Religião - Tópico permanente.

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Vincer em 22 Jan 2008, 15:13

Ainda não entenderam meu ponto. Mas tudo bem... uma hora a gente chega lá :aham: :bwaha:

Vi uns argumentos terríveis para defender a religião e enchurradas de críticas em relação a mesma porque por aqui os ateus e céticos são grande maioria.
Precisamos de religião para sermos felizes? Não.
É ser ignorante ter uma religiosidade? Ninguém até agora me provou que é. Em muitas religiões há sim a presença de ignorância, mas calma lá, falamos de religiosidade como um todo. Eu sou religioso mas não acredito num deus que faça as coisas acontecerem, não creio em nenhum dogma, pecado nem nada do gênero. Eu estou lendo e lendo, várias religiões me vêm à cabeça e APENAS as religiões CRISTÃS se encaixam nos ataques que vocês estão fazendo.

Enquanto não me provarem que qualquer forma de religiosidade é ignorância eu vou continuar batendo nessa tecla... Sou religioso mas nem por isso nada do que a ciência diz contradiz minhas crenças. A única coisa, talvez, é algo que alguns cientistas e céticos dizem: que Divindade(e algo superior) não existem. O que é uma declaração tão sem provas como afirmar sua existência.

O pessoal aqui está se prendendo muito a debater cada argumento que o outro utilizou, e não de fato avançando ou explicando idéias novas. Só vejo o velho "isso é estupido, por que todos sabem que deus não existe" (ninguém usa essas palavras, mas reduzindo a idéia ao máximo, é exatamente isso...)

E outra. Atacar a Religião jogando-a como culpada de guerras e etc... fala sério, é uma das idéias mais fracas que já vi. Humanos guerreiam por tudo, não é a religião que faz isso, é o ódio e a ignorância. E outra, até onde pude me lembrar, as guerras movidas por religião só saíram de dois lugares: problemas políticos fantasiados de guerra santa e instituições inescrupulosas que se dizem a voz de Deus. Cruzadas: igreja católica, uma instituição no mínimo podre cheia de velhos e pedófilos com igrejas revestidas em ouro... religião??? Se eles falam que têm a palavra de Deus problema deles, eu e a maioria das religiões no mundo não vão nessa... guerras no oriente médio? Estudem história e todo o espectro político deles. Guerra santa é a última coisa haver com a história, é uma desculpa para resolver os velhos problemas territoriais.

Desista dessa de que Religião manipula as massas. Algumas instituições religiosas o fazem. Concordo que isso é estúpido, mas daí a atacar a religiosidade como um todo?
Venham com argumentos mais fortes do que isso, por favor.
Editado pela última vez por Vincer em 22 Jan 2008, 15:19, em um total de 1 vez.
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Cak em 22 Jan 2008, 15:16

Mas não é sempre que a religião é motivo de briga. Alias o nazismo, que causou uma guerra mundial, era totalmente separado da religião. é até curioso lembrar que quando os nazistas invadiram a Itália, o Vaticano acolheu os judeus contra os nazistas.
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.
Cak

Mensagempor Cak em 22 Jan 2008, 15:17

Me desculpe o post duplo, mas o que se acha sobre o patriotismo Sampaio?

*escrevi errado, é que quando escrevo apressado erro pra cacete.

Mas enfim, iria falar que o patriotismo também causa guerras e etc., mas não vi ninguém defendendo o fim do patriotismo por causa disso.
Editado pela última vez por Cak em 22 Jan 2008, 15:27, em um total de 1 vez.
Cak

Mensagempor Sampaio em 22 Jan 2008, 15:18

Mas não é sempre que a religião é motivo de briga. Alias o nazismo, que causou uma guerra mundial, era totalmente separado da religião. é até curioso lembrar que quando os nazistas invadiram a Itália, o Vaticano acolheu os judeus contra os nazistas.

E contrário tb é verdade. Já viu o filme "Amém"? Conta a história da Igreja católica apoiando o nazismo.

Mas enfim, vou ter que me repetir:

- O fato de existirem outros problemas no mundo, o fato de X e Y serem erros, não justifica nem diminui os malefícios da religião.

EDIT:
Me desculpe o post duplo, mas o que se acha sofre o patriotismo Sampaio?

Não entendi a pergunta.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor cigano em 22 Jan 2008, 15:20

Fala sério.. Eu não acredito sequer em Deus.. E. pelamordounicórnio! Me demonstre qual é relevância de acreditar na Bíblia para o que estou demonstrando??! A questão é justamente que MUITOS acreditam, e como isso é danoso.
Me diz, eu preciso acreditar em duendes para criticar alguem que acredita?

Aqui

Sampaio escreveu:Quer um fato?

Trechos do testamento sagrado:

REIS II 2:23-24 QUARENTA E DUAS crianças são despedaçadas
e mortas por ursos por terem zombado de um homem de Deus
que, por isso, as teria
amaldiçoado.

JOSUÉ 11:6 Por estar com ódio, o senhor ordena o mutilamento
(corte dos tendões das pernas) dos cavalos.

(2Sm 21:6-9) (sacrifício humano)... de seus filhos nos
dêem sete homens, para que os enforquemos ao Senhor em
Gibeá De Saul, o eleito
do Senhor. (...) ... e os entregou na mão dos gibeonitas,
os quais os enforcaram no monte, perante o Senhor.

(Jl 3:9-10) Proclamai isto entre as nações: Santificai
uma guerra! (...) Forjai espadas das relhas dos vossos
arados, e lanças da vossas
podadeiras.

(Os 13:16) Cairão à espada, seus filhos serão despedaçados,
e as suas mulheres grávidas serão abertas pelo meio.

ISSO que é amor e misericórdia, não?
E três das principais religiões do mundo se fundamentam em cima deste livro. Alias, consideram o livro a verdade absoluta sobre Deus.
Digo mais, esse livr é pai do monoteísm e o Deus que todos vcs crêem, veio dessas palavras.

Você tá usando como argumento textos bem duvidosos cara, e que você assume que não acredita (na verdade metade do que tá na biblia pra mim é balela). Ah, mas você não acredita mas pode argumentar sobre, sei, ok então!

E pra você não ficar com preguiça tem duas opções, não discute mais comigo ou tenta me provar que a religião é danosa. Aliais, a conversa ta bem fluida aqui sem ninguem tentando convencer os outros sobre suas verdades absolutas e inquestionaveis!

[]s
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor Cebolituz em 22 Jan 2008, 15:21

Estou com moral baixa nesse fórum, ninguém manifestou interesse em flamear comigo...

Então o negócio é continuar acompanhando aqui! :bwaha:
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Vincer em 22 Jan 2008, 15:21

Alou Sampaio, alou. Não lê o que escrevo?

Desculpe a forma que estou escrevendo, mas você está repetindo tudo...
Nenhuma guerra é movida por religião. Igreja Católica= intenções políticas, dinheiro. As guerras que eles apoiaram no passado foi por isso. Isso não é religião, são vários velhos sendo sustentados por uma organização retrógrada e fútil. Cristianismo não é catolicismo nem igreja católica.
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Cak em 22 Jan 2008, 15:22

Mas não é motivo pra acabar. Esse é o ponto. Ninguém nega que a religião tenha qualidades e defeitos, assim como a ciência. A questão é que se for acabar com tudo que possa trazer algum "mal" pra sociedade, acabe com tudo.
Cak

Mensagempor Cak em 22 Jan 2008, 15:24

Cebolituz escreveu:Estou com moral baixa nesse fórum, ninguém manifestou interesse em flamear comigo...

Então o negócio é continuar acompanhando aqui! :bwaha:

Eu falei que se você falasse de outra banda eu até flameava, mas você quer falar de Nightwish, daí não posso fazer nada. :twisted:
Cak

Mensagempor cigano em 22 Jan 2008, 15:24

Sampaio escreveu:- O fato de existirem outros problemas no mundo, o fato de X e Y serem erros, não justifica nem diminui os malefícios da religião.

Nem vi ninguem justificando nada. Só provando que você é tendencioso e prefere tacar pedra na Religião por opção. Os alvos são inumeros, mas você mira na religião e os motivos são fracos!

Edit: Botei igreja quando o certo era Religião. Na igreja eu não tenho muito como defender, infelizmente!

[]s
cigano

Mensagempor Eltor Macnol em 22 Jan 2008, 15:38

Cak escreveu:Mas não é motivo pra acabar. Esse é o ponto. Ninguém nega que a religião tenha qualidades e defeitos, assim como a ciência. A questão é que se for acabar com tudo que possa trazer algum "mal" pra sociedade, acabe com tudo.

Acho que a questão está mais para, "o mundo seria melhor se religiões não existissem"?

Eu acho que seria.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Sampaio em 22 Jan 2008, 15:48

Cigano: ....
...
...

Cara, vc acabe de, pela terceira ou quarta vez, me entregar o pescoço para que eu corte. Ando apenas deixando no ar, por considerar lapsos, escorregões, por respeito a vc e pela discussão.

Mas cara, vc tá insistindo no erro.

É realmente difícil para mim, acreditar que vc está sendo sério nessas colocações.

Rapaz, pq eu preciso acreditar na Bíblia para dizer o que disse? Oras, é verdade que o que eu disse, e o fato de crer ou não na Bíblia é absurdamente irrelevante.

Por exemplo, se eu digo que na Alemanha de 1940 a maior parte da população acreditava no nazismo, e tomava "Minha Luta" de Hitler como um livro perfeito de príncipios e ideais. Vc vem e me diz que, por não acreditar que "Minha Luta" seja realmente um livro perfeito de princípios e ideais, eu não posso dizer isso?

Cigano... Estou quase passando a ignorar esse tipo de colocação sua.
Vc está cometendo um harakiri em forma de debate.

E pra você não ficar com preguiça tem duas opções, não discute mais comigo ou tenta me provar que a religião é danosa.

Mas depois de apontar zilhões de danos e mostrar que seus supostos benefícios não são benefícios dela, vc ainda me faz essa pergunta?

Eu já demonstrei. mas vc pode ignorar tudo, é claro. Como a maioria dos religiosos o fazem.

Vincer:
É ser ignorante ter uma religiosidade? Ninguém até agora me provou que é. Em muitas religiões há sim a presença de ignorância, mas calma lá, falamos de religiosidade como um todo. Eu sou religioso mas não acredito num deus que faça as coisas acontecerem, não creio em nenhum dogma, pecado nem nada do gênero.

No que vc acredita então?

Eu estou lendo e lendo, várias religiões me vêm à cabeça e APENAS as religiões CRISTÃS se encaixam nos ataques que vocês estão fazendo.

Pode incluir aí o judaísmo e o islamismo. Estes juntos já temos mais de 90% dos fiéis do mundo. Bem relevante, não acha.

Fora que já expliquei pq desconsidero Budismo, Hinduísmo e algumas outras. Basta voltar e ler.

talvez, é algo que alguns cientistas e céticos dizem: que Divindade(e algo superior) não existem. O que é uma declaração tão sem provas como afirmar sua existência.

Mas aí é que está a questão, nós não temos que provar inexistência. Vcs, que afirmam que existe, é quem tem.

Se eu afirmo que existem os gnomos invisíveis tripés que nos controlam, cabe a mim provar sua existência, não alguem tentar provar que não existe algo insondável.

Os teólogos dizem: isso são mistérios insondáveis. Ao que respondemos: são absurdidades imaginadas por vcs próprios. Começam por inventar o absurdo, depois fazei-nos dele a imposição como mistério divino, insondável e tanto mais profundo quando mais absurdo. É sempre o mesmo procedimento: credo quia absurdum [creio porque é absurdo].

Desista dessa de que Religião manipula as massas. Algumas instituições religiosas o fazem. Concordo que isso é estúpido, mas daí a atacar a religiosidade como um todo?

As principais instituições religiosas o fazem, como demonstrei. E isso é pra lá de relevante.

E eu já expliquei a questão da guerra e política. Vc repetiu-se. Não nego as relevâncias políticas, pelo contrário, mas a religião é força motriz , desculpa perfeita, para aqueles com interesses políticos moverem as massas.

E vc ainda por cima, esquece-se das outras dezenas de problemas que apontei da religião.

Eu é quem deveria perguntar, como vc pode acreditar que ela NÃO deve ser extinguida?

Mas não é motivo pra acabar. Esse é o ponto. Ninguém nega que a religião tenha qualidades e defeitos, assim como a ciência. A questão é que se for acabar com tudo que possa trazer algum "mal" pra sociedade, acabe com tudo.

Mas ela não tem "um mal". Ela é um mal, cnforme aponto. Que trás malefícios de nível estratosférico e nenhum benefício, cnforme já demonstrei.

Vcs estão ignorando o que digo de propósito, não?
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor Lanzi em 22 Jan 2008, 15:59

Não só o que você diz, mas o que eu digo também.

A minha explicação e separação entre fé e fé institucionalizada parece que de nada serviu.
Lanzi

Mensagempor Vincer em 22 Jan 2008, 16:06

E eu já expliquei a questão da guerra e política. Vc repetiu-se. Não nego as relevâncias políticas, pelo contrário, mas a religião é força motriz , desculpa perfeita, para aqueles com interesses políticos moverem as massas.

Desculpa perfeita. De fato. Não a causa.

O que eu acredito é irrelevante. Falar minha religião vai abrir espaço para criticas a respeito dela (e de coisas que nós acreditamos) ao invés de levar o assunto para o que ele concerne, a religião como um todo.

Estou tendo dificuldades em encontrar aonde você desconsidera Hinduísmo, Budismo e outros como religião. Além de ser a coisa mais absurda que eu já vi, qualquer antropólogo, historiador e teólogo as reconhecem como tal, assim como seus fiéis e como grande parte do mundo. E mais de 90%?? O cistianismo, islamismo e judaísmo são sim amplos, mas calma lá, nem tanto. Raciocine e bem e procure, a procentagem é outra... Essa visão ocidental e o fato do cristianismo ser massivo no Brasil costumam ajudar nesse efeito. Eu mesmo, antigamente, pensava a mesma coisa.

Sim, é questão de a religião provar a existência de algo superior, o que ela não se importa muito pelo fato de não ter como, fisica e visualmente comprovar. De fato depende que você acredite. Mas o que a ciência e o conhecimento tido como "verídico" suporta é quase tão infundado quanto. Basta ver que todas as explicações para o universo, começo da vida, vida na terra e muito mais são várias TEORIAS sem provas. Mas todos assumem que uma delas esteja correta. Antes que falem algo, eu não estou aprovando o criacionismo, eu mesmo acredito em algumas das teorias científicas. Mas são teorias. Todos esquecem que a ciência e o conhecimento atual se baseia em não-fatos, ainda não comprovados.
Mas obviamente que eles de algum modo estão certos... não é? É o que acreditam não é mesmo?
Editado pela última vez por Vincer em 22 Jan 2008, 16:08, em um total de 1 vez.
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor cigano em 22 Jan 2008, 16:07

@Sampaio

Concordamos com algo, só quem em lados opostos. No meu entender você não diz coisa alguma, só anda em circulos. Então...

E não, você não precisa crer em algo pra colocar ela na discussão (alguns aqui não acreditam e estamos dicutindo perfeitamente bem). Mas no meu entender é contraditório você assumir que a biblia é uma farsa e colocar fatos dela como provas de seus argumentos. Sim, eu sei que você não disse isso, mas foi o que deu a anetnder. Como parece que você prefere não esclarecer, deixa quieto.

Ate agora, como já disse, todo o "mal" que você mostra causado pela Religião é um mal gerado pelo Homem no todo, mas por alguma visão tendenciosa você insiste em culpar a Religião alegando que X não justifica Y.

Fora que já expliquei pq desconsidero Budismo, Hinduísmo e algumas outras. Basta voltar e ler.

É só por isso elas estão fora da discussão né? Você desconsidera então tudo bem! Ok né?

@Eltor

Me perdoe o trocadilho mas...

JESUS ATE QUE ENFIM!

Acho que a questão está mais para, "o mundo seria melhor se religiões não existissem"?

Eu acho que seria.

E porque seria assim no seu entender? Aqui fico na mesma pauta que você ficou comigo no quesito Fé. Achismo ou provas cientificas tanto faz. Vamos ver se o carro anda.
cigano

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic