baixa renda.

Para uma educação falida como a brasileira e a quantidade de impostos pagos...não se deve pagar um tostão em faculdade alguma. As particulares nada mais são do que criminosas e as públicas uma burocracia desgraçada pra entrar e só curtir as greves.

Bom, sobre os impostos, isso sao outros 500.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Iuri em 01 Jul 2010, 22:37

Midg4rd escreveu:As particulares nada mais são do que criminosas e as públicas uma burocracia desgraçada pra entrar e só curtir as greves.

Opinião curiosa essa, porque você acha isso? (me refiro principalmente às privadas serem criminosas)
Feanor escreveu:o ensino do aluno que precisa provavelmente foi pior que aquele que fez em escola privada.

But now we have cotas.

Iuri

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic